Aquaterrário - Pseudemys Concinna Hieroglyphica


Recommended Posts

Boas Norby, antes de mais gostava de te dizer que acho porreiro manteres este post sempre actualizado.

 

Queria-se fazer umas perguntinhas:

 

1- Alguma vez tentaste por barbos sumatra com a tua tartaruga? (devem ficar fixes, sempre activos e em cardume, eu vou tentar)

2- Porque não tentas colocar areia no fundo do aquario? (dava um ar mais natural, eu tenho na minha actual caixa onde tenho a tartaruga e a minha quando se assusta até se enterra xD) -» eu sei que dava mais trabalho a limpar, e tens a possibilidade de ela engolir os graos(a minha não faz isso)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

Ps: qualquer dia aparece no forum um post a fazer concorrencia ao teu. xD

 

Boas,

 

Quando escolhi os peixes tentei optar por peixes de agua fria, apesar de um ou outro erro no inicio. Nao sei se os barbos de sumatra correspondem a essa especificaçao.

 

Em relaçao ao areao optei por nao colocar pelas razoes que ja referiste. As tartarugas tem um potencial poluidor enorme e iria complicar na hora de fazer as limpezas. Tambem a possibilidade de ingestao é real. Ja li diversos relatos e em literatura da especialidade que isso tambem acontece na natureza e que funciona como forma de limpar o intestino, mas eu prefiro nao arriscar.

 

Apesar de nao aconselhar o seu uso com tartarugas, acho que embeleza bastante um aquario.

 

:shock:

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas,

 

Quando escolhi os peixes tentei optar por peixes de agua fria, apesar de um ou outro erro no inicio. Nao sei se os barbos de sumatra correspondem a essa especificaçao.

 

Em relaçao ao areao optei por nao colocar pelas razoes que ja referiste. As tartarugas tem um potencial poluidor enorme e iria complicar na hora de fazer as limpezas. Tambem a possibilidade de ingestao é real. Ja li diversos relatos e em literatura da especialidade que isso tambem acontece na natureza e que funciona como forma de limpar o intestino, mas eu prefiro nao arriscar.

 

Apesar de nao aconselhar o seu uso com tartarugas, acho que embeleza bastante um aquario.

 

;)

 

Boa noite,

 

Pois... os barbos são de água quente. Eu já sabia que tinhas optado por peixes de água fria, só que na altura que postei essa mensagem não me lembrei disso xD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas,

 

Venho fazer uma actualizaçao de uma ideia que tenho andando a amadurecer já á algum tempo. A ideia é criar uma plataforma com uma caixa de terra.

 

Tenho vindo a reunir os materiais que julgo serem necessarios desde a uns meses a esta parte, e julgo agora ser apens uma questao de tempo e bricologe para ter a dita plataforma em funcionamento, que espero ter concluida até ao inicio da Primavera.

 

Mostro algumas imagens do tratamento da cortiça e algum do seu processo de limpeza e preparaçao que entre os varios procedimentos dura já á cerca de um mês. A cortiça foi um aproveitamento de um velho cortiço e cuja ideia é ser a cobertura da dita caixa de terra, que opurtunamente mostrarei fotos. A ideia é fazer uma colagem/montagem da cortiça com silicone para que esta sirva de cobertura e rampa de acesso á dita caixa/estrutura.

 

imgp2502.jpg

 

imgp2503b.jpg

 

imgp2505e.jpg

 

imgp2506j.jpg

 

imgp2507y.jpg

 

imgp2508.jpg

 

imgp2509p.jpg

 

imgp2511d.jpg

 

Após varias lavagens e estagio da cortiça ao sol e á chuva, cortei e lixei a cortiça que ficou com este aspecto.

 

imgp2525k.jpg

 

imgp2526t.jpg

 

imgp2527.jpg

 

Estou neste momento a fazer a montagem do 'puzzle' com silicone. Em breve e opurtunamente darei mais desenvolvimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Passo a mostrar-vos fotos dos desenvolvimentos.

 

O processo ainda nao esta acabado, mas proximo...

 

O aspecto exterior ficou excelente, apesar de ainda ter um ou outro pormenor para acertar. Recortei musgo de varios vasos, que posteriormente uni e com que cobri a terra, e o aspecto final foi este.

 

(Foi pena ter tirado as fotos com as luzes desligadas...)

 

Terei que rever a parte submersa. Vou ver se compro plantas artificiais para 'camuflar' a estrutura.

 

imgp2571i.jpg

 

imgp2572h.jpg

 

imgp2573u.jpg

 

imgp2574i.jpg

 

imgp2576x.jpg

 

imgp2577q.jpg

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Up-date

 

Fiz ontem o meu 1º Tpa após a introduçao da nova estrutura.

 

A cortiça é gulosa. Nestes 15 dias o nivel da agua baixou cerca de 1 cm. Com estas temperaturas nao existe assim tanta evaporaçao, por isso a absorçao da agua explica o abaixamento do nivel da agua...

 

A agua ganhou alguma cor, mas nao significativa.

 

Após a limpeza decidi nao colocar a cortiça, o efeito é muito bonito (quando descarregar o cartao mostro fotos), e mesmo sem rampa julgo que a tartaruga seria perfeitamente capaz de subir para a estrutura.

 

Passado uns 10m vi para lá meia duzia de 'girinos' (como a Sr.ª Norby lhes chamou) a nadar ao lado da estrutura. Sao os meus 1ºs alevins de tanictie ali no aquaterrario.

 

Conclusao recoloquei a plataforma e adiei a migraçao dos guppies para o aquaterrario.

 

A ver se sobrevivem alguns exemplares desta 'ninhada'. Se imaginava que tinha alevins, seria mais cuidadoso e nao tao perfecionista na limpeza e manutençao...

 

Fotos em breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Norby,

 

O efeito final está bastante bom, assim tem espaço para esticar as patas...

Resumindo, um belo update para melhorar a vida da tua linda tartaruga.

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 1 mês depois...

Boas,

 

Peço desculpa por só agora responder, mas já á algum tempo nao vinha cá...

 

As 'plantas' sao basicamente musgo. As outras nao sei especificar foram 'recortadas' de varios vasos e unidas ali...

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.