Tronco de Videira


Solrac_lx

Recommended Posts

Boas quero só partilhar convosco a preparação de um tronco de videira recolhido por mim, de modo a que seja a próxima adição ao meu aquário.

Vai ser o segundo tronco que introduzo no meu aquário. O primeiro era de urze e foi recolhido de uma vedação partida, pouco tratamento precisou.

Este é portanto o primeiro que preparo "de raiz". Espero mostrar como é fácil, agradável e nada dispendioso encontrar elementos para o nosso hardscape.

 

Eu recolhi este pedaço de uma videira moribunda, já estava bastante seco mas sem indícios de apodrecimento. Eu moro em Porto Santo onde é norma as videiras serem plantadas em solos arenosos e apenas a um ou dois palmos do chão alargando-se em área e sem forma predefinida. Produzem troncos maravilhosamente retorcidos

 

31012011141.jpg

 

Usei uma vulgar faca serrilhada para ir desbastando a casca, como se uma maçã descasasse. Notei também que é quando a casca está molhada que é mais fácil de a retirar

 

31012011142.jpg

 

Aqui já tenho uma boa parte da casa retirada, não é difícil mas é algo trabalhoso.

Debaixo da primeira casaca tem uma segunda película fina que me parece ser mais fácil de retirar com uma faca de lamina não serrilhada, como se raspássemos uma cenoura. =)

 

Todo o processo de raspagem deve ter durado cerca de uma hora e meia mas com uma musicazinha de fundo passou bem :rainbowafro:

 

Hoje pus o troco no forno cerca de 45 minutos a 150 Cº para acabar de o secar visto que após a casaca removida tinha zonas ligeiramente verdes. Serviu perfeitamente.

 

01022011143.jpg

 

Na foto anterior podem ver já o tronco de molho, e uma vez que ele não flutua, nem estou muito preocupado que me tinja a água, adicionei também cerca de 25 gotas de EsHA 2000 só para estar descansado, visto que a estadia no "Spa del Forno" deve ter extreminado a maioria das "bichesas"

 

Espero ter ajudado, conforme houver novas venho colocá-las aqui ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou entendido na matéria mas já fiz o mesmo a um mas nem foi preciso "assar" estava bem seco e foi só por de molho uns dias para ir ao fundo e ficou pronto.

 

parece-me um bom tronco mas vamos esperar pelos experientes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está muito bom, eu tb estou a maturar um lolmas já está de molho a mais de mês ainda nao o fui preparar mas essa ideia da faca serilhada agradou-me lol.

Júlio Maia Mr. Shark - Aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas uns Reparos... Não precisas de "torrar" o tronco... Na verdade é contra indicado mesmo... O aquecimento irá desnaturar os polimeros que constituem a celulose, causando uma maior propenção para a decomposição da Videira...

Não precisas de descascar a videira, muito pelo contrário... Apenas deves retirar a casca exterior e deixar a casca interior, visto que esta mesma casca interior actua como uma protecção para as camadas internas da videira, atrasando a decomposição da celulose do Parenquima da videira. Ao cozer e descascar a videira estás a encurtar em grande parte a vida util destas cepas... Em vez de te durar para ai 2 ou 3 anos em boas condições, dura 1 ano se tanto...

 

Isso de tratar demasiado as videiras é uma carga de trabalhos, e no fundo é contra producente. Tá bem que tratar as outras madeiras pode valer a pena.. As cepas em minha experiencia é quanto menos trabalho melhor! Se somente descascares a primeira casca demolhares durante um mês com o tratamento do cloro/sal e puseres no tanque, vais ter os mesmos se não mesmo melhores resultados que a nova trend que há que é meter os troncos a "coser" e depois demolhar! É contra producente nas cepas... Para além disso é inegável que quanto menos tratas as cepas, mais elas te duram sem apodrecer... É claro que uma cepa pouco tratada irá fungar bastante, mas isso não me assusta, muito pelo contrário...Comida gratuita para caracois, ottos, e camarões=)

Editado por gervas
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Carvalho, Azinheiro, Oliveira, Zambujeiro, Castanheiro, Sobreiro(sendo esta uma especie protegida, por isso a evitar).

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

tenho 3 raizes bem ramificadas de nespereira, terá algum problema utilizar estas?

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Não sei se agúem me sabe dizer mas onde se conseguiria arranjar uns troncos tipos raiz . vou fazer o meu aqua de 1,50 mt e queria decorar com troncos e gosto muito do estilo amazónico e queria meter um grande tronco para ocupar pelo menos uns 50 cm do aqua ,mas os euros não são muitos por isso se tiverem ideias de sítios que sejam propensões a ter troncos desta características (Raizes mais ou menos 50 cm ) agradecia a ajuda

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

cuidado com alguns troncos que contem substancias antisepticas para defesa contra microorganismos. este quando usados no aquario alem de fazer mal aos peixes podem matar as colonias de bacterias depuradoras dos filtros etc...

 

o ramo de videira não tem mal nenhum, eu também uso no meu aquario e é muito bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Eu a pouco tempo arranjei uns troncos de videira, como nao estavam bem secos pus no forno a 100° cerca de 1h o que reparei foi que os troncos estalaram. Nao ficaram nada de jeito. Agora vou tentar da maneira como dizem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Qualquer árvore pode ser utilizada. Há aqui no fórum quem use pinho!
Quanto ao tronco de videira. Se não for descascado vai sujar a água mais rapidamente.
Eu tenho troncos há anos sem estarem podres e todos descascados.
Cumprimentos

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boa Noite
Eu utilizei recentemente alecrim e ficou um espetaculo. as ramificaçoesda base daquele arbusto dao um efeito na minha opinião mais bonito do que as videiras

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Viva pulse-,

 

Aqui pelo fórum há-de estar um tópico sobre troncos que podes usar na aquariofilia. Se não encontrares, encontras facilmente no google.

 

Os mais usados a nível nacional são as videiras mesmo. Depois tens as madeiras exóticas que podes usar, paus de kiwi, etc...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia
Eu recentemente montei um novo projecto e optei por colocar uns troncos de videira. Como estava seca foi só colocar de molho para tirar a 1 casca apenas, depois deixei secar um dia, com uma faca raspei a segunda mas do para tirar um pouco que tivesse mais frágil, limpei muito bem os nos da madeira. Coloquei a cozer com sal 5 minutos apenas, troquei a agua e mais 5 minutos de novo. Numa bacia de molho 1 semana trocando a agua com sal nos todos os dias, passado essa semana mais 2 a 3 dias só com agua e esta feito. Amarei-os com fio de pesca para não se desprenderem uns dos outros, coloquei um pouco de musgo spiky amarrado com uma linha para apodrecer junto ao tronco a fim de ajudar o musgo a prender-se ao tronco, tem de ser muito pouco para poder ser bem oxigenado e não ficar velho ou ate apodrecer, uma dose de musgo e ainda sobrou metade. E foi para dentro do aquário e posso dizer que ficou muito bom. Só falta o musgo crescer.

 

 

https://www.dropbox.com/s/1fz8gzd762idm46/2014-07-06%2021.58.14.jpg

Editado por Daniel Moço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais