1º Aquário


joana.a91

Recommended Posts

Boas :)

O 1º Aquário cá de casa começou a ser montado à cerca de uma semana, de 30l, já usado, com algumas decorações e iluminação. Juntando um filtro de água, termostato de 100W e bomba de ar adquiri os primeiros moradores.

O aquário:

Aquário



Guppy macho e fêmea:

Guppies



Corydora:

Corydora



Neons (3):

Neons



Aparentemente não sou a única a gostar deste hobbie cá em casa. Uma das minhas gatas, a Cinza, passa horas a olhar para o aquário xD

TV para Felinos



Entretanto já lá habitam mais Guppies (1 macho, 2 fêmeas e um Alvin que me foi oferecido) e um Ancistro (que anda sempre escondido).
Adquiri também algum Musgo Java e uma Limnophila sessiliflora.

Guppy

Guppy


Guppy

Neon & Limnophila




Agora vem aí a 1ª remodelação: Tronco para o musgo (que já foi fervido e está de molho) e Húmus para a Limnophila (que já foi também fervido e esta na 2ª fase de lavagem). Comprei também cascalho do rio branco, para o fundo ficar mais claro :)

Um aquário temporário para os peixes também já esta a postos. Mãos à obra :) Editado por joana.a91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá joana, tenho algumas coisas a dizer:

 

1* chegaste a fazer o ciclo do azoto? É importante! Ainda por cima só compraste peixes muito sensíveis ao ciclo mal feito.

 

2* quando puderes tenta tirar as plantas falsas, as verdadeiras ficam muito melhores, ajudam no ciclo e os peixes gostam, ajudam-nos a sentir-se no seu habitat,... infelizmente compraste um dos piores substratos que podias pôr para as plantas! I cascalho que arranjaste como é? Podes arranjar fotos? quando puseres o tronco e se tiveres areia (tratada ou comprada claro) ou um substrato melhor muda!

 

3* sabes-me dizer quantos litros tem o aqua? Quantas TPAs fazes por semana? E quanto?

 

4* Bem vinda ao hobby! Alguma duvida dispõe!

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís.

Sim, o Ciclo de azoto foi feito. Montei e liguei tudo, só mais tarde adicionei a Corydora e o 1º Guppy que ainda ficaram sozinhos uns dias.
Assim que comprei as plantas as falsas saíram logo do aquário, até porque quero um habitat o mais natural possível.

As pedras maiores que aparecem nas fotos (que ainda são muitas) vão ser retiradas, deixando apenas o cascalho mais fino que se encontra por baixo. O que comprei é igual a esse só que de cor branca, mas não comprei muito porque apenas quero deixar a camada do topo um pouco mais clara. Pelo que andei a estudar em vários tópicos deste e outros fóruns tal como em sites dedicados ao hobby, o cascalho ou areia grossa para as plantas é mais aconselhável em relação à areia mais fina, pois não asfixia as raízes, daí ter escolhido manter este substrato. Isto não esquecendo o Húmus que vai ficar por baixo.

O aquário tem 30l e já fiz o primeiro TPA, apenas de 1/3 (não fui aconselhada a mudar mais que isso visto que a água ainda era recente). Entretanto adicionei um outro filtro pequeno que já cá tinha por casa, pelo que a água está bastante limpa.

 

Muito obrigada! Também se aceitam sugestões e dicas, afinal estamos sempre a aprender :)

Editado por joana.a91
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de 30 litros com um termostato de 100W?

Mal, acho que não tem. Mas um de 50 ou 75 chegava.

Fica para quando montares um aquário maior.

Boa sorte com o teu projecto.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já em fase final de montagem o aquário encontra-se assim:

Em remodelação

 

Falta ainda colocar o musgo no tronco e mais um ou outro pormenor, mas está quase :D

 

 

cascalho que arranjaste como é? Podes arranjar fotos?

 

Luis, aqui está uma foto:

Substrato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho muita experiência com este cascalho, mas tem cuidado com as raízes que às vezes se partem, ..., por serem relativamente grandes. Se só puseres musgos não há problema. Depois arranja uma foto com o musgo! Está a ficar bonito e com o musgo no tronco ainda deve ficar mais.

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho muita experiência com este cascalho, mas tem cuidado com as raízes que às vezes se partem, ..., por serem relativamente grandes. Se só puseres musgos não há problema. Depois arranja uma foto com o musgo! Está a ficar bonito e com o musgo no tronco ainda deve ficar mais.

 

Cmps,

Luis

 

Meti também a Limnophila e até agora parece estar a dar-se bem. Um dos pés está visivelmente mais verde e muito mais bonito :) Nos outros pés também já se notam diferenças mas ainda não tão significativas.

 

 

 

Aqui estão as fotos do resultado final:

 

Remodelação

 

Os peixes também parecem ter gostado :)

Aqua

Decoração

Neon

Ancistro

Guppy Alvin

Guppies & Corydora

Que acham? :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse musgo já teve melhor dias, mas se tiveres cuidado ele recupera, cresce e fica vamos verdinho. Ainda parece um pouco vazio, se com o tempo arranjares umas plantas grandinhas para a parte de trás é capaz de ficar muito bem! Os peixes também estão bem bonitinhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joana devias por o termostato na vertical num sitio com boa corrente pois corres o risco de se estragar.

 

Muito fixe o teu aqua ;)

 

 

Cumps

 

Obrigada :) Realmente já tinha pensado em voltar a pô-lo na vertical ao canto, para ficar também menos visível.

 

 

Esse musgo já teve melhor dias, mas se tiveres cuidado ele recupera, cresce e fica vamos verdinho. Ainda parece um pouco vazio, se com o tempo arranjares umas plantas grandinhas para a parte de trás é capaz de ficar muito bem! Os peixes também estão bem bonitinhos!

 

Alguma dica para o musgo? Já me disseram para meter menos para ele se agarrar melhor, mas ainda não tive oportunidade de voltar a mexer nele.

Sim, ainda está vazio. Apesar da Limnophila crescer depressa já ando a ver que outras plantas. Já uma ou outra me chamou a atenção, mas que tem de ser aos pouquinhos :)

Muito obrigada ^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada :) Realmente já tinha pensado em voltar a pô-lo na vertical ao canto, para ficar também menos visível.

 

 

 

 

Alguma dica para o musgo? Já me disseram para meter menos para ele se agarrar melhor, mas ainda não tive oportunidade de voltar a mexer nele.

Sim, ainda está vazio. Apesar da Limnophila crescer depressa já ando a ver que outras plantas. Já uma ou outra me chamou a atenção, mas que tem de ser aos pouquinhos :)

Muito obrigada ^^

Se o teu aquário estiver bem ciclado deve recuperar sozinho, mas se quiseres garantir que recupere ou apressar e aumentá-lo tens adubos líquidos, eu uso o sera Florena e funciona bem para mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva joana.a91,

 

Disseste que no dia 25, o aquário tinha sido montado há uma semana, portanto estou a estimar que seja por volta de 10 dias de diferença entre montagem do aquário e introdução de peixes, certo? Só estou a perguntar porque daqui a mais uma semana podes vir a ter uma desilusão (ou várias) se o ciclo não foi bem feito.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu aquário estiver bem ciclado deve recuperar sozinho, mas se quiseres garantir que recupere ou apressar e aumentá-lo tens adubos líquidos, eu uso o sera Florena e funciona bem para mim.

 

Obrigada Luis :)

 

 

Viva joana.a91,

 

Disseste que no dia 25, o aquário tinha sido montado há uma semana, portanto estou a estimar que seja por volta de 10 dias de diferença entre montagem do aquário e introdução de peixes, certo? Só estou a perguntar porque daqui a mais uma semana podes vir a ter uma desilusão (ou várias) se o ciclo não foi bem feito.

 

cumps,

David

 

Espero que não :/ De qualquer forma há algo que possa fazer para ajudar a que isso não aconteça, ou é mesmo só "esperar para ver"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer das formas, dá uma vista de olhos:

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Porque disseste acima que o ciclo foi feito. Possivelmente se isso não aconteceu, é melhor arranjar uma casa temporária para a bicharada :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, podes comprar um produto para acelerar um pouco o processo, eu já testei vários para ver se é seguro e obtive bons resultados na maioria. De qualquer modo precisarás de retirar daí os peixes, porque ao acelerar o ciclo os picos de amônia, nitritos e nitratos vão se dar mais rapidamente e maiores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Levei hoje uma amostra da água a uma loja de aquariofilia, onde fizeram os testes de amónia, nitrato e nitrito. Felizmente os níveis estão bons :D

Ando à procura de um kit de testes mas os preços que tenho visto são algo elevados, mesmo mandando vir. Alguém conhece/recomenda alguma loja com preços mais acessíveis? Pode ser loja online, pois será provavelmente mais barato que numa loja física..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O kit que tenho de momento custou perto de 15€ ( talvez um bocadinho menos, mas não muito) que trás 50 te

Iras que testam o pH, nitritos, nitratos, KH e GH. É um kit completo da Sera e costuma ter qualidade.

Em relação ao ciclo, se daqui a uma, duas semanas o nitritos não subirem o ciclo está feito.

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já adquiri um kit de testes bem como fertilizante e CO2 liquido :)

 

Entretanto ontem à noite já tive uma boa surpresa, ou melhor... 9 :)

 

Guppy Alvins

E ainda com uma Guppy prenha

Gyppies

(Guppy fêmea e macho)

E com troca de um tronco por vivos, adicionamos novos residentes ao aqua:
Camarão Cherry

Cherry Shrimps

Que aparentemente gostam bastante da comida da Corydora, assim como os Guppies

Cherry Shrimps

E Helenas, Caracol Assassino

Guppy & Ancistro & Helenas

 

 

 

 

Editado por joana.a91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Salvo erro, quando líquido é C e não CO2.

Tens de comprar comida para os guppys que nasceram. Eu para os meus Platys uso o Vipan Baby. Acho que pode ser o mesmo. Tenho dois guppys adultos. A esses e aos Platys adultos, dou Guppy Gran e outras cenas, incluindo Hikari Tropical, Vipan gvc mix e courgette.

Até já lhes dei melão uma vez :)

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Salvo erro, quando líquido é C e não CO2.

Tens de comprar comida para os guppys que nasceram. Eu para os meus Platys uso o Vipan Baby. Acho que pode ser o mesmo. Tenho dois guppys adultos. A esses e aos Platys adultos, dou Guppy Gran e outras cenas, incluindo Hikari Tropical, Vipan gvc mix e courgette.

Até já lhes dei melão uma vez :)

 

Cumprimentos,

 

José

 

Olá José

 

Sim, É "Organic Carbon" mas assim que se misturar com o oxigénio existente na água formara CO2 :)

 

Já adquiri um da Sera. Os Guppies adultos é que também gostam bastante das pastilhas da Hikari que comprei especificamente para a Corydora, que por sua vez não lhes liga nenhuma.

 

Quando dás courgette a água não fica suja? Como fazes e por quanto tempo pode ficar na água? Já tinha pensado em dar pepino ou courgette, especialmente por causa do Ancistro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Uma vez experimentei pepino e não resultou.

Courgette é o que resulta melhor.

 

Utilizo um pouco de água do aquário para ferver umas duas rodelas de courgette - eu tiro a casca, mais por causa de eventuais pesticidas.

Ferve até verificar que não flutua e é colocada num copo com água que tirei do aquário ou com água tratada para o aquário. Isto para que não continue a cozedura. É o que em inglês é designado de "blanched."

 

Antes tirava a courgette do aquário passado um dia, pois começava a desfazer. Mas como tenho peixes e especialmente caracóis suficientes, eles acabam por comer tudo.

Também já dei cenoura e até melão.

Agora estou a experimentar umas folhas de espinafre.

 

Cumps.

 

José

As minhas corydoras comem Sera Viformo e por vezes Vipa Chips. Mas o preferido é mesmo o Viformo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu tenho o aquário com tanta vegetação que ainda não me dei ao trabalho de verificar se foram comidas, mas suponho que sim. Eu tenho planorbis corneus que comem tudo e não deixam nada :)

Além de Tylomelanias, neritinas e clithon coronas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.