Projecto "Tubaruhas"


Yuny Dias

Recommended Posts

boas André , o Hugo já tinha dado esse feedback, obrigado. Se encontrar nas lojas aqui vejo o custo benefício. Esse aqui pelo feedback que vi também é silencioso e prático só vendo para acreditar agora .

 

Já agora não consigo entrar no link :@

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo, se for para enviar agradeço, suporto os portes claro, é que tu és de um bocadinho longe (Santarém).

 

Em relação aos T's existem sim. 020a4cc4482f9ff7caff360aa5768aab.jpg

E em relação ao filtro de esponja duplo pelo que pude ver é tudo do mesmo tamanho pelo menos aqueles que estão a venda online.

 

Dimensões: esponja 8x5cm, todo o filtro 14,5x14,5x5cm

96dfa2794017d6bfebdee38b8dfaf518.jpg

 

Aqueles que são simples tem realmente várias dimensões.

8c6a0782220f661cfaddd31ce39ada75.jpg

 

Nos sites brasileiros falam em filtro esponja de esponja "grande" , visualmente parece muito igual aos outros, mas vou ver se algum diz as dimensões.

 

Quanto a bomba acho que fica mesmo um por aquário.

 

Bomba Ar Marina 100

 

Informação Técnica:

 

A bomba de ar Marina combina a saída de alto desempenho com um funcionamento silencioso. Uma fonte confiável de ar para aumentar o movimento da água e turbulência para uma oxigenação adequada. Disponível em dois tamanhos: aquários até 150 ou 100 litros.

 

bd1afdd8f345bcfaf87593d4a24a99ac.jpg

 

O meu é para aquário até 150 litros, pela informação técnica espero que a parte do alto desempenho e silêncio seja verificado na prática.

 

Abraço

Já te enviei a mp quanto às folhas biggrin.png' alt=':biggn:'>

Não sabia da existência desses T's, é sempre bom descobrir!

 

Yuni, o que quero dizer é que tens mais que um tipo de esponjas à venda. Penso que os filtros sejam todos iguais, mas podes tirar as esponjas de origem, comprar umas maiores que te agradem e colocar no filtro. Se eu utilizasse filtros de esponja, trocava as de origem por umas com o dobro do tamanho, pelo menos! Dessa forma, consegues uma filtração mecânica e sustentabilidade biológica muito melhores! Mas isso sou eu... que tenho um Fluval 305 quase só com cerâmicas num aquário de 75 litros úteis... está a ciclar para montar o de 200 litros, mas se eu tivesse disponibilidad€, provavelmente teria um 405 apenas com as esponjas iniciais e cerâmicas em série com outro 405 com cerâmicas + esponja + lã filtrante no de 200. Mas já estou aqui a divagar, desculpa. Ou seja, filtragem nunca é demais.

 

Como te disse, não conheço as bombas da Marina, mas as da Tetra são excelentes, pelo que conheço... não se ouvem mesmo e trabalham bem. Aconselho-te a colocares uma válvula anti-retorno no tubo das bombas, para prevenir.

 

Espero estar a ajudar... abraço

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Hugo, eu sei , nos meus tanques só tenho utilizado filtro externo, com excepção de um período que usei biobox que também estava bem quitada, esteve tudo bem tranquilo. Já tive a ver sobre a bomba e feedback dela é boa, vamos ver também ainda não está a funcionar , no final do mês chegam os aquários e já quero ter tudo bem assente para arrancar as coisas.

Yuni, vais vender os hongsloi? Então?

Estou sim amigo, quero renovar os peixes , daí estar a vender , trocar por casais mais novos para esse novo projecto, também estou a vender o material daí não os querer junto dos macmasteri senão vaí dar asneira .

 

Hoje fui apanhar ar e trouxe algumas folhas de carvalho, carvalho vermelho do norte e carvalho negral, vou deixa los ao sol uns dias e depois ir de molho para quando os aquários chegarem ter as coisas em dia .

 

Carvalho vermelho do norte

2d812fce06b055338ca5b4b07bf80812.jpg

 

Carvalho negral

f907fc8d376f1b7ab423874b151befd7.jpg

 

Quero as bem secas, algumas estavam xoxas, por isso tenho que fazer uma boa seleção dos mesmos. Tenho um saco cheio de carvalho vermelho e meio saco de carvalho negral.

Acho que posso usar as duas, por isso mês a mês vou fazer uma visita aquelas árvores para ir fazendo stock.

 

Nota: apanho folhas caídas ou de galhos partidos que já estão secas, nada de tirar diretamente da árvore.

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de agradecer, estamos todos aqui para nos entre-ajudarmos.

Eu tenho uma boa impressão da bomba, mas como penso que já te disse, nunca trabalhei com ela, apenas conheço quem tenha...

 

 

Estou sim amigo, quero renovar os peixes , daí estar a vender , trocar por casais mais novos para esse novo projecto, também estou a vender o material daí não os querer junto dos macmasteri senão vaí dar asneira .

 

Vais comprar quantos aquários para reprodução? Já sabes que espécies queres? Acho que é bem pensado.

 

Boa escolha, o pessoal costuma obter bons resultados com essas folhas... eu estou satisfeito com as de sobreiro, o problema é mesmo o tamanho reduzido.

 

Quanto a isto...

 

 

olha quando ao filtro de esponja esqueci de referir no.post , os duplos não sei se é possível adicionar esponjas mais grossas , pois estão limitadas pela bara central, como são duplas acho que é mesmo para poder ter um sistema de filtragem mecânica maior e maior filtragem biológica como referiste , dai serem duplos , mas vou averiguar com o fornecedor dos filtros , vou mandar vir um kit de bomba de ar que trás todos dos acessórios inclusive várias válvulas ...

 

Existem uns blocos de esponja que depois podes cortar à medida ( http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/materiais-filtrantes/esponjas/hobby-esponja-de-filtro.html) neste caso, optaria pela esponja mais grossa... portanto, para além de duplo, seria melhor. Obviamente que o facto de ser duplo só por si já oferece uma melhor filtragem. Se não for intromissão, podes mandar um link para esse kit?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo, ainda bem que estamos numa comunidade para trocar ideias, impressões e alguma informaçao.

 

Iniciamente seriam 5 mas tenho espaço para 6 aquários.só para reprodução , e um grande para crescimento potencialmente, a medida que as coisas forem avançando vou percebendo as minhas necessidades.

 

Quando ao projecto falando com um amigo chegamos ao seguinte modelo.para o móvel que vamos adaptar.

babd4fa9525c64e45ff2f889828cc8c5.jpg

 

Aparte disso quero pelo menos 20 cm do chão até ao primeiro aquário para não ser tão baixo e dar dor nas costas e pescoço.

 

quero os aquários assim

8ee2a54feef51144422f7da1abbdcc02.jpg

 

Se conseguir será assim , vontade não me falta .

 

Quantos as espécies já pensei sim, vou começar com o Grupo Macmasteri que é o meu favorito tanto pelo padrão das cores como pelo corpo robusto. Então será:

-ap. hongsloi, meu grande amor (já tenho)

- ap. macmasteri (já tenho)

- ap. guttata

- ap. hoignei

- ap. veijita

 

as outras variações dentro do grupo são uma raridade se aparecer talvez adquira algum .

 

Já mandei fazer 3 aquários e vou começar com esses , como não tenho os outros casais não vi necessidade de montar todos e não.ter população para eles .

 

Parece-te bem o esquema dos aquários ? A iluminação será feita por fita led para cada aquário individualmente , ainda estou a considerar ou um por cada andar ou então tubulares são opções que só poderei analisar quando arrancar mas estão a ser pensadas para não ser muito dispendioso.

 

Quanto ao kit da bomba de ar é de um senhor do olx, fica aqui então o link: http://olx.pt/i2/anuncio/kit-para-bomba-de-ar-IDwSG9A.html#:1b92d4bb49

 

 

Abraço

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, verdade... não sei quanto ao resto do pessoal, mas pelo menos eu, não saberia nem um terço do que sei se não fosse por este fórum e os seus utilizadores. Nem nunca teria descoberto os apistogrammas, provavelmente.

Esse projeto parece-me bem. Mas pelo que percebo, vais ter cinco casais e apenas um aquário para crescimento (também na bateria?)... e isso não me parece bem pensado, sinceramente. Está mais que comprovado que o indicado para crescimento dos juvenis é pelo menos 100cm de frente (mas não sei se tens capacidade financeira ou espaço para fazer o que vou sugerir, que é o que me parece indicado). Os cinco casais, nesses aquários da bateria (atenção ao móvel, isso bem reforçado) e uns quantos iguais para os recém nascidos. Depois uns bem grandes à parte para crescerem bem a partir de uma certa altura... não sei se é o melhor, estou a dar a minha opinião, vale o que vale...

Quais são as medidas pretendidas para os aquários?

O exemplo dessa imagem parece-me bem... mas suponho que depois vás adaptar aos apistos, com um fundo mais escuro, substrato mais tipo areia ou escuro, côcos... já percebes onde quero chegar... e essas "moss balls", são na verdade algas e não musgo (só por curiosidade)

Os guttata são lindos, talvez os meus favoritos dentre as tuas escolhas... vou andar atento, se souber de algo, apito. Fala com o Sr. Emanuel, da AquOporto... nunca lá comprei nada mas os vivos têm um excelente aspeto e todos dizem que é cinco estrelas

Quanto à iluminação, não posso aconselhar muito. Eu apostaria em LEDs mas as fitas ainda são 40€ cada 5 metros (pelo menos, no bricomarché, podes sempre comprar aqui no fórum, costumam aparecer baratas..) podes experimentar aqueles "focos led"... os leds são um pouco caros, mas ao fim de uns meses, estão pagos.

Esse kit parece-me bem. Traz todos os acessórios exceto a bomba em si, certo?

isto, talvez te interesse...

Abraço, Yuni. E mais uma vez, boa sorte

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, verdade... não sei quanto ao resto do pessoal, mas pelo menos eu, não saberia nem um terço do que sei se não fosse por este fórum e os seus utilizadores. Nem nunca teria descoberto os apistogrammas, provavelmente.

Em primeiro lugar boas hehehehehe, neste ponto estamos de acordo, quando comecei as espécies na minha cabeça eram somente aqueles que estavam no expositor da loja. E graças aos fóruns que cheguei a onde estamos agora. Ainda não é muito mas é bem mais do que quando comecei .

 

Esse projeto parece-me bem. Mas pelo que percebo, vais ter cinco casais e apenas um aquário para crescimento (também na bateria?)... e isso não me parece bem pensado, sinceramente.

Os aquários que vão estar nesta "bateria", são todos de reprodução amigo, queria 5 mas como cabem 6 lá vai ter que ser, o último irá servir para quarentena, hospital e eventualmente separar algum peixe em alguma situação especial ou então usava a parte de baixo para o crescimento num aquário de 120 cm.

 

Eu tenho um um aquário de 100 cm para crescimento, no máximo que posso fazer é montar ao lado desse de reprodução montar outro.móvel de medidas idênticas para 3 aquarios de crescimento se as coisas correrem mesmo muito bem amigo.

 

Está mais que comprovado que o indicado para crescimento dos juvenis é pelo menos 100cm de frente (mas não sei se tens capacidade financeira ou espaço para fazer o que vou sugerir, que é o que me parece indicado). Os cinco casais, nesses aquários da bateria (atenção ao móvel, isso bem reforçado) e uns quantos iguais para os recém nascidos. Depois uns bem grandes à parte para crescerem bem a partir de uma certa altura... não sei se é o melhor, estou a dar a minha opinião, vale o que vale...

Vale muito amigo, é para isso que aqui estamos, já respondi em parte em cima.

 

O móvel irá ser muito bem reforçado , não quero cá acidentes.

 

Quais são as medidas pretendidas para os aquários?

Os aquários são de 60"30"30

 

O exemplo dessa imagem parece-me bem... mas suponho que depois vás adaptar aos apistos, com um fundo mais escuro, substrato mais tipo areia ou escuro, côcos... já percebes onde quero chegar... e essas "moss balls", são na verdade algas e não musgo (só por curiosidade)

A imagem dos aquários são meramente ilustrativas, o layout não será em nada igual ao da imagem , os aquários terão todos venil preto no fundo amigo, o substrato que estou a pensar para poupar será filtro de piscina, folhas as jardas, ramos de videira , cocos como tocas, algumas plantas, Anubias, fetos, naja, musgo de java, cabombas, e flutuantes não podem faltar.

 

Os guttata são lindos, talvez os meus favoritos dentre as tuas escolhas... vou andar atento, se souber de algo, apito. Fala com o Sr. Emanuel, da AquOporto... nunca lá comprei nada mas os vivos têm um excelente aspeto e todos dizem que é cinco estrelas

Obrigado, tenho um macmasteri do Sr. Vasconcelos e é fabuloso, ele não tem mas já lhe pedi que se tiver na lista para mandar vir , os meus preferidos são são os hongsloi, paixão a primeira vista.

O Emanuel já teve hoignei e deixei escapar, foram todos vendidos e não vejo ninguém a falar deles por essas bandas. Vou andar atento.

 

Quanto à iluminação, não posso aconselhar muito. Eu apostaria em LEDs mas as fitas ainda são 40€ cada 5 metros (pelo menos, no bricomarché, podes sempre comprar aqui no fórum, costumam aparecer baratas..) podes experimentar aqueles "focos led"... os leds são um pouco caros, mas ao fim de uns meses, estão pagos.

A iluminação será led , inicialmente pensei em uma calha para cada mas como vou montar o móvel será uma valha por andar quem sabe , as fitas no ebay são baratas e pode compensar , os focos led seriam uma boa opção a considerar dado que parecem dar mais luz que as fitas, vou precisar de um eletricista kkkk

 

Esse kit parece-me bem. Traz todos os acessórios exceto a bomba em si, certo?

Sim tudo menos filtro e bomba. Posso simplesmente comprar as válvulas anti retorno que ele vende a 1,5€ cada 4 válvulas e 5 metros de tubo, penso não preciso de mais nenhum daqueles extras que vem no kit para montar o filtro de esponja. Cada filtro de esponja dupla ele vende a 2,95€.

 

isto, talvez te interesse...

 

Abraço, Yuni. E mais uma vez, boa sorte

Vou dar uma vista de olhos, muito obrigado e forte abraço.

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um extra em relação ao móvel , apesar de o aquário ter 30cm de largura o móvel terá 40 cm para poder comportar as fichas em cada andar e poder colocar as bombas de ar também , que que acham dessa ideia ou acham que será preciso mais que isso ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Yuni! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Os aquários que vão estar nesta "bateria", são todos de reprodução amigo, queria 5 mas como cabem 6 lá vai ter que ser, o último irá servir para quarentena, hospital e eventualmente separar algum peixe em alguma situação especial ou então usava a parte de baixo para o crescimento num aquário de 120 cm.

Eu tenho um um aquário de 100 cm para crescimento, no máximo que posso fazer é montar ao lado desse de reprodução montar outro.móvel de medidas idênticas para 3 aquarios de crescimento se as coisas correrem mesmo muito bem amigo.

Estou a ver que pensaste bem em tudo, meu amigo. Na minha opinião, está um plano muito bom! Esperemos que corra bem, não me importava nada de ter uns Guttata que viessem daí, eheheh mas antes de me meter em mais apistos, ainda gostava de avançar com o meu projeto dos Dicrossus... desculpa o off-topic.
Se as coisas correrem bem, ainda consegues equilibrar as contas dos aquários, eheheheh estou no gozo.

 

 

Os aquários são de 60"30"30

Parecem-me boas medidas, mas vai tendo atenção à agressividade.

 

 

 

A imagem dos aquários são meramente ilustrativas, o layout não será em nada igual ao da imagem , os aquários terão todos venil preto no fundo amigo, o substrato que estou a pensar para poupar será filtro de piscina, folhas as jardas, ramos de videira , cocos como tocas, algumas plantas, Anubias, fetos, naja, musgo de java, cabombas, e flutuantes não podem faltar.

Muito bem, Yuni, tens mesmo isso bem orientado, eheheh uma coisa em relação às folhas de magnólia: só consigo enviar para a semana... não estou em casa até lá...

 

 

Obrigado, tenho um macmasteri do Sr. Vasconcelos e é fabuloso, ele não tem mas já lhe pedi que se tiver na lista para mandar vir , os meus preferidos são são os hongsloi, paixão a primeira vista.
O Emanuel já teve hoignei e deixei escapar, foram todos vendidos e não vejo ninguém a falar deles por essas bandas. Vou andar atento.

Tem peixes fantásticos, sem dúvida. Eu nunca gostei muito de discus até ver os wild que lá tem, fiquei boquiaberto. Vou andar atento, também. Experimenta ir vendo aqui ou aqui. Para os segundos aconselho-te a enviar e-mail e também a manteres-te atento às importações. Os meus cacatuóides vieram dos primeiros e só tenho a apontar uma coisa: acho que tanto os preços como os portes são um pouco puxados, mas pronto...

 

 

 

A iluminação será led , inicialmente pensei em uma calha para cada mas como vou montar o móvel será uma valha por andar quem sabe , as fitas no ebay são baratas e pode compensar , os focos led seriam uma boa opção a considerar dado que parecem dar mais luz que as fitas, vou precisar de um eletricista kkkk

Vê lá o que se adequa melhor às tuas necessidades... se considerares os focos, vai vendo o meu tópico , se avançar mesmo com aquilo, vou lá postar tudo da forma mais detalhada possível... talvez te dê jeito.

 

 

 

Sim tudo menos filtro e bomba. Posso simplesmente comprar as válvulas anti retorno que ele vende a 1,5€ cada 4 válvulas e 5 metros de tubo, penso não preciso de mais nenhum daqueles extras que vem no kit para montar o filtro de esponja. Cada filtro de esponja dupla ele vende a 2,95€.

Isso é um belo negócio! Esses filtros são bons? Costumam ser à volta de quatro euros na loja...

 

 

Um extra em relação ao móvel , apesar de o aquário ter 30cm de largura o móvel terá 40 cm para poder comportar as fichas em cada andar e poder colocar as bombas de ar também , que que acham dessa ideia ou acham que será preciso mais que isso ?

Eu acrescentaria mais cinco cm mas tu é que sabes o espaço que achas necessário....

 

P.S- essas flutuantes estão brutais! Tens novidades do projeto? O nosso amigo Nuno nunca mais deu sinais de vida, hahahah

Abraço

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Yuni,

 

O teu projecto evoluiu muito rapidamente em muito pouco tempo! Isso pode ser bom, mas aconselho a devida paciência.. ehehe já sabemos que a aquariofilia é um jogo de paciência.

 

Quanto à tua ambição parece-me bastante saudavel, reprodução é um grande desafio! :) Dito isto, é importante que tenhas presente que as coisas nem sempre vão correr bem no incicio e que vai encontrar muitos contratempos e que isso te vai frustrar mas o importante é ir etapa a etapa superando os desafios! :)

 

 

Boa Sorte.

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

P.S- essas flutuantes estão brutais! Tens novidades do projeto? O nosso amigo Nuno nunca mais deu sinais de vida, hahahah

 

Abraço

 

Boas Hugo, estou a avançar com calma e cautela e pensar em cada coisa de uma vez, as vezes da vontade de querer fazer tudo mas os euros são escassos e temos que procurar alternativas sem prejudicar a fauna ... os aquários ainda andam na fabrica kkk! entretanto já comprei a madeira para fazer o móvel no Leroy.

 

As medidas que tomei em consideração foram as seguintes para o móvel que idealizei em madeira de 3.8mm.

 

Peças 1 a 4 - base e tampa - cumprimento 122 cm + ( 3x 3.8) ) = 133,40

Peças 5 a 10 - peças verticais para suster o peso dos aquários de cima - altura 100 cm+ 3.8 = 103.8 arredondei para 104

Peças 11 a 19 - barras horizontais para unir a parte da frente a parte de trás, utilizei apenas 45 cm pois vou ganhar mais espaço com a espessura dos barrotes.

Peças 20 a 23 - para a prateleira do meio 61 cm - suficiente para o aquário de 60 e com folga de 1 cm para manobrar.

 

 

De resto esta parado a espera dos aquários.

 

Só falta comprar os parafusos e L's para montar o móvel.

 

 

Boas Yuni,

 

O teu projecto evoluiu muito rapidamente em muito pouco tempo! Isso pode ser bom, mas aconselho a devida paciência.. ehehe já sabemos que a aquariofilia é um jogo de paciência.

 

Quanto à tua ambição parece-me bastante saudavel, reprodução é um grande desafio! :) Dito isto, é importante que tenhas presente que as coisas nem sempre vão correr bem no incicio e que vai encontrar muitos contratempos e que isso te vai frustrar mas o importante é ir etapa a etapa superando os desafios! :)

 

 

Boa Sorte.

 

Cumps,

Ricardo

 

Obrigado Ricardo, esse projecto é mesmo isso que disseste, inicialmente iria montar um aquário maior, e analisando os custos/benefícios avencei para este projecto, porque num aquário grande nunca vamos conseguir ter as espécies todas que queremos juntos e poder reproduzir os mesmos.

 

Como disse ao Hugo, a questão mas pertinente neste momento é a iluminação, calhas leds individuais ou por t5 por piso.

 

Com calma chegamos la hehe

 

Obrigado vou precisar de muita sorte e paciência.

 

 

Boas

 

Onde arranjaste essas flutuantes?

 

 

Cmps

 

Ola Bruno, as flutuantes foram oferecidas pelo membro Nuno Prazeres, ele é aqui das redondezas e depois de uma pode deu-me, estão a fazer um belo aquário, parece outro e vemos a luz a penetrar pelas pequenas cavidades que elas deixa e os peixes pareceu-me gostarem de um ambiente mais sombrio !

 

Quando montar o aquário deixo um passo a passo ao pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal chegou a hora de falar da minha opção de escolha para a iluminação.

O fornecedor Paulo Vieira Aquarios esta a vender a seguinte gama de calhas led's:

 

1.ª Opção: Calha leds especifica para aquario 50cm - 19.90€

Seria um para cada aquário, mas ai teria de gastar dinheiro de suportes para cada aquario ou eu mesmo fazer uma.

As especificações são:

 

Barra de 500mm :
consumo 7.75w ,
24 x branco lumens 960 ou 18 x branco e 6 azuis lumens 807 .

2023972286-calha-leds-especifica-para-aq

 

Qual a vantagem de ter leds azuis ?

 

Cada calha destas custa 19,00€, sem falar que teria de adcionar um suporte para cada aquario 15€ , um transformador de 12V 7.00/8.00€ e 1 temporizador para cada aquario 3.50€.

 

2.ª Opção: Barras led especificas para aquario 120cm - 36,00€

Que seria um por cada andar da suposta bateria, no ultimo em cima como nao tem tampo poderia usar a opçao de cima, ou um suporte.

As especificações sao:

Branco 6500k
Branco com azul 6500k com 20 000k
Azul 20 000k

 

preço 36€

826169611_1_1000x700_barras-led-especifi

Neste caso posso utilizar o tecto da primeira e segunda divisão do aquário para por a calha ou ate mesmo um suporte suspenso no tecto , e poupo tanto no valor comparação com duas de 50 cm, nos suportes e tambem pelo facto de utilizar um temportizador por cada sistema , neste caso um por andar.

 

A minha questão é! serao suficientes tanto um como outro a nivel e eficiencia para um aquario de 60x30x30 para reprodução? Uma vez que as plantas serao todas de baixa exigencia.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte com o móvel! E tal como disseste, muita calma...

Em termos de eficiência, não te posso ajudar com a iluminação... mas acho que são suficientes para o que queres. Eu apostaria nas calhas maiores.

Abraço

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja me decidi Hugo, serão calhas de 120 por cada andar, sai mais em conta e é mais eficiente tanto a nivel de kelvins e lumens, a madeira ja tenho toda, e os l's sambem, só falta a parafusadora e os parafusos.

 

Entre sábado e domingo devo te-lo montado.

 

E esperar os aquários, enquanto não chegam vou tratar da parte eléctrica tal.

 

Ainda não sei que tipo de acabamento dar ao móvel sabem que não me apetece gastar muito dinheiro em tintas e coisas assim !!

 

Abraço


12004725_136425370042311_415897563959928

 

Preparando o fim de semana!!

4 peças 132,40 cm
6 peças 104,00 cm
9 peças 45,00 cm
4 peças 61,00 cm

Ripas sem aplainar de 38x38 mm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu dava a essa madeira só tapa poros e velatura de jardim da v33 protege bastante e a madeira fica na mesma com o tacto dela não fica como o verniz

André isso para mim foi chinês , mas é válido. vou ler sobre isso é dar o feedback kkk , eu sou o bob ^^ Muito obrigado André.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aplicar tapa poros em madeiras

 

Como estou a tratar de umas madeiras novas em minha casa, e pesquisei um pouco sobre esta matéria decidi deixar aqui umas dicas.

 

O tapa poros é um produto baseado em resinas de nitrocelulose, para celar os poros da madeira.

Utilizando como uma primeira camada no envernizamento de madeiras novas, permite um acabamento final de envernizamento.

 

Assim os tapa poros servem para dar cobertura à madeira e é como que um isolante.

Dentro do tapa poros existem uns com mais percentagem de sólidos e outros com menos. O que tem mais percentagem de sólidos fica com mais enchimento, logo vai tapar mais a madeira.

 

O tapa poros é sempre necessário quando a madeira está em bruto. Excepto nos soalhos que se aplica "meio verniz", os entendidos em soalhos que se pronunciem. Os vernizes sintéticos e aquosos são aplicados geralmente a trincha ou rolo.

De salientar que existe o tapaporos celuloso que demora mais tempo a secar não fica tão "duro" como o poliuretano e é o aconselhável para dar a rolo ou trincha.

 

Quando a madeira está em bruto o ideal e normal é aplicar uma ou duas demão de tapa poros (poliuretano), o tapa poros é de fácil lixagem ao contrário do verniz, e uma demão ou duas de verniz (poliuretano)...isto num acabamento à pistola.

Os poliuretanos não são aconselháveis para exterior onde haja exposição directa solar, e não são aconselháveis para aplicar à trincha ou rolo dado que secam mais rapidamente.

 

Preparação da madeira

 

Lixar sempre a madeira no sentido das fibras com lixa de papel de grão médio. Eliminar as gorduras e poeiras.

 

Aplicação

 

O tapa poros deve ser cuidadosamente mexido com auxilio de uma espátola.

Aplicar com uma trincha uma de mão, directamente à madeira, lixando entre de mãos com lixa de papel de grão médio.

Eliminar as gorduras e poeiras.

Aplicar pelo menos duas de mão par um bom acabamento final de envernizamento.

Repetir o processo de lixar antes de aplicar o verniz.

 

Fonte: http://bico-de-obra.blogspot.pt/2013/08/aplicar-tapa-poros-em-madeiras.html?m=1 Bico de Obra http://bico-de-obra.blogspot.pt/2013/08/aplicar-tapa-poros-em-madeiras.html?m=1

Editado por Yuny Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais