Ajuda a melhor a forma de injecção de CO2


Recommended Posts

Boas,

 

Estou com algumas dúvidas sobre a forma correta de injetar CO2 pressurizado.

Há pouco tempo fiz algumas alterações no aquário, antes tinha flauta na traseira e de forma a melhorar a corrente agora tenho o tubo no lado direito a cerca de 10 cm da superfície, assim consigo uma circulação homogénea, não muito “rápida” mas massiva…

Pensei que iria melhor as concentrações de CO2 pois existia menos circulação há superfície, montei o drop cheker com um líquido novo da co2art, é uma solução pré-misturada, mas estava com dificuldade em atingir a coloração verde, por isso aumentei o número de bolhas/segundo um pouco de 2 para 3 b/s

Achei estranho pois as plantas fazem pearling depois de algumas horas de iniciar a injeção de CO2, mas…

Tenho bomba de ar que normalmente ligava á noite, mas como não atingia o verde no drop cheker, não liguei e cerca das 02h da manhã tinha os peixes ofegante e á superfície, liguei a bomba e skimmer de superfície e passado pouco tempo melhoraram…

Voltei a ligar a bomba á noite e os peixes andam bem, o drop cheker é que fica um pouco azulado e só quase no fim do foto período é que fica verde.

Ontem a noite fiz o teste de Kh e tenho 2, de PH tinha 6.2, logo cerca de 37.9 ppm de CO2, estava tudo bem com a fauna, mas cerca de 00H00 a bomba ligou-se por 4 horas para evitar o aumento de CO2 pelo consumo de O2 pelas plantas.

 

Agora pela manha fiz o teste de PH e medi com digital e tenho 6.4 cerca de 23.9 ppm de CO2 e o drop cheker está um pouco para o azulado…

 

Tenho o teste de PH da ADA para apurar os níveis de CO2 sabendo o KH, mas este tem de ser misturado com uma solução de 4º KH para usar no drop cheker, certo? Não sei é a quantidade de cada… para o teste no copo uso uma gota para 3 ml, no drop não faço ideia.

 

Em suma a parte do drop cheker deve de passar pela qualidade da solução usada (co2art pre mix).

Sobre a injeção de CO2… Será melhor usar a bomba toda a noite e diminuir a quantidade de bolhas / segundo, tenho em conta que começo o foto período com cerca de 23.9 ppm de CO2? Isto vai ser complicado atingir o equilíbrio…

 

Eventualmente o ideal seria o uso de um controlador de PH, assim aquando este subisse a valores de 6.5 começava a injeção e quando descesse aos 6.3 parava, sendo que só trabalhava no período do dia, a não ser que fosse um de duas tomadas que para além de ligar e desligar o CO2, pudesse ligar a bomba de ar…

 

Esta noite vou usar a bomba de ar toda a noite e pela manhã vejo qual o valor... Foram muitas alterações ao mesmo tempo...

 

Agradeço as dicas e partilhas de experiencias, já li alguma coisa sobre o assunto, mas…

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O KH tão baixo não ajuda muito, pois não?

 

Ontem medi da torneira e tinha 4º KH, uso o teste da Sera e passa pelas fazes de azul, esverdeado e fica amarelo na quarta gota, tem um PH de 7.

 

Ao testar a água do aquário na segunda gota fica logo amarelo, mas nem chega a ficar com o azul inicial, o mais certo é nem 2º KH ter...

 

Tenho substrato aqua gro soil da ocean free há cerca de quase um ano e tenho tronco de red wood...

 

Fertilizo com solução de sais

 

Tenho de:

 

N 15~20ppm

P 1.5~2ppm

 

Ontem á noite tinha um tetra fantasma preto ofegante, mudei a circulação, montei a flauta na lateral em vez de só o tubo, para agitar um pouco a superficie como tinha antes e aumentar a velocidade da corrente pelo aquário.

 

O CO2 está a iniciar 30 minutos antes do fotoperiodo de 8 horas e desliga duas horas antes deste terminar, está a debitar a 1b/s e vou comerçar daqui a ver como corre...

 

Agradeço opiniões...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muita coisa mudou aqui, e voltei ao difusor e tenho o dropp checker com solução de 4 kh, a solução pre misturada não funcionou...

 

Outra coisa que mudou foi a iluminação, passei de T5 para led... e brutal... mas isso fica para outro dia com fotos e videos...

 

Tenho o fotoperiodo de 7 horas, com o CO2 a ligar 1 hora antes e desliga igualmente 1 hora antes.

 

Sempre usei bomba de ar durante a noite, e muitos dizem que não é necessário, e ai tenho a minha dúvida. Mesmo desligando o CO2 1 hora antes será que não fica CO2 a mais a somar ao que as plantas vão produzir? Ou que elas produzem no periodo noturno não é assim tanto?

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

relativamente à bomba de ar durante a noite, acho que podes ficar descansado se não a ligares, digo eu que nunca desligo o CO2...

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo António,

 

Eu estava a meter CO2 a mais mesmo...

 

Com esta solução e com o difusor consigo mais precisão, ontem à noite no fim do fotoperiodo tinha os peixes com respiração normal e antes nessa altura era normal estar acelerada.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem já não usei bomba de ar a noite e excelente.

 

- Estou a usar a solução da ADA no drop checker com água a 4ºkh,

 

- Reposicionei a flauta lateral de forma a ter mais agitação na superfície e ao mesmo tempo melhor circulação da água e acho que foi desta....

 

- Fiz um upgrade no difusor, depois do atomizador, coloquei temporariamente um difusor que tinha, mas comprei o VIV 50, (bonito e eficiente aquilo...) Está a bombar a 3b/s

 

- Foto periodo de 7 horas com o CO2 também a 7 horas com um diferido de 1 antes antes para ligar e desligar

 

Tenho o drop checker sempre verde, e os peixes sempre bem e com o mesmo ritmo de respiração, talvez o twinstar também esteja a ajudar :)

 

Estou a gostar do resultado, a fauna está impecável e as plantas parece que crescem durante a noite :)

 

Grande Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais