Overflow de baixo custo


António Vitor

Recommended Posts

Como o meu aquário tem travamentos franceses, um furo no vidro do aquário teria de ficar uns cm's largos abaixo do tal travamento em vidro...

overflows à venda não costumam funcionar com este tipo de aquários...

 

Meti mãos à obra, para que o sistema sump-aquário funcionasse teria de alguma forma de retirar a água do aquário p+rincipal...

 

Eis a razão deste overflow "chinês", made in portugal com material do chinês...e do aki

 

ventosas, tubos de pvc, mangueira, 2 jarros de água para levar à mesa, um copo de plástico pequeno algum teflon e silicone de aquário e algumas juntas (borrachas para vedar)

 

melhor que palavras aqui ficam as fotografias...

 

DSCF0054.JPG

 

DSCF0055.JPG

 

DSCF0056.JPG

 

DSCF0057.JPG

 

DSCF0058.JPG

 

DSCF0059.JPG

 

DSCF0060.JPG

 

DSCF0061.JPG

 

DSCF0062.JPG

 

DSCF0063.JPG

 

DSCF0064.JPG

 

DSCF0065.JPG

 

 

O principio é muito simples, o efeito de sifão não termina, porque mesmo num corte de corrente, o tubo do sifão fica permanentemente dentro de água no tal copo que está dentro do "jarro", o que transborda vai para a sump mas só transbordará se o motor na sump estiver em funcionamento.

 

possiveis falhas que possa a ter?

 

Único risco será sujidade, irei ainda adaptar algum intake de algum filtro para evitar sujidade no tal overflow.

 

adoptei 2 jarros para que overflow fica-se mais alto ligeiramente.

com outro copo ou jarro não seria preciso...

 

digam coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Uma duvida, em caso de falha de electricidade, a bomba de retorno na sump vai deixar de funcionar, logo o efeito de sifão mantem-se, logo inundação!

 

Outra observação, isso vai ser para trabalhar em água doce ou salgada? é que o "passa muros" que estas a usar é em metal, com o tempo isso vai acabar por transferir elementos nocivos para a água.

 

Se estiver errado, por favor corrige-me.

 

Abraço

Editado por Goblin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O princípio está bem conseguido... o risco é mesmo e só o entupimento... a entrada do overflow vai ter que ser limpa com bastante periodicidade.

 

Se a bomba da sump parar, o nivel de aqua do aqua n sobe, logo o nivel do jarro interior tb não e, segundo o princípio dos vasos comunicantes, não há saida de água do aquário.

 

Boa ideia o projecto, estou a pensar em algo semelhante com tubos de pvc de diversos diâmetros!

Editado por David Cabete
"Quote" desnecessário.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O princípio está bem conseguido... o risco é mesmo e só o entupimento... a entrada do overflow vai ter que ser limpa com bastante periodicidade.

 

Se a bomba da sump parar, o nivel de aqua do aqua n sobe, logo o nivel do jarro interior tb não e, segundo o princípio dos vasos comunicantes, não há saida de água do aquário.

 

Boa ideia o projecto, estou a pensar em algo semelhante com tubos de pvc de diversos diâmetros!

 

Exactamente Ricardo, e se eu colocar o intake ou a bomba da sump numa parte alta desta, mesmo que entupa, o nivel do aquário só se elevará uns cms, pode queimar depois a bomba por ficar acima do nivel da água...antes isso...

 

Goblin se calhar expliquei-me mal, o efeito sifão permanece, mas isso não implica que a água tenha de se deslocar do aquário para o overflow...

só acontece a tal movimentação de água se o nível do aquário principal for mais alto que que o nível de água no tal copo...

até posso controlar o nivel do aquário principal só com o overflow deslocando um dos jarros de água que encaixa no outro...elevando ou baixando relativamente ao aquário o nivel do tal copo.

 

Os riscos são os mesmo de um furo...

se este entupir...

bomba continua a encher aquário principal e pimba desastre...não tem mais riscos que um furo.

digo eu...vamos ver...

 

atenção a bomba não pode ser mais poderosa em débito que o overflow, fiz as coisas para que a água escoa de uma forma rápida deste overflow, a bomba não pode ser uma que debita mais que o débito que o overflow sustenta...

 

comprei mangueira da mais larga que havia no aki para jardinagem...

:)

 

daí também que o efeito sujidade pode provocar desastre se e apenas se o tal intake do motor ou o próprio motor estiver colocado muito abaixo na sump...

 

 

Ricardo qunado concluires esse projecto em pvc posta aqui no diy ... estou curioso...

 

Outra observação, isso vai ser para trabalhar em água doce ou salgada? é que o "passa muros" que estas a usar é em metal, com o tempo isso vai acabar por transferir elementos nocivos para a água.

 

Será para salgados, e nada é em plástico a única coisa que é em metal é os ganchos de fixação e esses estão no tal recepiente externo e não entrarão em contacto com a água...

tudo pvc...ou plástico...

mesmo onde a mangueira se une aos jarros de água...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente. Que potência tem a bomba de retorno da SUMP?

Está quantos cm's abaixo do overflow, a sump ?

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente. Que potência tem a bomba de retorno da SUMP?

Está quantos cm's abaixo do overflow, a sump ?

 

Ainda não comprei a bomba, talvez use uma das minhas antigas se conseguir elevar a água até 1,5 metros...vamos ver...

 

Que bomba me recomendarias?

eu vou tentar achar a bomba que tiver débito q.b. mas ao minimo para ter margem de manobra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho e boa ideia.

 

Cumps

 

thanks vou então proceder ao enchimento com água de osmose ainda não vou meter sal, descobri uma bomba fluval 402 perdida vamos ver se tem potencia q.b. para empurrar a água acima dos 1,2 metros...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção a bomba não pode ser mais poderosa em débito que o overflow, fiz as coisas para que a água escoa de uma forma rápida deste overflow, a bomba não pode ser uma que debita mais que o débito que o overflow sustenta...

 

comprei mangueira da mais larga que havia no aki para jardinagem...

:twisted:

 

Boas! Uma boa solução. Parabéns.

 

Relativamente ao citado, caso não consigas um bom caudal de escoamento (em relação à potência da bomba) deves intervir não só na mangueira mas também no adaptador cinzento a que está ligada a mangueira.

 

Se as secções forem muito diferentes até acabamos por perder caudal com uma mangueira muito larga, pois a mangueira (a seguir ao acessório cinza) não fica completamente cheia e não faz efeito de sucção, ou seja temos um pouco menos de caudal apesar da mangueira ser mais larga... digo eu...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas!

 

Bem só para dizer que este projecto é espetacular... 6 estrelas vou fazer um igual se não registas-te a patente LOL!bang

 

Só uma pergunta muito estúpida pode não resolver mas ajuda se tivessemos uma mangueira nao muito fina nem muito grossa... no topo da caixa de fora ligada ao aqua... se houvesse desnivel entre a caixa e o aqua... Se a bomba falhasse e o overflow também a água iria pela mangueira para o aqua sempre assim...

 

Não sei se me percebem....

 

Outra coisa....São mesmo necessários os dois jarros?! porque não um jarro e o tal copo?! não percebi esta parte!

 

 

 

cumps

 

e mais uma vez parabens... mesmo genial!

Editado por luisferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais