Novo projecto - 300L


Luís Ferreira

Recommended Posts

Vê os tapetes de Yoga na decathlon, os mais baratos, a mim parecem iguaizinhos aos da jbl.

Equipa de limpeza: ottocinclos, neritinas e caridinas multidentata e Luís Ferreira.

 

HAHA!

Luís Ferreira é uma contratação já efectivada. Por muito que se queira esquivar vai mesmo ter que dar no duro sem vencimento para poder ter o aquário como quer! Ninguém o mandou ser esquisito! :P

 

A mulher gosta muito de corys e tinha pensado num cardume jeitoso delas. Mas já me disseram que, com tapete, estava completamente fora de questão.

Tenho no aquário actual um Ancistru, mas deduzo que também esteja fora de questão dar-lhe tecto no aquário novo?

 

Também tenho um Crossocheilus siamensis, provavelmente o peixe mais velho do meu aquário.

Este, que a mulher odeia (chama-lhe sardinha e ela detesta sardinhas, no vocabulário dela isso é um grande insulto), parece que vai continuar cá por casa...

 

Obrigado pela vossa ajuda! ;)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes!

 

Obrigado.

Devo comprar hoje o tal tapete na Decathlon! :)

 

Quanto à filtração, que acham do que tenho?

Também tenho uma bomba de circulação (que vinha de origem na biobox do meu actual aquário) que faz 900l/h, se não me engano.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis, quanto ao filtro, vai depender muito da quantidade de peixes e massa vegetal que vás ter no Aqua, para já acho que o que tens seja suficiente. Eu sou da opinião de que as matérias filtrantes que coloques no filtro fazem diferença, eu por ex, desta vez experimentei ada bio rio e equo stilla é só posso dizer bem, nunca tive a água tão cristalina como agora. Uma boa massa vegetal Tb irá ter o seu papel na filtragem do Aqua mais tarde e será um óptimo abrigo para os discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francis.

 

Neste momento tenho as matérias que vieram com o filtro mais biopur e siporax. Está tudo velho e vai ter que ser substituído, portanto aproveito para também pedir opiniões quanto a isso! :)

 

Fauna queria 2 cardumes (cardinais e bêbedos), os discos e a equipa de limpeza.

Flora era um tapete e depois algumas plantas de caule/folha alta junto ao tronco.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

...

 

A5WUxD.jpg

 

No suporte das tiras led cabem 3 tiras. Entretanto devo comprar uma terceira, mas estou a tentar perceber se não consigo comprar todas as peças individualmente e fazer eu a tira por metade do preço...

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

Boas Luís, explica-me melhor essa calha que aí tens, características e onde a compraste, ainda não percebi bem, fizeste-lhe alguma alteração, podes mostrar em foto como ela é (os led's) e os suportes vinham com ela ou compraste à parte?

Obrigada, a acompanhar.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Vera,

 

Neste momento tenho 2 tiras LED.

Comprei-as exactamente como as vês.

Estou convencido que não é mais que uma fita LED autocolante, com protecção "à prova de água", colada numa calha metálica e que se pode fazer em casa facilmente e com pouco dinheiro...

 

Uma delas tem 1900 e qualquer coisa lumens e a outra 2200 e qualquer coisa. São as duas 6500K.

 

Os suportes comprei-os à parte, mas no mesmo sitio. Acho-os bastante interessantes!

 

Quanto a fotos, só mais logo...

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estas calhas foram compradas na Paulo Vieira aquários, juntamente com o aquário.

É tudo comprado à parte, sendo os preços os seguintes:

 

Calha LED 120cm - 37.50€ (comprei 2)

Transformador - 16€ (comprei 2)

Suporte - 16€ (comprei 1. segundo a loja 1 suporte é para 2 calhas, mas já percebi que cabem 3 justinhas)

 

Pelo que vi por aí, existem calhas com a mesma dimensão que ficam aproximadamente ao preço destas 2 tiras e todos os acessórios necessários, no entanto no total acabam por ter menos lumens (ainda que a diferença não seja enorme) e ficam maiores/menos discretas.

A única coisa que me deixou um pouco desconfiado foi o facto de a maioria das calhas terem mais que uma temperatura de luz e estas serem exclusivamente 6500K. Mas pelo que parece não fará grande diferença, a menos que pretenda ter a tal luz nocturna.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra ficou super cara então! Se é dele já conheço o material ponderei comprar e até lá estive a falar com o Paulo mas não aceito gastar mais de 100€ por esse material . Os suportes são bem porreiros até .

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou por +/- 120€ todo o conjunto que tenho... Não me pareceu, tendo em conta o que anda no mercado, que fosse assim tão descabido o preço. E no total da compra tive um desconto ainda considerável. O preço que te dei é o PVP, o desconto foi sobre o total, não dá para dizer que fez desconto numa peça ou noutra...

 

Para mim o que encarece - e dificulta o trabalho - é ter que ser um transformador por fita. Na pratica podes ligar uma fita à outra e trabalhar só com um transformador, mas ao que parece não vão trabalhar no total da potencia.

 

Uma régua tão compacta com 2200 e picos lumens pareceu-me interessante tanto do ponto de vista da iluminação como do ponto de vista estético.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francis.

 

Neste momento tenho as matérias que vieram com o filtro mais biopur e siporax. Está tudo velho e vai ter que ser substituído, portanto aproveito para também pedir opiniões quanto a isso! :)

 

Fauna queria 2 cardumes (cardinais e bêbedos), os discos e a equipa de limpeza.

Flora era um tapete e depois algumas plantas de caule/folha alta junto ao tronco.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Boas Luis,

Como disse aconselho estas duas marcas de matérias filtrantes, e que eu uso, e até posso dizer que comparei com as matérias da eheim e a ADA ficava mais barata.

Qual é a litragem do copo do teu filtro?

 

É engraçado, estás a escolher os dois cardumes que escolhi no meu primeiro plantado há uns anos, gostei muito de ver os dois cardumes no Aquario, só me aborreceu Pk os cardinais facilmente ganhavam fungos e ia ficando sem eles com o tempo. Mas são dois peixes que gosto muito e dois cardumes grandes nesse Aqua fica um espetáculo.

Editado por Francis79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou por +/- 120€ todo o conjunto que tenho... Não me pareceu, tendo em conta o que anda no mercado, que fosse assim tão descabido o preço. E no total da compra tive um desconto ainda considerável. O preço que te dei é o PVP, o desconto foi sobre o total, não dá para dizer que fez desconto numa peça ou noutra...

 

Para mim o que encarece - e dificulta o trabalho - é ter que ser um transformador por fita. Na pratica podes ligar uma fita à outra e trabalhar só com um transformador, mas ao que parece não vão trabalhar no total da potencia.

 

Uma régua tão compacta com 2200 e picos lumens pareceu-me interessante tanto do ponto de vista da iluminação como do ponto de vista estético.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Sim não é mau mas por 140€ tens a zetlight lancia na ecoarium no porto é muito mulher tem uma qualidade bem superior e espectro de luz e lumens superior. Para isso gasto nessa

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

Como disse aconselho estas duas marcas de matérias filtrantes, e que eu uso, e até posso dizer que comparei com as matérias da eheim e a ADA ficava mais barata.

Qual é a litragem do copo do teu filtro?

 

É engraçado, estás a escolher os dois cardumes que escolhi no meu primeiro plantado há uns anos, gostei muito de ver os dois cardumes no Aquario, só me aborreceu Pk os cardinais facilmente ganhavam fungos e ia ficando sem eles com o tempo. Mas são dois peixes que gosto muito e dois cardumes grandes nesse Aqua fica um espetáculo.

Segundo o site da eheim tem 7,4L.

Vou investigar as matérias filtrantes!

 

Acho que com discos esses 2 cardumes ficam fantásticos. Os bêbedos acabam por ocupar um bocado mais o meio/fundo e os cardinais meio/topo, deve ficar um bom movimento no aquário. Só estou indeciso ainda com números...

 

Amarelinho92, segundo o site, a zetlight lancia para 120cm fica com 4100 Lumens. Aqui tenho quase 4400. Como disse, a diferença não é grande, e não estou a discutir qualidade, mas €/lumen pareceu-me melhor compra. Cheguei a ponderar a zetlight, mas acabei por optar por esta. Com mais 50€ (menos de 200€ ao todo) fico com +/- 6600 lumens, o que não é possível com a zetlight mantendo a luz (calhas) toda com o mesmo aspecto visual...

Só queria mesmo era perceber se consigo reduzir tudo a um transformador sem perder luz...

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta 20 de cada e depois vês como fica, se for necessário e só comprares mais :)

 

Bem, quanto a esse balde isso é mesmo muito litro :) vou ver como é que ele é e depois deixo te a minha sugestão.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta 20 de cada e depois vês como fica, se for necessário e só comprares mais :)

 

Bem, quanto a esse balde isso é mesmo muito litro :) vou ver como é que ele é e depois deixo te a minha sugestão.

 

Cumps

Obrigado!

Quando o comprei disseram-me que estava a comprar o rollsroyce dos filtros... :D

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcção:

 

Volume de filtro - 4,5L

vol de pré filtro - 0,5L

Vol de canister - 7,4L

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Estava a ver percebia quantos cestos tem para colocares matéria filtrante as esponjas e a lã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho a certeza se são 4 ou 5. Limpei-o na semana passada, mas já não me recordo...

Só para teres uma referencia vê aqui o preço dos que te falo http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_category=424&controller=category&n=32 o Bio rio não te aconselho mais de 2l, já o stilla rende imenso por serem pedras grandes e bastante porosas. Coloquei 1l de bio rio e 800g de stilla num copo de 3,5l e ficou cheio, só houve espaço para a lá e estou super satisfeito com o resultado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para teres uma referencia vê aqui o preço dos que te falo http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_category=424&controller=category&n=32 o Bio rio não te aconselho mais de 2l, já o stilla rende imenso por serem pedras grandes e bastante porosas. Coloquei 1l de bio rio e 800g de stilla num copo de 3,5l e ficou cheio, só houve espaço para a lá e estou super satisfeito com o resultado

 

Boa! Obrigado, parece-me bem! :)
Eu neste momento tenho no primeiro cesto uma esponja azul que veio com o filtro, bastante porosa e nova em folha.
São 4 afinal. No meio do biomech e do mech tenho alguns restos de Biopur e Siporax que na altura coloquei para dar um pequeno "jump start" ao filtro, uma vez que vinham do meu filtro anterior.
Cumprimentos,
Luís Ferreira
Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o site da eheim tem 7,4L.

Vou investigar as matérias filtrantes!

 

Acho que com discos esses 2 cardumes ficam fantásticos. Os bêbedos acabam por ocupar um bocado mais o meio/fundo e os cardinais meio/topo, deve ficar um bom movimento no aquário. Só estou indeciso ainda com números...

 

Amarelinho92, segundo o site, a zetlight lancia para 120cm fica com 4100 Lumens. Aqui tenho quase 4400. Como disse, a diferença não é grande, e não estou a discutir qualidade, mas €/lumen pareceu-me melhor compra. Cheguei a ponderar a zetlight, mas acabei por optar por esta. Com mais 50€ (menos de 200€ ao todo) fico com +/- 6600 lumens, o que não é possível com a zetlight mantendo a luz (calhas) toda com o mesmo aspecto visual...

Só queria mesmo era perceber se consigo reduzir tudo a um transformador sem perder luz...

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Boas

Para reduzir isso a um transformador só tens de ter uma fonte com os mesmos amperes que esses todos juntos a voltagem é os 12 volts na mesma tens é de ligar em serie.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.