Soluções para aquário de parede


Recommended Posts

Vivam,

 

Como sabem vou montar um aquário de parede nos próximos anos e queria saber de soluções que fugissem à habitual moldura em volta do aquário.

 

Sinceramente ainda não vi uma moldura que gostasse. Talvez seja meu, para terem uma ideia não tenho um único quadro de moldura em casa. Simplesmente não gosto de molduras, só telas!

 

A única solução alternativa à moldura é... não a ter. :oops::) Ou haverá outras?

 

Outra questão aliada a esta é a "problemática" da alimentação. Que soluções existem para alimentar os peixes da parte da frente? :oops:

 

P.S.:Fotos são sempre bem vindas 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A única solução que vejo é fazer a suposta "moldura" no mesmo material que a parede - na prática estou a falar de prolongar um pouco mais a parede para que tape parte do aqua.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é também a solução que encontro, ou seja... não ter moldura. A questão é se gosto de ver ou não :):oops:

 

De qualquer forma a questão da alimentação como funciona normalmente? Mesmo com moldura. Retira-se a moldura e alimenta-se? Há um corte na moldura e o que sai é apenas um pedaço da moldura, unicamente para alimentar? :oops:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

De certeza que foi nesse aspecto estético que um membro aqui do forum pensou quando fez o aquário assim. Mas tem uma desvantagem brutal. Se por exemplo deixares 10/15cm de fora, se somares os 13/15cm de tijolo da parede, dá cerca de 30cm da frente do aquário sem luz. Fica uma sombra muito grande, na minha opinião não gosto. Já não falo nos corais porque o Hugo não quer saber disso :lol:

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não me parece...

 

Não vejo o interesse/vantagem e sobretudo não gosto da componente estética!

 

Grande site Ricardo, obrigado! :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Quando fiz obras em casa tive logo a ideia de colocar um aqua embutido na parede. Esta tem 45cm´s de grossura e pensei logo que seia ideal. Quando coloquei lá o aqua, fiquei um pouco triste poi esteticamente não ficava bem, havia um pequeno espaço entre a parede e o mesmo.

A solução foi mandar fazer uma moldura, com linhas rectas, sem floreados ou curvas e acho que ficou muito bem! Poderia ter feito em qualquer cor, mas os moveis da parte da sala que é parea jantar é desta cor (cerejeira).

Mas eu sou suspeito para dizer que ficou bem apesar de o achar... :wink:

 

Aqui tens umas fotos do aspecto da coisa!

 

CIMG1159.jpg

CIMG1151.jpg

 

Abraços e boa sorte!

Zm

Vamos ver... mas só com paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por partilhares. É disso mesmo que falo. Uma moldura como a tua é "comestível" por mim. Direitinha, sem rebordos e afins! :wink:

 

Agora algumas perguntas:

 

1º - Qual a espessura da moldura?

2º - Como é que a moldura é segura à parede (ou será aquário??? :wink: )?

3º - Tens alguma solução para alimentar da parte da frente ou tens de io fazer pelo outro lado?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu futuro aquário também vai ser de parede e também não quero molduras, pelo que me debato com o mesmo problema que o Hugo.

 

Para enquadrar o meu caso, vou sacrificar a despensa da casa (4m2) para fazer uma sala de máquinas onde vai ser colocado o aquário e equipamento; a parede da sala (comum à da despensa) vai abaixo e vai ser refeita em mdf ou contraplacado marítimo com recorte do aquário, tapando 5-6 cms em cima, 2 em baixo e 5-6 de cada lado. A ideia é não se ver onde acaba o aquário (arestas), mas apenas água e rocha e, com isso, dar uma maior noção de profundidade (faz de conta que se está a ver o mar...).

 

A questão com me debato é a seguinte: gostava de ter acesso frontal ao aquário (ainda que não seja necessário para manutenção, mas apenas para alterações estruturais - decoração, colagem de corais, etc), mas não quero ver "juntas" decorrentes da existência de painés, portas, janelas ou o que lhe quiserem chamar. Quero ver uma apenas... uma parede com um aquário atrás.

 

A melhor hipótese que analisei até agora é fazer toda a "parede" da parte de cima do aquário até ao tecto num só painel (a) deslizante, com um sistema de encaixe/rolamento fixo no tecto da despensa - tipo p do aquáriodo mês da Reefcentral - ou (b) a levantar com dobradiças fixas no tecto. Seria um painel de cerca de 2,5m de largura (a parede da sala, nesse local, tem essa medida) por cerca de 1,2m de altura.

 

Neste caso, só se veriam "juntas" em cerca de 30 cms da cada lado, junto às paredes laterais da sala (ligação da parte inferior do painel amovível com a estrutura mdf/contraplacado fixa). É negligenciável.

 

Temo, porém, que seja demasiado grande para funcionar bem, caso em que desistiria de ter acesso frontal ao aquário.

 

Deixo esta ideia porque pode servir para o Hugo e, já agora, para ver se alguém tem outras melhores/mais funcionais.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poix, é uma solução, mas mais para o teu caso já que tens apenas 4m2 na casa das máquinas e provavelmente terás de fazer praticamente toda a manutenção ao aquário em si, da parte da frente.

 

No meu caso a sala de máquinas terá 12m2 e o que me "preocupa" é se cada vez que quero alimentar, tenho de ir à casa das máquinas, já que toda a outra manutenção será feita pela traseira do aquário e não pela frente.

 

A questão de fazer a parede em MDF é outro assunto... Julgo que normalmente é feito dessa forma, apenas fico na dúvida se uma parede assim, será suficientemente insonora para a sala... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo apenas com os tais 4m2 na sala de máquinas penso que me safo com a manutenção por trás. Terei cerca de 70 cms livres (atrás do aqua) x2,5 m, pelo que penso será suficiente.

 

Quanto à insonorização... vamos ver. Não tenho grandes alternativas.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

70cm por 2,5m dá 1,75 m2 e não 4m2 :wink:

 

De qualquer forma e não sendo um espaço "à larga" sempre é melhor que não ter nada como normalmente acontece.

 

Sempre dá para fazermos a "javardice" toda só num sítio, sem pingar a "casa toda". :wink::wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

Eu sou o tal membro que tem o Aquario suspenso da parede, e à quem não goste e à quem goste (são opiniões), eu na minha opinião gosto e muito, quanto a corais tenho alguns e a crescer, sem duvida que tenho um pouco de luz a menos na frente do Aquario o que o torna menos agressivo para o ambiente da sala pois não à luz a mais no próprio ambiente, e as fotos não mostram a verdade pois a falta de luz é mais a nível superior do Aquario o que não me choca nada, antes pelo contrario. Agora voltando á estética digo vos uma ciosa é brutal a imagem do Aquario suspenso e com isto ganhei mais profundidade no Aquario, de 60cm para 90cm, o que para fazer layauts é muito bom. Eu se fosse hoje fazia igual, Ricardo quando quiseres vir ver ao vivo podes vir e vais ver que se calhar não fica assim tão feio, o convite estende-se a todos os membros que o quiserem fazer. O meu esta suspenso 23cm e tem mais 10cm de parede.

Um abraço.

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

0s 4m2 incluem o espaço que vai ser ocupado pelo aquário (2x0.7), onde não me vou poder movimentar, como é evidente.

 

Já agora, e em nome do rigor, aqui ficam as medidas.

- a despensa tem 2,55x1,4 (3.57) + um vão de janela (+/- 1x0.4);

- o aquário ocupará 2x0.7, com o equipamento todo por baixo;

- no vão de janela ficará o aqua de quarentena;

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está, não o espaço ideal, mas é melhor que o normal :)

 

Aliás, bem vistas as coisas fica tudo praticamente igual, ou seja, tudo debaixo do aquário. Agora a grande vantagem é para lá daquela parede, pode estar tudo bagunçado e dá, por exemplo, para ter um escumador de pedra difusora com metro e meio de altura. ;) (que já está a ser projectado. :wink: )

 

Obrigado pelo convite Serranini qualquer dia faço-te mesmo uma visita, mas sinceramente não vejo grande vantagem (nem estética) em ter o aquário fora da parede. Aliás até encontro desvantagens. Mas lá que é arrojado, lá isso é bigsmile

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

Quando vieres cá vês isso tudo e muito mais tem sem duvidas algumas desvantagens mas não nesse aspecto a maior desvantagem é ter quase 80 cm de altura.

Espero que não sejam só palavras quando quiseres estas á vontade. Leiria não é assim tão longe ;)bigsmile

um Abraço

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo quando quiseres vir ver ao vivo podes vir e vais ver que se calhar não fica assim tão feio

 

Olá

 

O Ricardo já esteve em tua casa, alias não foi sozinho eu também fui e o João Soares e o Pedro Monteiro. ;)

Ficamos todos com a mesma opinião, fica engraçado mas para aquário de recife não é boa escolha, para um aquário só de peixes como o Hugo está para montar ai sim pode ser um opção valida.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serranini,

 

Não coloquei na altura o teu nome porque sinceramente não gosto de dizer "mal" de aquários do pessoal. Mas se reparares eu não disse que esteticamente ficava mal ou bem em relação à sala em si. São gostos, neste caso, bastante arrojado e calculo que fique bastante bem no resto da sala. A casa ainda estava em obras, mas notava-se já uns detalhes de bom gosto.

 

Apenas referi uma desvantagem de teres essa parte fora da parede. Porque de resto o teu aquário agradou-me bastante, principalmente a sala das máquinas. Está muito fixe e a instalação electrica perfeita. Tens umas condições excepcionais.

 

Agora como qualquer pessoa... tenho sempre um "bitaite" para mandar ;) Já fui ver o aquário do RFA ao vivo também e está brutal, mas sei lá, se fosse eu nao fazia assim. Acho que é uma sentimento normal quando vemos um aquário. Espero que não fiques aborrecido com estes comentários. Porque de facto, recebeste-nos bastante bem e o teu aquário tem um potencial muito bom bigsmile

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo eu vi que não foi dizer mal e cada um tem uma opinião que deve ser dada sem recentimentos isso é que torna nos torna únicos criticar sem ofender e eu pessoalmente não levei isso como uma critica negativa mas sim uma opinião de um amigo que eu respeito a 100%, e que em nada me ofende claro que eu só vim aqui reforçar a ideia que gosto muito do meu Aquario (vim defender a minha dama ;)bigsmile:wink: ), mais nada e eu vi que tiveste o cuidado de não meter nomes mas a mim isso não me chateia nada, eu acho que devia colocar para que não houvesse mal entendidos.

Um grande abraço e sempre que cá quiseres vir estás sempre há vontade.

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem bem Ricardo agora é que estás tramado :lol: . Como o Serrano diz eu acho que devemos dizer o que pensamos dos aquários das pessoas, evidentemente sempre de uma forma construtiva e sobretudo dizer o que faríamos de diferente. As boas ideias resultam é do confronto de opiniões. A mim por exemplo chateia-me é que digam sempre " está muito bonito, fixe, fantástico, fabuloso , etc. Todos os aquários têm coisas bopas e coisas más, sejam grandes ou pequenos. Eu provavelmente hoje faria alguams coisas diferentes , felizmente apenas alguns promenores. Agora em termos de Layout ,por exemplo , há sempre sugestões a dar.

Portanto Sr. Ricardo exigo que vás ao meu topico criticar e fundamentar essas criticas e quais as alterações que farias.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Rui não sejas mauzinho, :lol: :D :?::P :D

Acho que o Ricardo fez bem expremiu a sua opinião que é sempre de louvar, e eu não quiz nem quero abrir uma guerra, como eu disse anteriormente eu vim em defesa da minha dama mais nada :?::?: , por isso ao Ricardo o meu muito obrigado pelas criticas.

Rui a seguir vou eu partir-te a cabeça com criticas :D :D

Um Abraço

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais