Aquaterrário - Pseudemys Concinna Hieroglyphica


Recommended Posts

Boas,

 

Os meus parabens ao aquarofilia, e á sua administraçao e moderaçao, que na minha opiniao fez muito bem em criar esta subsecçao voltada para a vida em aquaterrarios, que já aqui fazia falta. :smile2:

 

Tal como gosto muito ver fotos, sei que tambem é preciso contribuir, e este é o meu pequeno contributo para a dinamizaçao deste novo subforum.

 

Este é o meu aquaterrario e foi criado de raiz a pensar numa tartaruga adulta, dai as suas dimensoes 150*60*75.

 

Tenho a agua pelos 55cm, e o restante espaço disponivel é ocupado por uma plataforma que faz de terrário com 50*60cm, com uma litragem aproximada de 500L.

 

A fauna é composta por uma tartaruga hiroglifica, 2 orandas, (+ ou -) 17 tanicties e 8 corydoras paleatus (2 dos quais nascidos no aquaterrário).

 

A flora, se é que lhe posso chamar isso, é composta integralmente por plantas diversas de plastico, por causa da tartaruga.

 

A minha ideia foi tentar reproduzir, dentro do possivel, o seu habitat natural, neste caso um ambiente de rio. (A unica variavel que me está a falhar é o poster de fundo, que ainda nao substitui devido a dificuldade de mexer num aquario desta envergadura...)

 

Começo por colocar este video filmado em Janeiro:

src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>">
src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

 

Estas fotos sao do primeiro lay-out (que entrou em funcionamento em jan 2007):

285wg8.jpg

304yc2.jpg

309fs3.jpg

296se5.jpg

338mq2.jpg

346es0.jpg

319ln8.jpg

295mi2.jpg

294bc4.jpg

324ww9.jpg

 

e estas são já fotos actualizadas (porque um aquaterrário destes nao se constroi nem monta em 2 dias):

Frontal

hpim8593jg1.jpg

Lateral

hpim8596vn5.jpg

hpim9083ud7.jpg

image060rh7.jpg

image061hp7.jpg

image062kk2.jpg

image063pp8.jpg

 

Tive tambem uma surpresa agradavel, que foi a de as minhas corydoras se terem reproduzido com sucesso naturalmente.

Podem lêr aqui.

 

Penso no futuro acrescentar um caixa de terra para plataforma/basking zone, talvez em vidro e suportada em pilares de vidro, mas para já nao passa de uma ideia em amadurecimento...

 

Ideias, comentários e sugestões serao bem recebidas. :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A isso é que se pode chamar de tartarugueira :crazyeyes:

 

Parabéns pelo projecto. Penso apenas que com algumas plantas naturais ficaria melhor, mas como não tenho conhecimentos sobre tartarugas não sei se seria possivel. Mas de qualquer forma aqui fica o bityte.

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A isso é que se pode chamar de tartarugueira :wub:

 

Parabéns pelo projecto. Penso apenas que com algumas plantas naturais ficaria melhor, mas como não tenho conhecimentos sobre tartarugas não sei se seria possivel. Mas de qualquer forma aqui fica o bityte.

 

cumprimentos.

Antes de reformular a novo lay-out, cheguei a fazer essa experiencia com um vasinho e uma planta natural, para comprovar a teoria.

 

Em fevereiro supostamente ainda devia estar a hibernar, mas pelos vistos a planta abriu o apetite á malandra... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não costumam desaparecer peixes?

Nup!! :crazyeyes:

 

Curiosamente na altura que montei o aquario, na minha fauna estavam incluidas 3 carpas (pequenas), elas sim revolucionavam-me tudo e faziam até concorrencia á tartaruga. Cheguei a apanhar, na altura, uma com um guppie na boca (nessa altura sim desapareciam peixes!). cabecadura

 

Entretando e passado pouco tempo ofereci-as a um amigo que tem um lago. Desde entao a fauna estabilizou, e desde essa altura (e já passou mais de um ano) que me tenha apercebido nao perdi mais nenhum peixe.

 

Entretanto conto é mais alguns... cabecaduracabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

boas tardes, acho que o teu aquaterrario ta brutal e vou tentar fazer 1 como o teu mas plantado, ja fiz a experiencia com guppys e eles socializam bem.. agora so falta saber se as plantas vai correr bem tb... mas em principio deve funcionar.. podesm dar algumas informacoes sobre os niveis de ph, amonia, e nitritos?? como tas a conseguir regular isso? o ciclo do azoto demorou muito tempo a formar ?? abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So uma questao. A Tartaruga esta ai ha muito tempo?

 

Digo isto porque tive uma juntamente com peixes e quando comecou a perceber que estava grande comecou a ataca-los. Perdi um na altura (do tamanho dessas Orandas) até que a retirei para uma tartarugueira so dela.

 

Tenta controlar isso para nao teres surpresas.

 

Abraco e continuacao, de resto esta muito bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes, acho que o teu aquaterrario ta brutal e vou tentar fazer 1 como o teu mas plantado, ja fiz a experiencia com guppys e eles socializam bem.. agora so falta saber se as plantas vai correr bem tb... mas em principio deve funcionar.. podesm dar algumas informacoes sobre os niveis de ph, amonia, e nitritos?? como tas a conseguir regular isso? o ciclo do azoto demorou muito tempo a formar ?? abraço :D

 

Boas,

 

Penso que estás muito optimista em relação às plantas. As minhas já me foram parar ao lago e comeram de tudo o que era vegetal, desde valisnérias a (P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Peço desculpa por só agora responder mas por alguma razao nao recebo notificaçao de novas respostas...

 

xipi a amonia, nitritos e nitratos á muito estao estabilizados, e o ciclo do azoto esta a funcionar em pleno portanto estao perto de zero. O ph ronda os 6.5, 7 mas para ser sincero já á uns bons meses que nao faço os testes. No entanto os Tpa´s de 25% quinzenais e as limpezas mensais do filtro externo (Fluval Fx5) sao sagradas. Acho que o nascimento das corydoras naturalmente no aquario sao tambem um bom indicador dos bons parametros de agua.

 

Em relaçao as plantas como referiu o Joao estas a ser muito optimista, olha que elas nao te vao durar muito...

Gin Tonico tenho a perfeita consciencia que apesar do espaço e dos refugios (troncos, pedras, e plantas) dados os instintos naturais destes animais a qualquer momento posso ter uma surpresa, mas na verdade até ao momento o habitat tem-se mostrado sustentavel e equilibrado. Sinceramente nao aconselho ninguem a misturar tartarugas (e quantas mais tartarugas pior) e peixes a quem nao tenha uma litragem consideravel e como referi refugios qb. Como costumo dizer umas boas boses de bom senso nao sao de descartar. Que ninguem esteja a espera que é possivel manter tartarugas e peixes num aquario de 60l....

 

Respondendo a tua outra pergunta fara na proxima primavera 2 anos que a tartaruga esta neste aquaterrario, e este está em funcionamento desde Jan de 2007.

 

_bowdown_

 

:(

Editado por norby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Cá vao uma actualizaçoes. ;)

 

Visao lateral do aquario (oposta ao filtro)

hpim0204ti9.jpg

 

Promenores do plastrao e da parte inferior da carapaça

hpim0207ln0.jpg

 

hpim0209zs1.jpg

 

Promenores da cabeça, com os 5 riscos entre os olhos identificativos da especie, bem visiveis.

hpim0214cg6.jpg

 

hpim0216qz3.jpg

 

Perfil e promenores do plastrao

hpim0219tk5.jpg

 

hpim0231vz2.jpg

 

hpim0236sf8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Cá vao uma actualizaçoes. :(

 

Visao lateral do aquario (oposta ao filtro)

hpim0204ti9.jpg

 

Promenores do plastrao e da parte inferior da carapaça

hpim0207ln0.jpg

 

hpim0209zs1.jpg

 

Promenores da cabeça, com os 5 riscos entre os olhos identificativos da especie, bem visiveis.

hpim0214cg6.jpg

 

hpim0216qz3.jpg

 

Perfil e promenores do plastrao

hpim0219tk5.jpg

 

hpim0231vz2.jpg

 

hpim0236sf8.jpg

 

Simplesmente espectacular.

Parece muito bem integrada e feliz nesse aquario.

Parabens estão ambos muito bonitos.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Nao tenho nenhuma foto actualizada geral...

 

Desta vez andei a tentar aprender a usar a funçao macro, aplicada á fotografia em aquarios, e acho que até me sai bastante bem. :D :)

 

A ver se da proxima vez, tiro uma panoramica.

 

Mas agora se calhar só daqui a uns mesitos... (a ver se nao chateio muito) ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acho que o teu aquário está muito fixe.

Diz-me só uma cena, a tartaruga tem algum sitio onde apanha sol? Ou alguma das lâmpadas que tens na zona seca é de Uv? Pergunto isto porque já tive essa ideia para as minhas tartarugas, que são uns monstros com cerca de 35 cm, mas disseram-me que elas iam ficar com a carapaça mole sem luz solar e então optei por montar o aquário numa zona do jardim que apanha muito sol, que me dá muito trabalho para manter limpo porque n dá para ter filtro, visto que está na rua. No inverno quando hibernam (e se não acabarem desaparecidas por se esconderem no jardim), meto o aquário na garagem por causa do frio e chuva.

E olha que tens muita sorte com os peixes, acho que se fossem as minhas já não havia peixes!!

 

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jc

 

Sim uma das lampadas é Uvb, necessaria e essencial para a sintetizaçao da vitamina D. A outra é uma simples lampada de 40w que uso com lampada de aquecimento.

 

Quem te aconselhou aconselhou-te muito bem. Nao há nada que substitua a luz solar. Para que tenhas noçao acredita-se que 15m de sol sejam mais beneficos que varias horas de lampada. :P

 

é pena nao poderes por ai um filtro...

 

Fiquei com muita curiosidade de ver as tuas tartas...

 

Quais sao as especies? Tens-las a quantos anos?

 

Podias abrir um tópico com umas fotozitas...

Editado por norby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 8 meses depois...

ta muito bacano, so uma coisa...como fizes-te a plataforma?esta colada com silicone a boiar...podes-me so dizer, e que nas fotos nao tou a ver.

o teu aquario esta fixe, so espero que a tua tartaruga nao te de um desgosto, e te coma as corydoras quando crescer...

quantos cm tem de carapaça?a minha tem 15cm(femea), e e da mesma especie que a tua. :mrgreen:

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O material é roofmate, é um material usado na construçao civil, que é a modos que esforovite prensado.

 

Ainda nao fiz mediçoes este ano. Tenho que consultar os meus registos mas penso que nas ultimas mediçoes estava proxima dos 15cm...

 

Tem 5 anos e tenho quase a certeza a esta altura do campeonato que é uma femea.

 

Em relaçao as corydoras sei que estou sujeito mas até ao momento o ecossistema tem-se revelado sustentavel. :yahoo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha! esqueci-me de referir, o roofmate tem propriedades flutuantes, e nao esta fixo com nada.

e o roofmate arranja-se façil?no continente do maiashopping tem?(e o sitio mais perto por isso...:P)

 

e verdade, comrei um peixe para esperimentar no aquario da tarta e eu vi logo que nao se iam dar bem, ainda estava a abrir a saca onde estava o peixe ela ja estava a comportar-se como se eu lhe fosse dar comida... #food

meti o peixe ela quando o viu foi logo a correr atras dele a persegui-lo.agarrei na tartaruga e depois tirei o peixe e meti no meu comunitario...

nao estava para arriscar e deixar o peixe morrer, por isso agi a tempo...

 

apesar disso acredito que seja possivel ter peixes com tartaruga, desde que o aquario tenho no minimo 200 litros de capacidade, e que a tartaruga esteja abituada a partilhar o aquario com peixes desde bébé.

convem ter o aquario com muitos esconderijos para quando a tartaruga começar a crescer e ver os peixes como petisco, eles terem ipoteses de se esconder. :shocked028:

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido que tenha no continente ou no maiashoping...

 

Experimenta antes numa grande superficie de bricolage (Bricomarché, Aki,...).

 

Eu comprei directamente numa loja de venda de materiais de construçao aqui da zona. O material tambem serviu de base ao aquaterrario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.