Falta de circulção/ Filtro novo


mfaria

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Neste momento estou a notar uma falta de circulação da água no aquário que está a criar tipo uma penugem (pó) nas plantas.

Neste momento tenho dois filtros a funcionar um eheim 2217 (1000l/h) e um fluval 404 "cansado" (1400l/h) total consumo Watts 40 - 20w cada

Agora estou num dilema que não sei bem o que comprar.

Estava a pensar em grande e a ponderar o FX4 mas há quem diga ser demais para o meu aquário, a outra opção passa pelo Fluval 406 ou o JBL E1501 ambos fazem cerca de 1400l/h, mas fico com receio que seja pouco e o problema persista.

Alguém usa o FX4? Qual a vossa opinião.

 

O meu aquário vejam a assinatura Echoes of Nature.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Portanto é um 90x50x50 né? Dá 225 litros brutos. Ora contando com 200 litros uteis e fazendo as contas a 5 vezes o volume se calhar o melhor era um Ehein 4 600. Faz 1250 l/h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Portanto é um 90x50x50 né? Dá 225 litros brutos. Ora contando com 200 litros uteis e fazendo as contas a 5 vezes o volume se calhar o melhor era um Ehein 4 600. Faz 1250 l/h.

Onde viste as dimensões?

Mesmo com o eheim 600... Ele tem mesmo sujos 2 filtros a litrar mais que isso é diz ser pouco.

 

Ok já percebi, quer passar só a um filtro ... E se for um filtro e uma bomba de circulação?

Mas aí os consumos ficam na mesma e o aquário perde matéria filtrante e biológica ...

Editado por AndrePeixoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Obrigado a todos pela ajuda.

Sim o aquário tem 90x50x50 225 litros bruutos e é um plantado (dutch) o que é preciso ter algum cuidado com a circulação ou seja tem de ter circulação suficiente mas se for demais poderá estragar.
A ideia principal seria retirar os dois filtros e por um só por duas razões primeira estética e segunda consumos.
Tento em conta todos esses pormenores eu estava a pensar no Fluval FX4 devido à sua capacidade de filtração 2650 L/H e que apenas consome apenas 30W menos 10W que os meu dois.

Sei que isso é uma questão "só experimentando para se ver" mas não tenho essa possibilidade porque depois de comprar já não há volta a dar e ele não é propriamente barato.

 

Obrigado

Cumps.

Marco Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa opção e podes pôr uns lilys para diminuir a corrente. Fica mais estético e funcional. Depois se desmontares esse e fores para outro que precise de mais corrente tiras os lilys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar vou dizer uma parvoíce, mas um Eheim 2217 com lily pipes como dever ser, fazendo uma manutenção adequada (inclui limpar a mangueira de sucção quando necessário), não é suficiente?

Eventualmente ajudado por um Aquaclear 30 para movimentação de água à superfície.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Esse tal de pò nas plantas parece me algas mais propriamente Diatomáceas ou gda, que de nada têm a ver com falta de circulação, sinceramente 2650l/h parece me exagerado para um aquario de 90cm estavas bem servido com 1 que faça cerca de 1000l/h reais como o jbl e1501 ou outro qq da eheim com a mesma capacidade.. corrente a mais não é bom em nenhum plantado..

E como ja foi dito a limpeza regular das manguerias, filtro etc é indispensável ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

os filtros que tens são mais do que suficientes para essa litragem, algo se passa..., mangueiras sujas/limpeza das massas filtrantes ou outra coisa qualquer.

 

ainda por cima num dutch as plantas asseguram a maioria da filtragem. eu tenho um Eheim 2213 num 80.40.40 e chega bem, só precisa de limpeza de 2 em 2 meses +/- :sorry:

 

verifica o que se passa, pois algo está errado!

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais