Entropia Verde


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boas pessoal...

Vou aqui iniciar um tópico um pouco diferente dado ser um aquário que existe mas que não está na minha posse, aliás está em casa de uma pessoa que nada entende do assunto.

Trata-se da montagem que realizei no workshop da petfestival sobre low-tech e para principiantes, mas em que existe algum aquascaping, sobre como é possível ter aquários bonitos com pouca manutenção e alguma paciência.

O objectivo é estar exposto na próxima edição, a de 2017, que como vão ver mais abaixo é capaz de ser difícil.

Esta montagem foi feita em 15 min mas o objectivo era mostrar que qualquer um de nós, por poucos conhecimentos que tenha, consegue algo que não envergonhe ninguém e explicar os principios básicos da aquariofilia.

Todos nós vivemos viciados em CO2, iluminação, fertilização e afins o que obriga a uma manutenção mais cuidada mas este não é nada disso. Sem TPAS regulares (duas por ano) com pouca fertilização, sem CO2, com pouca iluminação....com pouca manutenção.

 

Então vamos lá:

Nome: Entropia verde (Contribuição do António)

Capacidade: 145l - 77CX42PX45A

Iluminação: 2x24w - t5, não sei a idade das lâmpadas,

Filtro - Rena XP2. 1150l/h

Termostato - 200w

Substrato inerte - elos (oferta casa dos discus) e tropica (oferta do Pedro Rosa). Os dois misturados.

Substrato fértil - não tem. coloquei apenas umas pastilhas que tinha por casa a apodrecer sem saber o que lhe fazer

Fertilização - EI. Semanal . 8ml de solução macros e 4 ml de solução micros

Plantas - Fetos (diferentes variedades), Anubias (diferentes variedades) e criptos (diferentes variedades) e uma bolbitis - Oferta do Ecoárium e do Pedro Rosa

Hardscape: rochas cedidas pelo fórum e uma rocha falsa da arthandacer, Troncos cedidos pelo fórum

Obviamente também o agradecimento pela a cedência do aquário, filtro e termóstato.

Fauna: 10 cory anãs, 8 C. japónica, 2 ottos, 27 Tetra cobre, 2 beaufortia Leveretti

 

Venham as fotos:

 

Começou assim na petfestival, dia 31 de janeiro

 

gallery_11684_2279_2160371.jpg

 

 

Depois do transporte até a 3º andar. Quando o meu amigo me mandou fotos ia-me dando uma coisinha má. tudo virado do avesso, plantas debaixo de pedras e substrato

 

gallery_11684_2279_62415.jpg

 

Qualquer semelhança com a montagem inicial era pura coincidência e já estão a ver como vai ser possível devolve-lo em condições para ser exibido

 

gallery_11684_2279_30785.jpg

 

gallery_11684_2279_65285.jpg

 

Na 3a feira de Carnaval lá vou eu tentar remontar coisa e assim surgiu a versão 2

 

gallery_11684_2279_166564.jpg

 

Entretanto todas as criptos e alguns do fetos fizeram melt tak foi a tareia que levaram, alem de terem ficado muito partidas. Presentemente tudo a recuperar e as plantas já estão a recuperar.

 

gallery_11684_2279_130746.jpg

 

A fauna entrou dia 20 de Fevereiro - C. Japonicas, umas corys anãs, um cardume de 27 dos quais n me lembro o nome e mais estes dois amiguinhos aqui em baixo. Quem quiser ajudar agradeço

 

gallery_11684_2279_130748.jpg

 

Manutenção até agora - fertilização semanal e reposição de água evaporada. Mais nada.

 

E é tudo...vou dando noticias, mas com calma.

Editado por Vasco Ferreira
8
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fauna entrou dia 20 de Fevereiro - C. Japonicas, umas corys anãs, um cardume de 27 dos quais n me lembro o nome e mais estes dois amiguinhos aqui em baixo. Quem quiser ajudar agradeço

 

gallery_11684_2279_130748.jpg

 

Bom, como tens 2 espécies diferentes, e ainda por cima em número de 2 elementos na foto, não sei a que dois amigos te referes :)

 

Se são os que estão no areão, e pedindo desde já desculpas pelo erro mas dado que ando afastado disto há uns tempos, posso estar equivocado, penso que sejam Beaufortia Leveretti (http://www.fishbase.org/summary/55033)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal vou atualizar a fauna.

Fábio, ambas as montagens fui eu que realizei mas em dias diferentes. O inicial estava mais composto ao nível de flora, mas com o que sucedeu muitas plantas tiveram de levar grande podes (folhas estragadas) e ainda muitas plantas fizeram melt e só agora começam a recuperar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não serão sewellia lineolata?

 

Boa montagem, na verdade acho os lowtech mais próximos da realidade, os high-tech têm (cada vez mais) tendência a parecerem dioramas, com pássaros em forma de peixes.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Mês dois e tudo ok... tranquilo com'ó esquilo, na descontra com´à lontra! :)

 

Sem nada de especial a não ser que as corys anãs na se deram muito bem e morreram algumas (mas foi apenas esta espécie). Também penso que o aquário foi povoado em demasia todo de uma vez ao fim de 20 dias o que foi esticar a corda.

Os vidros ainda não foram limpos, n foi feita nenhuma TPA, as plantas recuperam bem depois do melt e a fertilização passou a ter uma pausa de uma semana a cada 4 semana.

Basicamente não se mexeu no aquário.

 

gallery_11684_2279_420282.jpg

 

 

gallery_11684_2279_1122906.jpg

 

 

Para o mês que vem haverá mais novidades....

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco está com óptimo aspecto! Lá se compôs, a acompanhar. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, boa ideia a de fazer uma montagem com poucas necessidades de manutenção.

Quando mostro ou digo que tenho um aquário a pessoas que não conhecem o hoby,

um dos comentários é : isso dá muito trabalho!!!

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários,

Não Ignace, nova montagem não está nos meus planos. A logística necessária neste momento tira-me a vontade toda. Mas tlv uma pseudo remontagem do que já existe. Ando numa de experimentar..

 

Claudius é verdade, é um mito que convém desmistificar. Esse e outros associados à aquariofilia, muitos criados pelas próprias marcas para venderem. Criaram-se muitas necessidades fictícias que se "falam" como verdades absolutas necessárias para ter um aquário bonito e saudável e tal, em muitos casos, simplesmente não é verdade.

 

Abraço e vou dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Passou mais um mês e as coisa vão correndo.

Não estive ao pé do aquário desde a última vez mas pelos vistos está tudo ok.

Este fds devo ir ver o que se passa e apenas dar uns toques numas anubias que se soltaram e tlv limpar os vidros pela primeira vez.

Estes são sãos os crescimentos, sem substrato fértil, sem CO2e com pouca e velha luz! :) As pedras parecem que foram colocadas ontem!!!

 

gallery_11684_2279_52544.jpggallery_11684_2279_12777.jpg

 

gallery_11684_2279_132093.jpg

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

 

Isso está mesmo com bom aspecto, é daqueles que já não dá trabalho nenhum?... tpa's e pouco mais não é? ;)

 

Gosto da naturalidade dele.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem TPAS....apenas 2 por ano se tanto! só alimentar os peixes e fertilizar umas vez por semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas uma foto (manhosa) após a manutenção... limpeza de vidros, pequena poda e recolocação de plantas.

 

 

gallery_11684_2279_548888.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Finalmente tive a oportunidade de avaliar ao vivo esta montagem do Vasco e deixo aqui as imagens possíveis. Obrigado ao Vasco, Vitor e respectivas ladies a hospitalidade e o convívio. Pena a sobremesa ter tido um sabor amargo :P

Por partes: primeira foto antes da "manutenção":
IMG_9156_zpsa4kiaumv.jpge pós-manutenção:
IMG_9168_zpscfz5i9gr.jpg
Só um olhar experimentado vai ver as diferenças :P
Vista lateral:
IMG_9162_zpsqo8saese.jpg
IMG_9157_zpsczpczy64.jpg
pormenores da fauna:
IMG_9174_zps5lmlx0bf.jpgIMG_9173_zpssolc1rg8.jpgIMG_9170_zpsgmq7plg0.jpgIMG_9169_zpslm1kaz3n.jpgIMG_9166_zpsiwlyfyfu.jpgIMG_9161_zpszmbzyhdz.jpg
o "artista" com a sua ferramenta profissional :P
IMG_9164_zpscgrh2uog.jpg
e a avaliar o seu trabalho:
IMG_9163_zpsxr95jpnv.jpg
Espero que tenham gostado, assim que possível nova visita para ir mostrando mais imagens.
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado eu pelas fotos e companhia.... apenas referir q a manutenção foi apenas limpeza rápida dos vidros e corte de algumas folhas. A tpa ficou para outra altura

 

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preguiçosos, tpa népia!!! :tongue::tongue::tongue::tongue:

 

Tá porreiro, as fotos também!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Continuando o report...

A preguiça continuou durante quase dois meses e a manutenção acabou por ficar para dia 10 de Agosto.

Nesse dia a montagem levou a primeira TPA (50%) e fez-se a também a primeira manutenção ao filtro.

Não se fez a limpeza dos vidros pq não era necessário.

E pronto, daqui a uns tempos actualizo,

 

gallery_11684_2279_92417.jpg

 

gallery_11684_2279_159998.jpg

 

gallery_11684_2279_171904.jpg

 

Como se comprova ter um aquário dá pouco trabalho e a pessoa que o tem continua a entender patavina de aquariofilia!!!! ;) Sei que este tem poucas plantas e um layout muito simples mas se fosse um layout mais complexo a coisa passava-se da mesma maneira.

 

Abraços

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua com bom aspecto Mestre!!!!

Faz favor de actualizar sempre que possível!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Passaram mais 3 meses desde a última vez que estive ao pé deste menino e ng mais lhe tocou desde lá , a pessoa em causa apenas alimenta e fertiliza semanalmente.

Ontem levou uma pequena poda e uma limpeza aos vidros.

Ainda n foi desta que levou a 2a TPA.

As fotos foi o que se arranjou, um pouco turvas devido à limpeza dos vidros.

 

8054601f8290543c15d04f6e1fceed59.jpg

 

23c4e99b84d0b7b7549f5d3f1e8f7b07.jpg

 

 

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adiciona mais duas fotos enviadas pelo "dono", agora já com a água menos turva.

André, fertilização semanal (1x), solução macros (8ml) e micros (4ml). No primeiro fds de cada mês n se fertiliza.

95c9d2d3017291d5c83eb0d8d7bb9427.jpg

 

f1e0c416429acabc97b995735a41d161.jpg

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.