Killis E Ovos


Miguel.RS

Recommended Posts

pessoal ...andei-me a informar sobre killies e gostava de saber se alguém me consegue arranjar ovos de killies!!! dados ou a preços de amigo!!! tt faz...eu sei que a APK oferece um casal mas cm sou estudante e abonar assim de uma assentada 25€ não tá com nada! Vocês sabem o que custa manter os outros, muitos, vicios...

Abraços

Editado por Ruben Isidoro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • Replies 195
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal.

Ontem recebi uns ovos de killies e tive que os separar um por um com os dedos,´para dentros de um aquario apenas com termostato, e hoje de manha tinham 4 com fungos, será que é falta de ventilação, ou foi porque peguei com os dedos? Sera que devo deitar sera baktopur que tem azul de metileno para evitar que funguem?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já vai tarde mas fica aqui a informação para uma proxima vez.

Para não fungarem deves coloca-los em turfa humida e sem entrarem em contacto uns com os outros. Se não tiveres turfa coloca-os em agua com azul metileno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Devo meter com turfa mesmo dentro do aquario onde e pa eles nascerem?

Já agora uma pergunta meia tonta, porque que os logistas dizem que ninguem compra killies? São tao fishes como os outros peixes!!!!!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Devo meter com turfa mesmo dentro do aquario onde e pa eles nascerem?..

No aquario não, numa pequena caixa com turfa humida, não cheia de agua.

 

Já agora uma pergunta meia tonta, porque que os logistas dizem que ninguem compra killies? São tao fishes como os outros peixes!!!!!!!

Também não sei, até agora apenas conheço uma loja que vende.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma pergunta meia tonta, porque que os logistas dizem que ninguem compra killies? São tao fishes como os outros peixes!!!!!!!

 

Imagino que seja essencialmente por dois motivos (estou a especular um pouco):

 

- Tempo de vida útil muito curto, há espécies que vivem entre 6 meses a 2 anos apenas;

- Exigentes em termos de comida, não parecem aceitar muito bem uma dieta baseada apenas em flocos, a comida viva/congelada torna-se imperativa.

 

Concordo que são belíssimos.

 

:wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Isto talvez seja confuso à primeira vista mas na verdade não tem nada de especial. A que espécie pertencem os ovos? Para simplificar, vamos assumir que são de killies não anuais.

 

Os ovos da generalidade dos killies não anuais podem ser incubados em água ou em turfa muito húmida:

 

- Se for em água é conveniente adicionar um pouco de produto antifungico (eu usava Protozin). Apenas o suficiente para dar um pouco de cor à água. Este método tem a desvantagem de obrigar a mudanças frequentes da água dos ovos - cerca de 2 em 2 dias. Os peixinhos nascem no recipiente onde os ovos estão a incubar e depois são transferidos para aquários/recipientes pequenos onde começam a ser alimentados. Abandonei este método por achar que o que se segue é mais eficiente e prático. Nesta fotografia vez recipientes com ovos e, atrás, com alevins.

 

FR7.jpg

 

- Em turfa muito húmida os ovos de não anuais são colocados por cima da camada de turfa sem terem contacto uns com os outros. O recipiente tem de ser suficientemente estanque para não permitir evaporação da água demasiado rápida (que deve ser compensada com a adição de algumas gotas de vez em quando). Quando se vêm os olhos do embrião distintamente formados (por vezes o alevim mexe-se dentro do ovo) transferem-se os ovos para o tal aquário/recipiente pequeno. Em princípio eles nascem no espaço de poucos dias.

 

E pronto. Ah, o facto de alguns dos teus ovos terem fungado pode não ter nada a ver com o método de incubação. Pura e simplesmente podiam não estar fecundados. É muito raro aproveitarem-se todos os ovos depositados pelos pais. Não há mal nenhum em pegar os ovos com os dedos desde que limpos.

 

Espero não ter contribuído para aumentar a confusão :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pela explicação, e nao me baralhaste mais!! :)

A especie que tenho sao Apl. Lineatus, foram enviados por um colega do forum.

Nasceram-me 5 alevins no sabado, e hoje ainda estao todos vivos, tenho deitado microvermes, e uma vez deitei artemia.

Se sobreviverem e depois tiver bebes, vou fazer como fazes.

Tu metes os bebes sem aquecedor?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Aplocheilus lineatus são killies não anuais pelo que se aplica o que disse acima. É uma espécie resistente. Microvermes e artémia servem bem mas tem o cuidado de não poluir a água com muita comida desperdiçada. Ou então faz mudanças regulares de água removendo os restos. Um ou dois caracóis dão uma ajuda nas limpezas. Um pouco de musgo de Java também é bom.

 

Como tinha uma instalação razoavelmente grande não dava para ter aquecimento individual nos aquários/recipientes. Quando necessário aquecía toda a sala. Noutra instalação mais pequena que tive, num local onde o problema era o calor, arrefecia todo o compartimento com ar condicionado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tenho um termostato no aquario de 5l onde estao os ovos e tenho outro aquario onde tenho os 5 alevins.

Porque que os alevins têm que ser tranferidos para outro aquario, em vez de ficarem no aquario onde nascem?

Tou super intusiasmada com os meus killies, tenho culturas de alimento vivo, e os congelados, penso que me safo, é claro que vou tentar deitar alguns flocos naquela de facilitar nos dias que tenho mais pressa pa sair.

Agora eu quero "aspirar" o fundo do aquario onde tao os alevins, mas ate tenho medo que venha algum na mangueira!!! Eles são tao pequeninos, eu so tou habituada a alevins de viviparos que ja nascem maiorzitos.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

prendes um bocado de tubo (akele uzado nas bombas de ar) a uma vara (ou qq outro objecto comprido e facil de manusear) e ja tens o teu aspirador

depois é so aspirar numa das pontas e ter sempre o cuidado de a aspiração nao ter muita "força" para nao puxar nenhum alevim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas................

penso q nao tejas a perceber bem o q te explicaram...

é assim, os ovos tu recebes-te provavelmente foram em turfa humida, agora passa-se o seguinte, eles tem de ficar na turfa humida durante umas semanas, como se fosse uma "chocadeira" qd os ovos tiverem o tempo necessario pegas na turfa q contem os ovos e colocas dentro de um recipiente com pouca agua, ate podes utilizar um copo, depois é so esperar e passado algum tempo ja tens peixinhos a nadar no recipiente.

depois passados 2 ou 3 dias aspiras a turfa e "caso ainda tenha ovos q nao ecoliram" tiras o excesso de agua ate ela ficar so humida, e voltas a colocar num saco tiras o ar q ele tiver dentro e gurdas numa gaveta por e passado uma semana voltas a coloca-la num recipiente com agua ate os restantes ovos ecolodirem.

Mal tenhas alevins começas logo a alimentar com microvermes e com artemia recem ecolodida, nao te esqueças de fazer trocas de agua de 2 em 2 dias cuidado nao des choques termicos, nem de ph por isso faz as trcas aos poucos, em relaçao a comida nao des muita pq como ja reparas-te os alevins sao muito pequenos por isso comem muito pouco .....

 

espero q agora tenhas perdido as duvidas, mas se ainda houver duvidas chuta, mas aviso ja q nao sou muito entendido so sei algumas coisas pq tenho um amigo aquariofilista mas so tem killis muitos aquarios com muitos killis :) :D :wink:

 

 

 

[[[[]]]]

 

 

Marco

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os ovos vieram em turfa humida, mas já chegaram alguns fungados (a turfa nao foi fervida, nao sei se tem alguma coisa a ver).

A maior parte dos ovos fungaram, mas ja tenho 7 alevins e mais 3 ovos que nao fungaram, o primeiro alevin nasceu no sabado e hoje nasceu o setimo, até agora so aspirei um dia a agua porque tenho medo que eles sejam sugados com a agua, mas amanha vou mudar mais um bocadinho de agua. Até agora nenhum morreu, estou muito contente!!! :)

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ficas-te com 7 alvins é so tratar deles com cuidado e daqui a uns meses ja ficas com mais de q um casal a desovar, eles sao frageis atençao !!!! mas se fores cuidadosa vai dar tudo certo, depois qd os meus começarem a desovar eu envio-te uns para ai para teres austrolebias tb

 

 

 

 

 

va fica bem :)

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... como se fosse uma "chocadeira" qd os ovos tiverem o tempo necessario pegas na turfa q contem os ovos e colocas dentro de um recipiente com pouca agua, ate podes utilizar um copo, depois é so esperar e passado algum tempo ja tens peixinhos a nadar no recipiente.

depois passados 2  ou 3 dias aspiras a turfa e "caso ainda tenha ovos q nao ecoliram" tiras o excesso de agua ate ela ficar so humida, e voltas a colocar num saco tiras o ar q ele tiver dentro e gurdas numa gaveta por  e passado uma semana voltas a coloca-la num recipiente com agua ate os restantes ovos ecolodirem.

 

Atenção que este é o procedimento comum para ovos de "anuais" (como as Austrolebias) e não se aplica a A. lineatus. Sendo certo que tanto ovos de "anuais" como de "não anuais" podem ser incubados em turfa húmida, existem diferenças na maneira como isso se faz e, sobretudo, no grau de humidade da turfa. Colocar ovos de "não anuais" em água e voltar a retirá-los por uma semana pode resultar no nascimento dos peixes "a seco".

 

Quanto a mudar a água aos alevins e o medo de os arrastar, é mais fácil mudar os alevins do que a água. Ou seja, "pescam-se" os alevins com uma pipeta ou um tubo e transferem-se para um pequeno recipiente. Depois limpa-se sem dificuldades o aquário onde estavam, muda-se a água e recolocam-se lá os alevins. Eu nunca mudo 100% da água de uma vez. Aproveito sempre alguma água velha tendo o cuidado de não levar os detritos que estão no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo vasco, obrigado pelas correcçoes 8) como eu dissse so sei algumas coisas nao sei muito.

gata espero q nao tenha dado cabo dos ovos q te restavam por a minha falta de conhecimento :wink:

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Naaaahhhhhhh, também so faltam 3 ovos, eu meti-os todos na agua e foram nascendo.

Quando ao killies anuais, isso significa que poem ovos de ano a ano? :wink:8) aiiiiiiii que isto pode ser uma termenda asneira!!!!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe miga isso dos anuais penso q esta relacionado com o tempo de vida pois muitos dos killis senao mesmo a maioria sao peixes sazonais preparados para sobreviver periodos de seca.

dai a incubacao dos ovos ter q ser feita em turfa.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja eles so vivem um ano???? Coitados!!!!!!!!!

Deve ser stressante, a cada ano tar a morrer peixes e nao poder fazer nada.

Zefish os que me enviaste nao sao anuais logo vivem mais é?

Existe algum site que explique isso dos killies anuais e etc?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Bem os meninos estão a crescer bem e eu ja vou começar a montar o aquario que será o lar deles, vou usar areao, pedras e agua de outro aquario para acelerar o ciclo, mas so me deparei com uma duvida, visto os killies nao serem bons nadadores, devo por que filtro? Eles vão para um aquario de 25L, ponho filtro de esponjas, filtro interno ou filtro biologico de fundo? Devo por termostato? A temperatura aqui no inverno o minimo que atinge sao os 17ºC, ja li que nao precisam de filtro nem termostato, so quero o melhor para eles. Quanto a decoraçao do aquario o que devo por? Que plantas?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro de esponja é mais que suficiente. Permite que possas efectuar trocas de àgua mais espaçadas assim com manter uma qualidade melhor da àgua.

Sobre a temperatura, se não baixa dos 17 ºC não precisam de aquecedor, penso que os lineatus se vão dar bem mesmo no inverno.

 

João Assunção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá todos!

 

Crio Killis aqui no Brasil, e gostaria de contactar criadores portugueses para fazer intercâmbio de informações, ovos, etc....

 

Tenho diversas espécies, nacionais e estrangeiras, quem tiver interesse em trocar msgs, pode me escrever em pvt ou me chamar pelo msn chicofalcon@hotmail.com

 

Obrigado a todos e um grande abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais