Plantas Carnivoras


PIRANHA

Recommended Posts

Boas pessoal

Só queria mostra-los o meu novo hobbie..... Plantas Carnivoras.

 

Sarracenia

dsc03422rg2.th.jpg

 

Drosera capensis

dsc03423or1.th.jpg

 

Cephalotus follicularis

dsc03424yo6.th.jpg

 

Dionaea Muscipula

dsc03425dr4.th.jpg

 

Nephentes

dsc03427kg3.th.jpg

 

Comentem à vontade ou perguntem alguma coisa.

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Piranha! Bem,excelente,adoro estas plantas! Tenho uma Dionaea e uma Sarracenia. A Sarracenia está bem,agora a Dionaea à coisa de 2 meses para cá começou a ficar com as folhas pretas, parece que se queimam. E é depois de apanharem uma presa,fecham e alguns dias depois começam a escurecer...

 

Eu tenho ambas as plantas num sitio onde apanham com algum sol directo durante o dia e outra parte do dia sombra.Isto porque nas minhas pesquisas aprendi que terra elas gostam mas alguns sites dizem que a Dionaea gosta de Sol directo,noutros que não...

 

Sabes do que se trata? Podes dar dicas de como manter,quais as condições ideais e onde adquirir mais espécies? Obrigado!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Uns dos segredos das plantas é o Substrato

Na maior parte dos casos, a turfa acída é o ingrediente principal das misturas para plantas carnívoras. Cuidado no entanto as turfas enriquecidas com adubos, que podem causar danos ou mesmo por vezes a morte das plantas. O mal é que a turfa tem tendência a compactar-se e a asfixiar as raízes das plantas, para isso utiliza-se perlite. Fundamental é nunca fertilizar-se e regar sempre com agua destilada ou agua da chuva.

 

Quando a tua planta, começa a escureçer e as armadilhas a apodroçer é sinal de agua a mais . Utiliza o metodo de colocar um prato por baixo do vaso com 25ml de agua. E rega só quando o prato estiver seco.

 

É aconselhavel, teres também musgo ou Esfagno no vazo para manter sempre a terra húmida.

Em relação à iluminação, durante o dia estão com luz do sol não directa, nas ultimas 3 h de sol do dia , coloca-las à janela.

 

No IZZI Forúm Montijo ou na MaxGarden Moita, têm plantas à venda.

Preços:

Sarracenia , Drosera capensis e Dionaea Muscipula - » 4.95€

Nephentes - » 15 €

 

Se precisares de mais alguma coisa , avisa.

 

Um abraço

 

 

 

 

Olá Piranha! Bem,excelente,adoro estas plantas! Tenho uma Dionaea e uma Sarracenia. A Sarracenia está bem,agora a Dionaea à coisa de 2 meses para cá começou a ficar com as folhas pretas, parece que se queimam. E é depois de apanharem uma presa,fecham e alguns dias depois começam a escurecer...

 

Eu tenho ambas as plantas num sitio onde apanham com algum sol directo durante o dia e outra parte do dia sombra.Isto porque nas minhas pesquisas aprendi que terra elas gostam mas alguns sites dizem que a Dionaea gosta de Sol directo,noutros que não...

 

Sabes do que se trata? Podes dar dicas de como manter,quais as condições ideais e onde adquirir mais espécies? Obrigado!

Editado por PIRANHA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Piranha! Na Luso-Bonsai parece que também vendem alguns tipos de plantas carnivoras,tenho de lá dar um salto,nunca fui lá.

 

Vou seguir o teu conselho da água,não sabia que o escureciemento das folhas se devia a isso.

 

Sabes o que era fixe? Era quando tivesses tempo fazeres uma lista de cuidados sobre cada planta,o que cada uma precisa,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Obrigado Piranha! Na Luso-Bonsai parece que também vendem alguns tipos de plantas carnivoras,tenho de lá dar um salto,nunca fui lá.

 

Vou seguir o teu conselho da água,não sabia que o escureciemento das folhas se devia a isso.

 

Sabes o que era fixe? Era quando tivesses tempo fazeres uma lista de cuidados sobre cada planta,o que cada uma precisa,etc.

 

 

Boas Zogli

Então como estão as tuas plantas ?

Desculpa não ter respondido ao teu pedido , mas tive ausente. Se não fôr tarde de mais aqui vai.

 

Eu aconselho-te a visitar este site para te ajudar as tuas questões

 

http://www.karnivoras.com/articles/32/1/Sarracenia

 

http://www.karnivoras.com/articles/10/1/Dionaea-muscipula

 

 

Mais alguma questão apita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Comecem é a planear como as encaixar num paludário. ::D:

 

Cumps

 

 

Boas Djizaz

 

Eu bem queria e tenho um cubo 50X50X50 que servia para isso mesmo.

Só não o faço, porque não me sinto à vontade para o fazer por falta de conhecimentos técnicos.

 

Se alguém quiser ajudar , apitem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...

Boas pessoal, eu também sou um grande adepto de Plantas Carnívoras, esta é a minha lista:

 

- Cephalotus Follicularis

 

- Darlingtonia Californica

 

- Dionaea Muscípula 'Típica'

- Dionaea Muscípula 'Red Piranha'

 

- Drosera Capensis 'Típica'

- Drosera Capensis 'Alba'

 

- Droseras Pygmys ou Gemmae:

 

- Drosera allantostigma

- Drosera barbigera

- Drosera 'Carabup'

- Drosera Roseana

- Drosera Scorpioides

- Drosera Stelliflora

 

- Nepenthes x Ventrata

- Nepenthes 'Rebecca Soper'

- Nepenthes Sanguínea

- Nephentes x hookeriana (rafflesiana x ampullaria)

- BREVEMENTE - Nepenthes Miranda

 

- Pinguicula x Tina

 

- Sarracenia Farhamii

- Sarracenia Purpurea

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Pessoal estas plantas são muito belas mas também muito exigentes. Umas têm período de dormência e outras não. O desrespeito deste acto natural da planta poderá levar á sua morte progressiva.

 

O solo básico e adequado para este tipo de plantas, é turfa loira + perlite..embora isto seje algo muito abstracto pois cada criador faz a sua própria mistura levando sempre turfa loira se possível. Algo muito importante nunca colocar as plantas carnívoras num substracto com um pH superior a 6. Elas gostam de terras ácidas e pobres em nutrientes, logo o substracto indicado será um com pH entre os 3.5 e 4.5 . Musgo sphagnum é o único musgo que pode ser utilizado no cultivo e reprodução destas plantas.

 

Se precisarem de adquirir substracto avisem-me.. pois devo informar que não existe este tipo de substracto em Portugal. Este tipo de substracto é importado da Alemanha, do Báltico, etc. Apenas algumas lojas relacionadas com a Agricultura e o Jardim é que o vendem e eu conheço algumas..

 

A água a utilizar é água pura ou água destilada ou então água da chuva, embora se viverem em cidades que poluem ainda bastante ou se viverem ao pé de fábricas, a água da chuva poderá estar poluída.. Uma outra maneira de poder usar a água das nossas torneiras é comprar um aparelho de Osmose Inversa e um Medidor de TDS para controlar melhor a qualidade da água. Podem também usar a água que se obtem nos desumificadores.. :D

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Bate-Papo :P :

 

Vasco Matos..a tua Dionaea Muscípula se estás a usar substracto adequado..só há duas opções para isso acontecer às armadilhas dela.. Ou uma armadilha já dirigiu pelo menos 2 vezes e agora esta apodrece para ser substítuida por outra ou muito natural nesta época é ela estar a entrar em dormência. E se assim for, ela parará de crescer e as suas armadilhas morreram quase todas e na Primavera voltará a renascer com toda a força :P

 

PIRANHA..gostei muito de ver as tuas fotos, tão bonitas as tuas meninas, Parabéns :) Uma curiosidade, onde arranjas-te a tua Cephalotus???

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

IMPORTANTE:

 

Antes de adquirirem qualquer planta carnívora tenham atenção aos cuidados dela, pesquisem na Net e informem-se, pois cada carnívora tem as suas exigências em termos de clima e substracto.. E certifiquem-se sempre se têm condições para as ter..pf..

 

 

Aguardo comentários e resposta ansiosamente :P ..

 

Cumprimentos,

Ruben ;)

Editado por Ruben 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ruben

 

A minha Cephalotus , foi adquirida num site de vendas ou forúm qualquer que eu já nem me lembro. Talvez o OLX.

Tu tens uma bela colecção , não há dúvida.

Se puderes, posta umas fotos.

 

Já agora , onde costumas comprar o substrato e as plantas?

 

Porque eu tenho que mudar o substrato das minhas todas, porque eu nunca o fiz até agora.

E para isso vou precisar de ajuda.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Liscampo vende..

 

Olha curtia falar contigo pelo Hotmail é mais fácil :P e é sempre bom partilhar a experiência..se quiseres falar melhor lá manda uma MP para mim com o teu mail ou pede-me, caso queiras claro :P

 

Já agora como manténs a tua Cephalotus que condições??

Editado por Ruben 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Tens aqui indicações sobre locais de venda da turfa loira em todo o país na CPPC, Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras.

http://plantascarnivoras.forumr.net/produt...-venda-t107.htm

 

Para quem se quer iniciar neste mundo do cultivo de plantas carnívoras pode sempre contar com o apoio da CPPC, tem disponibilizada toda a informação sobre o cultivo destas plantas, bem como a oferta de sementes aos seus membros, tanto para aumentar as suas colecções como para se iniciar no cultivo.

 

Aproveito e deixo aqui umas fotos das minhas plantas:

 

plantas_carnivoras3.jpg

 

plantas_carnivoras14.jpg

 

plantas_carnivoras17.jpg

 

HPIM1688.jpg

 

HPIM1654.jpg

 

HPIM1679.jpg

 

HPIM1946.jpg

 

HPIM1960.jpg

 

HPIM2015.jpg

 

HPIM2048.jpg

 

HPIM2046.jpg

 

HPIM2041.jpg

 

HPIM2043.jpg

 

HPIM2135.jpg

 

HPIM1565.jpg

Editado por RicardoMiranda

Semttulo.jpg

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

> http://plantascarnivoras.forumr.net - VISITEM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uau simplesmente lindas!

parabéns :music_singguitar:

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :)

São plantas fáceis de cuidar na sua maioria, depois de lhe apanhar o jeito, até podem ser plantas mais fáceis de cuidar do que as comuns :)

Semttulo.jpg

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

> http://plantascarnivoras.forumr.net - VISITEM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Deixo aqui mais umas fotos recentemente tiradas das minhas plantas:

 

HPIM2192.jpg

 

 

 

HPIM2198.jpg

 

 

 

HPIM2199.jpg

 

 

 

HPIM2202.jpg

 

 

 

HPIM2205.jpg

 

 

 

HPIM2212.jpg

 

 

 

HPIM2219.jpg

 

 

 

HPIM2221.jpg

 

 

 

HPIM2225.jpg

 

 

 

HPIM2229.jpg

Semttulo.jpg

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

> http://plantascarnivoras.forumr.net - VISITEM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

parabéns são lindas

vê-se mesmo que tem muito gosto nelas e muita dedicação!!

parabéns ;)

abraços

  • Votar + 1

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

É com muito prazer que também partilho o gosto pelas carnívoras, não é um hobby tão antigo como aquariofilia mas já tenho carnívoras a alguns anos e acho-as muito interessantes, droseras, sarracenias e nepentes, etc...faço parte do fórum CPPC (Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras), encontrei varias pessoas muito experientes e dispostos a partilhar a sua sabedoria. Ainda ontem semeei umas 200 sementes, são tão pequenas que o vento leva.

 

Ricardo, tens uma pinguicula de flor vermelha muito bonita, essa está na minha lista de aquisição.

 

 

Abraço,

Alberto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Olá, muito boa noite.

 

Sou uma pessoa muito interessada neste tipo de plantas e já tenho corrido uma data de lojas à procuras destas pequenas preciosidades, mas com o meu maior azar, o mais perto que já estive de uma foi numa loja que entrei e quando perguntei se a tinham me disseram que tinham vendido a ultima no dia anterior... Para além dessa já fui a pelo menos mais 5 lojas mas todas me dizem que de momento não têm e não sabem quando vêm a ter. Ando cheio de vontade de ter uma mas não a encontro, e é aqui que eu peço a vossa ajuda. Parecem perceber bastante destas plantas, e eu gostaria de saber se conhecem alguma loja em Lisboa que venda este tipo de plantas. Peço em Lisboa por ser o unico sitio onde me posso deslocar. Agradecia imenso a vossa ajuda.

 

Muito obrigado desde já.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Procura em viveiros e em superfícies comerciais como o leroy, aki, agriloja..etc

 

Já agora deixo-te aqui o link da associação portuguesa de plantas carnivoras , caso tenhas interesse em aprender mais sobre estas plantas ou mesmo conseguires que alguém te venda o que queres.

 

Link: http://forum.appcarnivoras.org/index.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Já tinha feito um há uns tempos..

 

 

Já agora deixo aqui o meu novo canal e a minha página de facebook:

 

https://www.youtube.com/channel/UCWgDMeolTedNGCOm31DJe8Q

 

https://www.facebook.com/Werds-Plantas-Carn%C3%ADvoras-365789677118623/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.