Filtro UV germicida [Lâmpada UV (germicida) Philips TUV 8W/G


Recommended Posts

Filtro UV germicida [Lâmpada UV (germicida) Philips TUV 8W/G8 T5] DIY

 

As fotos são auto explicativas. Na dúvida é só perguntar!

Não usei cola em nada apenas silicone e teflon.

Sempre usar de modo que ele fique cheio de água. Nunca usar com a saída/entrada viradas para baixo.

Ligue primeiro a bomba, espere encher e em seguida ligue a lâmpada. Se a lâmpada já estiver acesa, pode quebrar com o choque térmico com a água.

 

 

 

Balastro com arrancador (convencional):

hpim09801qa.jpg

hpim09873oa.jpg

 

Lâmpada UV (germicida) Philips TUV 8W/G8 T5:

hpim09908gm.jpg

 

T roscar 3/4 + Bucin 16 mm :

hpim09851vp.jpg

hpim09914ye.jpg

 

2 T roscar 3/4 + Bucin 16 mm

hpim09984nv.jpg

 

Lâmpada UV (germicida) dentro do T roscar 3/4

hpim10013xx.jpg

 

Adaptador recto 3/4 para mangueira

hpim09928xl.jpg

 

Adaptador recto 3/4 para mangueira colocado no T roscar 3/4 + Bucin 16 mm

hpim09943wo.jpg

 

Adaptador recto 3/4 para mangueira colocado no T roscar 3/4 + Bucin 16 mm + Tubo PVC 1"

[O tubo PVC 1" foi colocado sobre pressao (aquecido) no T roscar 3/4]

hpim10002rv.jpg

 

 

Aspecto da lâmpada com o Bucin 16 mm

mvc005s1ni.jpg

 

Filtro UV completo (câmara de esterlização)

mvc001s9xu.jpg

 

 

 

 

Filtro já pronto e a bombar (nota-se a cor violeta da lâmpada)

hpim10199cg.jpg

 

 

 

 

Ficha técnica:

2 T roscar 3/4

2 Bucin 16 mm

2 Adaptador recto 3/4

1 Lâmpada UV (germicida) Philips TUV 8W/G8 T5

1 Balastro com arrancador (convencional):

Silicone para aquário

Tubo PVC 1" (± 13 cm)

Spray preto

Bomba 180 l/h[/img]

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom DIY mas acho q o custo de uma manga de vidro (quartzo de preferencia) poderia fazer toda a diferença....essa UV está bonita mas é um tremendo risco por falta de proteção termica à lampada. se gostas da bricolage e vais fazer outra, faz com uma lampada bem maior tipo 40W e com uma manga de quartzo na lampada para q nunca se corra o risco de rebentar. se fizeres uma assim nem precisas por nas Ofertas...escreve-me que eu compro logo.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá um exelente trabalho..

Mas tenho uma duvida.

 

Isso nao tem nenhum motor para puxar a água?

 

Pelo menos nao parece...

 

e Ja agora...

 

Quanto te custou o material todo?

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom DIY mas acho que (palavra corrigida) o custo de uma manga de vidro (quartzo de preferencia) poderia fazer toda a diferença....essa UV está bonita mas é um tremendo risco por falta de proteção termica à lampada. se gostas da bricolage e vais fazer outra, faz com uma lampada bem maior tipo 40W e com uma manga de quartzo na lampada para que (palavra corrigida) nunca se corra o risco de rebentar. se fizeres uma assim nem precisas por nas Ofertas...escreve-me que eu compro logo.

 

 

Boas Peninha

Ontem estive a alterar o projecto inicial, e uma das alterações é a colocação de uma lâmpada mais forte (20 W), se arranjar a de 40W melhor. Onde é que posso comparar esta manga de quartzo. Quando acabar mando-te um mp.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá um exelente trabalho..

Mas tenho uma duvida.

 

Isso não (palavra corrigida) tem nenhum motor para puxar a água?

 

Pelo menos não (palavra corrigida) parece...

 

e Ja agora...

 

Quanto te custou o material todo?

 

Boas Nassis

Tem uma bomba de 180 l/h. É o suficiente para que o caudal de água dentro da câmara de estirilização seja reduzido.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho visto à venda nos sites alemães de aquariofilia tipo www.aquaristic.net e vem mesmo como "quartz sleeve" para UV's

mas suponho que até um pedaço de lampada fluorescente T8 ou T5 te pode ajudar a evitar uma desgraça.

procura num motor de busca como UV quartz sleeve.

Uma lampada de 40W permite uma circulação de 600 L/H e mesmo assim mata mais que a de 8W a 180 L/H. há certas coisas em filtragem que nunca são demais e a potencia das UV's é uma delas.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho visto à venda nos sites alemães de aquariofilia tipo www.aquaristic.net  e vem mesmo como "quartz sleeve" para UV's

mas suponho que até um pedaço de lampada fluorescente T8 ou T5 te pode ajudar a evitar uma desgraça.

procura num motor de busca como UV quartz sleeve.

Uma lampada de 40W permite uma circulação de 600 L/H e mesmo assim mata mais que a de 8W a 180 L/H. há certas coisas em filtragem que nunca são demais e a potencia das UV's é uma delas.

 

 

Boas Peninha

O que queres dizer "mas suponho que até um pedaço de lampada fluorescente T8 ou T5 te pode ajudar a evitar uma desgraça.".!!

:x

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

mas suponho que até um pedaço de lampada fluorescente T8 ou T5 te pode ajudar a evitar uma desgraça

Não percebi bem o que queres, mas o vidro não deixa passar a maior parte dos UV. Pelo menos os UV-C que são os mais energéticos, daí que se tenha de usar quartzo quando se trabalha nessa gama de comprimentos de onda.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh ok ok eu só estava a querer arranjar uma maneira de ajudar a fazer a coisa caseira. é claro que as mangas de quartzo é q são as mais indicadas para colocar nas UV's.. mas no caso de não se ter acesso a isso, e em vez de por a agua em contacto directo com a lampada, eu sugeri um pedaço de tubo de vidro de lampada T8. com casquilhos a prova de agua e O-rings adequados.... tudo menos a lampada em contacto com a agua directamente...mas claro, o ideal é o vidro de quartzo definitivamente.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acho que ainda não percebeste...

Não se pode usar vidro!! O vidro absorve no UV-C, o que impede que essa radiação chegue à água, matando o que tem a matar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ivan, quem ainda não percebeu muito bem o espirito de DIY foste tu...eu já expliquei que sei a diferença entre vidro normal e vidro de quartzo...tambem já disse que o ideal é mesmo o quartzo.... mas quando nao se tem cão...caça-se com gato. e isso não vem nos cursos das faculdades...vem na escola da PDV. Portanto e embora eu preze muito as tuas dissertações (fundamentadas e de extrema importancia para se entenderem certas coisas, que leio sempre com agrado...e daí o meu muito obrigado) neste caso, assim como já tenho visto noutros....és tu que estás fora do espirito DIY... alem de algum pedantismo em relação à inteligencia de outros membros....percebi...já tinha percebido à muito tempo... a saber, embora não seja o ideal, o vidro das lampadas fluorescentes não absorve nem completamente nem na sua maioria os raios UV-C que são os que nos interessam aqui e que portanto, nao sendo a opção ideal nem a mais aceitavel, são ainda assim melhor opção para proteger a lampada das diferenças de temperatura da agua.Prefiro que me escapem umas bacterias numa passagem que depois por acumulação morrem na passagem seguinte...que ter uma lampada quebrada e um grosso problema eletrico no aquario e em casa. agora já percebeste a minha ideia? alem disso estou a ver se convenço o prezado colega a fabricar uma UV de 40W que me dava um jeitaço enorme, :lol: e estão caras à brava.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas tuas palavras... entendo que as lâmpadas Fluorescentes normais emitem radiação UV-C... cá para fora, salvo seja...

 

Sim, porque em lâmpadas de mercúrio a baixa pressão (que é o caso das Fluorescentes) os picos de emissão encontram-se a 253.7 nm e 185 nm. Que para quem não saiba, pertencem respectivamente às zonas de Raio-X e UV-C.

 

Ou seja, não estamos mais que a fritar os nossos peixinhos com lâmpadas Fluorescentes normais...

 

Sim... porque eu não acredito que apenas o depósito do fósforo, que pode não ser perfeito, evite que sejam emitidos Raios- X e UV-C de uma lâmpada Fluorescente normal de mercúrio...

 

Sem contar, que pelo que estive a investigar, as lâmpadas UV-C germicidas são feitas de quartzo, todas... por alguma razão há de ser... não sei, talvez porque o vidro comum, ou mesmo o vidro das lâmpadas Fluorescentes absorva nestes comprimentos de onda...

 

É esta a ideia que tenho...

 

Resumindo e concluindo:

 

O que tu dizes de uma lâmpada UV-C ser protegida até percebo, agora com vidro, até de uma lâmpada fluorescente, é inibir por completo o funcionamento da mesma.

 

Se quiseres, deixo aqui uns links, os quais estive a ler:

 

http://rael.berkeley.edu/uvtube/uvdisinfection.htm

 

A Mercury-vapor lamp is a gas discharge lamp which uses mercury in an excited state to produce light. The arc discharge is generally confined to a small fused quartz tube mounted within a larger borosilicate glass bulb. The outer bulb may be clear or coated with a phosphor; in either case, the outer bulb provides thermal insulation, protection from ultraviolet radiation, and a convenient mounting for the fused quartz arc tube.

 

All mercury vapor lamps (including metal halide lamps) must contain a feature (or be installed in a fixture that contains a feature) that prevents ultraviolet radiation from escaping. Usually, the borosilicate glass outer bulb of the lamp performs this function but special care must be taken if the lamp is installed in a situation where this outer envelope can become damaged

 

mas quando não (palavra corrigida) se tem cão...caça-se com gato. e isso não vem nos cursos das faculdades...vem na escola da PDV.

Mas neste caso, "caçar com gato" é matar o funcionamento da coisa... Percebes?

É só isso que eu quero transmitir, nada mais...

Uma coisa é espírito desenrasca/DIY, que eu, modéstia à parte, tenho algum. Outra, é tornar obsoleto (é a ideia que eu tenho) um sistema que até pode funcionar bem...

 

Cumprimentos

E obrigado pelo teu elogio.

Luís Fortunato

 

PS: E já agora, eu não aprendo tudo na faculdade... senão nunca teria montado aquários. Pois nunca tive aulas sobre aquariofilia na faculdade.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Peninha

Ontem estive a alterar o projecto inicial, e uma das alterações é a colocação de uma lâmpada mais forte (20 W), se arranjar a de 40W melhor. Onde é que posso comparar esta manga de quartzo. Quando acabar mando-te um mp.

 

Quando acabares avisa-me também... pelo que vi moras na Granja do Ulmeiro, que penso que seja a que fica perto de Alfarelos... ora como estou na Figueira gostava de ver isso montado, se não te importares! Uma coisa dessas era o ideal para o meu sistema de filtragem da bateria de aquários que tenho.

 

Parabéns pelo trabalho! Muito bom mesmo!

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem Pestinha, nunca se sabe quando se tropeçou num bom negocio..eheheh afinal a fome de UV's estava era escondida.. e é como te digo, quantos mais Watts melhor. estou a procura das mangas de quartzo, se encontrar alguma coisa de jeito digo-te.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

O esquena final do filtro já esta concuído e será como esta imagem:

semttulo5ji.jpg.

 

Agora temos um "problema": as lâmpadas mais próximas das 40 W são as de 36 W, mas estas têm um comprimento de 1.20 mts :oops:, por isso acho que será um pouco dificil contruir um filtro com estes W. As mais aconselháveis que encontrei e instalei no meu filtro foi as de 20 W.

Peninha, quando tiveres alguma coisa sobre as mangas de quartzo avisa.

 

Mas pessoal, tenham a consciência que o filtro funciona bem sem as mangas de quartzo, é preciso é não ligar a lâmpada antes da bomba. Depois da água estar dentro da câmara de esterilização, e a lâmpada estar à temperatura da água, tudo bem (pelos menos foi o que me disse o people da material electrico.

O projecto final será apresentado na próxima semana.

 

cumprimentos

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Gostaria de saber a principal razão para a escolha de uma lâmpada de 40W?

 

Razões (pessoais e de pesquisa) para não escolher esta lâmpada (40W):

1) Tamanho da lâmpada: 1.20mts (36W)

2) Preço da respectiva lâmpada

3) os sistemas de purificação de água para consumo não utilizam lâmpadas tão potentes, e são para consumo doméstico. Para um caudal de água de 2000l/h utilizam a lâmpada de 36w. Será que para os nossos aquários, até 600 l, poucos, não seria sufiente uma de 20W?

Os expertos que digam alguma coisa,

Como pode-se comprovar com esta imegem.

 

semttulo8yf.gif

 

4) Aumento da temperatura. Com a temperatura que temos, um aumento de 4 graus nos aquários seria um problema. Não? (no inverno, :wink: ).

 

Por isso, por experiência própria, estou a utilizar uma lâmpada de 20W com uma bomba de 180l, mas como é regulavél, debita apenas +- 80 l/h, o que equivale a 1.33 l/h. Não será mais do que suficiente?

Foi proposto que fizesse um filtro de 40W, só que seria de 20W+20W. O problema que encontro é na parte electrica. Como é que posso ligar as duas lâmpadas, independentes, num só balastro.

 

Cumprimentos

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, temos novidades em relação a este maravilhoso projecto?

 

Eu estou a pensar em fazer o mesmo, só gostaria que me dessem mais feedback em relação ao mesmo.

 

Até agora está a funcionar bem?

 

Cumps e parabéns pelo excelente DYI ! :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Na revista Aquário Magazine nº7 de Setembro de 2004 tem uma secção dedicada a bricolagem.

Na pag.28 a 34 tem como construir um esterilizador U.V.(ultravioleta) com uma lampada de 40W.

 

cumprimentos :twisted:

1Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

Para quem quisser saber mais sobre o filtro UV 15W, posso dizer que desde que comecei a utilizar, estou a utilizar 2 noites por semana, deixei de ter algas (tenho apenas uns pontos verdes no vidro - poucos - facilmente removiveis com o "limpador" de vidros. :twisted:

Não é puxar a brasa à minha sardinha, mas o "bicho" funciona bem. No decurso na proxima semana trago mais novidades.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...