LAGO - INICIAR um projecto do zero!!!


Recommended Posts

Quero fazer um lago junto de casa (Gouveia - Serra da Estrela) e tenho “SÓ” um problema -» NÃO ENTENDO NADA DO TEMA!

 

Desde que a casa está feita que olho para o local que vos quero apresentar e ... acho que gostava de lá pescar

Se fizer onde penso e com o formato que penso estamos a falar de por exemplo 40.000 litros!

DÚVIDAS:

-» como fazer, com que formato e tamanho?

-» aproveito as pedras no local para serem "base/parede" do lago ou revisto-as com alvenaria ou tela?

-» que materiais utilizar? (alvenaria? tela?)

-» faço o lago 1º e depois trato do resto ou já tem que ficar tubagens e outras ligações?

-» que tipo de filtragem, características e custos?

-» capacidade necessária de filtro?

-» bombas a usar, quais as melhores soluções e menores consumos?

-» local -» é tão adequado a um lago como a mim parece ou é melhor colocar no meio do jardim?

-» água ... essa ainda por cima vou ter que "roubar" do poço do vizinho!

 

Tudo isto e ainda nem falamos nos peixes!

 

Alguém da zona da Serra da Estrela ou Viseu que tenha ou conheça um lago que se possa visitar para partilhar ideias? (se alguém quiser vir ao local também será bem vindo).

Umas fotos para vos dar umas ideias e vamos vendo caso a caso, passo a passo.

 

http://img26.imageshack.us/img26/1533/lagogouv00.jpg

lagogouv00.jpg

Editado por Paulo Sá
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Paulo,
Como já lhe tinha dito noutro tópico, tela para um lago desse tamanho vai sair-lhe "um bocadinho" caro, eu nunca encontrei a menos de 7,50€/m2.

Essa foi uma das razões pelas quais eu decidi fazer o meu em alvenaria.

É lógico que me ficou um pouco mais caro, mas em relação ao que iria ficar no inicio, onde o lago seria feito em tela e teria cerca de 1500l, a tela ia rondar os 70€.
Assim, fiz um lago com o dobro do tamanho e gastei entre 90/100€ no total.

Passe pelo meu tópico, tem lá fase a fase da construção do meu lago e pode ser que lhe esclareça algumas dúvidas. :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas paulo.

quando poderes, posta ai umas fotos do local onde vais fazer o lago e o seu envolvente .

- cá estaremos para te ajudar naquilo que podermos nesse teu projecto.

 

Mas tens que pensar em todos os pormenores: :coffee:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas paulo.

quando poderes, posta ai umas fotos do local onde vais fazer o lago e o seu envolvente .

- cá estaremos para te ajudar naquilo que podermos nesse teu projecto.

 

Mas tens que pensar em todos os pormenores: :coffee:

lagogouv00.jpg

 

MURO: parece que do lado da casa terei sempre que subir um muro para o lago poder ter alguma profundidade.

 

DÚVIDA: será que consigo aproveitar as pedras que se vêm para serem elas próprias as paredes do lago ou é melhor revestir? (seja betão ou tela). Há como isolar essas pedras para não absorveram a água ou isolar fissuras ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ,tens ai um lugar espectacular.

podes e deves aproveitar essas pedras, para fazeres uma coisa engraçada ,

há material para tapar essas juntas que impede a fuga da agua-*

Não queres ou não podes afundar 1.20m ao centro?

se poderes afunda e só necessitas de aumentar uns 20cm do lado da casa-

Eu fazia assim :1º patamar de 30cm encostado ao passei de paralelos (penso que será terraço da casa)

2º patamar de 40cm em toda a volta do lago (rodeado pelas pedras que ficariam a 1 metro acima da linha de agua)

3º patamar 70cm ou mais :) depende da fauna que estas a pensar a meter.

a cascata fica bem a correr sobre as pedras ou entre elas,

não esquecer um lugar para plantas que ajudaria na filtração e a economizar a factura da edp.

para esses m3 de agua ,tens que pensar num filtro digno desse nome.(podes sempre fazer um com 4 ou 5 compartimentos,ao lado do lago)

eu faria tudo em betão , blocos e cimento e depois impermeabilizar as paredes para :animal_fish: ......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro nelofr, obrigado pelas ideias:

 

1) AFUNDAR ao meio: vou começar a escavar, mas pelas experiencias feitas não vai dar grande coisa já que encontro pedra. Talvez tenha que subir do lado da casa para uns 40 cm de água. A ver vamos!

 

2) BETÃO/PEDRA: Eu também acho um desperdício tapar totalmente aquelas pedras com tela. O que me assusta no betão é que tenho receio de possíveis perdas de água, que rache na junção com a pedra, e principalmente tenho receio de que não consiga tornar a pedra totalmente impermeável (tem bom aspecto mas tem veios e partes mais "podres". (além de que hoje já vi que se arranja tela a 3 euros o m2 -» made in China claro),

 

3) PLANTAS: usar vasos? Ou fazer 2 patamares de lago e nesse caso usar um deles para meter as plantas?

 

NOTA: próxima semana começo a retirar terra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. em relação as pedras, não percebi a tua ideia, deixar as pedras a mostra e fazer paredes a volta?isso ia dar asneira da grande, só em fibra de vidro e mesmo assim há probabilidade de elas se moverem.

 

Podes sempre por tela de pvc que é mais barata ve aqui

 

Se poderes enterra as plantas directamente no fundo do lago, sem vasos. tens é de deixar substrato no fundo.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PEDRAS: a ideia era mesmo usar os penedos ao fundo para serem paredes do lago. Vi fotos de lagos (pelos USA) em que isso estava muitoooooo bom. Mas com a falta de experiência ... para já estou mais inclinado para usar tela.

 

ESCAVAÇÃO: 1º Sábado, estamos só a "rapar" a terra já que por baixo aparece novamente pedra (pedra podre .... mas pedra). (mais 2 sábados e talvez a coisa fique limpa).

 

lagofase1escavao.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

Tendo em conta os custos, parece-me que o mais racional será impermeabilizar tudo isso com tela.

Neste site:

 

http://www.pondkeeper.co.uk/flexiliner.asp

 

encontra telas dos mais variados tamanhos e com qualidades diversas.

 

Com 200 libras faz a impermeabilização do espaço... Mas tem aí obra!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Bela área para construir um lago.

Na net à tudo sobre lagos, faz uma pesquisa aprofundada e vê qual a melhor maneira.

Mas com essa área prepara-te para gastar umas massas valentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não percebo nada de lagos mas tenho acompanhado o projecto desde o início e não resisto em dar a minha opinião aplicando os meus conhecimentos de Eng. Civil.

 

Visto que a quantidade de água é bastante elevada e já que o objectivo é aproveitar os penedos (o que é uma excelente ideia) o ideal seria limpar todo o solo ate chegar a pedra, definir a área em contacto com a água, de seguida revestir os penedos (a parte em contacto com a água) com betão e por fim aplicar um impermeabilizante, isto para ter o lago pronto a receber água.

 

A apresentação final será só por a imaginação a funcionar!

 

A tela é uma boa solução a curto prazo, acabando o período de vida útil da mesma todo o investimento vai por água a baixo.

 

O betão apesar do investimento será um investimento para a vida!

 

Esta é apenas uma opinião de um leigo!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Bela área para construir um lago.

Na net à tudo sobre lagos, faz uma pesquisa aprofundada e vê qual a melhor maneira.

Mas com essa área prepara-te para gastar umas massas valentes.

Olha.... :coffee: que estamos em crise!

Vi telas a 2 ou 3 euros o m2 (tenho funcionário na China ... ele compra lá e envia). Também filtros por uns 300 euros. Isto é: com 1000 euros tenho que comprar tela, filtros, skimmer, blocos e cimento, etc. Pedra e a água vou roubar, os peixes ... vou pescar! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

A tela é uma boa solução a curto prazo, acabando o período de vida útil da mesma todo o investimento vai por água a baixo.

 

O betão apesar do investimento será um investimento para a vida!

Meu caro, cada vez que penso no assunto... vou mudando de opinião!!! Acho que há prós e contras em todas elas e com a crise acho que a tela vai ser a opção (hoje acho isto ... amanhã...). Mais 2 sábados para escavar e depois vamos juntos reflectir no tema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PEDRAS: a ideia era mesmo usar os penedos ao fundo para serem paredes do lago. Vi fotos de lagos (pelos USA) em que isso estava muitoooooo bom. Mas com a falta de experiência ... para já estou mais inclinado para usar tela.

 

ESCAVAÇÃO: 1º Sábado, estamos só a "rapar" a terra já que por baixo aparece novamente pedra (pedra podre .... mas pedra). (mais 2 sábados e talvez a coisa fique limpa).

 

lagofase1escavao.jpg

 

Sinceramente em betão e uma impermeabilização com produtos da Weber ,ficas muito bem servido e sem problemas de fugas :)

esses penedos é uma pena não os valorizar ,betão só até a cota da agua.

um patamar lá em cima (2º foto) para plantas que faz de filtro biológico,para poupares na factura da edp.

vamos aguardar o resultado da escavação;

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESCAVAÇÃO EM GREVE.... A chuva não deixou trabalhar este fim de semana.

Sobre a base: hoje falaram-me em "silicone líquido" que podia dar sobre o chão ... (rubson sl 3000 da henkel). Alguém tem experiência com isto? (até ver continuo mais a pensar na tela/"liner"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESCAVAÇÃO EM GREVE.... A chuva não deixou trabalhar este fim de semana.

Sobre a base: hoje falaram-me em "silicone líquido" que podia dar sobre o chão ... (rubson sl 3000 da henkel). Alguém tem experiência com isto? (até ver continuo mais a pensar na tela/"liner"...

 

Antes de mais parabéns pela iniciativa!! Depois de feito, passas mais tempo fora do que dentro de casa :sorry:

 

Eu pessoalmente acho que deves optar por betão em vez de tela, eu tenho tela no meu lago, mas estou a ponderar fazer tudo de novo desta vez em betão... Como impermeabilização podes usar da Weber, mas também existem outros produtos no mercado. Pedi recentemente informações sobre este tipo de produtos à Spring Jardins e respectivo orçamento. Se for para um depósito já feito em betão hidrófugo, apenas é necessário colocar um revestimento de 2mm como revestimento final, caso a estrutura não seja de betão de ferro armado, nesse caso ter-se-á de aplicar reboco com latex para não abrir fendas e de seguida deve-se aplicar o revestimento elastic em camada de 1 a 2mm sobre rede de fibra de vidro e por fim eles aconselham a aplicação de pintura elastic waterproof dada à trincha ou rolo... O preço ronda 160€ + IVA para 8 a 10m2...

 

Fiz também algumas pesquisas em fóruns europeus e existe de facto uma grande preocupação em relação ao material a ser utilizado para a impermeabilização de lagos. Existem muitos avisos em relação à qualidade do material, muitas pessoas compraram barato e passado uns anos tem de fazer tudo de novo. Tanto o produto da Weber como este da Spring (não sei qual é a marca) são muito mais baratos do que as marcas líderes neste segmento... Fortemente recomendável tens o seguinte site www.gfk-treffpunkt.de com dois produtos interessantes para o revestimento de lagos, Polyester (26€/m2) e o segundo é em Epoxi (36€/m2). Obviamente que bem mais caro, mas é só para todos podermos ter uma ideia do que existe no mercado!

 

Quanto à filtração, para essa capacidade (40.000L) podes usar os filtros da Econobead que dispõem de vários modelos até 100.000L de capacidade!

 

Espero ter ajudado!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Meus caros, enquanto a chuva não dá tréguas para escavar tudo e decidir a impermeabilização, tenho que ir pensando na filtragem já que tenho um contentor um dia destes a sair da China (outro tipo de coisas) e posso aproveitar para mandar já vir o material para o lago.

 

Para já estou inclinado para o que vou colocar na foto (filtro, bomba e skymmer). OPINIÕES POR FAVOR!!!!!

Como não sei nada de bombas, electricidade, etc ... - Alguém me dá uma ideia de quando me vai custar o funcionamento da bomba (indicaram-me a que tem a Ref 1300, que diz ser de 180W e ... parece-me pouco ... não sei...)

"opinem!!!"filtragemdolago.jpg

Uploaded with ImageShack.us


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13000 litros/hora, descontando as perdas relativas à altura a vencer mais o atrito das tubagens, devem ficar-se nuns 7 ou 8000/hora.

 

Pode parecer pouco para a dimensão desse lago. Mas são muitos factores a ter em linha de conta. Se a ideia é ter a água sempre cristalina e conseguir ver sempre os peixes com nitidez, é pouco. É francamente muito pouco. Se a ideia é ter um lago mais natural, equilibrado com vegetação, e prescindir da água tão cristalina, então pode chegar... A esse propósito parece-me interessante ler um post que anda poa aí intitulado "um lago não precisa de filtração".

 

Quanto a custos operacionais dessa bomba, as contas são relativamente simples. 180w x 24 horas = 4320w x 30 dias = 129600w.

Isto é, 130kw por mês. A como pagas o kW? 15 cêntimos? Dá cerca de 20€/mês.

Mas aos gastos eléctricos há ainda que acrescentar o consumo do filtro UV e da bomba de areação que me parecem imprescindíveis!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Paulo!

Não há duvida que é muito bom, mas também vai-te sair cara a luz.

Porque não fazes tu um filtro desses? Compras só a bomba.

O importante é as plantas!

Editado por Fernando Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuem a OPINIAR... por favor. As vossas opiniões ajudam muito quem não tem qualquer experiência e o debate também leva a melhores ideias.

 

Fernando Fernandes: como trago outro tipo de material da China, consigo fazer vir aquele filtro por uns 140 euros :shock4: . Mais a bomba e o skimmer.... são uns 200 euros. Pelo que tenho visto compensa. A grande questão é saber se estou ou não a usar o filtro correcto, a bomba se devo usar esta ou outro tipo ou potência, etc, etc bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Acho que a bomba e o filtro vai ser o suficiente.

O problema é quanto vais gastar de luz ao fim do mês e manutenção do filtro.

Editado por Fernando Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Concordo com o "coq" 13.000L/h para essa dimensão é pouco se pretendes ter a água sempre cristalina! O meu lago é mais pequeno e tenho uma bomba da marca OASE de 16.000L/h que consome 145W e mesmo estando ligada 24H/24H vejo-me grego para conseguir ter a água cristalina!

 

Em relação ao consumo de energia, costumo dizer que este é um Hobbie dispendioso! Quem quer ter um lago com água cristalina, certamente não pode estar preocupado com 20/25€ de custos energéticos.. Isso equivale a 500ml de um bom produto para manter a água clean!

 

Portanto, acho que se consegues o equipamento por pouco mais de 200€, o que é muito barato comparado a outras marcas (eu paguei 500€ só pela bomba!), recomendo que optes por uma bomba mais potente, diria mesmo a de 18.000L/H, o filtro penso que esse será o ideal, a não ser que pretendas ter muitas carpas Koi, e é imprescindível ter um filtro UV.

 

Espero ter ajudado ;)

 

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais