Reprodução de Mikrogeophagus ramirezi ''Electric Blue''


Recommended Posts

Boa tarde Amigos,

Estou criando esse topico com a finalidade de compartilhar com vocês o meu projeto de criação dos meus Mikrogeophagus ramirezi ''Electric Blue''.

14095597176_42c724460b_c.jpg

Pelo que pesquisei, essa variação foi desenvovida em meados de 2009 por mutação genetica, sendo que em muitos foruns internacionais e comentários na internet, era praticamente impossivel reproduzi-los pois eram estéreis, mas nao encontrava referencia se essa esterelidade era feita apos o nascimento por criadores ou se os proprios ramirezis já nasciam estereis (confuso). A resposta veio logo algumas semanas depois quando vi a femea botar os ovos, incialmente todos brancos e posteriormente o macho fecundando eles, ficando os fecundados mais escuros.

Descupem a qualidade... essa foi tirada na afobação de ver pela primeira vez os ovos e o macho pimbando eles!.
14031168128_20c90f1ea4_c.jpg

Apartir desse momento, fiquei muito esperançoso, pois alem de conseguir um casal, eles estavam fazendo tudo certo para que a reprodução fosse possivel. Entao depois de alguns dias, os ovos da primeira desova já nao estavam mais lá, provavelmente comidos pelo jovem casal ou por outros peixes do aquário, já que estavam em um comunitário.
Com isso, corri e já fui preparando um aquário exclusivo para a reprodução deles, mesmo ainda sem ter certeza de que os ovos iriam eclodir e nascer os alevinos.

Aquario recem montado, estilo lowtech, agua bastante turva, substrato shrimp sand que ainda tinha aqui da minha criação de red crystal, filtro hagen elite 10, tronco de resina, anubias nana, nana petit, microsorum, round pelia e musgos.
14192643898_007661c231_c.jpg

Conforme o aquário foi ciclando, eles continuaram se conhecendo melhor e mais duas desovas ocorreram e os mesmos problemas, depois de algum tempo, mesmo com o maximo de cuidado deles para manter outros peixes longe, ao final os ovos sempre desapareciam.

Até que entao, na quarta desova, o local foi diferente, em um lugar bem escondido e estratégico entre um tronco e outro, onde era bem mais facil cuidar pois nao precisavam se preocupar com vários lados, somente cuidando a frente e a parte superior. Novamente se passam alguns dias e enfim a grande surpresa:

Vi alguns poucos alevinos, exatamente como na foto abaixo
14275159720_3a75ecaf8d_c.jpg

Porem depois de ficar impressionado e muito feliz por eles nao serem estéreis e ser possivel tirar as crias, dei um talento no aquário que já estava completamente ciclado para tentar transferir o casal e salvar alguns alevinos, já que nesse outro aquário alem da predação dos outros peixes, seria praticamente impossivel alimentar os alevinos...
Quando fui olhar melhor... me deparei com a cena abaixo... muitos...muitos alevinos...
14459407651_fa1652fa28_c.jpg

Aqui o macho bem preocupado com a lente da camera
14276151430_e463ab9670_c.jpg

Para continuar, retirei praticamente 60% da água do aquário de criação e completei com a do aquário onde eles estavam, e transferi o casal e os alevinos que deram, com um copinho descartavel e um outro pote. Os que nao consegui, foram impressionantemente comidos pelos bandeiras e tetras em menos de 1 minuto, ja que os pais nao estavam mais ali para protege-los... ;(
Foi triste, porem alguma coisa eu tinha que fazer para que nao perdesse todos!

Aqui o aquário já ciclado e pronto pra receber o casal e alevinos
14275242578_8b9e24c31a_c.jpg

Aqui os alevinos que consegui retirar do aquário antigo
14276122999_1d701f9806_c.jpg

Entao, apos a transferencia da rapaziada e do casal, os cuidados foram os mesmos... pegando eles pela boca e cuspindo pra onde os pais queriam que eles ficassem e entao começei a tratá-los com ovos de artemia sem casca.
Porem, no 3 dia vi que muitos ja nao estavam mais ali e presenciei provavelmente o macho comendo um dos ultimos... apos isso a discussão do casal foi feia... ficavam se bicando todo o momento, um dando corridao no outro... até que cansaram e ficaram um em cada canto. Más no outro dia ja estavam nadando juntos, mas ainda meio timidos.

Bom, por enquanto é isso, ate´o momento sem sinal de desova, mas agora que eles já estao em um local mais apropriado, acho que nao vai demorar muito pra ocorrer novamente.

Espero que tenham gostado e as novidades e experiencia sobre a criação será todas postadas aqui.

Abraços a todos e comentários e dicas são todas bem vindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tipo de registo é digno de um inamovível, caso consigas uma criação.

Acredito que pelo que vi neste inicio, a continuação será também detalhada e de grande relevante para o presente e futuro.

:drool3: estou pronto para a continuação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Jose, obrigado...

 

NGE, obrigado pelo comentário. Vou postar aqui toda a experiencia na criação.

E já tem novidades por ai ... não tao boas.. mas também não tao ruins... pois por enquanto o estado de saude da femea é estável!

 

Bom pessoal... atualizando o topico... BAD NEWS... Mááás! Ainda bem que cheguei a tempo... Como qualquer aquarista cuidadoso que preza pelos seus bichinhos... uma das primeiras coisas que faço quando chego é olhar como esta o aqua e os habitantes... e nessa olhada levei um susto... quaase que um desanimo geral.. quando vi a femea arregaçada no canto do substrato... toda ofegante, machucada..dando os ultimos suspiros de vida...em estado gravissimo!

Pensei.. pronto! foi-se minha criação...e agora ?!.. onde vou achar outra femea dessas aqui no Brasil.... que dó do bichinho.. nao deveria ter separado esse casal... etc... etc...etc... Confesso que fiquei mais de 5 segundos pensando no pior... mas ai ja veio o instindo de ''desistir jamais, e nao tenho tempo a perder''... corri pegar um aquario ciclado que já tinha de reserva para separar o macho... tirei a femea rapidinho... troquei toda a agua desse aqua pela agua de onde ela estava... aumentei a oxigenação... e fiz a transferencia dela... pra ter ideia peguei com a propria mao..ela nem se mexia...

aqui o relato fotografico da bagunça de ultima hora...
14329372350_c9f5211957_c.jpg

na foto nao da pra ver muito bem... mas pra quem já viu um peixe nas ultimas... sabe do que eu to falando.. muito ofegante... tipo ultimos suspiros da vida... se nao fosse a forte oxigenação com compressor de ar e pela queda d´agua... nao ia aguentar uma hora no aquario antigo...
14329449168_879bda76a8_c.jpg

E aqui depois dela se recuperar um pouco mais, eu arrumar um pouco da bagunça...
e pior que o macho consegue ver a femea pelo aquario... e nao parou de ficar pra lá e pra cá....
14492934996_105cbb8f72_c.jpg

Bom... o que deu pra perceber é que o macho guardou mágoa... achei que era apenas uma pequena crise de casal... mas como dizemos aqui em Curitiba/Brasil... ''o pau torô feio!''

Mais uma dica pra compartilhar... quando o casal comer os filhotes... eu acho que devemos separar... porque mesmo que eles parem de brigar por um tempo.. o pior ainda está por vir... agora até quando eu nao sei...

 

só o tempo e experimentos vao dizer...

 

Se alguem tiver alguma dica.. por favor.. fiquem a vontade de comentar... vai ajudar muito!

abraços a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

De facto, isso é que foi azar...

 

Dicas:

  • Para não stressares a fêmea, arranja um tecido ou algo que a "isole" da visão do macho.
  • Para ajudar na recuperação, podes tentar arranjar vitaminas em pó, e junto com um pouco de oleo (de peixe) misturar na alimentação que lhe das.

Boa sorte

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui outra femea...

vamos ver se os dois se dão bem a ponto de namorar!

 

Aclimatação

14519463932_6c82b3671d_c.jpg

 

Macho bem curioso...

14520528845_1eb494a0ce_c.jpg

 

Imagem um pouco melhor da femea!

14333883550_1884de879a_c.jpg

 

Bom ... por enquanto é isso...

 

agora é torcer para que tudo se acerte novamente...

 

conforme dizemos aqui... é no balanço do caminhão que as melancias se ajeitam!

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...