Tartarugas, alimentação e tratamento


Recommended Posts

Boas tenho uma tartaruga ah ja cerca de 5~6anos foi me oferecida porque na altura tinha uns cagados e ela vivia numa casa sem jardim e num aquario mt pequenino(na altura ela media a volta de 15~20cm) e desde de entao tenho alimentada-a com alimentos semelhantes aos do cagado, ah 2 anos que desisti de criar cagados e soltei-os numa barragem aqui perto e passei a dedicar mais tempo a tartaruga apenas, visto que nao a posso soltar na natureza por ser considerada uma ameaça ao ecossistema, tenho-a na minha varanda com uma especie de aqua de 1mx50cmx25cm e tem a varanda toda para passear (cerca de 7m^2. apanha sol directamente no aqua entre as 7h da manha e o meio dia sendo que pode tbm passear na varanda onde apanha sol o dia todo.

Visto este ano o calor veio mais tarde so parei a hibernação dela antes de ontem(é obrigada a hibernar porque nao tenho espaço dentro de casa, guardo-a no aqua dela sem agua e abrigada do vento e a temperaturas demasiado baixas) , feita gradualmente e sem alimentação, ontem alimentei-a com bacon,minhocas e batatas por conterem mt gordura e proteinas para compensar o que perdeu durante o inverno e vou alimenta-la assim mais uma semana partir dai vou inserir alguns alimentos vivos como gafanhotos e lagostins e alimentar esporadicamente com legumes e 1 vez a cada 2 semanas um pouco de bacon ou fiambre(sei que nao se deve dar carne vermelha as tartatugas), quando chegar junho alimentação dela será apenas de peixe pescado(percas principalmente), lagostins,gafanhotos, minhocas, maçã,ovo cozindo, pão e as lagartixas que ela adora apanhar na varanda:P. quando o frio começar volto a alimenta-la com bacon e outras gorduras e reduzindo o alimento até voltar a hibernar.

como as tartarugas não produzem saliva todos os alimentos sao dados dentro de agua a excepção do pão, a agua é mudada todas as semanas tendo permanecendo dentro de um garrafão pelo menos 24h antes.

amanha tiro umas fotos e posto.

 

devo dizer que tratar de uma tartaruga é bastante agradavel pois se forem bem tratadas são bastante doceis, combatem a asma e é fantastico observar e interagir com uma.

antes de manusear a tartaruga devemos lavar as maos antes sem qualquer produto, mas após isso devemos desifectar bem pois as tartarugas podem conter salmonelas.

 

gostava que partilhassem os vossos conhecimentos acerca deste animal e sugestões para melhorar a vida da minha tartaruga

Editado por Staedtler

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho curioso que aches que nao se deva dar carne vermelha, e por outro lado consideres o bacon um super alimento... :roflroll2:

 

Por norma nao aconselho nenhum tipo de carne, devido ao seu racio calcio/fosforo desajustado, pouco adequado as necessidades de uma tartaruga. O bacon acumula ainda com toneladas sal... Tambem acho que deves excluir o pao.

 

Em contrapartida considero os insectos um alimento muito bom para as suas necessidades. Tambem os sticks sao alimentos adequados e balanceados para as suas necessidades bem como quase todo o tipo de legumes e frutas.

 

So usas um garrafao de agua nas substituiçoes de agua? em que condiçoes a mantens? tens lampada Uvb?

 

Porque dizes que as tartarugas cambatem a asma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho curioso que aches que nao se deva dar carne vermelha, e por outro lado consideres o bacon um super alimento... :roflroll2:

 

Por norma nao aconselho nenhum tipo de carne, devido ao seu racio calcio/fosforo desajustado, pouco adequado as necessidades de uma tartaruga. O bacon acumula ainda com toneladas sal... Tambem acho que deves excluir o pao.

 

Em contrapartida considero os insectos um alimento muito bom para as suas necessidades. Tambem os sticks sao alimentos adequados e balanceados para as suas necessidades bem como quase todo o tipo de legumes e frutas.

 

So usas um garrafao de agua nas substituiçoes de agua? em que condiçoes a mantens? tens lampada Uvb?

 

Porque dizes que as tartarugas cambatem a asma?

 

nao considero o bacon super alimento mas é um alimento mt gorduroso, realmente nunca tinha pensado na quantidade de sal:\ mas tbm evito dar mt carne a elas mas deve dar-se quando se encontram em crescimento.

uso agua da torneira com o aditivo para remover o cloro, é guardada na despensa e nao uso lampada porque nao tenho acesso a uma tomada.

a casca da tartaruga absorve as substancias que provocam a asma.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu à minha dou reptomin, que é a sua base alimentar. Depois camarões secos (gammarus) que inclui no meio uns poucos insectos e caracois physa também secos. E, por ultimo comida de peixe. tb dou uma mistura para tartaruga generica, mas isso nao compro mais... é uma mistura de comida de peixe com gammarus... Dou também outras coisas que dou aos peixes, como Larvas vermelhas e minhocas tubifex, mas apenas para variar, isto é mais para a peixeirada. E, claro uns banhos de sol.

 

Na páscoa como presente dei a minha uns bocadinhos de camarões marinhos que comprei para nós (humanos), um bocadinho para ela provar, e acho que gostou.

 

 

Em relação ao cuidado de tartarugas tenho questões:

-quero habituar a minha a comer fora do aquario-casa, comer por exemplo quando está numa caixa com água e zona a tomar sol... para poupar-me trabalho. O objectivo é manter a água limpa de detritos. visto que as tartarugas têm por habito comer e defecar ao mesmo tempo, baixaria assim a manutenção da água do aquario. Mas ela não come... parece só estar bem e destressada no aquario. Fora do aqua, só se tiver ao sol fica calma, quieta e bem, de resto não faz nada... não come e fica aflita.

 

-A hibernação. A minha já tá a ficar grandinha, estou a pensa-la por a hibernar no proximo inverno (ou no outro ainda), e até que ponto será seguro para a saude dela hibernar dentro de casa, quando as temperaturas domesticas nao sao baixas o suficiente para hibernação completa, confesso que me aflige a ideia de ter ali o bicho sem comer. Que mes do ano ela deve começar a hibernar e a que deve sair... entre novembro e março?!

 

-Legumes e frutas. Tenho uma graptemys, será que elas comem isto. A minha não me parece muito fã. Que frutas e legumes devo dar. Se cozidas, se não e que vá gostar. tentei dar-lhe alface, mas nem tocou...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até compreendo o teu raciocionio, mas esse nao é o tipo de gordura que queremos que os nossos animaizinhos acumulem...

 

Sinceramente nao acho que o comentario da asma faça qualquer sentido, nem nunca ouvi falar em algo semelhante...

 

A lampada Uvb é considerada essencial quando nao haja acesso a sol directo (nao filtrado por vidros) por um periodo razoavel, mas relendo o que escreveste penso que realmente nao seja necessaria no teu caso.

 

Gostava era de ver umas fotos do animalzinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao cuidado de tartarugas tenho questões:

-quero habituar a minha a comer fora do aquario-casa, comer por exemplo quando está numa caixa com água e zona a tomar sol... para poupar-me trabalho. O objectivo é manter a água limpa de detritos. visto que as tartarugas têm por habito comer e defecar ao mesmo tempo, baixaria assim a manutenção da água do aquario. Mas ela não come... parece só estar bem e destressada no aquario. Fora do aqua, só se tiver ao sol fica calma, quieta e bem, de resto não faz nada... não come e fica aflita.

 

Parece-me bem. Eu fazia isso quando a minha tartaruga era mais jovem e tinha um pequeno aquaterrario sem filtro. É uma boa forma de manter o aquario principal limpo mais tempo. Só recomendo a esta altura alguma precauçao com possivei diferenças de temperatura. Se fores insistindo ela vai daquirir este novo habito, de ir comer fora...

 

-A hibernação. A minha já tá a ficar grandinha, estou a pensa-la por a hibernar no proximo inverno (ou no outro ainda), e até que ponto será seguro para a saude dela hibernar dentro de casa, quando as temperaturas domesticas nao sao baixas o suficiente para hibernação completa, confesso que me aflige a ideia de ter ali o bicho sem comer. Que mes do ano ela deve começar a hibernar e a que deve sair... entre novembro e março?!

 

É um bocado dificil definir datas rigidas porque a temperatura é que condiciona a hibernaçao, e estas podem variar de ano para ano. Mais-ou-menos do fim de Outubro ao principio de Março pode ser uma data provavel. Se ela tiver mais do que um ano e estiver bem alimentada, nao tens que ter grandes preocupaçoes... Um termometro pode ser de grande utilidade, bem como pequenas quantidades de comida á disposiçao (pelo sim pelo nao) um pouco antes da época prevista de despertar.

 

-Legumes e frutas. Tenho uma graptemys, será que elas comem isto. A minha não me parece muito fã. Que frutas e legumes devo dar. Se cozidas, se não e que vá gostar.

 

Apesar de todas as especies terem as suas especificidades, a alimentaçao das aquaticas pode ser mais-ou-menos generalizada. Podes dar grande parte das frutas e legumes que tenhas no frigorifico. A evitar grandes quantidades de alface. Excluir as frutas citricas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as tartarugas nao devem comerem fora de agua apesar de o conseguirem fazer, pois nao produzem saliva e torna a digestão dos alimentos mais complicada, tenta arrajar um bom filtro pra limpar a agua dos restos de comida

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a tua é uma orelhas vermelhas, "red eared slider".

 

Oferece-lhes as frutas e vegetais crus, é assim que elas tem acesso a eles na natureza.

obrigado pelas dicas norby, em relação ao que posso dar em legumes, visto que dar tudo industrializado não me cria confiança. vou ver se ela gosta de alguma coisa.

 

 

as tartarugas nao devem comerem fora de agua apesar de o conseguirem fazer, pois nao produzem saliva e torna a digestão dos alimentos mais complicada, tenta arrajar um bom filtro pra limpar a agua dos restos de comida

nunca disse que era fora de água... disse fora do aquario-casa. Tenho filtragem. A questão é que ela partilha o aquario com peixes, logo tenho que fazer alguma restrição alimentar à tartaruga. num recipiente à parte, não haviam riscos de picos de amonia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sabia que era uma orelhas vermelhas=P

a tua está dentro de casa? que sorte:( nao tenho espaço a minha tem de ficar ca fora e nao consigo por la um filtro a funcionar por isso alimento-a num balde a parte e dps mudo-a para a casa dela

qual a tua tartaruga? posso ver a fotografia do aqua que tens?

Editado por Staedtler

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como assim... não cabe dentro de casa? sim, está dentro de casa. Acho que vale a pena teres em casa, ela conforme fica habituada a ti, fica muito esperta. a minha tava a teclar aqui sobre ela, tava na ilha no UV, com o pescoço super-esticado a ver o que tava a fazer. come na mao, vem ter comigo, quando chego perto, é como um gato. no inicio, era como um bicho selvagem, mal me via, fugia logo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha tarta (chama-se Tartaruga Ninja, ela faz umas piroetas!) quando está a me espiar é assim:

tartarugadescansar.jpg

 

um video:

 

 

agora tou a pensar num laguinho para ela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como assim... não cabe dentro de casa? sim, está dentro de casa. Acho que vale a pena teres em casa, ela conforme fica habituada a ti, fica muito esperta. a minha tava a teclar aqui sobre ela, tava na ilha no UV, com o pescoço super-esticado a ver o que tava a fazer. come na mao, vem ter comigo, quando chego perto, é como um gato. no inicio, era como um bicho selvagem, mal me via, fugia logo.

 

sim a minha é mt mansinha pois foi criada dentro de casa, mas como ja esta grande e a minha casa ja esta bastante cheia nao consigo arrajar assim um aqua grande pra fazer um aqua terrario:(

btw a tua tartaruga é mesmo porreirinha, é mesmo albina? qual o tamanho dela neste momento?

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é albina!!! é cinzenta-castanha... é apenas a reflexão da luz e uma camara ma, até a areia aparece deslavaida ;)

 

de carapaça (APENAS) está com 7 cm de comprimento e 6.5 de largura. ainda é pequena. se bem que cresceu bem no ultimo mes. o aqua é 100x30x45 não é muita coisa.

 

queria fazer um laguinho e punha uns juncos no meio da água a vir para fora de agua, os juncos colecto perto de casa... ficava muito natural, depois metia uns vasos de ficcus e bamboo em volta e o filtro punha um interno de cascata grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se conseguires arrajar assim um laguinho desses era mt porreiro pra ela, assim que tivesse maior podias ir dando a ela lagostins vivos e alguns girinhos pra fazerem criação se sobreviverem que assim ela tem sempre comida viva por perto:P e metes mais uns peixinhos.

era uma cena assim que gostava pra arrajar pra minhas mas o terrenho ao lado da minha casa nao tem muros qualquer pessoa entrava la e levava-me os bichos ou entao ela fugia pra estrada-.-

boa sorte pra isso, nao tentes fazer tudo mt depressa que so tras problemas

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não dou alimento vivo aos meus animais, nunca daria girinos!!! os peixes que estão ali não são para ela comer. esta tartaruga come peixes mortos apenas e foi criada com peixes, se ela algum dia se atirar a um peixe, sai do aquario. no entanto, nao acredito nisso, os peixes sao muito mais ageis que ela. os peixes nao foram escolhidos à sorte. são rapidos e a ageis.

 

tá com 9-10 cm de total prai... mas carapaça é mais fiavel.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso, tou a ver isso... e acho importante. tenho uns vidros de um aquario antigo que vou usar para tapar em volta. Para dar trambolhões é com ela.

 

Agora tenho que ver a melhor forma de fazer isso. obrigado pelo alerta, porque adio sempre essa solução, ja andei a tentar e vou ver se arranjo isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok aqui vao as fotos:

 

dsc02078x.th.jpg

dsc02076vj.th.jpg

 

nota que tenho uma cena para fazer a rampa pra dentro da banheira dela nas nao encotnro em lado nenhum:( tenho de fazer uma nova mas por enquanto como está serve bem pelo menos ela consegue entrar e sair sem a minha ajuda visto que ontem deixei-a no chao e ja tava na banheira hoje de manha:P

Editado por Staedtler

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha é identica à do Quo ... amanha ja ponho aqui as fotos para vcs me ajudarem com a espécie dela.

O que sucede é que a tenho faz 4 anos e pela 1x este ano antes da hibernação montei 1 aqua 60 lts para ela, com as tais cortiças com as ventosas etc .... filtro externo ... luz para reptil em 2 T8 e termostato ligado para os 22º 23º da agua como li que deviamos fazer.

 

Acontece que ela ja se preparava para hibernar .... aceitava já pouca comida ate que acabou por hibernar.

Vou dar com ela com os olhos fechados e cobertos com uma pelicula ... ao ler sobre o mesmo vejo que se trata de uma inflamação a qual pode ser originada devido à falta da vitamina A.

 

Ainda a levei ao Vet ... paguei 30€ por uma injecção LOLOLOL onde foi administrada a tal vitamina A.

Neste momento está no aqua original dela, aqueles pequenos de 25 € e vai e vem cmg para o bules todos os dias, podendo assim aproveitar o sol no quintal (UV)

 

Ja tem 1 olho bom, o outro para la caminha ....

 

Não sei se me volto aventurar a meter esta menina num aqua depois disto tudo.

N tenho UV (nunca precisei) e ela nunca teve nada do genero.

 

A alimentação dela é granulados proprios ... tenho 2 marcas deles para variar o alimento.

Uns camarões como sobremesa que ela adora.

Dou também frango, peixe, carne vermelha, fiambre mas tudo em poucas quantidades.

Já tirei algumas ideias do que vocês conseguem dar às vossas, vou tentar dar à minha também.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joão há duas pseudogeographica, antigamente tidas como a mesma espécie, pelo que li. A G.pseudogeographica pseudogeographica e a G.pseudogeographica kohni. A minha é a primeira e tem como diferença, um V na parte de cima da cabeça sobre os olhos, a kohni não tem, e tem também umas bolinhas na coloração do padrão da pele perto da boca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.