myaquapi - Um Raspberry Pi que nos ajuda na gestão do aquário


Nuno Miguel Reis

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Usei um raspberry Pi, uns scripts em python e um website para me ajudar no controlo de temperaturas, nivel de água e tomadas eléctricas.

Para quem quiser replicar, publiquei a documentação do projeto, scripts e páginas php, no website http://www.myaquapi.pt

Gostava de ter a vossa opinião.

 

Obg,

  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo video demo pareceu-me bastante interessante, vou acompanhar a evolução ;)

 

Cumprimentos.

 

Esta versão 1.0 já está terminada e implementada. Para a 1.5, tenho pensado um alarme de presença de água no chão e concluir os gráficos no dashboard. Os que aparecem atualmente no dashboard são dummies. Para a 2.0, tenho pensado em sensores pH e conductividade, mas não tenho a ideia de qual é a fiabilidade dos sensores existentes no mercado para integração com Rpi e Arduino.

 

Gostei do que vi, bastante completo.

Ainda ontem pensei num sistema de monitorização com o rasp e hoje vejo o teu post ;)

 

Acho que é um utensílio que ajuda bastante.

 

Bom projecto

 

Um abraço

 

Se tiveres mais ideias para além do que já está feito ou em roadmap, desafia-me ;).

Como podes ver no site, todo o projeto está partilhado, por isso, se quiseres ter o trabalho de comprar os sensores e assemblar, o resto é fácil, é só seguir o manual.

 

Ab,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Esta versão 1.0 já está terminada e implementada. Para a 1.5, tenho pensado um alarme de presença de água no chão e concluir os gráficos no dashboard. Os que aparecem atualmente no dashboard são dummies. Para a 2.0, tenho pensado em sensores pH e conductividade, mas não tenho a ideia de qual é a fiabilidade dos sensores existentes no mercado para integração com Rpi e Arduino.

 

 

Em relação a sensores de pH e condutividade para Rpi e arduino não sei, mas tenho ideia que as sondas dos leitores de pH digitais não duram muito (em média não deve chegar aos 12meses).

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acabei de encomendar o raspberry para brincar um bocadinho ;)

 

Não sou nenhum pro nisto mas vou ver se dedico algum tempo e estudo na coisa

 

Um abraço

 

PS: Quem quiser aproveitar a promoção de hoje (domingo) na pcdiga:

 

http://www.pcdiga.com/2/18266/Raspberry-Pi-2-Starter-Kit

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acabei de encomendar o raspberry para brincar um bocadinho ;)

 

Não sou nenhum pro nisto mas vou ver se dedico algum tempo e estudo na coisa

 

Um abraço

 

PS: Quem quiser aproveitar a promoção de hoje (domingo) na pcdiga:

 

http://www.pcdiga.com/2/18266/Raspberry-Pi-2-Starter-Kit

Viva Paulo,

Fizeste bem. Não é muito complicado, mas se precisares de ajuda, estou à disposição. Quanto à compra, não precisas da caixa do Rpi, além disso precisas que os gpio fiquem acessíveis para ligar os sensores. No meu caso comprei uma caixa de montagem para protótipos onde cabe o Rpi, os relays e a PCB.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Em relação a sensores de pH e condutividade para Rpi e arduino não sei, mas tenho ideia que as sondas dos leitores de pH digitais não duram muito (em média não deve chegar aos 12meses).

Deixam de funcionar porquê? Corrosão?

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Os gráficos dos dashboard estão quase prontos. Falta integrar no website:

graph_temp.png
Temperaturas nas últimas 24 horas

graph_nivel.png
Nivel do sump nos últimos 30 dias

Fui desafiado a integrar um sistema de balling e aceitei o desafio. Estou a aguardar os componentes para dosear até 4 componentes e no dashboard iremos poder ver o nível dos elementos. A barra apresentará 3 possiveis cores, dependendo do nível: verde, amarelo e vermelho. Como é evidente, também será possivel ativar alarmistica para quando são atingidos niveis baixos.


Vou colocar numa caixa extra as bombas peristalticas que serão ativadas pelo sistema principal, de acordo com os parametros definidos, nomeadamente quando ativar e durante quanto tempo. O grafico do dashboard será mais ou menos assim:

graph_balling.png

Estive também a pensar em ligar mais sondas ao myaquapi: pH, ORP, oxigenio dissolvido e conductividade. Estive a estudar as sondas da Atlas Scientific e assustei-me com os valores (+/- €850). Na verdade, se ignorar o oxigenio dissolvido, um sistema da Neptune até fica mais barato.

Em média, o custo de cada kit (inclui sonda e parafernália associada) fica por uns €200.

Gostaria de ter a vossa opinião acerca da importância em obter permanentemente estes valores. A minha experiencia com salgados ainda está a 0, mas após um aquario doce estar estabilizado, não analiso o pH a menos que algo de errado se esteja a passar. Antes de andar à procura de sondas no mercado, nem sequer sabia que se faziam leitura de ORP e oxigenio.
Nos vossos sistemas, monitorizam regularmente estes valores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Boas,

Semprea avancaste com a integração com as bombas doseadoras?

 

abraço

Viva Alberto. Correto e afirmativo. Ainda não ativei o sistema no aquário novo porque decidi refazê-lo e estou na parte de soldar os componentes, o que me tem aborrecido bastante e tem atrasado as coisas.

By the way, fui eu que te comprei a sarcopython a semana passada.

 

Era bom também ter uma lista de material e valores para ter uma base de comparação com controladores já à venda no mercado.

Se puder disponibilizar agradecia.

Tal como o Paulo Santos disse, está no site. Entretanto o projeto sofreu alguns melhoramentos e acho que até ficou mais barato. Não tenho dúvidas que fica mais barato que qualquer controlador comercial, mas este projeto não é comparável pois é necessário ter consciência que é algo artesanal. Não é raro o raspberry pi crashar ou o cartão SD corromper.

 

 

Entretanto, o estado do projeto é o seguinte:

- Abandonei a ideia de sensor de água no chão. Não me parece importante;

- Abandonei a ideia de ter cam;

- Abandonei, para já, a ideia de adicionar sensores de pH, ORP, e Salinidade. É demasiado caro para um diy e fica quase ao mesmo preço que comprar um apex;

- O interface gráfico terá de ser melhorado. O dashboard deixará de ter ações, como é o caso do controlo de tomadas, e constará apenas leituras de nivel, temperaturas e gráficos. O controlo de tomadas será desviado para outra secção.

- Decidi retirar os relays de controlo de tomadas para uma caixa separada e coloquei 4 bombas doseadoras na caixa onde está o raspberry. Assim, deixo de ter 220V ao pé de componentes de 5V e livro-me de apanhar um esticão quando estiver a trabalhar nas ligações;

- As ligações à caixa também foram melhoradas, tendo tomadas de rede, usb e de corrente. Na primeira versão tinha os cabos diretamente soldados numa pcb tipo breadboard. As ligações aos sensores usarão tomadas RJ45.

 

Sumariamente, o sistema terá as seguinte funcionalidades:

- Controlo manual de tomadas electricas (8 tomadas);

- Controlo de temperatura;

- Doseador Balling, c/4 bombas;

- Controlador de Reposição de água;

- Registo das leituras de temperatura e nivel de água em base de dados local;

- Envio de alarmes por email (falta de água de reposição, temperatura elevada ou baixa, falta de nutrientes para o balling, etc);

- Embora sendo independente do resto do sistema, o raspberry também terá o open vpn para acesso remoto.

 

O Interface gráfico web terá as seguintes funcionalidades:

- Dashboard com as indicações de temperatura do sump e aquário;

- Grafico de evolução de temperatura das últimas 24h;

- Grafico de evolução do nivel da água nos últimos 30 dias;

- Grafico com o nivel de nutrientes no repositório de balling;

- Controlo manual das tomadas eléctricas;

 

 

Tenho como objectivo concluir o projeto até ao final de Fevereiro. Farei a atualização do manual e scripts no website.

 

Abraço,

 

 

 

 

 

Se vires o manual que ele criou, tem lá o preço e quais foram os materiais usados ;)

 

Este projeto está bastante completo até.

 

Cumprimentos

Obrigado Paulo. Julgo que o balling, sugestão do Alberto, é a cereja no topo do bolo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se precisares de algum código Tenho a parte de controlo de reles / RGB leds feita tinha ainda parte de TPA's Automaticas controlo do co2

Sonda de PH e temperatura / tirar fotos de X em X tempo.

https://youtu.be/JC06tLDSemw

 

Leitura de ph e nível de agua

fotoLD.jpeg

 

https://www.instagram.com/p/UkEIWZkqUc/?taken-by=viper5000

https://www.instagram.com/p/ZX3zwyEqa2/?taken-by=viper5000

 

 

Isto foi feito em Novembro 2012 :) Por isso. :)~

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205960&page=2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais