Ajuda na escolha de aquario...


Luizeus

Recommended Posts

Boas pessoal, estou-me a iniciar neste fascinante mundo, preciso de ajuda na escolha entre 2 aquários...

 

O Ciano Emotions 80

 

ou

 

Juwel Rio 125 ...

 

Vou tentar comprar com o móvel correspondente, eles são parecidos e não estou a encontrar grande informação que os diferencie..

 

Cumprimento,

 

Luis Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis

 

Bem vindo a aquariofilia e ao nosso forum ;)

 

O eu conselho seria não comprar nenhum dos dois... estes kits nunca valem a pena

 

O sistema de filtragem é pessimo nos dois e vais ter sempre de comprar um filtro melhor e para isso mais vale comprar tudo separado

 

Compras o aquario do tamanho que queres e depois um bom filtro externo ;)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pede para fazer um aquário ao teu gosto.

Pessoalmente gosto com vidro extra claro.

Uma medida comum é 80x40x40.

Se pensas em ter escalares, é melhor 45 cm de altura.

Há quem prefira 90 em vez de 80.

Antes de comprares, pensa no que queres fazer.

Não é fazer tendo em conta o que se comprou mas comprar tendo em conta o que se pretende fazer.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes, 40cm de fundo (ou de largura, se pereferires) é melhor.

Acho muito de altura, pois irás de ter mais problemas para fazer com que a luz chegue ao fundo.

Eu ficava pelos 45cm de altura.

Aqui não se trata de experiência nas sim do que pretendes em termos de layout.

Claro que o factor financeiro pode pesar na decisão.

Pessoalmente acho melhor adiar do que comprar coisas que não resultam ou das quais não gostamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens em.portugal aquários 90/45/45 vidro de 10mm a +/-65e.

 

Filtragem externa depende do que queiras mas com 100/150 fazes a festa.

 

Aquecimento 20/25e.

Luz calhas chihiros 80e

Ou

Ou fazes uma ... +/- 60e

 

Substratos se fores para fértil e inerte +/-130e

 

Se quiseres co2 150

Testes 50

Plantas se comprarem aos colegas aqui ficam a bom preço 40/50

Peixes depende donqie queres mas uns 60e.

 

Não falei do móvel de propósito.

Podes fazer tu, co.prar um e reforçar, ou comprar um já reforçado.

Convém ter vários pontos de distribuição de peso para o solo e uma esponja de alta densidade entre aquário e móvel para poder ceder e nivelar (a água nivela sempre)

 

Um aquário destes tamanhos pode ir para uns 250kg... Pedras e troncos Portugal tem uma natureza rica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Já te deram aqui boas dicas, para não ser muito confuso começa primeiro pela escolha do tamanho do aquário, tens de ter em conta o seguinte, quanto maior a litragem do aquário mais fácil será de se manter os bons parâmetros, em contrapartida quanto maior o aquário mais caro será o filtro, a iluminação e os substratos.

 

As medidas que o amigo Bringer te deu (80*40*40) na minha opinião são as mais razoáveis e mais correctas para quem se inicia, no entanto podes sempre arriscar em medidas menores.

 

Quando tiveres já definido o material a comprar e quiseres escolher a fauna terás de analisar bem o pH da tua água e escolher as espécies que se enquadram melhor nesses valores, lembra-te que terás de fazer trocas de água semanais e o valores da água de reposição não devem ser muito diferentes.

 

No caso de pretenderes plantas que é sempre uma mais valia para o ecossistema terás de pensar num sistema de injecção de Co2 (dióxido de carbono), que te ajudará a desenvolver as plantas mantendo-as úteis para a vida de qualquer aquário.

 

Se não queres gastar dinheiro num equipamento de Co2, podes sempre optar por plantas de baixa exigência como as anúbias, musgos, etc...mas não é a mesma coisa.

 

Não te assustes com todo o material que menciono, mas como já aqui te aconselharam e bem, tens de saber o que queres como fauna e como layout, dá uma vista de olhos no Book dos Aquários para teres uma melhor noção, tens o link em cada aquário para acompanhares todo o processo desde a montagem ao desenvolvimento do mesmo.

 

E lembra-te...... pesquisa as tuas dúvidas, se não obteres as tuas repostas estamos sempre aqui para te ajudar, agora não faças primeiro a asneira....será mais difícil encontrar soluções! ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes não optar por co2 se fores para plantas fáceis como disse o Miguel, mas não são só essas. Podes ter quase todo o tipo de echinodorus http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Echinodorusbleheri(071)/4512, Cryptocorynes http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Cryptocorynewendtii'Tropica'(109E)/4564 etc.

 

Resumindo: plantas de folha larga geralmente não precisam de co2 pressurizado, substrato fértil aconselho sempre, mas também não é essencial. Falo por experiência própria. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já viste algum biótopo?

Que peixes gostas?

Eu, não sou exemplo a seguir mas, quando penso num aquário penso primeiro nos peixes que vou ter.

A seguir vejo qual é o tipo de biótipo de onde são origem.

É verdade que os peixes vem de farms, mas também é verdade que a sua forma física adequa-se a um determinado conjunto de parâmetros (desde velocidade da agua/parâmetros de ph/tds plantas, rochas). Mas, existe mais formas de pensar um aquário. Eu penso para montar dedicado ao melhor habitat para peixes.

Existe pessoal que dedica-se a fazer belas paisagens com um conjunto de plantas e funciona.

 

Quanto ao tipo de aquário, para mim 80l filtro externo deve chegar para um iniciante.

Depois de escolhido, ler sobre ciclo de azoto

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.