fertilizante


Mikelx

Recommended Posts

viva!

preciso da vossa ajuda no seguinte:

tenho um aquário com 180L com tetras e peixe arco-iris. o meu problema são as plantas. Quando montei o aquário, 5 anos atrás, não tinha plantas e por isso, apenas coloquei o areão, sem me preocupar com sistemas de fertilizantes, CO2 e afins.

Recentemente, decidi mudar o look do aquário e comprei algumas plantas ( valisnerias, alternantheras rosa, bacopas carolineas, hygrophilas difformis). tenho lido algumas coisas sobre fertilizantes líquidos e parece-me que a opinião geral é a de que o "plant grow" da tropica é um dos melhores e que o flourish excel ajuda na questão do co2.

acham que deverei utilizar os dois produtos no meu aquário para que as plantas tenham alguma hipótese? ou conhecem melhores produtos?

obrigado :huh:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é exatamente a minha receita. Tropica premium e excell. Tem funcionado. Mas espera por opiniões dos masters das plantas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o "plant grow" da tropica é um substrato fértil que deve ser colocado por debaixo do areão aquando da montagem do áqua para não estar em contacto com a coluna de água, em aquários já montados não é aconselhada a sua utilização...

 

como as plantas que referes até não não muito exigentes, à excepção da alternanthera, sugiro fertilização liquida do Tropica specialized, ou outro "tudo-em-um".

 

cumps,

 

EDIT: utilizar também o excell vai depender da luz que tenhas, uma foto ajudava a opinar melhor...

Editado por A. Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seachem Excell é uma fonte de carbono. Não é Co2!

 

Bem sei que na WEB está difundido o seu uso como substituto do CO2 mas é um erro.

Mais um mito da web.

 

"Photosynthetic intermediates includes compounds such as ribulose 1,5-bisphosphate, and 2-carboxy-3-keto-D-arabinitol 1,5 bisphosphate. Although the names are complicated, the structures are quite simple (5 carbon chains). Flourish Excel™ does not contain these specific compounds per se, but one that is quite similar. By dosing with Flourish Excel™ you bypass the involvement of CO2 and introduce the already finished, structurally similar compounds. It is in its structural similarity that Flourish Excel™ is able to be utilized in the carbon chain building process of photosynthesis. Simple chemical or enzymatic steps can easily convert it to any one to any one of the above named compounds (or a variety of others)."

 

Em jeito de nota o Seachem Excel nos USA era um produto de veterinária. Usado como pesticida / desinfectante.

Posteriormente a marca observou que devido à fonte de carbono contida este tambem tinha não só propriedades algicidas como servia de elo de ligação na cadeia de fotosintese das plantas e para o introduzirem no mercado europeu classificaram-no como produto de aquariofilia. Mas era e é um pesticida!

 

Usado em doses minimas é algicida. Não é a primeira vez que se ouvem relatos de quem já tenha morto os seus vivos à conta do Excel. Posso atestar por experiência própria que fiquei sem as minhas Corydoras..

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho lido algumas coisas sobre fertilizantes líquidos e parece-me que a opinião geral é a de que o "plant grow" da tropica é um dos melhores e que o flourish excel ajuda na questão do co2.

acham que deverei utilizar os dois produtos no meu aquário para que as plantas tenham alguma hipótese? ou conhecem melhores produtos?

 

Bom dia,

 

Fertilizante "Plant Growth da tropica? Não é um fertilizante, mas sim substrato fertil como o amigo Ferreira já indicou.

E são coisas bem distintas.

 

Mas se o teu fito ou o que querias dizer é que com este Substrato fertil tens alimento para as plantas a resposta é não.

 

Inicialmente ele liberta nutrientes para a coluna de água mas depois tem que ser ele mesmo alimentado para que se renove dia a dia. Porque senão esgota.

E aí entra a fertilização na coluna de água. Tropica Specialized e Tropica Premium.

 

E para ser mais efectivo (retenção de nutrientes no Growth) deverá levar por cima o Tropica Soil de argila.

 

Contudo, no mundo das plantas aquaticas o que manda é a LUZ!

Podes ter tudo, desde fertilizaçao, CO2, nutrientes, etc mas o que faz todos estes orgânicos trabalharem é a luz.

 

Dizem que sem carbono não havia vida no planeta. Mas o que é um facto é que sem luz bem que podiamos ter carbono que não viviamos lá muito bem porque não faziamos uso dele ;)...

 

Luz é vida!

 

Grande Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais