Novo Projecto Aquario Bonsai


Luis Nobre_76151

Recommended Posts

Boas Pessoal,

Estou a pensar fazer um novo projecto no meu aquario, andei a ver ums videos e a informar me um pouco e pensei em fazer um aquario bonsai, irei manter os peixes(escalares, molly, neons...) que tenho,iram simplesmente de ferias para o outro aquario
Gostaria de saber a vossa opiniao e se mudaram alguma das coisas que tou a pensar por.
Plantas:
Musgo para efeito de arvore tou a pensar em usar o Vesicularia dubyana.
no fundo pensei em usar Utricularia graminifolia, Eleocharis parvula, para darem um efeito de tapete e como sao plantas que requer alguma luz, calha bem onde tou a pensar deixar o aquario pois nao consigo manter aquilo 100% escuro...
Peixes:
Tenho duvidas quanto a questão dos escalares pois são um pouco assustadiçõs e podem provocar uma desarumacão um pouco grande. provavelmente irei ver de uns peixes mais soft, (aceito sugestões).
Areias:
Não sei bem o que ei de meter, queria areia preta fina pois não gosto muito de ver a areia branca que ao final de algum tempo comeca a ficar amarelada....

Pois bem fica aqui a minha sugestão aguardo as vossas dicas. occasion14.gif

Editado por Luis Nobre_76151
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Quando referes Bonsai estás mesmo a pensar comprar um Bonsai e introduzir?

É que se for o caso devo dizer-te que a árvore em si não dura mais de 6 meses no aquario. Desintegra-se. Parte-se tudo.

 

E ainda acresce que já a deverias ter a secar à um ano pelo menos.

 

Por isso creio que terás que meter outro tipo de tronco para o mesmo efeito. E arranjar um tronco de Red Moor ou outro para esse efeito não é fácil devido à forma que os ramos têm que ter para construir a copa da árvore.

 

Há sites a vender Bonzais mas custam os olhos da cara.

 

O Musgo é uma escolha pessoal. Há vários. O que manda depois é a tesoura a trabalhar porque as necessidades deles todos são equivalentes em termos de LUZ/Co2/e Fert/circulação de água.

 

Sobre tapetes devo dizer-te que desistas da "Utricularia", não é planta para tal e tenho sérias duvidas que a conseguisses ter / manter no aquário. Conta-se pelos dedos os casos de sucesso com esta planta. Desiste disso.

A "Eleocharis" tem varias formas: Parvula / Mini / Acicular. A que corresponde melhor ao tipico tapete é a Parvula porque cresce bem alta e com a tesoura faz um bonito tapete.

 

Em relação ao projecto tens que definir o tamanho do aquario. Quanto mais pequeno pior.. é uma trabalheira de controlar.

Aconselho-te um tamanho médio mas o que deves ter em consideração na escolha do tamanho do aquario é a sua localização em casa (obviamente) e não é como me parece aludires no teu texto que vais usar a luz que entra em casa.

É precisamente o oposto. Luz do dia em cima do aquario é algas na certa, e muito mais dificil de controlar.

 

Nota 1 : Aquario

Escolhe um tamanho de aquario (60 ou 90 ou 100.. etc) para o qual existam calhas de luz no mercado. Não te metas em medidas estranhas e depois para comprares o resto do equipamento vês-te arrasca.

 

Nota 2 - Filtro:

Nem te aconselho mas apenas te digo que tem que ter uma capacidade de filtragem (litro / Hora) que seja de pelo menos 12 vezes a litragem do aquario.

EX: Aquario de 100 Litros = Filtrod de 1200 Litros / hora. Compras um abaixo disso e depois com tubagens e curvas dos tubos etc e adeus circulação de água.. começam os problemas.

A maior parte das pessoas quer ter aquario a poupar... depois gastam o triplo a longo prazo.

 

Filtro é para não poupar dinheiro. Poupas noutras coisas. É o coração do aquario.

 

Nota 3 - Substratos:

Se vamos para tapetes e aqui sim aconselho-te vivamente um substrato fertil com um granulado por cima. As quantidades de cada dependem do tamanho do aquario.

 

Areias: Um bonzai com areão preto ou branco? Não estou a ver..

Podes combinar o granulado do substrato que escolheres com uma areia tipo La Plata Sand ou Colorado Sand.

 

Nota 4 - CO2:

Estuda a coisa aqui: Apenas não te metas a comprar difusores da tanga... Não compras um ADA mas pelo menos comprar um VIV Beetle, ou um NEO. O resto está no tópico.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250333&hl=

 

Nota 5 -Fertilização:

Para quem começa e para o tipo de aquário que vais manter eu optava por esta da Tropica. Não sou defensor nem nunca recomendo a utilização de sais de fertilização.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252148&hl=

 

Nota 6 -LUZ:

Vai depender do tamanho do aquario. Sobretudo a altura.

 

Abração

Editado por PAFS
  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,
O aquário e de tamanho médio 120x40x50 ja tem sistema de filtragem externo e luz que vinha com o mesmo na altura que o comprei podes verificar alguma img no meu topico de aprensentação (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=253908)

A questão do bonsai iria aproveitar um tronco que tenho e simplesmente fazer dele um pois tem algumas ramificações vou aproveitar outros pequenos que tenho la em casa para furar e construir uma estrutura e utilizando linha consigo fazer com que o musgo forme uma copa.

Quanto a questão da luz sei que tenho um problema grave pois o sitio onde o aquário esta apanha muita luz natura, o que para as plantas não é nada bom mas como vou tirar a os sistemas todos e fazer um eco novo vou conseguir mudar o aquario de sitio....

Vou alterear o tapete so para o Eleocharis Parvula, quanto aos fertilizante ja tinha pensado em comprar JBL AquaBasis plus so para dar uma ajuda no crescimento das plantas, ja tinha andado a ver o CO2 mas vou tentar fazer o aquario sem add, caso add sera so um de iniciação por exemplo o AquaGro CO2 Starter kit.

Obrigado pela ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário desse tamanho com esse kit de CO2 a médio prazo são caríssimo já para não falar do desiquilíbrio de estar sempre a acabar por assim dizer.

Pois tambem me lembrei que não seria suficiente para o tamanho do aquário mas o objetivo principal e não usar o CO2... a menos que seja mesmo necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ideia que plantas não precisam CO2 porque acham que ainda é possível permanecer na lógica irrealista do LOW / High TECh..

Só te posso dizer o seguinte, se fores por aí não acredito que haja Bonsai para ninguém.

 

Desculpa a franqueza mas nestas coisas sempre fui objectivo e claro. Não crio falsas expectativas.

 

Carbono é essencial à vida. E disso tens "N" exemplos nos fóruns.

 

Vais andar a meter fertilizantes no aquário e sem carbono as plantas nem os assimilam.

 

Um tipo não ter CO2 porque só quer ter umas valisnérias ou umas cabombas espalhadas pelo aquario ainda aceito, mas mesmo assim dá barraca.

 

Abraço.


Um aquário desse tamanho com esse kit de CO2 a médio prazo são caríssimo já para não falar do desiquilíbrio de estar sempre a acabar por assim dizer.

 

 

Mito bem visto André! Visão a longo prazo.

 

Assim é que é.

 

Abração

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acredito que o CO2 ajude bastante na saúde das plantas mas mesmo assim a própria categorização das plantas que quero, requerem muito pouco CO2

 

http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Eleocharisparvula%28132C%29/4572
http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Vesiculariadubyana%27Christmas%27%28003ATC%29/4396

Ambas necessitam de cerca de 6-14 mg/L de CO2 basicamente são auto sustentáveis, apesar de ter visto tambem que o Carbono como o Paulo diz e muito bem é necessário para o crescimento rápido e saudável do aquário.
A questão ai é que também um kit para o meu aquário e cerca de 100e tal euros e parece que não ainda e um grande investimento.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís.

Não sei se já viste o meu aquário. Foi montado sábado. E não vai ter CO2.

Porque se estiver uma semana fora de casa não tenho ninguém que faça podas que replante, que veja níveis de CO2 etc.

 

Mas sim já sinto que faz falta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

Estive agora a ver o teu aquário ta bacano, pois eu também tenho esse problema de por vezes ir para fora e não ter ninguém em casa para dar o devido tratamento.

Eu irei fazer sem CO2 caso veja que preciso mesmo , vou ter de abrir o cordão a bolsa e chegar me a frente....

Este fds ja vou começar a tratar das coisas ate porque neste momento aquilo ta mais do que a precisar....

Luís.
Não sei se já viste o meu aquário. Foi montado sábado. E não vai ter CO2.
Porque se estiver uma semana fora de casa não tenho ninguém que faça podas que replante, que veja níveis de CO2 etc.

Mas sim já sinto que faz falta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.