ALGAS, imagens para identificação


Visitante

Recommended Posts

boas,

 

no meu aqua as minhas plantas estão a ficar cheias de algas..... não sei porquê.... :shock: acham que isto fará mal aos peixes ? :?

por acaso ate acho que da um certo estilo ao aqua e os peixes parecem gostar porque andam sempre no meio delas ....como se se estivessem a esconder ou a brincar e de noite depois de desligar a luz vejo-os todos no meio das plantas..... :D

as algas que as plantas tem sao verdes escurase muito pequenas.... inda n tenho foto porque a camara avariou-se mas daqui a um dia ou assim já meto aqui foto....

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

tb sou iniciante nisto mas nunca tive algas. Tenho um aquário(230l) com bastantes peixes e plantas, só noto alguma dificuldade em algumas plantas evoluirem isto porque os peixes já traçaram o caule de 2 delas, no entanto tenho uam mto bonita e com um caule forte que penso que irá desenvolver-se.

 

Só queria dizer que é mto fácil trocares a água de um áquario de 200 300 ou 400 litros bastando para isso uma mangueira. Metes uma ponta no aquário e outra na bacia (por exemplo) e fazes uma sucção na ponta da mangueira da bacia e vais ver a água do aquário esvaziar rapidamente. O mesmo poderás fazer para inserir água no aquaário, mas desta vez metes a mangueira na torneira e já está!

 

Uma dúvida, eu tenho um fundo de areia e por baixo tenho fertilizante para plantas, como sei quando será necessário pôr mais fertilizante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua plantado de 80 litros, há mais de 2 anos e começaram-me a aparecer sobre uma coluna de pedra, umas algas verdes filamentosas, que a estão a cobrir na totalidade. Tambem um tronco que possuo, parece coberto como que por um tapete de musgo. E as Anúbias começaram a aparecer com as pontas cobertas por algas pretas. Iniciei um processo de substituição da água, ao ritmo de aproximadamente 10-15% por dia, e introduzi "Phosphate Remover" no filtro (Eheim 2213) e 2 Ottocinclus + 2 Neocaridina sp. "Red Crystal" no aquário.

Alguém tem opinião se este procedimento é o mais correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Boas , estou a ter probelemas com umas algas pretas ... que cobrem as folhas das plantas ..... ja não sei como resolver o problema ...

 

Setup :

Aqua : 60Lt

Luz : 2X15 Daylight + Flora - 8H de luz

Filtro : ehein aquaball 650

TPA : 10 % de 8 em 8 dias .

 

Assim que nascem folhas novas , a dita alga aparece logo passado uns dias , começa nas pontas ate cobrir a folha toda ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

"Citação:

eu costumo mudar 15% da agua do aquario todas as semanas e uso um produto para por no filtro que se chama GRENN-X da Hagen que me dá grandes resultados no combate as algas. "

 

 

"Não aconselho!!! Nem este produto, nem qualquer outro! As algas só aparecem se o aquariofilista não der às plantas o que elas precisam."

 

Afinal do que é que as plantas precisam ??????? Faço trocas parciais 2 vezes por semana , tenho o aqua adubado ( não sei que marca foi, mas foi comprado numa loja de aquariofilia ) , comecei a usar, hoje, o GRENN - X , tenho ottos , limpa algas , plattys e mollys , e pelo que vejo todos gostam de depenicar as algas, exposição à luz 12h , todos os parâmetros estão estáveis, excepto os fosfatos , em cada TPA adiciono "Ferropol" , e no entanto está infestado de algas , ainda há bocado deitei fora duas plantas , pois não tive paciência para limpá-las . O que falta ?????

 

Obrigada

 

mena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
E as algas de vidro?

 

Já alguém aqui conseguiu combater as algas de vidro? eu tenho feito trocas semanais de 10% de água e limpei o vidro com um pano já por duas vezes, mas as maganas continuam a voltar!  E não queria nada ter que usar químicos nem prejudicar as minhas plantas.

 

Utiliza um raspador magnético :twisted:

Tenho um que custou cerca de 6 euros e para já tem dado resultado :twisted:

Cumprimentos,

Carlos Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

Olá a todos.

Eu tenho uma luta com a alga 5, alguem me pode ajudar.

Disseram-me que era falta de O2.

Já redusi o apareçimento com o aumento do fluxu, instalando uma bomba.

Será que deveria por ar durante a noite, depois de desligar o CO2?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

tive mesmo agora a ler uma coisa muito interessante num livro de aquarofilia: se interrompermos a luz do aquario uma hora no meio das 12 horas de luz normais, nao prejudicamos as plantas e eliminamos as algas indesejaveis. ainda nao exprimentei e nao sei se vou exprimentar, pois estraga-se mais depressa as lampadas ( desligam-se e ligam-se mais uma vez por dia) mas se alguem souber se isto resulta diga por favor.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caro amigo a meu ver o teu aquario ou o solo do teu aquario deve de estar com substrato em demasia ou de fraca qualidade a meu ver como uma possivel soluçao deverias fazer mudas de aguas frequentemen-te e reduzires ha quantidade de luz , como tambem teres em conta que deverias de ter uma boa parte de plantas de crescimento rapido para poderem tirar ou roubarem o maximo de nutrientes as algas. Pensa nisso. UM ABRAÇO........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo a meu ver o teu aquario ou o solo do teu aquario deve de estar com substrato em demasia ou de fraca qualidade a meu ver como uma possivel soluçao deverias fazer mudas de aguas frequentemen-te e reduzires ha quantidade de luz , como tambem teres em conta que deverias de ter uma boa parte de plantas de crescimento rapido para poderem tirar ou roubarem o maximo de nutrientes as algas. Pensa nisso. UM ABRAÇO........ ;);)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia a todos!

Desde Novembro que tenho um aquário de 80 litros, água quente, com alguns peixes (6+3. 1 limpa fundos e 1 llimpa vidros) e algumas plantas. Tenho seguido as indicações que me foram dadas pela loja. Já tive algas castanhas que depois desapareceram e agoram tenho algas filamentosas iguais à da foto 3, mas mais compridas (não chega à foto 4). Faço as medições e tudo parece bem. Preciso de ajuda pois não sei o que fazer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

boas.. confesso que apenas vi as imagens. e não encontrei nada parecido com o que se passa no meu aqua.. alias eu nem sei se são algas..

 

o que acontece é que as minha plantas tema as folhas acastanhadas.. e aquilo não sai se esfregar.. elas continuam a crescer bastante por isso penso que não é falta de nutrientes mas não sei.. os vidros também ficam castanhos.. por mais que limpe volta sempre no espaço de 1 semana..

 

o que pensao ser?

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Telma... se os vidros também ficam castanhos, e é a mesma coisa que fica sobre as plantas, só poderão ser algas, e não carências por parte das plantas... se assim fosse, os vidros também teriam carências de nutrientes banana rock

 

Com apenas essa informação é complicado diagnosticar o que quer que seja.

 

Tens de ser mais completa nos dados que forneces.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas fotos! E esclarecedoras tambem. Agradeço com a convicção de que o faço por todos nós.

Gostaria de dizer um pouco mais acerca dos algicidas..., em casos isolados e desesperados, em conjunto com TPA´s, adição de fertilizante, etc. e desde que nas doses correctas este são de grande eficácia visto que complementam as outras medidas com resultados bem rápidos. Vão por mim, tive um surto deste mal (filamentosas) e de um dia para o outro quase desapareceram. Foi tão rápido que os peixes e as plantas nem sequer se ressentiram... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Tenho o aquario (200L) montado à cerca de 11 dias... Usei AKADAMA no fundo com tropica aquacare. tenho 36X4 (compactas) e 1x32 (t8) e injecção de co2. estou a ter um "boom" de algas filamentosas... primeiro no vidro e agora nas plantas. No aquario tenho apenas pogostemon helferi, Vesicularia dubyana, Glossostigma elatinoides e Hemianthus callitrichoides. faço 9 horas de luz e tenho feito 1 TPA semanal de 50%, como tive medo que me estivesse a faltar algum nutriente experimentei fertilizar com 2ml de TMG, mas parece-me que piorou... ahh entretanto comprei 4 SAE 4 red cherrys e 5 camarões amano. Alguém tem alguma sugestão do que deva fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho o aquario (200L) montado à cerca de 11 dias... Usei AKADAMA no fundo com tropica aquacare. tenho 36X4 (compactas) e 1x32 (t8) e injecção de co2. estou a ter um "boom" de algas filamentosas... primeiro no vidro e agora nas plantas. No aquario tenho apenas pogostemon helferi, Vesicularia dubyana, Glossostigma elatinoides e Hemianthus callitrichoides. faço 9 horas de luz e tenho feito 1 TPA semanal de 50%, como tive medo que me estivesse a faltar algum nutriente experimentei fertilizar com 2ml de TMG, mas parece-me que piorou... ahh entretanto comprei 4 SAE 4 red cherrys e 5 camarões amano. Alguém tem alguma sugestão do que deva fazer?

André com 176 W de luz 9 horas por dia, eu reduziria uma hora, e tentava acertar a fertilização dos macros, com luz co2, etc se as plantas não consumirem o NPK o que fica em excesso é para criar algas ...

Parava com o TMG, media os nitratos e fosfatos e conforme os teste fertelizava com fosfatos e potassio, nitratos normalmente existem em bastante quantidade no aqua.

Deixo aqui uma duvida a quem perceber, eu tenho a minha agua da torneira a sair com 20mg/l nitratos e gostaria de reduzir o valor dos mesmos no aqua até 10 o que se torna impossivel pois quando faxo uma TPA os nitratos continuam na mesma .. ou seja tiro nitratos do aquario e meto nitratos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho o aquario (200L) montado à cerca de 11 dias... Usei AKADAMA no fundo com tropica aquacare. tenho 36X4 (compactas) e 1x32 (t8) e injecção de co2. estou a ter um "boom" de algas filamentosas... primeiro no vidro e agora nas plantas. No aquario tenho apenas pogostemon helferi, Vesicularia dubyana, Glossostigma elatinoides e Hemianthus callitrichoides. faço 9 horas de luz e tenho feito 1 TPA semanal de 50%, como tive medo que me estivesse a faltar algum nutriente experimentei fertilizar com 2ml de TMG, mas parece-me que piorou... ahh entretanto comprei 4 SAE 4 red cherrys e 5 camarões amano. Alguém tem alguma sugestão do que deva fazer?

 

Olá amigo André...

Na minha modesta opinião acho que tens cometido vários erros, a saber...

1º - podes ter 9 horas de luz diárias mas não com demasiada intensidade. Repara, o pico de intensidade deve durar 2 ou três horas, não mais. Como é dificil fazer isto aconselho menor intensidade e menor duração (apenas 7 a 8 horas diárias).

2º - Pára com o CO2 durante alguns dias e verás resultados mais rápidos que o TGV.

3º - Faz TPA's de apenas 20% dia sim, dia não caso contrário não permites o desnvolvimento das colónias de bactérias em quantidades suficientes já que ao substituir 50% da água estás a eliminar muito do poder regenerativo dessas colónias.

4º - Calminha com os nutrientes. Com tão poucos dias de montagem as plantas ainda podem subreviver com aquilo que os peixes lhes oferecem e com restos de comida que se vão decompondo...

 

Experimenta e depois diz coisas... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo André...

Na minha modesta opinião acho que tens cometido vários erros, a saber...

1º - podes ter 9 horas de luz diárias mas não com demasiada intensidade. Repara, o pico de intensidade deve durar 2 ou três horas, não mais. Como é dificil fazer isto aconselho menor intensidade e menor duração (apenas 7 a 8 horas diárias).

Sim... Já tinha entretanto redudzido para 8 horas diarias...

 

2º - Pára com o CO2 durante alguns dias e verás resultados mais rápidos que o TGV.

Tanto quanto pensava saber o uso de CO2 ajuda a inibir o crescimento de algas, mas corrijam-me se estiver errado. De qualquer das formas, com a redução das horas de luz e TPA's as melhorias têm sido grandes

 

3º - Faz TPA's de apenas 20% dia sim, dia não caso contrário não permites o desnvolvimento das colónias de bactérias em quantidades suficientes já que ao substituir 50% da água estás a eliminar muito do poder regenerativo dessas colónias.

tenho feito TPA's de 30% todos os dias... até agora tem resultado bem, e penso que não afecto em muito o ciclo do Azoto.

 

4º - Calminha com os nutrientes. Com tão poucos dias de montagem as plantas ainda podem subreviver com aquilo que os peixes lhes oferecem e com restos de comida que se vão decompondo...

...sim, a minha ideia ao dar 2,5ml de TMG era só dar um pequeno toque de nutrientes (a medida recomendada para a minha litragem é (salvo erro) 20ml) por forma a compensar um eventual desiquilibrio que estivesse a permiter às algas desenvolverem-se. Quanto à comida que se decompõe isso ainda não existe visto eu so ter camarões e SAE's a passarem fominha para comerem algas! banana rock

 

Experimenta e depois diz coisas... ;)

 

Obrigado pela ajuda!

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Alguém sabe que tipo de alga é esta ?

 

P5170008.JPG

 

Vieram inicialmente num musgo oferecido e que me levaram a retira-lo por não vir tb de saúde.

 

São filamentos enormes e que saem muito bem quando puxados. Parecem uma fibra sintéctica grande e verde !

 

Alguém sabe como acabar com elas ? É que estão sempre a voltar !

 

Será muita luz (estou com 8h diárias), falta de CO2 ( tenho DIY ), micros a mais (tenho Aquasoil Amazónica) ou falta de macros (fertilizo com Po4 e K da HA ) ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais