Dúvida com Ciclo de Azoto e PH


Recommended Posts

Viva pessoal,

 

é o meu primeiro post neste vosso maravilhoso forum, mas já tenho andado por aqui a ler bastante.

 

então é o seguinte, montei um novo e meu 1º aquário de agua doce (nunca tive aquários, tirando aqueles globos quando era miúdo).

 

o aquário está montado há praticamente 1mês e está com um habitante (guppy endler) desde 2ª semana do ciclo (não me culpem a mim, mas a mulher ouviu-me dizer que UM peixe poderia ajudar o ciclo e então trouxe para casa o guppy e ele está no aquário desde então) e mais duas corys albina que entraram entretanto.

 

O meu setup é o seguinte:
Aquario: 120x50x50 (300l brutos)

Filtro: JBL CristalProfi E1501

Termo: Fluval M300 300W
Iluminação: Zetlight Lancia 1200 Plant 46W total e 4100lm total
Substrato: fértil JBL Aquabasis Plus 5l e inerte Zolux AquaSand Nature 36l grao 2-3mm +/-

Hardscape: tronco (na loja estava identificado como raiz do deserto) e cerca de 8 a 10kg de Dragon Stone

 

Fauna: para já o guppy endler macho e 2corys albinas desde sábado.

Flora: musgo de java, marsilea hirsuta, microsorum pteropus windelov, bolbitis heudelotii, limnophila sessiliflora e heteranthera zosterifolia.

 

fiz adição no inicio de JBL Denitrol, seguindo a bula para novo aquário que acompanha o produto.

 

agora a minha dúvida, tenho acompanhado os parâmetros da agua +/- de 2 em 2 dias ou de 3 em 3dias.
em todos os teste efectuados, nunca vi a amónia/amónio sair do valor mais baixo da escala (0.00mg/l) embora tenha estado entre os 0.00 e os 0.25mg/l (sem ser a 100% qualquer uma dessas cores) +/- 2dias após a entrada do guppy, os nitritos estavam a 0mg/l e os nitratos estavam entre 0 a 10mg/l (valor com que sai da torneira).

 

passados 2dias voltei a efectuar testes e a amónia estava a 0 e os nitritos tinham subido para entre 0.50 a 1.00 mg/l e os nitratos com um "sólido" 10mg/l.

 

mais 2dias e novos testes, amónia a 0mg/l, nitritos entre 1 e 1.7mg/l e nitratos entre 25 e 50mg/l. Decidi aqui fazer uma TPA de +/- 25%

com a TPA a amónia ficou a 0mg/l, os nitritos baixaram para 1mg/l e os nitratos para entre 10 a 25mg/l.

mais 3dias e novos testes e continuava com amonia a 0mg/l, nitritos novamente entre 1 a 1.7 mg/l e nitratos novamente entre os 25 e os 50mg/l. Fiz nova TPA, mas desta vez cerca de 20%, mas por lapso não monitorizei os parâmetros de seguida.
entretanto também iniciei a fertilização com seachem flourish.

 

passados 2dias fui fazer novos testes (sábado passado) e para meu espanto tinha amónia a 0mg/l, nitritos entre 0 e 0.05mg/l e nitratos a 0mg/l...com estes valores fiquei com a pulga atrás de orelha e dia seguinte voltei a testar de novo e os resultados foram os mesmos.

 

hoje voltei a testar e continuo com amónia a 0mg/l, nitritos entre 0 e 0.05mg/l e nitratos entre 0 a 10mg/l

posso concluir com isto que o ciclo está feito?

 

outra questão prende-se com o valor de pH.
tenho teste de gotas e tenho acesso a leitor digital da hanna e ambos batem um pelo outro..mais coisa menos coisa.

 

a agua da torneira sai com pH 7.2 +/-
no aquário este valor tem estado a variar dentro dos 7.3 a 7.4, ou seja, no aquário a agua esta a alcalinizar mas estabiliza por ali.
já deixei agua da torneira com um pouco de areão de um dia para outro e o pH mantém o que sai da torneira.
o tronco à partida acidificaria o pH.

a única coisa que não testei foi a Dragon Stone, mas supostamente não altera nada.
por isso, e resumindo, não sei o que raio estará dentro do aqua que me está a fazer subir o pH.

 

não querendo entrar pela via dos químicos ou entrar em aventuras de fazer baixar o pH, que espécies poderei colocar com o pH que tenho?

ahhh...relativamente aos restantes parâmetros: GH 6 a 7ºdGH, KH 3 a 4ºdKH e temperatura estável a 26ºC.

 

peço desculpa pelo testamento, mas foi para tentar colocar-vos a par de tudo.

Editado por SpiKiE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Spikie,

 

Normalmente a amónia manifesta-se durante os primeiros 10 dias, mas cada caso é um caso...

 

n-cycle.gif

 

A dica da tua esposa está correcta, deve-se colocar uma espécie resistente +/- na terceira semana para ajudar a concluir o ciclo do azoto.

 

Ciclo do Azoto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841&p=1369557

 

Em relação aos testes, compraste novo ou é algo que já deve estar fora de validade? Os teste fora da validade perdem a precisão nos resultados.

 

Tendo em conta as plantas que tens e as dimensões do teu aquário, pergunto-te se por acaso estás a pensar colocar Co2?, isto porque a injecção de Co2 é uma mais valia para as plantas e vai ajudar-te a baixar o pH e a mantê-lo num valor mais baixo.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Miguel,

 

A minha dúvida em relação ao ciclo foi mais porque nao vi pico nenhum de amônia, mas também me pode ter passado pois só comecei a testar amônia ao 12° dia e apenas vi um valor diferente de 0 por volta dessa altura. Depois disso o teste sempre deu 0.

 

E a outra questão foi ter nitritos entre 1 a 1.7 mg/l e nitratos entre 25 a 50mg/l e fazer TPA de +/- 20% e no dia seguinte ter tudo praticamente zerado. A TPA por si só não seria o suficiente para zerar, apenas diluir um pouco as concentrações.

 

Os testes comprei novos, da marca Sera. Entretetanto levei um pouco de água a uma loja e fizeram-me os testes com testes de gotas da marca JBL. Os nitritos e nitratos deram um pouco mais altos que os meus mas nada de mais.

 

Os meus resultados foram ~0.05mg/l de nitritos e ~10mg/l de nitratos. Na loja os nitritos deram entre 0.05 a 0.1mg/l e nitratos entre 10 a 20mg/l.

 

Para já nao tenciono investir em CO2. Quem sabe mais pra frente.

Editado por SpiKiE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se já tem um mês e não fizeste nada errado - aparentemente não - isso está bom.

Agora é ir controlando os nitratos e o pH uma vez por semana, antes da TPA semanal e pronto.

Como o aquário é grande e tens pouca fauna, basta uma TPA de 20%; claro que se os nitratos ficassem elevados farias uma maior.

 

Compra mais umas 3 corydoras iguais às que tens.

Vais ver que o comportamento delas muda para melhor.

Ah!

Caso gostes, num aquário desse tamanho ficariam muito bem uns 7/8 nariz de bêbedo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se já tem um mês e não fizeste nada errado - aparentemente não - isso está bom.

Agora é ir controlando os nitratos e o pH uma vez por semana, antes da TPA semanal e pronto.

Como o aquário é grande e tens pouca fauna, basta uma TPA de 20%; claro que se os nitratos ficassem elevados farias uma maior.

 

Compra mais umas 3 corydoras iguais às que tens.

Vais ver que o comportamento delas muda para melhor.

Ah!

Caso gostes, num aquário desse tamanho ficariam muito bem uns 7/8 nariz de bêbedo.

 

Viva Bringer, mais uma vez obrigado pela resposta e desde já peço desculpa pela tardia "resposta".

 

Segui o teu conselho e adicionei mais 3 corys iguais, tendo de momento 5. Reparei que elas (todas) ficaram bastante mais activas no que toca a vasculharem o fundo do aqua em vez de andarem em correrias pelo aqua todo.

 

Ainda seguindo o teu primeiro conselho, investi num sistema CO2..eheh

Está a funcionar faz amanha uma semana, consegui baixar o pH para ~6.8.

As plantas deram um pulo enorme nesta semana :ohmy: Estou apenas a fertilizar com Seachem Flourish.

 

Os últimos testes que tenho feito dão-me amónia e nitritos a 0.00mg/l e os nitratos dependem da altura do dia..

Só para termo de comparação fiz o teste de manha, antes do daylight, e tinha ~25mg/l e quando cheguei a casa do trabalho ainda apanhei a ultima hora do daylight e tinha os nitratos entre 0 a 10mg/l, ou seja, as plantas estão a fazer o trabalhinho delas. Tenho 8h de daylight, das 12h ás 20h e CO2 das 11h às 19h.

 

Relativamente aos narizes de bêbado, são um peixe que por acaso admiro muito :)

Terei que estudar esse cardume, mas quando falas em 7/8, é para inserir todos de uma vez...ou é para ir inserindo 2/3 de cada vez?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem um tamanho razoável.

Não haveria problema em colocares todos de uma vez. Mas podes colocar quatro primeiro e passado umas duas semanas adicionas mais três, por exemplo.

Aconselho comprares uns quatro caridina multidentata, caso possas .

Em relação às corydoras tens bons alimentos como por exemplo o Sera Viformo e pastilhas da Hikari.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Apenas um aparte SpiKie, a dragon stone faz efetivamente elevar um pouco o ph. Mas como tens um substrato que serve como tampão, tens uma segurança acrescida para poderes adicionar CO2.

Todos esses valores mostram que tens a ciclagem completa, não te preocupes demais com valores mínimos, se fazes as TPA´s tudo aparenta estar bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boa noite, achei este tópico bastante interessante mas fiquei com dúvidas em relação ao ciclo do azoto. 

Se não temos peixes num aq plantado como vamos ter amónia? 

É que montei um aq à 1 semana e estou pensando em pôr 2 peixes para ajudar a começar o ciclo. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/02/2021 at 23:43, Jose.Soares disse:

Boa noite, achei este tópico bastante interessante mas fiquei com dúvidas em relação ao ciclo do azoto. 

Se não temos peixes num aq plantado como vamos ter amónia? 

É que montei um aq à 1 semana e estou pensando em pôr 2 peixes para ajudar a começar o ciclo. 

 

Coloca-se um pouco (muito pouco) de comida de peixes 1 ou 2 vezes por semana. Também se pode usar Amónia pura.

Pôr peixes para fazer o ciclo não é só cruel, é completamente desnecessário.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais