Camarões - Ajuda no que poderá estar errado


Recommended Posts

Boas pessoal

Vinha aqui pedir a vossa ajuda para algo que me anda a tirar a paciência e a deixar um pouco triste…Já há alguns anos que mantenho
camarões. Como o meu principal interesse sempre foi a aquascaping e aquários high-tech apenas mantive espécies que pelas suas
características são simples de manter e robustas a níveis de parâmetros, leia-se C. Japonica e Red Cherries. O objetivo foi sempre manter aquilo que considero a mais eficaz equipa de limpeza a todos os níveis em plantados.

No aquário que mantinha em Lisboa incluía várias dezenas de C. Japonica e uma colónia de Red Cherry com várias centenas de indivíduos. Sempre prosperaram e eu nem nunca usei acondicionador…nunca tive problema algum.

Recentemente, montei um aquário onde presentemente resido (Ferreira do Zêzere, centro do país) e comecei gradualmente a transferência de um aquário para outro. Como tenho consciência que a água nesta zona poderia não ser de tão boa qualidade, presentemente estou a usar condicionador.A verdade é que tenho tido mortes sucessivas de red cherries, todos os dias duas/três mortes. Vejo também algumas mudas de carapaças.Já à cautela apenas introduzi 3 C. Japonica, dado que são espécimes com 3 anos e não gostava de todos os outros que possuo…. e até ver nada de anormal

A aclimatização foi realizada por método gota a gota com duração de cerca de 2h

Dado ao exposto vinha pedir a vossa ajuda para algo que me esteja a escapar.

Aquário de 200l

Parâmetros – Medidos em pleno fotoperíodo (com a injeção de CO2 a funcionar)

TPA realizada na 2ª feira.
gH- entre 2/3

kH – 2

PH –6,6

Amónia – 0mg/l

Nitritos – 0mg/l
Nitratos –10mg/l

Fosfatos – 1mg/l
Fertilização – Método EI (comosempre fiz)

Água da Rede –

pH – 7,4

Cloro - 0,35mg/lAlumínio – 26ug/l

Amónia - <0,04 mg/l

Ferro - <20ug/l

Nitritos - <0,04 mg/l

Cálcio – 16mg/l

Chumbo - <2ug/l
Cobre – 0,006mg/l

Dureza total (gH) – 50mg/l que corresponde na escala alemã – 2,8ºdH

Todos estes camarões foram transferidos, ou seja estão mais que “habituados” à fertilização e à injeção de CO2 que pratico e consequentemente aos níveis de fosfatos e nitratos, nesse aspeto nada se alterou. A única coisa que verdadeiramente mudou foi a água. Será que as mortes se devem á uma dificuldade de formação da carapaça devido a presentemente ter uma água muito macia (kH e gH muito baixo)?

Alguém tem ideias?

PS- introduzi há dois dias um pouco de areia de coral no filtro para ver se consigo subir um pouco os valores de gH e kH … procedimento correto?




Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente parece-me que pode ser o que tu referes, falta de minerais essenciais na água para efectuar a muda de modo a estarem adaptados às novas condições. Também pode ser uma infecção bacteriológica, visto que que os exemplares não estão habituados a possíveis bactérias presentes em Ferreira do Fêzere, eles podem estar "constipados", e como é costume nos camarões quando estão doentes, morrem facilmente.

 

Notas alguma diferença de comportamento neles??

 

Espero ter sido util...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Obrigado pela ajuda....

Neste caso estou meio perdido...continuam a morrer 1/2 por dia sem aparetemente haver uma explicação.

 

Acredito que seja os parametros...

Aquilo que fiz desde o ultimo post foi

- retirar parte da areia de coral, os parâmetros subiram muito numa semana e tlv tenha sido daí as mortes que verifiquei ultimamente.

- coloquei carvão ativado...só para descartar possibilidades.

- agora vou esperar a ver estabilizo e ver se as mortes continuam

- os red aparentemente parecem-me normais a alimentarem-se sem grandes problemas, mas a verdade é que as mortes ocorrem.

- O C. Japonica não apresentam problema.

- Não encontro sinais de doença evidente

 

Agora vou manter durante uma duas semanas sem alterações para ver o resultado!

 

Alguma ideias extra digam...

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais