The Desert II...


Filipe Sampaio

Recommended Posts

Boas amigos...

 

Depois de ter desmontado o The Desert original ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248937&page=2 )

fiz um reset e cá está ele de novo...

Espero que corra melhor...

 

Data da montagem :03/06/2016

 

Setup:

Aquário 100x45x45 ( 200l ) by Ecoarium

Filtro JBL CristalProfi e 1501 greenline

Aquecedor JBL Protemp s 300W

CO2 pressurizado

Calha led diy com 110w, 6500k e 7500 lumens ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=247253 )

Hardscape:

JBL manado

JBL aquabasis

Pedras vulcânicas

Flora:

Eleocharis acicularis 'mini'

Micranthemum 'Monte Carlo'

Rotala bonsai

Alternanthera reineckii 'Mini'

Alternanthera Rosifolia

Musgo de pelliaHemianthus micranthemoides

Rotala Rotundifolia
Sagitaria subula
Ludwigia-repens-Rubin
Limnophila-sessiliflora
Heteranthera-zosterifolia
Egeria densa
Cabomba caroliniana
Fauna:
10 Tanichthys micagemmae
10 Tetra Neons
Camarões red cherry
Anentome Helena
Bem para já é isto...os camarões ainda não entraram talvez lá para o fim de semana.
Em relação ao anterior mudei a fauna quase toda ficando só com os Neons e com os Tanichthys.
Neste momento a minha unica duvida é se quando começar a fertilizar se vou continuar a usar o metodo EI .
Agora umas fotos que é o que a malta gosta...
( não são muitas e são fraquinhas mas para já é o que tenho...)
20160604_040704_zpsopzz5oq5.jpg Este fundo já saiu...o vinyl não colou como devia e ficou assim...
20160604_040824_zpsg2enmu3r.jpg20160605_211201_zpsm3oh8rpy.jpg20160605_211549_zps4kyvbjuv.jpg
Cumprimentos...
Editado por Filipe Sampaio
  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Parece-me boa a ideia da colocação das pedras, embora que só quando a flora crescer é que vais poder moldar à tua medida, se jogares bem com a flora isso vai ficar xpto :)

 

Vou acompanhar amigo! ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

Sim o objetivo é mesmo esse deixar crescer e ir moldando...

Vamos ver como corre desta vez , espero não ter de voltar a lidar com as algas outra vez é que não tenho a certeza do que provocou aquilo no outro...

Obrigado pelo coment...

 

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o objetivo é mesmo esse deixar crescer e ir moldando...

Vamos ver como corre desta vez , espero não ter de voltar a lidar com as algas outra vez é que não tenho a certeza do que provocou aquilo no outro...

Obrigado pelo coment...

 

Cumprimentos

O controlo das algas assim que aparecerem será vital para a saúde e aparência geral do aquário. Algas aparecem em qualquer aquário.

Vou seguir.

Boa sorte... II.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Eu sei que sim mas no meu caso o difícil foi descobrir o que estava errado por mais que eu fizesse cada vez ficava pior...

Eu estive a rever os passos todos que dei e acho que os dois maiores erros foram :

-em primeiro o co2

Tive uns problemas com o regulador e com o solenoide e não consegui manter estável.

-em segundo a fertilização.

Acho que comecei a fertilizar muito cedo e com o método EI.

Como as plantas eram de crescimento lento e eram podas de outro aquario , por isso não tinham raiz , demoraram muito a consumir os nutrientes da fertilização.

 

Espero desta vez conseguir controlar isto.

Obrigado

 

Cumprimentos

Editado por Filipe Sampaio

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nesse aspecto, o que me safou logo de início foi ter muitas plantas de crescimento rápido e a fertilização inicial apenas era o tropica specialized (durante o 1º mês) depois passei a EI, mas eu aposto mais em boa filtragem e 2 tpa's por semana (sáb. 30% - quart. 10%).

 

Como cada caso é um caso, só tu podes analisar esse pormenores a olho! ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos

Preciso de uma ajuda:

Neste momento ainda não estou a fertilizar pois uso o método EI não queria estar a saturar a água com nutrientes até as plantas estarem enraizadas. Neste momento estou a dar carbono líquido e ainda não tenho co2 devido a um problema no redutor a minha questão é se posso dar o seachen flourish que ainda tenho cá por casa ou ainda é cedo para começar a fertilizar?

O flourish vale a pena?

 

Obrigado desde já...

 

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Filipe,

 

Eu ando nisto há pouco tempo, todavia questiono porquê tantos lumens, ainda por cima se CO2 pressurizado. Ou já tem?

Mesmo no princípio, eu não deixaria de utilizar algo tipo: ADA Green Brighty Step 1 + ADA Brighty K + Seachem Iron.

 

Quanto ao que é isso, não sei. Mas está a caminho de esparregado 😝

 

Cumps

 

José

 

P.S. Uma circulação adequada da água é muito importante. Diz quem sabe, não sou eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

Desde já obrigado

Sim já tenho o co2 à uma semana.

Os lumens estão mais ou menos pela tabela da tropica mas só tenho isto a trabalhar com 80% da potência.

Não queria gastar mais dinheiro em fertilização pois tenho aqui os EI by ecoarium que comecei hoje a usar.

Circulação reduzi hoje um pouco pois até às plantas se soltavam...

Pelos vistos vou mesmo fazer esparregado...☺

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dei uma olhadela rápida à calha, mas não li em pormenor.

Qual o ângulo que abrangem esses LEDs?

 

Vou dar aqui um bitaite: experimenta tapar metade dos LEDs azuis e dos LEDs vermelhos.

Podes usar uns pedaços de fita.

Esses LEDs são de marca boa, tipo Cree, Samsung ou Osram?

 

Já viste algum aquário plantado numa loja de referencia com LEDs de várias cores?

 

Eu sei que a Zetlight tem LEDs azuis e vermelhos, mas há LEDs e LEDs...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos

O que será isto?

ac51f08b4cf0dd460b0b2f4a44ea33fc.jpg

ed693506f03f49eab9a08377b971a80e.jpg

 

Cianobacterias? ?

 

Como me livro disto..?

Sim, isso sem duvida são cianobacterias mais conhecidas por BGA, as causas conhecidas pelo aparecimento dessa alga são a falta de nitratos, excesso orgânico, fraca circulação de agua, ou iluminação envelhecida, como tens leds não creio que esta parte se aplique a ti.

Agora soluções para isto, aumenta os nitratos, revê a corrente do filtro, remove manualmente o mais que consigas da alga e mete o co2 a trabalhar assim que possível para acelerares o metabolismo das plantas ficando assim a BGA com menos recursos para ela.

Podes também desligar o filtro aplicar flourish exel directamente sobre a alga esperares uns minutos fazer uma tpa e voltar novamente a ligar o filtro, repetes este processo durante uns dias. Depois disto é só teres paciência, em ultimo caso tens sempre o apagão de 3 dias.

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Nuno C.

 

Editado por Nuno C.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os leds têm lentes de 120°.

A marca é chinoca...

Por acaso já tinha posto essa hipótese mas como não encontrei nada sobre isso fiquei na mesma.

Como tenho o controlador posso desligar os sectores das cores.

Sim, isso sem duvida são cianobacterias mais conhecidas por BGA, as causas conhecidas pelo aparecimento dessa alga são a falta de nitratos, excesso orgânico, fraca circulação de agua, ou iluminação envelhecida, como tens leds não creio que esta parte se aplique a ti.

Agora soluções para isto, aumenta os nitratos, revê a corrente do filtro, remove manualmente o mais que consigas da alga e adiciona plantas de crescimento rápido ex. foxtail , hidrofila diformis etc.

Podes também desligar o filtro aplicar flourish exel directamente sobre a alga esperares uns minutos fazer uma tpa e voltar novamente a ligar o filtro, repetes este processo durante uns dias. Depois disto é só teres paciência, em ultimo caso tens sempre o apagão de 3 dias.

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Nuno C.

 

Boas Nuno

Por acaso já tinha lido sobre o apagão o resto não sabia que também funcionava com as Cianobacterias.

A circulação eu tenho até demais ainda hoje estive a reduzir o caudal porque as elodeas quase que partiam algumas eram arrancadas.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Otimo, então remove manualmente o mais que possas da alga diariamente, e não te descuides senão isso espalha-se pelo aquario todo.

Com alguma sorte daqui a 10 dias já tens isso limpo.

 

Cumprimentos

 

Nuno C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Otimo, então remove manualmente o mais que possas da alga diariamente, e não te descuides senão isso espalha-se pelo aquario todo.

Com alguma sorte daqui a 10 dias já tens isso limpo.

 

Cumprimentos

 

Nuno C.

Vou fazer isso...

Obrigado

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção.

Não confundir caudal com circulação.

Estou a falar do trajecto da corrente e não da sua força.

Uma das funções dos lily pipes é tornar a saída mais suave, eventualmente ajudando também a ondular a superfície. Mas para ondular ondular como deve ser, até hoje só vi os ADA fazer isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ia sugerir colocar cada um dos filtros a mandar água em direcções diferentes com um á mandar á frente e outro atrás.

Para garantir uma melhor circulação pelo aquário todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Como não me conseguia ver livre das Cianobacterias com todos os métodos que encontrei partir então para o mais radical:

Três dias de blackout e eis o resultado :

 

15d8a2226f042f2d4ba182e57d8e9bc4.jpg24fc61352b920b1f9703f833103c81c8.jpg

3e0fe8d32cb893a276e88adc3496f66f.jpg

 

Hoje fiz também mais uma actualização ao sistema de co2, troquei o difusor por um reactor jbl Proflora vamos lá ver o resultado.

f2e11a4328d54a00baf3b4fb6e0dbd3b.jpg

 

Já agora deixo algumas fotos de pormenor

 

17f0aba223a48c5741244fb8c083966f.jpgaffa5731a8c28ec3ceb743c80c6a9257.jpg2b2b3084639fbd62e8e6985986bb7870.jpge7d138580cdd33acfb30c746578bad9c.jpgc40666f0dcccc7f99586cffe82717695.jpg

 

Desde já obrigado a todos pelas dicas...

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Bem pelo menos conseguiste resolver maior parte do problema :), mas........será que ficou resolvido ou o problema vai voltar a bater-te à porta?

 

Deverias rever a fertilização (macros), aumentar a circulação e tpa's com mais frequência durante os proximos 2 mêses nunca se sabe ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.