Aquaterrário - Pseudemys Concinna Hieroglyphica


Recommended Posts

O aquario poderia estar mais arrumado. Ela nao se magoa com tanta coisa dentro de água. Que monstro de aquario, que sonho, se bem que com uma piscina dessas nem dava jeito para arranjar... é muito alto.

 

a trartaruga nao come as plantas de plastico? elas tem tendencia a isso e se engasgarem.

 

e verdade, comrei um peixe para esperimentar no aquario da tarta e eu vi logo que nao se iam dar bem, ainda estava a abrir a saca onde estava o peixe ela ja estava a comportar-se como se eu lhe fosse dar comida... :|

meti o peixe ela quando o viu foi logo a correr atras dele a persegui-lo.agarrei na tartaruga e depois tirei o peixe e meti no meu comunitario...

nao estava para arriscar e deixar o peixe morrer, por isso agi a tempo...

só poderias por peixes se a tartaruga fosse muito pequena, com esse tamanho ia ver mesmo como comida.ias ficar sem o peixe em 1 minuto, ia ser um filme de terror!!! Penso que todos os que tem tartarugas com peixes, têm, porque as tartarugas são habituadas desde muito pequenas à presença dos peixes.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo,

 

As plantas estabilizaram apartir do momento que as colei a pedras, mas deves-em-quando, nos meses de actividade la vem parar uma á superficie.

 

O Lay-out é necessario e adequado á fauna, ainda que por vezes dificulte as limpezas periodicas de sinfonagem.

 

Mas nao se pode ter tudo! :):confused4:

 

Apesar das temperaturas ainda nao terem subido nada por ai alem a comida ja á uns tempos que vai desaparecendo. Esse costuma ser o sinal de chamada para ligar as lampadas, que já estao a funcionar em ciclos diurnos de 10h! :bad-words:

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso que nao. as tartarugas sao muito curiosas e tem tendencia a mordiscar tudo pensando que é comida.

 

a minha para ja nao pode hibernar, mas quando puder, seria fixe, pois reduz muito a manutenção da água... em relação aos peixes. tenho que ver quando a minha der para hibernar, daqui a 3 anos (lol), qual a temperatura da água que dê para ela hibernar no inverno... tenho que ver. se nas fontes que li aconselham o minimo de 24. com 23 hibernaria?!

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu considero a hibernaçao algo de muito importante no ciclo de vida de uma tartaruga, a modos que uma especie de reset anual. Há até autores que consideram a hibernaçao essencial para promenores como a reproduçao, mas isso já tem mais alguma coisa que se lhe diga e a entrar na questao do pormenor.

 

22-24º C sao consideradas as temperaturas optimas de manutençao. Quando as temperaturas começam a descer ai pelos 18º as tartarugas começam a entrar em letargia, sendo que se considera a temperatura optima de hibernaçao ai pelos 6.5º C. A Hibernaçao dentro de casa pode ser complicada porque é mais uma semi-hibernaçao do que propriamente uma hibernaçao. Isto é, as temperaturas sao o suficientemente baixas para a tartaruga nao se alimentar, mas nao o suficientemente baixas para que o animal se imobilize por completo.

 

Esse é um dos factores que contribui para que nao seja aconselhado hibernar tartarugas com menos de um ano de vida. Pessoalmente considero que um animal que tenha sido bem alimentado durante 5, 6 meses, e nao padeça de nenhuma enfermidade nao terá qualquer problema em hibernar, independentemente da idade.

 

Por outro lado nesta altura do ano com o adevento da Primavera e as temperaturas a subir, ja se alimentam com temperaturas de 15º e até menores.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode.

 

Chamo atençao para o que se designa de "zona de morte", que é um intrevalo de temperatura onde como já referi as temperaturas sao baixas o suficientemente para a tartaruga nao se alimentar, mas nao o suficientemente baixas para que se imobilize , havendo desgaste sem a respectiva reposiçao de energia .

 

Mas na realidade acho esse termo um bocado alarmista, e dependendo da zona de proveniencia da especie em causa, as condiçoes de temperatura nao sao assim tao perfeitas, como a teoria.

 

No entanto esse é um bom alerta para recomendar observaçao e a interrupçao da hibernaçao ao menor sinal de problemas.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem estou sem palavras...

Simplesmente fascinante...

Sabes que mais, tb tenho 1 trataruga, a unica diferença é que no pescoço ela tem uma risca vermelha de cada lado, do olho para trás, talvez com 1,5cm. Sabes o porquê? (não sei se é macho ou fémea) terá a ver com a raça???

 

Adorei, pois tenho tb corydoras 2 albinas e uma igual á tua das fotos, ñ sei o nome dessa, e tenho tb o peixinho laranja (o meu branco e vermelho)

 

Resumindo, cada qual no seu sítio/aquário, só que juntos ficam lindos, acho que te vou roubar algumas ideias, posso?

As minhas corydoras estão num comunitário de água quente, pensei que ñ pudessem estar mesmo em água fria, abaixo dos 22º/23º

 

Acho que tb quero um assim como o teu, a minha filhota vai adorar as ideias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas lilibit,

 

Pelo que descreves tens uma Trachemys scripta elegans. As manchas vermelhas sao uma caracteristica da especie sim. Sao muito bonitas na minha opiniao. Suponho que ja a tenhas a uns anos (entretanto a sua venda foi proibida), por isso nao será dificil dizer se é macho ou femea. Se abrires um topico com algumas fotos posso tentar ajudar a identificar.

 

Estas corydoras sao corydoras paleatus e da familia das corydoras sao as que provêm de aguas mais frias, essa foi a razao da minha opçao por essa especie. As albinas sao oriundas de aguas mais quentes.

 

Recomendo sempre muita cautela ao misturar peixes e tartarugas. Coloco tambem como condiçao essencial muito espaço (de preferencia até um lago), muitos refugios e muita atençao á qualidade da agua. E mesmo assim os resultados podem nao ser os melhores...

 

Podes roubar todas as ideias que quiseres, claro! isso para mim até é um elogio. :discuss_gathering::discuss_gathering:

 

Se puder ajudar em algo estou á disposiçao. :)

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Primavera trouxe-me muitos ovos de corydora, sao as centenas, e estao por todo o lado.

 

Acredito que a populaçao vai aumentar! :) :D

 

 

estou a ver que isso ainda esta a correr bem! :wink:

depois mete fotos quando nascerem.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se registrar uns 3, ou 4 nascimentos já ficarei satisfeito.

 

Optei por nao intervir, e a vida de ovinhos de corydora nao é facil num comunitario...

 

A ver se a "lei da oferta e da procura" e o equilibrio do meu comunitario, vai permitir realmente alguns nascimentos e sobreviventes desta postura. :arrow::chair:

 

 

cheers

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, uso um filtro externo tipo "canister".

 

É um fluval Fx5.

 

Tem uma capacidade 2300l/hora.

 

Faço com ele filtragem mecanica, biologica e quimica.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Então já nasceram as corydoras e que tal são muitos os sobreviventes??

E as tartarugas não os comem?

 

Eu tenho uma tartaruga de orelhas vermelhas, mas sinceramente ñ sei qual o seu sexo... como é que vejo isso?

Já ha tenho á uns 15 anos, mas está sozinha...coitada nem um peixinho pra lhe fazer companhia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas lilibit,

 

Ainda nao fiz o trabalho de pericia á procura das corydoras bébés... O aquario é grande e tem muita litragem e refugios e elas ainda sao pequenas...

 

As outras so as detectei ja grandes... O que é certo é que elas se vao renovando e cada vez conto mais. :alberteinstein:

 

Na realidade o que me preocupa é fazer as manutençoes com rigor, e proporcionar-lhes as ferramentas para que possam sobreviver.

 

Em relaçao ao sexo da tua tartaruga existem dimorfismo sexuais que permitem ajudar a fazer essa mesma diferenciaçao:

A diferenciação sexual pode ser melhor observada em animais com mais de 4 anos de idade. Comparados às fêmeas, os machos costumam ter garras frontais mais compridas (os machos adultos tem unhas com 1cm ou mais), a cauda mais longa, e a parte ventral do casco mais côncava, além de serem consideravelmente menores na fase adulta.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Detectei ontem no fundo do aquario uma substancia nao identificada que inicialmente associei a resto de vegetais.

 

A quando da recolha achei a materia um pouco estranha, com uns pequenos traços de vermelho, e mais tarde algo que me pareceu espinhas, fizeram-me concluir o inevitavel, perdi um goldfish... :transport027:

 

Só restam as provas forenses mas para mim é obvio quem é o culpado...

 

Achei engraçado a senhora Norby a defender a tartaruga (ela já teve um aquario só com goldfish em que a certa altura um desapareceu sem deixar rasto!), mas parece-me que aqui para o caso a tartaruga devia estar com fominha, e sempre achei que seria apenas uma questao de dar tempo ao tempo para que isto acontecesse...

 

Constatei tambem, nao sei se derivado á abundancia de alimento a pairar pelo fundo (o peixe tinha já quase 4 anos e um bom porte), que as corydoras fizeram outra postura. :tongue:

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas norby.

 

Só queria perguntar se 48 cm's de largura e 40cm's de altura são suficientas para um aquario.

 

Adorei o teu aquario está brutal, talves fica-se mais natural com a basking zone em terra/arreia e em vez do rofmate talvez curtiça.

 

Cumps Rafael

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Up-date:

 

Perdi na Sexta-feira mais um Goldfish. No Domingo perdi o Telescopio.

 

A minha menina esta já com 5 anos e com as temperaturas a apertar, nao há duvidas de quem esta no topo do ecossistema. :)

 

Vou-me manter pelos peixes de pequeno porte. bang

 

 

Nota: As corydoras fizeram nova postura na Sexta-feira.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É verdade. Se queres que te diga acho que era apenas uma questao de tempo.

 

As nossas opçoes iniciais condicionam-nos sempre, e os Kuinguios nao foram a melhor escolha - talvez os devesse ter oferecido como fiz com as carpas, mas na realidade acompanharam-me durante quase 4 anos e apesar de me deixarem pena nao me arrependo, mas a minha opçao seria outra hoje... :P:P

 

Acho no entanto que os peixes de pequeno porte tem muito mais possibilidades de sobrevivencia, e que sao um boa opçao. Espero conseguir ter sucesso este ano tambem na reproduçao dos tanicties. Queria ver se la para Outubro consigo ter um cardume ai de uns 40-50 peixes. É espectacular ve-los a nadar em conjunto num aquario com este porte.

 

Estas baixas recentes e quase seguidas contribuiram para um aumento exponencial da materia organica e para a deterioraçao dos paramentros do aquario, pelo que antecipei o Tpa quinzenal, que fiz durante a semana passada, e fiz ontem a limpeza mensal do filtro á qual associei a limpeza periodica das tubagens e aspiraçao do fundo. Ainda assim a agua nao tem a cor que desejaria e que estou habituado. Tenho no entanto alguma espuma á superficie que indiciam bacterias mortas pelo que é melhor esperar e deixar restabelecer o equilibrio até um novo Tpa. É curiosa tambem a camada de gordura que os peixes deixaram...

 

Tenho tambem um novo fundo, a ver se tiro umas fotos.

 

Se tudo correr bem, tambem ainda este ano avanço para a concretizaçao do projecto da plataforma com caixa de terra/areia, a ver...

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Norby, antes de mais gostava de te dizer que acho porreiro manteres este post sempre actualizado.

 

Queria-se fazer umas perguntinhas:

 

1- Alguma vez tentaste por barbos sumatra com a tua tartaruga? (devem ficar fixes, sempre activos e em cardume, eu vou tentar)

2- Porque não tentas colocar areia no fundo do aquario? (dava um ar mais natural, eu tenho na minha actual caixa onde tenho a tartaruga e a minha quando se assusta até se enterra xD) -» eu sei que dava mais trabalho a limpar, e tens a possibilidade de ela engolir os graos(a minha não faz isso)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

Ps: qualquer dia aparece no forum um post a fazer concorrencia ao teu. xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Norby, antes de mais gostava de te dizer que acho porreiro manteres este post sempre actualizado.

 

Queria-se fazer umas perguntinhas:

 

1- Alguma vez tentaste por barbos sumatra com a tua tartaruga? (devem ficar fixes, sempre activos e em cardume, eu vou tentar)

2- Porque não tentas colocar areia no fundo do aquario? (dava um ar mais natural, eu tenho na minha actual caixa onde tenho a tartaruga e a minha quando se assusta até se enterra xD) -» eu sei que dava mais trabalho a limpar, e tens a possibilidade de ela engolir os graos(a minha não faz isso)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

Ps: qualquer dia aparece no forum um post a fazer concorrencia ao teu. xD

 

 

areia é perigosa para a tartaruga pois pode engolir e fazer obstipação que a poderá levar á morte

 

e acho giro dizeres que a tua nao engole, sabes, é que quando reparares que ela engole, ja ela tem o aparelho intestinal cheio de areia e ai ou vet urgentemente ou a morte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

areia é perigosa para a tartaruga pois pode engolir e fazer obstipação que a poderá levar á morte

 

e acho giro dizeres que a tua nao engole, sabes, é que quando reparares que ela engole, ja ela tem o aparelho intestinal cheio de areia e ai ou vet urgentemente ou a morte :discuss_gathering:

 

 

tankado essa foi engraçada, deve ser a unica que nao engole...

se ela morrer depois diz que nao sabes porque foi... banana rock

 

 

Então, digam-me uma coisinha, porque não morrem elas no seu habitat por comer areia? (é que pelo que sei, no seu habitat na grande maioria das vezes o rio/lago tem areia e não areão grosso)

 

Eu defendo que o mais parcido com o habitat delas é o melhor para elas, por isso não me venham com coisas, tudo depende de que lago/rio a tartaruga é originaria, se de onde ela vem existir areia, ponham areia, já se for ao contrario e existir areao, ponham areao.

 

Cumps Rafael Silva

 

Ps: Norby desculpa lá o off-topic

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.