Ajuda com calha de led`s


formigalx

Recommended Posts

Boas

 

Comprei este fim de semana, na loja dos chineses, uma "calha" de 90 led`s de 9w, por um preço bastante simpatico e que no meu aqua de camarões de 60 cm é excelente.

 

O problema é que a dita "calha" é uma calha de emergencia, daquelas que estão constantemente ligadas á electricidade e quando esta falha a calha liga-se automaticamente.

 

O que eu queria saber é se há maneira de manter a calha acesa quando está ligada á corrente, pois com ela ligada á corrente não acende, sómente quando a desligo é que acende.

 

Desde já agradeço pelas respostas.

 

2014_09_29_21_42_33.jpg

PA020081.jpg

PA020082.jpg

PA020083.jpg

PA050085.jpg

PA050086.jpg

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Forma, de certeza que há... Nem que implique abrires a caixa e fazeres umas ligações directas de entrada aos leds, fazendo um 'bypass' aos sensores de falha de energia :tongue:

 

Mas sem ver as entranhas da calha, é difícil ajudar.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

podes fazer de uma maneira mais "simples", metes um temporizador, mas neste caso, selecionas as horas em que pretendes que teja desligada.

 

ao desligar o temporizador, acende-te os led´s.

 

assim sem abrir calhas etc, parece-me ser a maneira mais simples.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o CampoPeixes diz não funciona sempre, pois se a luz falhar em casa, vai acender na mesma

 

De qualquer das formas, vais precisar sempre de um temporizador ou então fazer tudo manualmente :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto custou a calha ?

 

19,50 euros

 

Viva,

 

Forma, de certeza que há... Nem que implique abrires a caixa e fazeres umas ligações directas de entrada aos leds, fazendo um 'bypass' aos sensores de falha de energia :tongue:

 

Mas sem ver as entranhas da calha, é difícil ajudar.

 

cumps

 

Vou tentar abrir a calha para tirar uma foto por dentro e depois posto aqui.

 

viva,

 

podes fazer de uma maneira mais "simples", metes um temporizador, mas neste caso, selecionas as horas em que pretendes que teja desligada.

 

ao desligar o temporizador, acende-te os led´s.

 

assim sem abrir calhas etc, parece-me ser a maneira mais simples.

 

Cumprimentos

 

É como estou a fazer agora, ela aguenta muito tempo acesa, mas vai diminuindo de intensidade á medida que a bateria vai indo abaixo.

 

Na foto do lado direito parece ter um botão, qual é a função dele?

 

O Botão lateral é para escolher entre 2 intensidades (+ e - forte)

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O chip verde do fundo da imagem... Consegues virá-lo para ver as ligações?

 

Porque a energia entra pelo cabo de entrada ligado à parede, e essa energia tem ir para um transformador/driver, para ser adaptado/transformado em energia própria para alimentar os leds. Se conseguires achar esse caminho sem passar pelo conjunto de baterias de armazenamento + temporizador, tá feito :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que faz aquele interruptor acionado pelo cordel?

 

É somente mais um interruptor, como isto é uma calha de emergência, podes deixa-la pendurada numa parede e quando falta a electricidade o cordel serve para ligar e desligar a luz normalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmmm, pelas ligações que eu vejo, isso é mesmo à chinoca, todas as 'secções' umas em cima das outras, não fazem grande distinção do que é do driver dos leds, da bateria, dos leds em si e da entrada... Têm tudo ligado ao chip e pela ligação dos condensadores e diodos não me parece que seja aconselhável de todo tentar fazer um bypass ao sistema de detecção de falha de energia.

 

Não me querendo armar em electricista, mas parece complicado fazer alterações a isso sem estar com o material na mão. Se fosse para funcionar, teria que se desligar o sinal que entra na detecção de falha de energia, sem cortar os fios de entrada e depois, se necessário, fazer o bypass que referi acima.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmmm, pelas ligações que eu vejo, isso é mesmo à chinoca, todas as 'secções' umas em cima das outras, não fazem grande distinção do que é do driver dos leds, da bateria, dos leds em si e da entrada... Têm tudo ligado ao chip e pela ligação dos condensadores e diodos não me parece que seja aconselhável de todo tentar fazer um bypass ao sistema de detecção de falha de energia.

 

Não me querendo armar em electricista, mas parece complicado fazer alterações a isso sem estar com o material na mão. Se fosse para funcionar, teria que se desligar o sinal que entra na detecção de falha de energia, sem cortar os fios de entrada e depois, se necessário, fazer o bypass que referi acima.

 

cumps

 

Boas

 

E comprando algum tipo de transformador e eliminar a placa e fazer uma ligação directamente do "transformador" aos led`s?

 

Se for possivel fazer isso, que "transformador" posso usar e como posso fazer ?

 

Não percebo nada de eletronica, se alguem me podesse informar que tipo de "transformador" usar e o esquema de como fazer, agradecia.

 

Cumps.

 

Nuno

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve dar, mas precisas das especificações do tipo de led, saber o tipo de ligação dos leds na placa onde estão inseridos e depois conseguir encontrar um driver (pois parecem-me ser de corrente constante e não tensão constante, portanto não é de transformador) adequado ao conjunto.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio dará, depende dos drivers que existem no mercado. Pode até calhar valores em que precises de mais que um driver e individualizar os leds... Só vendo mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Deixa propor uma alternativa mais facil. Ligar um transformador onde as baterias estão hoje ligadas. Assim funciona como se as baterias duram toda a vida.

Só teriamos de descobrir a tensão (volts) das baterias. Para isso, ou elas tem algo escrito ou tens de usar um multimetro.

 

Trabalho em miraflores e se quiseres podes passar por lá á noite e fazemos essa medida.

 

pjf

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

se essa calha for igaul á minha, então a solução é simples.

1º veja se lateralmente tem um interruptor de três posições igual a este:

 

IMG_20141013_124757_zpsebb1a79a.jpg

 

IMG_20141013_124706_zps3b0f5e54.jpg

 

se assim for a posição do meio serve para o tal serviço de emergencia, em que por falta de energia os leds acendem.

as duas outras posições fazem acender os leds como simples interruptores, para um lado mais intensidade para outro menos.

se assim for não necessita fazer nada, pois basta ligar este interruptor para um doas lados que a calha fica sempre acesa, pode ligar a ficha a um relógio para programar o tempo que quer a calha acesa.

 

eu na minha calha como como precisei das pilhas, retirei-as e voltei a fechar a calha não fiz alteração nenhuma

 

IMG_20141013_123724_zpsf199cde8.jpg

 

oxalá tenha ajudado

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais