Plantado V4.0 [fim]


Marc

Recommended Posts

Bem....

 

se calhar vai parecer prematuro para alguns, porque estmos em Abril mas digo desde já....

 

TÓPICO DO ANO 2006 !!!!

 

Sem dúvida uma pessoa excepcional para fazer este e outros tópicos igualmente excepcionais :)

 

:):(:wink:bowdownbowdownbowdownbowdownbowdown

 

Um bem haja ao Marc e espero ansiosamente pela voluçao do aquário e do tópico :)

 

Grande Abraço

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou Maravilhada.... É o termo que me surge. Marc, honestamente foi sem sombra de dúvida o melhor step by step por aqui visto!!!

 

A descrição, as piadas que vais mandando pelo meio para "descomprimir", o pormenor dos desenhos, das fotografias com legendagens.

 

Olhe, nem sei que mais te diga, para além de teres aí um aquário muito bonito, ficamos nós mais ricos com este teu tópico.

 

Os meus parabéns!!!

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eish!!! :)

 

A isto é que eu chamo de S T E P B Y S T E P!!!

Agora é só esperar pela evolução do áqua.

Volto a frisar que as pedras não foram a melhor escolha, são demasiado lascadas e não têm volume. A curto prazo vais ver que a zona de areia branca vai começar a misturar-se com o restante substrato. Mas como se trata de uma zona de divisão podes sempre adicionar mais umas pedras se realmente isto acontecer.

Boa sorte desta vez com o projecto... com todo este trabalho se as coisas não derem certo é um esforço inglório :(

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá MArc.

 

MAis um excelente tópico, como sempre. Com essa informação toda, qualquer iniciante passará a expert a montar aquários. Concordo com o Filipe sobre as pedras. Aliás, na zona onde compraste o AQuasoil encontras montes de basaltos com mais forma que esses xistos. Bem mas agora que está montado, é esperar pela evolução. Pena que as raízes não sejam mais compridas para permitir uma boa fluidez pelo aquário a partir do ponto focal. Parabéns pela paciência que tiveste a montar este tópico e pela experiência que tens vindo a adquirir. A evolução é notória!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, este tópico está qualquer coisa acima da média... muitos parabens :)

Ainda só li meio na diagonal, mas amanha, já com o sono em dia vou devorá-lo exuastivamente.

 

È de esperar que essas plantas recuperem bem nesse ambiente. Venham actualizações.

 

Parabens mais uma vez. Sem dúvida que merecia ser publicado em alguma revista ou publicação. :(

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho! Excelente mesmo! Está muito bem escrito e sistematizado, está interessante de ler e não cansa. Mas mais importante que a forma é mesmo o conteudo, e esse está 5 estrelas!! Parabéns! :)

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2

 

A vida como a conhecemos baseia-se em compostos de carbono. Desta forma o carbono é um dos principais nutrientes não só para plantas mas também para animais e aí incluímo-nos nós. A partir de agora vem um bocado de química. Como não estou muito à vontade, darei apenas umas noções básicas para passar a ideia. Depois podem pesquisar na net ou chatear o Ivanpantz para saber mais. (A ele agradeço porque me ajudou a compreender muito disto.)

 

Dentro dos aquários existe carbono sob três formas mais comuns: bicarbonato (HCO3-), ácido carbónico (H2CO3) e dióxido de carbono (CO2). Estas entre si estabelecem um equilíbrio natural (pesquisem algo sobre a lei de equilíbrio químico de Le Chatelier). Se retirarmos, por exemplo, moléculas de ácido carbónico, o bicarbonato tende a transformar-se em ácido carbónico até voltar a equilibrar o sistema.

 

co2-01.jpg

Fotossíntese

 

As plantas utilizam CO2 durante a fotossíntese para sintetizar açúcares para o seu próprio alimento. É durante esse processo que se liberta o oxigénio que acaba por ser muito útil para os peixes.

 

Ora, bicarbonato na água altera a dureza da água (kH) e os ácidos carbónicos estão directamente ligados ao pH. Na prática verificamos que acontece o seguinte:

 

a) Se aumentarmos o kH do sistema (juntando bicarbonato de sódio), ele torna-se mais estável. Torna-se mais difícil que o pH se altere. (Aumentar o kH pode ter influência negativa no bem-estar da fauna – prefiro trabalhar com água mole – kH<4)

b) Se as plantas esgotam o CO2 dissolvido na água, o sistema tende a compensar decompondo os ácidos carbónicos, logo o pH aumenta. (Porque com menos H2CO3 há mais H+ solto no aquário). Com muitas plantas isso até é possível.

c) Se juntamos artificialmente CO2 à água o pH desce. Mais uma vez porque o sistema, ao equilibrar-se, tende a absorver iões hidrogeniónicos (H+).

Tendo dito isso é melhor ir à cozinha buscar algo fresco para beber e desanuviar um pouco a cabeça. Espero não ter dito nenhuma baboseira disparatada. Quem percebe disso que me corrija, nesse caso, que eu agradeço. (É contigo Luís)

 

Concluindo: num aquário plantado precisamos injectar dióxido de carbono para manter o pH controlado. Grandes oscilações de pH são más para os animais. E como a fotossíntese só acontece enquanto há luz, só devemos injectar CO2 nessa altura. CO2 dissolvido na água parece não ser lá muito estável e com muito movimento superficial no aquário, parte do gás foge para a atmosfera.

 

Há várias maneiras de dissolver o dióxido de carbono em água. Ou repartindo muito o gás e passar as bolhas muito pequenas pela água do aquário, ou de alguma outra forma fazer as bolhas do gás ficar muito tempo em contacto com a água. Eventualmente ele dissolve-se na água.

 

Para exemplificar o primeiro método podemos recordar-nos dos difusores de pedra em que fazemos o CO2 passar por uma pedra porosa de modo a partir as bolhas. As bolhinhas resultantes, muito pequenas, dissolvem-se com mais facilidade na água porque a superfície de contacto é maior. O segundo método não visa aumentar a superfície de contacto, mas sim aumentar o tempo de contacto. Há uns reactores em que a bolha inteira percorre um labirinto até chegar ao topo da água do aquário. Também já devemos ter visto reactores assim. Ambos os tipos de reactores que descrevi estão dentro do aquário e apesar de alguns deles serem bem agradáveis a vista, na realidade estorvam e desviam a atenção do espectador daquilo que é importante.

 

Experimento desde o princípio do ano um outro tipo de reactor de CO2 que não é tão divulgado e acho que funciona muito bem, pois além de ser invisível para quem observa o aquário, é mais produtivo e aproveitando ao máximo o CO2 injectado, poupa!

 

co2-02.jpg

Filtragem e sistema de CO2

 

Fiz este esquema simples de como eu tenho tudo montado.

1- Meu Filtro, um EHEIM ecco 2233.

2- Uma válvula anti-retorno. Impede que a água do reactor vá para a solenóide.

3- O reactor em si é descrito mais tarde.

4- Uma botija de gás comprimido.

5- A válvula solenóide é ligada a um temporizador. Quando o temporizador corta a electricidade da válvula, ela corta a passagem do gás. É muito útil para desligar o gás quando o aquário está sem luz e para o desligar caso haja uma quebra de corrente.

6- A saída de água do aquário.

7- A entrada de água no aquário.

 

A água vinda do aquário entra no filtro, onde passa por uma parte de filtragem biológica e por uma parte de filtragem mecânica. Em aquários plantados não é aconselhado fazer uma filtragem química com carvão activado pois esse iria absorver também os nutrientes que são necessários para as plantas. Depois da água sair do filtro passa pelo reactor que consiste simplesmente num alargamento onde a água que passa forma remoinhos. É muito importante que o sentido da passagem da água pelo reactor seja de cima para baixo e que seja do lado de cima desse reactor que um pequeno tubo junta o dióxido de carbono ao reactor. As bolhas do gás vão, sendo mais leves que a água, subir dentro do reactor, contra o sentido da água. O CO2 vai “bailar” nos remoinhos até ficar totalmente dissolvido na água. Aí o CO2 é transportado para o aquário.

 

A razão pela qual não coloquei o reactor na entrada do filtro? Pois acho que a saída do reactor, como tem muito CO2 dissolvido em pouca água vai ter um pH muito baixo. Não sei como as bactérias do filtro reagem a essa alteração de pH cada vez que ligo o CO2. As bactérias são aeróbias, ou seja, necessitam de oxigénio para trabalhar, e também não sei como ficam em água saturada de CO2. Outra razão é a limpeza. A água na entrada do filtro é muito mais suja do que à saída do mesmo e o reactor, uma vez feito e colado, é complicado de limpar. Sei, no entanto, de quem use o reactor de CO2 na entrada do filtro e parece funcionar lindamente.

 

Pela minha experiência não faz diferença que a saída de água para o aquário fique fora da água, fazendo a água chapinhar, porque o CO2 já vem totalmente dissolvido na água e ao cair sobre a superfície da água é levado com a corrente para baixo onde deve ficar. Para dizer isso eu medi a variação de pH com o tubo, por onde a água entra no aquário emerso e com ele submerso e não notei diferença. No entanto não fui sistemático e só o experimentei uma única vez. Desde então costumo tê-lo por cima do nível da água para também oxigenar a água e para não criar uma camada de gordura na superfície. Consigo manter o pH estável assim. Ou pelo menos conseguia no outro aquário, porque neste ainda não ajustei a quantidade de CO2 que necessito.

 

co2-03.jpg

O Reactor

 

O princípio é muito simples. Comprei-o feito numa loja da nossa praça e voltei a colá-lo porque vinha com fugas. É importante que ele tenha um certo comprimento (o meu deve ter uns 20cm de altura – Estou a falar do reactor!) para a força da corrente não levar as bolhas inteiras para o aquário. Usei cola Araldite. É preciso esperar muito para que a cola seque bem, porque enquanto não estiver dura pode ser venenosa para os peixes. Não tive nenhum problema desde que uso este reactor pelo que aconselho este sistema. Contrariamente a certos sistemas de dispersores muito densos, que requerem alguma pressão do gás, como os cerâmicos ou de pedra, este permite usar CO2 produzido por fermentação.

 

co2-04.jpg

O Reactor na Realidade

 

Este é o aspecto que o reactor tem na realidade. Mesmo à saída do filtro ele fica facilmente sujo, mas duvido que isto influencie o seu funcionamento.

 

Pensamentos no primeiro dia

 

pormenor02%20dia1.jpg

Meu aquário

 

Ontem tive finalmente ocasião e oportunidade para me sentar em frente ao aquário para reflectir. Noto que por mais que se planeie algo há sempre condicionantes que teremos de aceitar. Não sou dotado de tanta paciência como pode parecer. Nem sou, infelizmente, visionário na arte da aquariofilia. Creio que haja certos dons de percepção que são natos em indivíduos de génio na sua arte. Tudo que tenho é amor e trabalho, o que já não é mau. Falou-se em tempos de arte num tópico bastante controverso aqui no fórum. Na altura não achei próprio meter a minha modesta colher, mas desde então tenho vindo a pensar no assunto. Estou profissionalmente ligado a uma área criativa e enfrentei muita arte, como ainda a encaro hoje. O conceito de Arte é discutível tal como o conceito de Amor. Não podemos presumir encontrar uma definição racional para um conceito abstracto. Seria como enjaular sentimentos.

 

Nunca pensei, no entanto ligar a ideia que eu tenho de Arte à aquariofilia. É verdade que certas montagens sugerem uma fenomenal recriação da natureza de uma forma que nos transcende. Poderíamos chamar Arte à Natureza? Estou certo que sim. Mas prefiro não o fazer. No meu ver a Natureza é Real. É isso que a torna sublime. Conseguimos racionalizar qualquer processo existente na Natureza. Toda ela é regida por leis e não existem acasos. Acredito que dada informação suficiente, tudo seja previsível. Nós, efémeros humanos, não temos de longe o conhecimento para entender a natureza. Mas acredito que seja uma possibilidade teórica.

 

pormenor04%20dia1.jpg

Meu aquário

 

Muito diferente desta crua realidade é a capacidade de interpretação da Natureza, e isso sim, pode ser Arte. Atribuímos algo metafísico à Natureza. Eu chamo-lhe Deus. É aquilo que nos distingue dos animais. É a capacidade de conceitualizar Amor e Arte. Se nunca liguei Arte a aquários foi porque os via principalmente como pedaços de Natureza, com processos lógicos e regras. Mesmo olhando para esta montagem, eu preocupo-me com as razões acima de tudo. É o que eu faço e é quem eu sou. Não sou artista nem faço arte. Não tenho jeito para sentimentos e procuro racionalizar tudo.

 

Mas eu sei reconhecer Arte e Sentimentos e Beleza e Deus. Acho que qualquer pessoa em qualquer estado da sua evolução tem a capacidade de reconhecer o subjectivo. É isso que nos distingue. Tenho a certeza que essa capacidade evolui com o entendimento que temos do funcionamento da realidade, com o conhecimento que temos das outras pessoas e principalmente com a nossa capacidade de nos abstrairmos da realidade.

 

Medimos tudo o que nos envolve contra uma escala que somos nós próprios. Avaliamos as acções dos nossos amigos pelo que nós próprios somos e fazemos. Avaliamos gostos dos outros pelos nossos próprios gostos. À medida que crescemos vamos conhecendo mais opiniões e vamos sendo capazes de tolerar mais aquilo que é diferente das nossas ideias. Como cada cérebro é composto de maneira diferente, é lógico que a interpretação da realidade seja tão variada como as nossas opiniões. Como o conjunto de coisas que cada um de nós conhece é também diferente do que aquilo que qualquer outra pessoa conhece ao longo da sua vida, os gostos desenvolvem-se de modo diferente.

 

pormenor06%20dia1.jpg

Meu aquário

 

A avaliação do que é Belo é a síntese da nossa tolerância pelo que diverge dos nossos costumes. Vamos aprendendo a apreciar e vamos corrigindo os nossos gostos. Eles mudam. Um professor meu dizia: ”Gostos educam-se” e de certa forma ele tem razão.

 

Arte é então a encarnação do supremo gosto. E cá para mim, eu reconheço Arte quando a vejo, porque apela aos meus sentimentos. Sugere algo subentendido que me é pessoal. E mostra Deus. (Aquilo a que eu chamo Deus – não é o mesmo gajo barbudo que no antigo testamento erradicou a população mundial uma série de vezes e que no novo testamento educou o seu filho para pregar a tolerância e amor.)

 

Não sou capaz de fazer Arte, porque não me consigo desprender dos racionalismos. Eu próprio não sou capaz de transcender ao espiritual para de lá trazer a luz que clarifica de alguma maneira o que faço. Conscientemente não sou capaz de produzir Arte, mas aquilo que faço pode ser entendido como Arte por alguém. (Seria fixe.)

 

O que eu faço está aqui descrito: molho as mãos e não tenho pachorra para procurar outras pedras e planto coisas e espero que cresçam bem. E sei de números e leis e símbolos e raízes quadradas. Quando desenho faço um risco e depois outro e outro. É como escrever. É um processo de comunicação racional. Sublinho que falo aqui daquilo que eu penso. É essa a minha opinião. Não precisam de ter a mesma. Aliás se discordam até me dão razão (he he he.)

 

pormenor05%20dia1.jpg

Meu aquário

 

E depois juntei os peixes ao aquário.

 

A Fauna

 

fauna01.jpg

Netitina natalensis

 

Os caracóis parecem ainda estranhar a água. Mas eles são muito sensíveis a elevados níveis de nitratos. Os camarões estão na boa. Ontem já tinha metido uma corydora. Essa parece feliz da vida. Então misturei água do aquário grande no aquário pequeno em que tinha os peixes para os acostumar à nova água. O pH está pelos 5 porque o substrato nas primeiras semanas o faz descer muito. É normal.

 

pormenor03%20dia1.jpg

Os Peixes

 

Exceptuando uma cory que desapareceu, parece estar tudo bem.

Neste momento tenho:

 

5 Otocinclus sp.

4 Neritina natalensis

22 Neocaridina denticulata

10 Corydoras pygmaeus

3 Iriatherina werneri

 

pormenor01%20dia1.jpg

Um Ram perdido

 

É verdade: Tenho um Microgeophagus ramirezi no tanque. É muito novo ainda. Não sei se é macho ou fêmea e nunca consegui encontrar-lhe par. Lutam, o outro fica fraco ou vem com alguma doença e acaba por morrer. Queria ter conseguido um casal, mas não deu. Agora não sei o que fazer a este. É o peixe mais agressivo que tenho no aquário e se o manter as “werneri” não se vão querer reproduzir. Mantêm controlada a população de Red Cherry.

 

Hei-de falar de cada habitante extensivamente no seu tempo. Isso requer alguma investigação e tempo.

 

<span style='font-size:23pt;line-height:100%'>Respostas</span>

 

A Todos: agradeço naturalmente qualquer motivação que me dão. Sabe bem ter tanto feedback. E alguns até leram tudo… é admirável. Espero não vos maçar muito com erros no português. Tento evitá-los.

 

acho também que o aquário tem um grande potencial, sugeria talvez uma alteração nas pedras da direita bem como da lotus que depois cresce e é capaz de ficar um bocado mal...são opiniões  

Ptsurfer: Hei-de fazer ajustes à medida que as plantas crescem. Quanto às pedras da direita ainda estou indeciso. Eu compreendo o que queres dizer, mas espero que as plantas, uma vez crescidas, integrem o conjunto. A lotus tem de ser muito bem controlada. Já fiz essa experiência.

 

Muito giro. Espero que as plantas da direita ao crescerem escondo aquela coisa que lá está (suponho que seja o filtro). Como se portam os camarrões e os caracois na areia? Não remexem aquilo tudo?

Krushandkill: Sim, eu conto com as plantas no fundo à direita para esconder a saída do filtro e o termóstato. Por enquanto não vejo os animais a remexer muito a areia. Ela fica é cheia de fezes e como é branca, nota-se mais.

 

Não podias dar mais informações sobre a fauna que vais colocar....pessoalmente não conheço nenhuma das espécies e fiquei bastante curioso.

Madvieri: Muito obrigado. Espero falar de cada animal separadamente. Gostava de tirar umas fotos, mas a minha máquina é péssima para tirar fotos.

 

Mas tenho um pequeno reparo a fazer... Será seguro usar productos de limpeza num aquário que pouco depois vai ser habitado?... Sempre me disseram para apenas pôr água, e lavar com uma esponja nova, ou usada apenas para isso...

Mendez: Tens toda a razão e não se deve usar produtos de limpeza no aquário. Eu pensei nisso. Tenho a impressão que produtos para limpar vidros são feitos à base de álcool e isso evapora depressa. Mas de qualquer forma usei pouco, só onde havia muita porcaria no vidro e tive cuidado para não meter produto no silicone, não vá isso ser absorvido de alguma forma. Lavei tudo muito bem com água. Arrisquei e já tinha arriscado antes. Não me dei mal. Mas tens razão. Deveria ter avisado que isso é de evitar. Obrigado por chamar a atenção.

 

tens ai alguns pormenores que acho (palavra corrigida) interessantes se resultarem, como é a junção de cuba e de glosso sem terem barreiras fisicas pelo meio. O resto é esperar para ver, mas de hardscape esta muito muito agradavel à vista. Já agora, onde vais arranjar as Corydoras pygmaeus.

Nos: Por enquanto vou manter a cuba e a glosso porque preciso de muitas plantas para absorver os nutrientes que o substrato larga nos primeiros tempos e a glosso cresce depressa. Depois prevejo que a glosso dê muito trabalho. Nessa altura, se a cuba crescer bem, gostaria de fazer um tapete só de cuba.

Mandei uma mp com o nome da loja onde achei as corys. São também as minhas favoritas.

 

axplicame só uma coisa, como conseguiste construir este tópico em 9 minutos??

Pedrojoel: Eu escrevo tudo no Word e depois é só fazer copy-paste!

 

Fantástico Marc

José Torres: Grande Zé!

 

Muito parabéns por tudo. Tenho algumas criticas quanto ao aquário em si. acho (palavra corrigida) que na parte de areia branca, é importante ter um desnível acentuado de da frente para traz, para assim poder dar uma melhor visualização das plantas baixas e do relevo do próprio layout. Gosto muito do tronco, e nada apontar quanto as pedras.  

Vitilated: É uma boa ideia de fazer um pequeno desnível na areia. Com o tempo irei fazer isso, mas por enquanto tenho demasiada areia branca no aquário. Essas coisas são difíceis de medir na montagem.

 

Dizes teres mudado o balastro para um electronico. Gostaria que me ajudasses a fazer isso nos meus. Fazem também (palavra corrigida) um pouco de ruído, não muito mas mesmo assim audível.  

kromoAqua: Comprei o projector ao membro “ramirezi” aka: Rui Alves. (Ao qual agradeço toda a ajuda que me deu ao longo dos tempos). Ele sabe tudo de luz e foi ele também que operou no meu foco. Eu próprio pouco sei disso.

 

Entretanto levantaste-me uma duvida interessante... Dizes estas a usar HQI num aquário desse tamanho Pensava que HQI só era ajustado para litragens maiores... Isso "compensa" (tanto a nível de resultado final, como de custo)?

Bytter: Penso que a relação qualidade/preço seja melhor nas HQI do que em qualquer outro tipo de iluminação. Num aquário dedicadamente plantado não aconselho poupar em luz. Tenho ligeiramente mais que 1W/Litro e nunca me arrependi.

 

esta muito fixe! mas onde compraste a areia silica? anda farto de procurar mas não encontro!

_Tiago_Oliveira__: Comprei a areia numa loja de aquariofilia em Lisboa. Se ficar fora do teu caminho posso dizer que essa areia é usada no fabrico de vidro e podes comprá-la a quem faz vidro. Se queres saber qual é a loja manda-me uma mp.

 

Volto a frisar que as pedras não foram a melhor escolha, são demasiado lascadas e não têm volume. A curto prazo vais ver que a zona de areia branca vai começar a misturar-se com o restante substrato. Mas como se trata de uma zona de divisão podes sempre adicionar mais umas pedras se realmente isto acontecer.  

Boa sorte desta vez com o projecto... com todo este trabalho se as coisas não derem certo é um esforço inglório

FAAO: Falam tanto da minha paciência, mas na verdade foi a falta dela que me levou a não seguir o teu conselho. É para aprenderem a não julgar um gajo pelos tópicos. Espero que a Hemianthus crescida segure a terra no sítio, como fazem nos aterros junto a estradas. Se este aquário der barraca ‘tou lixado! Vou dedicar-me a Bonsais a tempo inteiro. Ou então faço um tópico sobre como não fazer as coisas. ;)

 

Concordo com o Filipe sobre as pedras. Aliás, na zona onde compraste o AQuasoil encontras montes de basaltos com mais forma que esses xistos. Bem mas agora que está montado, é esperar pela evolução. Pena que as raízes não sejam mais compridas para permitir uma boa fluidez pelo aquário a partir do ponto focal.

André Silvestre: Pois é, agora que o dizes estou a lembrar-me de passar lá e pensar: Olha! Calhaus fixes. Mas como já fiz notar, eu não sou o gajo paciente que alguns pintam. Quanto à raiz, já foi lixado encontrar essa. Mas estou a ver o que sugeres. Ficava bem, sim senhor.

 

Novamente agradeço a todos a amabilidade de comentar aqui. (Faço isto é pela glória, qual queres ajudar aos outros ou trocar ideias e aprender…!)

  • Votar + 1

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá MArc

 

Bom, quero dize-te primeiro que tambem axo que isso de se dizer que tens muita paciencia não é a razão para fazer uma postagem assim, por vezes eu proprio não fasso porque ha falta de material (fotos) e de tempo, quer para tirar as fotos aquado da construção do layout, quer depois postar as fotos aqui no forum, de qualquer forma, continua assim!

 

Bom eu não tive tempo para te falar mais pormonorizadamente sobre o que eu axo que aconteceu no teu aquario antes de montares o novo layout. Aquelas algas que tinhas no tapete da glosso, e mesmo as outras algas eu tive e tenho. São exactamente iguais as tuas, e apareceram-me em duas montagens que fiz, no mesmo aquario e com as mesmas condições. Ficaste bastante descontente com o que tinhas acontecido e resolveste fazer um novo layout, e foi percisamente isso que eu fiz. Acontece que aquili que me aconteceu na 1ra montagem, voltou-se a repetir na 2da, mas com dose dupla. Mais algas e algas do mesmo tipo e de varios tipos. Espero que não acontessa o mesmo contigo, mas estou muito recioso. Neste momento sei perfeitamente o que se passa com o meu aquario, ele tem luz exterior em demasia. Acontece que o aquario encontrase numa "sala jardim" e o tecto é de vidro, o que deixa penetrar na sala luz em demazia para o aquario. E não ha nada, mesmo nada que eu possa fazer enquanto não retirar o aquario do local.

Bom quanto ao teu caso não te posso ajudar em especifico, mas creio que te posso dar 2 dicas. Certeficate que a lampada que usas no HQI tem filtro UV, e que o proprio projector tambem tem. Por experiencia os HQI aceleram o proceso evolutivo de tudo, inclusive das algas. A luz vai ser fundamental, e controlala será o segredo na minha modesta opinião. Depois aconselho-te a verificar (isto se utilizaste plantas do layout anterior) o crescimento das algas vestigiais que ficaram nessas mesmas plantas. Isso pode ajudar a determinar o teu proximo passo.

 

Acima de tudo, não te esqueças que sou um aprendiz, e sempre serei, é uma opinião pessoal.

 

Abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez, os meus parabens.

esta fabuloso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal sempre houve continuação... :twisted:

 

Bem marc, com este tópico aprendi muito, muito mesmo sobre imensas coisas, tenho de mostrar esta segunda parte do tópico ao meu pai, a ver se ele trata de fazer um sistema de CO2 assim para mim e também para ele, já que não faz nada que se dedique à aquariofilia :twisted:

 

Quanto aos bonsais... Olha não há nada como experimentar, ias ver que também fazias uma coisa à maneira :twisted:

 

Vou ficando à espera de novidades

 

Cump's

 

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI MARC,

Espero que estejas bem.........já muito que não falamos...........

 

Quero-te dar mais uma vez os parabéns pelo trabalho realizado, muito giro e ais uma vez muito original.

A respeito da Blyxia que te dei, não vou ficar chateado por ter murchado um pouco, ..............eu sei que ela está em boas mãos e águas!!!!!!!!!!

 

Mais uma vez muitos parabéns e espero ir ver esse espectáculo ao vivo e a cores. A coisa que mais gosto de gajos como tu é que conseguem fazer aquas muito bonitos mas acima de tudo muito douradores, pois já estou um pouco farto daqueles que os fazem so para as fotos que ao fim de 2 ou 3 semanas ja não tem controle no crescimento das plantas algsa , etc etc, já para não falar do nomes ridículos em inglês, mas gostos são gostos..........

 

Fiquem bem (tu, plantas e peixes)

PS- .........ai que inveja............... :twisted:

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É curioso que muitos te estejam a aplaudir pelo aquário, quando eu acho que das coisas mais importantes no teu último tópico foi a tua reflexão filosófica...

 

è também curioso a forma como vez Deus. Eu sou agnóstico por principio... Hiper-racionalista talvez. Mas, como qualquer outro ser humano que goste de se questionar sobre o próprio e sobre o meio, não deixo sentir o toque de numinoso nas varias áreas em que me interesso.

 

Sou um gajo da computação, praticamente desde que nasci... Talvez seja por isso que, tal como tu dizes, durante muito tempo não consegui olhar para um aquário como algo que me interessase, e muito menos como uma Arte... Durante anos envangelizei muita gente que "programação" não é uma ciência, porque não há uma maneira certa de resolver um problema. A maior parte das vezes passamos o tempo a pesquisar a maneira mais elegante, mais simples, mais transparente de arquitectar essa solução.. E quando chegamos ao final, não é que não fizesse a mesma coisa que outro programa qualquer fizesse.. Mas está... Bonito... Lol... Muitos de vocês certamente não conseguem entender porque é que código pode ser bonito... Mas é... Tem a sua beleza quando reconhecemos o génio por detrás da sua construção, quando nos apercebemos da sua simplicidade, quando nos faz compreender o problema (e a sua solução) de uma forma quase simbiótica...

 

A minha concepção de Deus também não é do gajo velhinho e com barbas (e muito menos de um Big Brother omnipresente)... Antes eu defendo um Universo Inteligente, onde a sapiência não é produto de átomos, mas um padrão constante, inevitável da sua própria existência... Vejo Deus na demonstração de Godel, em Pi, no ADN... Vejo Deus quando penso o que um átomo de Hidrogénio pode fazer se lhe dermos milhões de anos de evolução... (o: E todavia, esta visão platonista, em que a consciência está separada da matéria, tal como o software está separado do hardware, tal como o conceito se separa da implementação, a ideia da sua construção, o IHVH dos iniciados, o 1 e 0, nunca deixa de me sentir Humano perante a tal Arte Subjectiva :D

 

Esta treta toda só para te dizer que entendo, talvez não da mesma forma, mas certamente na mesma qualidade, o que sentes quando olhas para um Aquário nos dias de hoje, e vez no esforço, no trabalho, no constante desafio de reproduzir um pedaço dessa verdadeira obra de génio que chamamos Natureza, o arrebatamento Humano e a sua condição naquilo que simplesmente chamamos de Arte...

 

Continua com esses posts! E os meus parabens... :D

 

Hugo Ferreira

 

P.S. Se quiserem eu dou-vos o contacto do meu fornecedor.. Isto é pesado :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA

 

 

tpa.gif

Fazer uma TPA em 17 frames

 

Em 49 minutos:

1) Tirar água do aquário. Quando posso, uso essa água para o autoclismo.

2) Limpo o vidro na zona da superfície da água com um pano de cozinha húmido.

3) Aspiro a areia com um tubo fininho. Por acaso houve pouca coisa suja, até fiquei admirado.

4) Aliso a areia com o meu cartão Visa Mais.

5) Volto a plantar tudo o que se soltou (também foi pouco).

6) Volto a encher o aquário com a ajuda de um balde. Não tive cuidado e molhei a toalha que tinha deixado do lado direito do aquário.

7) Depois de ter o aquário cheio, apanho coisas flutuantes com a rede. Folhas que se soltaram basicamente.

8) E pronto.

 

 

Peço desculpa pelo tamanho do ficheiro animado. Fiz um mais pequeno, mas não se percebia mesmo nada.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Marc...

 

Acho que o gif devia aparecer nos dicionários sobre a palavra TPA :wink:

Só me assustaste em por o balde em cima dos vidros cabecadura

Eu acho que nunca teria coragem de fazer isso... :wink:

 

Não é querer estragar o tópico, mas tens umas incorrecções na parte do CO2. Não é muito importante, até porque há pontos de maior foco no teu tópico.

 

De resto, só posso dizer, e pedir que continues assim.

 

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marc tenho de te dar novamente os parabéns, li com muito gosto Os Pensamento no Primeiro Dia, não posso aceitar que digas que não és dotado. Dizes que tudo o o que tens é amor e trabalho, tudo o que é feito com esta variáveis só pode correr bem. Sei que estás ligado à arte, mas a arte também é efémera, a forma como a vemos, e o tempo acabará por levar a obra mais bem preservada.

Acredito que a tua angústia por conseguir uma recriação perfeita advém da tua capacidade em recriar no papel algo que imaginas, mas é algo que é muito menos efémero que o aquário.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que haja certos dons de percepção que são natos em indivíduos de génio na sua arte. Tudo que tenho é amor e trabalho, o que já não é mau.

 

boas.

não podia deixar passar esta oportunidade para te dar os meus sinceros parabens...

 

realmente o dom tu já o tens agora "génio"....talvez...love you :roll::wink:

mas de facto esse amor que tens é devido ao trabalho que tens vindo a fazer...continua...

 

é com este tipo de membros que o nosso forum vai ficando mais enriquecido

e está aqui a prova...

 

acho que as palavras que forem ditas aqui... são muito poucas para justificar todo este trabalho que é sublime...todos nos só temos a aprender com este "GÉNIO"...

 

CONTINUA MEMBRO MARC.

 

parabens.

________________________________________________________________

teste3ve.png

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que está tudo dito em relação ao trabalho do Marc.

 

Este tipo de difusores de dioxido de carbono externos encontram-se com facilidade no estrangeiro.

Os preços não são muito simpaticos mas, ...

 

Já agora, que material colocaste no interior do difusor?

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:oops::wink::lol:bowdownbowdownbowdownbowdown bowdown bowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdown

 

Não tenho nada a acrescentar a tudo o que foi dito mas não podia passar por aqui sem deixar a minha opinião...

 

Parabéns pelo tópico... está mesmo excelente. e também já agora boa sorte para o projecto. bowdown

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então misturei água do aquário grande no aquário pequeno em que tinha os peixes para os acostumar à nova água. O pH está pelos 5 porque o substrato nas primeiras semanas o faz descer muito. É normal.

 

WOOOWW... So agora e que li isto.. Pera ai... Tas-me a dizer que se meter ADA AquaSoil e Power como substracto entao o pH vai cair para 5 *nas primeiras semanas*!?!?!

 

Isso e mau... Muito mau... Tenho uma data de peixes (incluindo guppies) que preciso de passar para o Aqua novo na proxima semana e estava a espera de uns 3-5 dias, com filtro ja ciclado e usando 100% da agua do antigo aqua que nao houvesse perigo.. Mas ph de 5 é muito puxado! Especialmente para guppies habituados a viver em ph de 7...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais