Artémia


alcaide

Recommended Posts

  • 1 mês depois...
Boas, alguém sabe como reproduzir artémia?

Cumps

 

 

Você irá precisar de : 
- Um recipiente de no mínimo uns 6 litros (vidro, acrílico, plástico, amianto, etc.); 
- Sal grosso; 
- Se possível, uns 1/5 de litros, da capacidade de seu recipiente, de água marinha; 
- Fermento biológico em pó; 
- Alguns pedaços de corais mortos (amassado e triturado) ou pó de coral; 
- Cistos de artêmia. 

Vamos seguir os seguintes passos: 
- 1º Dia: Colocar o recipiente em um local onde bata bastante sol (muita luz solar direta mesmo!). Encher o recipiente com água da torneira (ou descansada) e acrescentar a proporção de uma colher bem cheia de sal grosso para cada litro de água. 
- 3º Dia: Agora, com a água já desclorada, adicionar os cistos. Umas duas colheres de chá serão suficientes. 
- 5º Dia: Nesse momento os náuplios já devem estar nadando e a procura de comida. Como a cultura é bastante recente, as microalgas (que conferirão a tonalidade verde a água) ainda não se desenvolveram. Portanto, dissolva umas 5 colheres de chá de fermento em pó, bem cheias, diretamente na cultura. A água ficará branca, mas não se assuste, em poucos dias ela voltará a ficar clara de novo. 
- 6º Dia: O nível de água da cultura deve ter baixado um pouco. Complete-o com água marinha ou água descansada e desclorada. É importante não completá-lo somente com água marinha, pois assim a salinidade irá aumentar progressivamente. 
- 7º Dia em diante: Agora é só acrescentar um pouco de fermento em pó a cada 3 ou 4 dias. 
- 17º Dia: A essa altura, já será possível ver as artêmias bem desenvolvidas. Mas espere mais um pouco. Elas estarão maduras sexualmente a partir do 23º dia. 
- 23º Dia: Já é possível ver algumas artêmias aos pares, umas agarradas nas outras, acasalando. Espere mais um pouco para que elas se reproduzam e sempre deixe algumas artêmias adultas no recipiente, assim não será necessário ficar adicionando cistos. 
- 26º Dia: Pronto! Sua cultura já está estável. As artêmias estão gordinhas e vermelhas, as algas cobrem as paredes do recipiente e formam um espesso tapete verde no fundo. Pode oferecer as artêmias a seus peixes e você sempre terá artêmias frescas e saudáveis, pois as outras estão crescendo e se reproduzindo no recipiente.

 

estou a tentar assim eu.. só estou é a utilizar um garrafão de água de 5L, com bomba de ar e meti cerca de 1,5L de água do mar... estou no primeiro dia.. está ao sol...

 

Já agora eu não tenho fermento biológico, só o quimico :S que mais se pode dar em vez do biológico?

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
boas,onde posso arranjar cistos de artemia,para poder seguir esta receita caseira ? :silly:

 

 

Em qualquer loja de aquariofilia arranjas isso.. Tens por exemplo os da SERA que já vem com sal e tudo para fazer em 500ml de água..

 

Depois á os outros que é só mesmos os ovos..

 

Ou então ainda tens as salinas xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais