Quero ter apistogramas...


NGE

Recommended Posts

- Quero ter apistogramas...

- Porquê?

- Novo desafio.

Durante alguns anitos (10+ qualquer coisa), tive vários tipos de peixes e o mais perto que tive dos apistos, foi kribensis (já vêem a distancia, que tive deste tipo de peixes).

O que aconselham, para um aqua de 80l?

Tendo em conta, que se existir criação, poderei colocar os pais num comunitário de 200l.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Sabes alguma coisa sobre apistos? :P se sim, o q sabes?

Para alem do aqua tens mais algum material que penses usar? Qual?

Quanto queres gastar com este novo desafio?

Quais são os teus objectivos? Reprodução ou simplesmente manter apistos numa vertente mais ornamental?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora. aqui estão perguntas, das quais algumas não tenho resposta. ;)

- Sabes alguma coisa sobre apistos? :P se sim, o q sabes?

São peixes territoriais (dependendo da estripe, uns são mais do que outros)

Cuidam das crias (penso que são só as fêmeas), durante algum tempo.

Podem ser de crescimento lento (dependendo da estripe, uns são mais do que outros).

Depois tem aquelas exigências com agua (em caso de reprodução)

Sei pouco mais do que isto (neste momento :D )

- Para alem do aqua tens mais algum material que penses usar? Qual?

Tipo? Tenho alguns cocos, plantas, filtro interno, aquecedor...

- Quanto queres gastar com este novo desafio?

Aqui está o santo graal, se for dispendioso, eu fujo...(não tenho ideias de preços, mas já vi lojas que para ter um casal passava de 25e pelo comum super red de 2cms. Não me agradou a ideia, visto a qualidade/raridade/preço)

- Quais são os teus objectivos? Reprodução ou simplesmente manter apistos numa vertente mais ornamental?

Sou sincero, gostaria de conhecer o desenvolvimento de uns pequenotes. Só pelo prazer de os ver crescer, não tendo em mente uma opção economista.

Mas também, conheço pouco das variantes que existem no mercado, disponíveis para a minha carteira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora portanto em traços muito gerais e de forma mt abreviada,

 

- Todos os apistos são bastante territoriais, ciudam das crias quando cuidam (:P), têm sim diferentes tempos de crescimento e isto varia muito com a alimentação/condiçoes do aqua de crescimento/exposição ao stress/etc., aguas acida e moles e aquas com muitos esconderijos. As condições da agua podem ser por vezes dificeis. (Explico-te mais a frente)

 

- Cocos e troncos bastarão para o layout, se vais tentar a reprodução é bom ter um layout simples e pratico isto pq vais precisar de remover o macho em certas ocasioes e proporcionar facil acesso à comida por parte dos alevins!

 

- Ter apisto não tem de ser caro necessáriamente, no entanto, ha uma coisa que te sugiro e que para mim será importante para um iniciante ter sucesso. Como te disse anteriormente as condições da agua podem ser complicadas de manter, especialmente quando nos estamos a iniciar e não temos uma noção pratica das reais necessidades dos peixes. Neste sentido e para ajudar no inicio eu sugiro sempre um substrato que te vá conferir as caracteristicas ideais ou proximas disso. Por experiencia propria eu sugiro sempre ELOS Terra, ou ADA Amazonia. São caros, mas simplificam-te imenso a vida acredita, com um substrato deste genero bastam pequenas correcções ao pH (se necessárias)!! Atenção que isto é baseado na minha experiencia e não é nenhuma regra. Este tipo de substratos escuros ajudam inclusive a salientar as cores dos peixes.

 

- Por fim, acho que nessa litragem podes mantem praticamente tudo a nivel de apistos desde que proporciones uma boa qualidade de agua. Ve aqui algumas variantes: http://apisto.sites.no/

 

 

Se tiveres mais questões avisa!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante informação,

Não posso precisar de momento, mas o de 80l tem tendência para ficar com ph de 6 (as vezes um pouco a baixo).

Achas que será o ideal? Ou a alteração é o melhor a fazer?

E preços dos apistos, estão na média de 25e casal, ou aquela loja abusa um bocado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante? xD desculpa deixo-me levar por isto!!! :P

 

o pH vai variar com o que colocares la dentro e tens de ter noção que não é apenas o pH que importa existem muitas outras caracteristicas na qualidade geral do aqua que se tem de ter em conta, por isso sugerir aqueles substratos que te aproximam essas caracteristicas das ideais... há muita quimica envolvida na agua que não vale a pena estar aqui a explicar, no fundo, se puderes investir num desses substratos investe, especialmente no ADA Amazonia. (cerca de 40€/9L, como te disse é caro mas simplifica-te a vida, possívelmente não vais notar porque não terá uma base de comparação mas acredita que te simplifica a vida em muito!)

 

Como te disse pH a 6 não está nada mal! Parece-me muito bem até! Interessa que esteja estável e como te disse há mais quimica na agua!

 

Preços variam bastante, No entanto encontras apistos de qualidade aqui no forum a preços mais em conta e de membros de confiança. Agora está um pouco parado a nivel de vendas, pelo menos das pessoas que conheço, mas aconselho a que montes o aqua deixa ciclar e oportunidades vao surgir!

 

Depois da-me as caracteristicas completas do aqua que tens e do restnate material!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é um volume razoável de informação, mas não te desculpes, eu é que agradeço.

Bem, o aqua é da Boyu, cantos redondos. As medidas, não sei de cabeça (no fim de semana arranjo isso).

A sua localização, é num ambiente de média de luz (sem luz directa, ou iluminação artificial - tipo calha).

Deve ter cerca de 5 cm de areia (vários tipos que fui tendo ao longo dos anos), e no fundo (antes da areia) tem.diversas pedras com diâmetros variados.

É uma espécie de "tecnica", que com os passar dos anos, adquiri sem ter de fazer limpezas profundas, e deixando espaço a criação de certas "minhocas" vermelhas de pequena dimensão. Bichos estes que fazem a delicia dos peixes (e as criações mantém-se bem devido a esses bichos).

Dai talvez arriscar e iniciar com aquele areão (e se correr mal mudo - e levo na cabeça...)

O aqua está montado desde Janeiro, já passaram corydoras, guppys, bettas e outros. Como está maturado, acho que poderá funcionar bem...

 

Tenho de momento, uns rochedos escuros por la, um tronco com uma anubia, umas plantas flutuantes.

Umas paletes de caracóis pequenos e uns camarões solitários.

Também tem um sistema de bolhas.

 

 

Edição

Estive a ver o site que deste.acho que tenho uma tendência, pode é não ter o apoio da carteira.

Apistogramma barlowi

Apistogramma cf. panduro

Apistogramma baenschi

Apistogramma cf. luelingi

Apistogramma (cf.) bitaeniata (que espanto)

Apistogramma cf. trifasciata (Argentina)

Apistogramma sp. "Tefé"

Apistogramma cf. agassizii (Ampiyacu) (pH around 5, and they breed like rabbits !) lol

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda umas fotos disso! No entanto eu nao arriscava!!

Trifasciata e sp. Tefe sao os meus favoritos! Ja mantive trifasciata inclusive! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema dos apistogramma é mesmo o preço e claro a dificuldade em arranjar algumas espécies.

Por exemplo ainda hoje vi apistogramma borelli com mais ou menos 2 cm a 11euros cada, um bocado exagerado a meu ver.

Eu queria arranjar um casal de borelli e um de baenschi Inca mas não está facil.

E esperar que apareçam a bom preço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era interessante saber o porque. É certo ser uma família exótica, por exemplo em comparação com os discus ou escalares, fica um pouco aquém (desde tamanho, cores, etc...).

Compreende-se no caso dos selvagens, f1, f2 e f3. Mas para alem disso. Mesmo havendo apuramentos, torna-se estranho.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tive algumas algumas espécies de apistos e, pelo menos os mais comuns, não considero uma espécie difícil de manter ao reproduzir.

 

As informações estão na net sobre a maior parte das espécies, é uma questão de reproduzir os parâmetros e ter peixes de qualidade.

 

 

Para mim o maior problema no que toca aos apistos é a falta de espaço e tempo que requerem. Actualmente só tenho um casal de Apistogramma Panduro, e tenho uns juvenis filhos do casal. A reprodução é simplesmente ter um casal (que não se matem de preferencia), um tanque bem estruturado e durezas baixas, e ir baixando o ph. Esta parte não dá trabalho quase nenhum.

 

O problema é os alevinos.. Não que seja dificil, mas tens de fazer artémia ou outra comida identica durante uns 3 meses. E isto varia de especie para especie; os que tenho atualmente acham-se finos e recusam flocos. Já os pais são manhosos para os comer... Claro que com um bocado de treino vai lá, mas ainda assim perdes muito tempo.

 

Mas estas chatices é que dão piada as coisas.. quando vés que "fizeste crescer" um peixe com 1mm, até uns 3-4cm cheio de cor.

 

Os preços andam nos 15-30€ para as espécies mais comuns(preço casal). Se fores para peixes mais raros os valores sobem...

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já existem novidades.

Como prenda de anos foi oferecido um casal de apistogramma trifasciata.

​Vou ver se em breve coloco fotos.

 

Entretanto vou descrever o casal.

O macho tem cerca de 2,5cms e a fêmea metade do tamanho. Estou com algum receio desta ser pequena de mais.

Vou ver a reacção do macho, e estar atento as investidas.

 

Conselhos? Ou cuidados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conselho n1 - mete fotos dos pequenos!!

Conselho n2 - os tamanhos sao normais, irao crescer um pouco mais!

Conselho n3 - deixa-os a vontade a diverte-te a aprecia-los!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha, coloco fotos.

 

Aqui vão algumas.

Aqua de 58x30x43cm

 

​Habitantes, alguns camarões, dezenas de caracóis, o casal de apistogramma trifasciata e um juvenil.

 

Vista geral

hpjn652kes0uki2jpmu.jpg

 

 

7pcb8ucunsmmcmy6vmxg.jpg

 

xvh732jpiexvt1s7vc.jpg

 

O macho nas anteriores, na de baixo a fêmea

 

hqdawbg95eaqeok9x641.jpg

 

Que dizem?

Entraram no aqua sabado.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo José - Penso que deves ter em conta os litros que o aqua tem. Depois é escolher um que tenha 2 a 3 vezes caudal. Podes escolher um interno ou externo dependendo do tamanho do aqua e dos fundos da carteira.

 

Ric Gomes - Estes devem ser os únicos peixes que tive, que se sentem bem à vontade (desde o dia 1) a passear na frente do aqua. Se tudo correr bem, eles parecem já ter um excelente à vontade para crescerem e multiplicar-se.

Que venha em primeiro o crescimento saudavel. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais