Projecto "Tubaruhas"


Yuny Dias

Recommended Posts

Boas pessoal chegou a hora de apresentar o meu projecto com os ciclideos anoes, apistogramma hongsloi e macmasteri.

 

Atualmente os mantenho em dous sistemas diferentes de 100 cm cada aquario.

 

A. Macmasteri

- Aquário100x40x40, filtragem jbl e-1501 1400L/H, iluminação odyssea 2x 39W.

- Fauna: A. Macmasteri 2x, N. de bêbados 10x, Tetra Pinguim 10x, Otocinclos sp. 4x, ancintrus sp. 6x.

- Flora: Anubias SP. mini, fetos de Java, musgo de Java, valisnerias spirials e sagittaria subulata.

- Parâmetros: ph 6,5 e temperatura 26.°.

6bca5d7476732ed2e1c483dac07057d9.jpgab33086e6b33bb2a90d751f80ee7a51e.jpg55c838e3147ccf44917e581dcef1dc03.jpg

 

A. Hongsloi

- Aquário100x50x35 panorâmico, filtragem sunsum hw-302 1000L/H, iluminação 2x 39W.

- Fauna: A. Hongsloi 4x, N. de bêbados 10x, Neons Negros 10x, ancintrus sp. 6x.

- Flora: Anubias SP. mini, valisnerias spirials, echinodorus tenellus, cabombas aquáticas.

- Parâmetros: ph 6,0 e temperatura 26.°.

562f34aee2e32cda0b16c7176f42b5bb.jpgb7571893653ae182c6827a6458b61425.jpg94728375ee679c65b017013a6326e5ad.jpg

 

Em cada um dos aquários estou a utilizar substrato de areia filtro de piscina e folhas de nespreira, carvalho e palmeira.

 

O objectivo é tentar a reprodução dos mesmos.

 

Aguardo críticas e comentários para melhorar.

Yuny Dias

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já que ninguém diz nada isso deve estar muito mau ou muito bom . deixo um vídeo dos hongsloi, qualidade fraca por ser através de telemóvel . não tenho outra hipótese.
https://www.youtube.com/watch?v=4mmC-RISxpQ&feature=youtu.be
Obrigado,
YDias

Editado por António Nunes
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ignace.

Já teve cor de chá num tom inacreditável mais ao início do projecto e gostei muito, entretanto com o passar do tempo o efeito foi-se desipando ao longo das tpas (tive que mudar o aquário de sítio e perdi mais de 50% da água num alguidar que inundou a casa na reposição para o aquario), também tenho um pouco de culpa pois não tenho adicionado folhas a um bom tempo, isso pode ser de conserto fácil através de turfa, folhas secas e pinhas.

 

Vou continuar a trabalhar para melhorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado sempre é pouco , foi uma lição para nunca mais esquecer .

 

Tentei fazer uma experiência ontem que correu menos bem. Durantes as tpas, tentei passar duas fêmeas hongsloi para o aquários dos macmasteri, mas o macho apesar de ser jovem, ou seja, menor que as fêmeas as fez a vida negra.

 

A experiência foi devido ao facto estar a ver as fêmeas ultimamente muito agressivas entre si, existe uma dominada e duas que não consigo perceber quem é a dominadora.

 

Entretanto voltaram para o aquário, e parecem mais calmas com a experiência e por estranho que pareça o par macmasteri anda mais próximo , quando antigamente o macho todo desinibido anda o dia a passear e a fêmea quase nunca a vejo, estou a ponderar aumentar o número de fêmeas visto que eles eram tão distantes , talvez seja da imaturidade do macho ou o par não funciona como casal .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal a minha experiência teve as suas consequências, a cauda das fêmeas que estiveram junto dos macho macmasteri estão roidas, ontem quando as transferi de volta para o aquário estavam intactas , hoje após análise mais preciso encontram-se roidas o que posso fazer ?

 

entretanto deixo o vídeo dos bêbados em cardume partilhando o aquário .

 

https://youtu.be/CHfJweTyzR0 https://youtu.be/CHfJweTyzR0

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medições de ph:

Ap. Hongsloi < 6.0

a26da71901e8779a8b0499cf768ba4ae.jpg

Água do teste mais escura que o apresentado no livro dos parâmetros, posso acreditar que esteja abaixo de 6.0?

 

A. Macmasteri 6.6 a 6.8

Acredito estar mais próximo de 6.6 a tonalidade da cor deixou me confuso, perdi a foto. A última medição dava valores próximos a 6.4, a tpa foi realizado ontem não percebo o que pode ter levado ao aumento, visto que a tpa foi pequena.

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://youtu.be/u_PeFLnXQ7s https://youtu.be/u_PeFLnXQ7s

 

A meio do vídeo (minuto 2) nota-se a cauda roida dos Apistogrammas, se houver alguma alma caridosa que me poder ajudar agradeço.

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Yuni!

 

Desde já, deixa-me dizer que acho que o teu projeto tem potencial, apesar de não gostar muito do layout dos aquários (mas aí já entramos em subjetividades e prefiro evitá-lo, até porque os aquários são teus e devem estar ao teu gosto). Acho só que devias retirar aquele vaso e colocar antes meio coco, no seu lugar. Aconselho-te vivamente a arranjar mais plantas flutuantes (se não quiseres fazer o investimento, uma batata doce tem o mesmo efeito, não sei se já leste um tópico sobre isso aqui no fórum. Vou utilizar no meu aqua até ter disponibilidade financeira para comprar as plantas) ou reduzir a luminosidade, parece-me um pouco intensa demais, mas isso já pode prejudicar a flora... devias também adicionar mais folhas secas, até porque o teu substrato, sendo muito claro, vai refletir a luz e demasiada iluminação pode stressar os nossos amigos.

O teu teste de pH é da Sera? Se sim, penso que estará à volta de 5.5...
Agora, em relação às caudas roídas, posso estar a dizer um disparate mas talvez um suplemento vitamínico da eSha ajude com isso... mas espera pela opinião de alguém mais experiente, ainda estou a iniciar tanto nos apistos como na aquariofilia, em geral.

Boa sorte!

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Yuni!

 

Desde já, deixa-me dizer que acho que o teu projeto tem potencial, apesar de não gostar muito do layout dos aquários (mas aí já entramos em subjetividades e prefiro evitá-lo, até porque os aquários são teus e devem estar ao teu gosto).

Boas Hugo desde já agradeço as tuas palavras , confesso que o layout do aquário 2 onde estão os macmasteri anda um pouco confuso mas isso tem explicação , deve-se ao facto de ter retirado a biobox e substituido por filtro externo daí a confusão , gosto do ambiente bagunçado e selvagem daí não mexer muito , as plantas que vês são plantas altas replantadas a espera de desenvolvimento para idealizar o que quero fazer . mas obrigado pelo critica.

 

Acho só que devias retirar aquele vaso e colocar antes meio coco, no seu lugar. Aconselho-te vivamente a arranjar mais plantas flutuantes (se não quiseres fazer o investimento, uma batata doce tem o mesmo efeito, não sei se já leste um tópico sobre isso aqui no fórum. Vou utilizar no meu aqua até ter disponibilidade financeira para comprar as plantas) ou reduzir a luminosidade, parece-me um pouco intensa demais, mas isso já pode prejudicar a flora

Quanto a esse ponto já recebi essa crítica também acho que fica natural com o cocô e é o que utilizo na outra montagem. Quanto as flutuantes tenho e não são poucas , mas acabam por não residir , o que se safou melhor são as lentilhas , entretanto vou buscar mais pois com o tempo acabam por morrer, minha iluminação deve ser fraca para elas hahahaha

já experimentei a batata doce e sei do tópico mas os caracóis se fizeram a ela é apodreceu.

 

... devias também adicionar mais folhas secas, até porque o teu substrato, sendo muito claro, vai refletir a luz e demasiada iluminação pode stressar os nossos amigos.

As folhas estão para entrar em breve, essa temporada não tenho conseguido folhas deixa chegar o outono que sei onde arranjar mais . Nunca pensei nessa possibilidade do substrato refletir a luz e prejudicar os meninos obrigado pela dica.

Agora com as flutuantes e folhas acho que posso corrigir esse facto .

 

O teu teste de pH é da Sera? Se sim, penso que estará à volta de 5.5...

O teste é da Nutrafin ph 6.0 a 7.6.

 

Agora, em relação às caudas roídas, posso estar a dizer um disparate mas talvez um suplemento vitamínico da eSha ajude com isso...

quanto a isso pelo que li a cauda volta crescer, é ter cuidado e ir alimentando eles bem para ver se eles recuperam , o seu comportamento não mudou nada, estão super bem.

 

mas espera pela opinião de alguém mais experiente, ainda estou a iniciar tanto nos apistos como na aquariofilia, em geral.

Toda a informação é bem vinda , tenho pouco mais de um ano de hobby e com o tempo e erro vamos aprendendo, se os podermos evitar muito melhor .

 

 

Mais uma vez obrigado e sucesso para ti e teus Apistogrammas também.

 

Já agora deixo fotos de como as coisas estavam antes da mudança a cor de chá, as folhas, e as flutuantes, pena ter perdido muitas fotos desse tempo.

b89f5cb478315f93e66e56e81e0c28de.jpg9b8835745bbf3fabb7ca8deb1a95ee5b.jpg2d375fade80caf473ae1523217917d01.jpg

 

Mudou muita coisa desde início como a iluminação e filtragem no aquário dos hongsloi.

 

Forte abraço

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo deixo mais umas fotos tiradas hoje das flutuantes.

aqua macmasteri

eacf651edb97d246ee3280cedceee775.jpg77df0f91984146e4d5aa2047d33851a2.jpg59e1ce5b1fe5e316913f023de3027a6a.jpg

 

aqua hongsloi

a04dac35cb44cc2f87ffee8b831108b2.jpge363ecce1960e4e7b6ba443b2099f012.jpg2020e6b848f661cc573cde5443c48ad2.jpg

 

espero que reproduzam até fechar o topo

 

Cumps

Editado por Yuny Dias
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após algumas dores de cabeça e de olhar para as tocas de lado eles parecem não importar muito . foram estriadas em questão de.minutos , espalhei horizontalmente pelo aquário , tentando dar alguma cobertura vegetal entre cada um para que possam sentir mais seguros. existe um por detrás do tronco que parece ninguém querer saber, tem lá ao lado o inflow do filtro e outflow por cima , pode dever se a esse facto.

 

peço desculpa pela qualidade dos vídeo e fotos mas na falta fé câmera vai a telemóvel que apesar de ter 8 mp parece não convencer muito.

 

https://youtu.be/U5CQe4-ibmI https://youtu.be/U5CQe4-ibmI

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ap. Hongsloi

 

Fêmea 1 - aparentemente dominante , faz-se dona de duas tocas.

a9dc4872e6e9a0d33f4b0ebf4113d665.jpgbbdbb316da3144f9056b6d5c3a7de47a.jpg60759a4b4e07273439fbbb03a73a4e15.jpg190147846f7448488035e7f163799893.jpg99ff6e28cf7104ec50a9dd0c4c76d2bd.jpg

 

Fêmea 2 - dominada assumida , não se faz a nenhuma toca mas parece a mais predisposta a desovar , anda constantemente amarelada.

123939572c73bedf91b311dd0fa30fd3.jpge289f68a19b13a22f55256e0f7420f55.jpg

 

Fêmea 3 - não consegui tirar foto mas anda numa das novas tocas e o macho vai frequentemente visita-lá e a fêmea aparentemente dominadora não passa por lá .

 

Fotos continuam com aquela qualidade mas é o que se pode de momento, aos entendidos , barriga avermelhada quer dizer alguma coisa ?

 

Cumps

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Próximo passo desse projecto passa por montar aquários de 60"30"30 para reprodução .

 

Tenho algumas questões, se poderem ajudar seria óptimo mantinha.

 

Estou a pensar em filtrar os aquários com filtros de esponja duplo, será suficiente ?

 

Os relatos do Fabio Silva ele utilizou esse sistema nos seus aquários em meados de 2012 ponderou substituir por filtros internos onde poderia colocar alguma cerâmica "Substrat pro" e turfa.

 

Segundo Ric. Gomes ele achou bastante prático e até disse que se fosse o caso de montar novamente sua bateria optaria por esse sistema.

 

Caso opte por filtros de esponja para a filtragem em questão devo usar uma bomba de ar para cada aquário ou um bomba de alto rendimento para vários ?

 

Atualmente tenho uma bomba que segundo fornecedor da para aquário até 150 litros será suficiente para dois ou 3 aquários ?

 

Obrigado

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yuni, desculpa a resposta tardia.

Devo dizer que gostava mais do layout antigo...

Quanto às folhas, vou sugerir-te o mesmo que sugeri ao Nuno Prazeres (não sei se ele já viu, vou consultar o tópico dele a seguir). Folhas de magnólia. Existem em algumas zonas da América do Sul, parece-me que não se decompoem demasiado depressa e o aspecto é bastante agradável.

 

Para um aquário dessas dimensões (o de reprodução), penso que o filtro de esponja duplo chegue. Mas tal como o Ricardo me aconselhou, deves ter uma esponja bem grande, ou no teu caso, duas, para garantir uma filtração óptima. E aconselho vivamente as bombas de ar da Tetra, são eficazes e extremamente silenciosas. Só têm uma saída cada. Podes adicionar turfa e cerâmicas em, por exemplo, meias daquelas de senhora, o efeito é mais ou menos o mesmo.

Sinceramente, não me fiava apenas nessa.

 

Tens uns belos apistos, mas as cores parecem um pouco "apagadas".

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gosto bastante do teu projecto...

Parabens

Obrigado Bruno, quero melhor nos anões, é partilhar tudo aqui , nem que ninguém comente funciona como diário para mais tarde recordar os passos que dei .
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yuni, desculpa a resposta tardia.

Devo dizer que gostava mais do layout antigo...

Quanto às folhas, vou sugerir-te o mesmo que sugeri ao Nuno Prazeres (não sei se ele já viu, vou consultar o tópico dele a seguir). Folhas de magnólia. Existem em algumas zonas da América do Sul, parece-me que não se decompoem demasiado depressa e o aspecto é bastante agradável.

 

Para um aquário dessas dimensões (o de reprodução), penso que o filtro de esponja duplo chegue. Mas tal como o Ricardo me aconselhou, deves ter uma esponja bem grande, ou no teu caso, duas, para garantir uma filtração óptima. E aconselho vivamente as bombas de ar da Tetra, são eficazes e extremamente silenciosas. Só têm uma saída cada. Podes adicionar turfa e cerâmicas em, por exemplo, meias daquelas de senhora, o efeito é mais ou menos o mesmo.

Sinceramente, não me fiava apenas nessa.

 

Tens uns belos apistos, mas as cores parecem um pouco "apagadas".

Hugo vi sim senhora , só estou a espera que chegue o outono para procurar por elas.

 

Quando ao sistema de filtragem obrigado pela dica, também pelo que li pareceu me suficiente para aquário de criação, algumas flutuantes e talvez algumas plantas ajude.

 

O filtro de esponja não são todos da mesma dimensão ou existem tamanhos , S, M, L, XL e XXL kkkk ? desconheço sinceramente nunca usei , só mesmo externo .

 

Mas em princípio não terá problema ser do maiores , agora é ir idealizando , os aquários estão encomendados e no final de setembro já os devo ter por casa, até lá tenho que ter o móvel que os vai receber feito.

 

A bomba que tenho é uma Marina 100 de 3.5W para aquários até 150 litros , ainda não o vi a funcionar , primeiro vou tratar esse é depois se o desempenho for bom compro para os restantes, também é de uma saída por isso terei de arranjar mais. Quanto a possibilidade de ser para mais de um aquário não existe nenhum "T" para esse efeito ? Não pesquisei hehehehehe

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A magnólia é uma árvore que vai perdendo folhas ao longo do ano, não precisas de esperar. A oferta que fiz ao Nuno, estende-se a ti também. Podes vir buscar, se quiseres, ou envio-te...

 

E sim, as plantas ajudam, sem dúvida alguma.

 

Eu penso que sim. Mas a esponja pode-se trocar e existem vários tamanhos e formatos disponíveis...

 

Não conheço essas bombas, mas penso que fará bem o serviço, hahah quanto aos T's, não sei se existem, mas se achares que essa bomba chega para todos (duvido bastante) podes sempre improvisar um, não deve ser difícil.

 

Abraço

  • Votar + 1

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado Hugo, se for para enviar agradeço, suporto os portes claro, é que tu és de um bocadinho longe (Santarém).

 

Em relação aos T's existem sim. 020a4cc4482f9ff7caff360aa5768aab.jpg

E em relação ao filtro de esponja duplo pelo que pude ver é tudo do mesmo tamanho pelo menos aqueles que estão a venda online.

 

Dimensões: esponja 8x5cm, todo o filtro 14,5x14,5x5cm

96dfa2794017d6bfebdee38b8dfaf518.jpg

 

Aqueles que são simples tem realmente várias dimensões.

8c6a0782220f661cfaddd31ce39ada75.jpg

 

Nos sites brasileiros falam em filtro esponja de esponja "grande" , visualmente parece muito igual aos outros, mas vou ver se algum diz as dimensões.

 

Quanto a bomba acho que fica mesmo um por aquário.

 

Bomba Ar Marina 100

 

Informação Técnica:

 

A bomba de ar Marina combina a saída de alto desempenho com um funcionamento silencioso. Uma fonte confiável de ar para aumentar o movimento da água e turbulência para uma oxigenação adequada. Disponível em dois tamanhos: aquários até 150 ou 100 litros.

 

bd1afdd8f345bcfaf87593d4a24a99ac.jpg

 

O meu é para aquário até 150 litros, pela informação técnica espero que a parte do alto desempenho e silêncio seja verificado na prática.

 

Abraço

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para não dizerem que é só sobre Hongsloi, vejamos um pouco os macmasteri, F0 by Aquoporto, a fêmea bem tenta mas ele não lhe liga nepia.

 

https://youtu.be/dRaoZXF1cbg https://youtu.be/dRaoZXF1cbg

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais