Identificação de sexo


Recommended Posts

Boas,

 

 

Há quem consiga com outro tipo de alimentação, microvermes por exemplo. Há quem diga que consegue com comida seca... na minha experiência, se não mexer, eles não comem. Eu pessoalmente gosto da artémia porque é relativamente fácil de eclodir, consegues saber quando vai eclodir para ter sempre alimento pronto e é bastante nutritiva.

 

 

Podes tentar com uma seringa injectar a comida junto aos alevins. Atenção que se for artémia tem de ser lavada para tirar o sal.

 

 

Num aquário comunitário... provavelmente sim. Ou alguem come os ovos (os ancistrus, por exemplo), ou depois de nadarem livremente alguem os vai comer. Isto partindo do princípio que não são os pais por ficarem stressados.

 

Eu tive uma experiência com escalares (que são maiores que o rams, mas o processo é muito semelhante) em que os cardinais dizimaram uma ninhada inteira em segundos enquanto a mãe foi comer.

 

Se queres que sejam os pais a criá-los, aconselho-te um aquário só para eles.

 

Cumps.

Obrigado micro... Tal como pensei ja nao restam ovos... Fiz agora o tpa e vou pensar num aquario à parte... O filtro para os ovos basta pedra difusora ou com esponjas?

 

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

O que eu dou é da marca sera nos primeiros dias um pó verde com uma seringa com água e depois artemia com força e não te preocupes que eles comem

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

O Bruno tem razão o melhor era um aquário só para eles

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Nao foi desta Jose... Vou deixa los amadurecer e pensar num aquario pequeno para eles... O aquario deve ter so vidro ou areao? Tens alguma ideia do filtri como perguntei ao micro?

 

Obrigado aos 2

Cmps

 

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao teu gosto eu gosto com areao

O filtro compras um daqueles de esponja baratos serve perfeitamente mas pensas em colocar lá só os ovos ou o casal?

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao teu gosto eu gosto com areao

O filtro compras um daqueles de esponja baratos serve perfeitamente mas pensas em colocar lá só os ovos ou o casal?

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

O casal...

 

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para o casal, não podes pensar em comprar o aquário para os mudar só na altura (pelo menos acho que eles não vão gostar muito assim)... tem de ser um aquário onde eles se sintam bem e façam lá as posturas. E não pode ser assim tão pequeno.

Se os quizeres manter no comunitário e mudar só os ovos, então arranja um aquário pequenino só para servir de maternidade (uma maternidade rígida dentro do aquário ou do tipo hang-on também serve), enches com água do aquário principal, colocas uma bomba de ar com pedra difusora e mudas para lá só os ovos.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Micro e obrigado pela paciencia...

 

Será errado tentar a criação num aquario apenas com vidro e pedra? Tipo discus?

Um bocado de musgo pelo meio?

Para o casal fazer a reprodução?

Pensei num cubo de 30cm

Editado por Bruno Inacio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu cheguei a tentar com um aquário de 45cm... com areão, pantas, filtro e iluminação tudo certinho. Eles stressaram por falta de espaço tive que os voltar a colocar no comunitário. Não me parece que te safes com 30cm.

 

Corrijam-me se estiver errado, mas diria que para um casal de rams, no mínimo será um aquário de 60cm.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É complicado tirar o casal agora por causa do stress , temperatura, água , espaço tudo o que os envolva mais vale deixares onde estão e retirar os ovos

 

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Terei de tirar o casal de lá... Vou montar um cubo de 30cm só para eles 2 e tentar que se ambientem de novo... Talvez dentro de um mês se sintam "em casa"...

Estava a pensar so vidro mas vou desisti dessa ideia...

 

Obrigado aos 2

 

:)

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tinha dito isso, no entanto vou dizer só mais uma vez... um cubo de 30cm é demasiado pequeno para um casal de rams.

 

Se ainda assim não mudares de ideias, uma boa filtragem (filtro externo) é essencial, TPA's com regularidade e plantas de forma a eles se conseguirem esconder se quiserem para se sentirem confortáveis.

 

Boa sorte,

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta... Segui os vossos conselhos e fui para um aquário de 60x30x30...

Fotos:

2015-08-28%2008.52.42_zpsts84u86f.jpg

 

Já com alguma água do outro aquário:

2015-08-28%2009.09.12_zps7m2gemty.jpg

 

O macho já anda atrás dela outra vez... Agora com a mudança do aquário, vai acalmar mas não deve tardar a "puxar" por ela...
Quando existirem novidades, partilho

Cmps

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Bruno, olhando agora para aquário não acho que ficou melhor servido ?

 

Eu também já estou a caça, compraste um kit ou é usado ?

 

Partilha aí o setup homem , umas plantas e uns musgos vao ajudar muito . abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não te esqueças do ciclo... não basta colocar água do outro aquário (eu nem sequer o fazia), tens de fazer o ciclo ao aquário desde o início.

 

Já agora... a meu ver esse filtro é insuficiente. Para esse aquário, um externo, sem dúvida.

 

De resto, como disse o Yuny, umas plantas vão ajudar bastante, parece-me muito despido para os rams se sentirem confortáveis.

 

Faz isso com calma, os peixes vão agradecer.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boa Bruno, olhando agora para aquário não acho que ficou melhor servido ?

 

Eu também já estou a caça, compraste um kit ou é usado ?

 

Partilha aí o setup homem , umas plantas e uns musgos vao ajudar muito . abraço

Boas...

O aquário é bem melhor... Ja tem calha de led e dei 50 euros no olx...

O setup fica para breve... A areia q tenho é minima e nao dá para plantas... O musgo está para breve...

No comunitário vou meter um casal de apistogrammas... Depois partilho fotos

 

Cmps

 

 

 

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Editado por Bruno Inacio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

O aquário é bem melhor... Ja tem calha de led e dei 50 euros no olx...

O setup fica para breve... A areia q tenho é minima e nao dá para plantas... O musgo está para breve...

No comunitário vou meter um casal de apistogrammas... Depois partilho fotos

 

Cmps

 

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Boas Micro... Essa dica ja nao veio a tempo... Ja mudei o casal para o novo aquario...

Relativamente ao filtro, tb gostava mas alem de nao ter euros agora, acho que a mulher me metia na rua...

Cmps

 

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Ele anda assim...

 

 

a024de87740915cf5dfe8ef39e2134b7.jpg

 

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso promete, vaí com calma , quanto as plantas , Anubias, fetos de Java agarradas ao tronco , mundo nas pedras vai correr bem, umas folhas no fundo também seriam bem vindas .

 

Espreitei ai um vaso, usa a técnica do Ricardo, vasos com anubias, espreita lá o post dele .

 

abraço

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não te esqueças do ciclo... não basta colocar água do outro aquário (eu nem sequer o fazia), tens de fazer o ciclo ao aquário desde o início.

 

Já agora... a meu ver esse filtro é insuficiente. Para esse aquário, um externo, sem dúvida.

 

De resto, como disse o Yuny, umas plantas vão ajudar bastante, parece-me muito despido para os rams se sentirem confortáveis.

 

Faz isso com calma, os peixes vão agradecer.

 

Cumps.

Boas Micro...

 

Essa dica ja nao veio a tempo... Ja mudei o casal para o novo aquario...

Relativamente ao filtro, tb gostava mas alem de nao ter euros agora, acho que a mulher me metia na rua...

Cmps

Isso promete, vaí com calma , quanto as plantas , Anubias, fetos de Java agarradas ao tronco , mundo nas pedras vai correr bem, umas folhas no fundo também seriam bem vindas .

 

Espreitei ai um vaso, usa a técnica do Ricardo, vasos com anubias, espreita lá o post dele .

 

abraço

O que acham das plantas do pingo doce?

 

Vem nuns vasos...

Editado por Bruno Inacio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ja andei a tentar perceber...

Tomei conhecimento delas num grupo de aquariofilia no face e existem a nivel nacional... :S

Dizem que sao de aquario mas que sao mais caras... Custam 3 euros

 

Consegui encontrar o post com foto e tudo...

Nao sei que pensar...

Capturar_zpszhnrpu0e.png

 

 

 

Uma foto do aquario actual...

2015-08-29%2011.33.22_zpskdkp1xzs.jpg

Editado por Bruno Inacio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconhecia esse post , vê o feedback do facebook para ver o que o pessoal diz , se comprares podas podem sair mais baratas para essa dimensão não precisas de um plantado mas sim de algumas plantas air ajudem na filtragem .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Anúbias, valisnérias nana, fetos de java, musgo de java... todas estas se vão dar nesse aquário (mesmo com areia). Comprar podas é sempre uma opção mais barata... eu não arriscava essas do pingo doce. Se procurares nos classificados aqui do forum, de certeza que vais arranjar... por vezes até há pessoal que oferece. A sugestão de por folhas no fundo também é muito boa. Só tens que ter cuidado para não as deixar apodrecer e causar poluição. Podes também colocar umas cascas de côco para eles se esconderem se quiserem.

 

Agora uma coisa é certa... eles não gostam de aquários despidos e isso nota-se nas fotos que colocaste. Estão sem cor e na última foto até está aterrado no areão... um claro sinal de stress.

 

Quanto ao ciclo/filtragem, aconselho-te a controlares os nitritos/nitratos e a fazeres TPA's regulares. Faz as coisas com calma... na aquariofilia nada se faz com pressa.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais