Começando no aquarismo


RFelipe

Recommended Posts

Boa Tarde Galera do Fórum!

Estava lendo os tópicos do fórum e fiquei muito interessado em ter um aquário.

Fui num pet shop e comprei um aquário, sem saber qual escolher escolhi um baratinho porem pequenino, 9 lts, o vendedor disse que poderia ter até uns 5 guppys nesse aquário, mas como li aqui (depois da compra) um aquário desse tamanha serve no máximo para 2 guppys ( e já fica apertado), então fui a procura de um aquário maior, consegui um com um amigo de +- 50lts (60C x 35A x 25L), mas não sei como montá -lo.

 

Quais tipos de substratos posso usar? Penso em ter plantas de fácil manuseio como Musgo Java. gostaria tbm de fazer um tapete qual seria a melhor opção?

e alguem pode me dar algumas dicas sobre iluminação?

Penso em criar guppys, platys, se possivel me dá umas dicas ai! help

 

Desculpe se estou fazendo perguntas demais mas todo iniciante tem que perguntar para fazer certo Ok!

Vlw Galera!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu Ruy!

Foi de muita serventia esse tópico ai.

 

Poderia me dizer qual tipo de filtro devo usar num aquário de 50lts.

Vi que o externo de balde é o melhor mas não tenho espaço e nem grana pra ter um desses.

Estou pensando em um de mochila ou um interno qual seria a minha melhor opção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os externos são os melhores sem qualquer sombra de duvida, mas também mais caros, mas tens por exemplo esta opção, não faço a minima ideia se a marca será boa ou não... http://www.wate-r-evolution.com/shop/filtros-externos/875-filtro-externo-resun-cy-20.html

Quanto aos internos... Isso depende do aquário, se tiver tampa provavelmente não dará para colocar um de mochila.

Tens inumeras opções no que diz respeito aos internos, depende muito da marca e do filtro em causa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu Ruy.

 

Estou pesquisando aqui pra por um interno que funcione bem, o aquário tem tampa sim, Ruy posso por bettas fêmeas e Guppys juntos, penso em por um galho com musgo de java, posso amarrar o musgo com que tipo de linha? Será que ficará lega?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bettas com guppies não me parece nada boa ideia.

Eu normalmente aconselho o seguinte: escolhes a espécie principal que pretendes introduzir no aquário, depois escolhes 1 ou 2 espécies secundárias e compatíveis com a principal.

Eu sei que no inicio é difícil optarmos por apenas 2 ou 3 espécies, que a vontade era colocar um pouco de tudo, mas temos que impor a racionalidade...

Não esquecer que há que respeitar as especificidades das espécies que vão ser introduzidas, por exemplo, se optares por um peixe de cardume deves colocar um cardume, isto é, no mínimo 6 indivíduos da mesma espécie.

 

Eu utilizo fio de nylon muito fino para prender as plantas, mas podes utilizar linha de costura.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo Ruy!

Então Bettas com guppys não fica legal né!

Vou começar só com os Guppys então. Gosto desses peixinhos!

São bem coloridos e fácil de cuidar, ótimo para iniciantes, certo?

Ruy para plantar musgo de java no chão preciso de algum substrato especifico?

Abraço cara obrigado pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mano quais os nutrientes tenho que por para o musgo?

Compro no pet shop?

(desculpa as perguntas tolas)

Mano você está me ajudando muito!

Quando estiver montado mando uma foto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fertilização na aquariofilia é geralmente dividida da seguinte forma:

 

Macro nutrientes

- Potássio (K)

-Nitrato (N)

-Fosfato (P)

 

Micro Nutrientes

-magnésio, ferro, calcio, zinco, etc...

 

Todas as plantas necessitam de nutrientes, porém umas necessitam de muito mais que outras.

Uma forma fácil de conseguir obter nutrientes sem grandes contas e complicações é através dos fertilizantes mistos:

http://www.tropica.c...ion-liquid.aspx

http://www.seachem.c...s/Flourish.html

Estes são os produtos de referência, porém existem mais marcas disponíveis no mercado. Mas atenção, estes produtos não contêm macro nutrientes ou contêm muito pouco, pode eventualmente ser necessário complementar com os macro. tens que saber ver isso através da analise das plantas ao longo do seu crescimento.O tropica é mais completo em relação ao Seachem, contêm Potássio mas não nitratos e fosfatos, o da Seachem não contêm qualquer macro se não estou em erro.

 

Para obter plantas com boa qualidade é preciso reunir os seguintes elementos:

-Iluminação

-Fertilização

-Co2 (embora não seja vital é recomendado)

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qualquer filtro acaba por ser biológico também. As bactérias acumulam-se quer nas cerâmicas, quer nas matérias filtrantes. Usar um filtro que se diz "apenas biológico" não fará sentido porque não terá massas filtrantes (lã de vidro, esponjas, etc). Aliás, não conheço filtros assim. Para 50 Litros tens montes de filtros à escolha. Eu pessoalmente não pensaria noutra coisa senão em filtros de balde mas dependendo do espaço, um filtro de mochila também é boa opção (eheim liberty 200 por exemplo) que são muito mais baratos, não ocupam grande espaço no aquário (visto que são pendurados no rebordo) e trabalham bem.

 

Só um reparo em relação à fertilização. Apesar de tudo o que o Ruy disse estar 110% correto, estamos a falar aqui de um musgo de java... é uma planta que requer muito poucos cuidados/nutrientes. Se começar a despejar fertilizante para dentro do aquário que não são consumidos nem em 1%, mais cedo ou mais tarde terás um problema de algas. Não é pelos nutrientes em si, é pelo facto de não haver plantas em número suficiente para inibir as algas que vão aproveitar esses mesmo nutrientes. Eu deixava a natureza seguir o seu curso. Tive musgo de java e anúbias mais de 1 ano sem fertilização (apenas os detritos dos peixes) e cresceram lindamente.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo Tony!

Estava me referindo aos filtros FBF, mas li que eles são ultrapassados para serem usados sozinhos, certo?!

Vou comprar um de mochila mesmo!

 

Quanto ao musgo vou deixar sem nutrientes por enquanto, e de acordo com o desenvolvimento vou nutrindo ele!

 

Quanto aos peixes vou deixar os 5 casais de Guppys, 2coridora e 2 cascudinhos tem algum problema de diferença de ph??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que haja problemas de ph... faz uma aclimatização prolongada (tipo conta gota) e pronto. As corydoras, depende muito da subespécie. Algumas são mais sensíveis outras menos. Quanto aos "cascudinhos"... vê lá o que compras. Ancistrus Sp (dolichopterus ou cirhosus) vá que não vá (8-10cm max) agora não caias na asneira de comprar tipo plecos ou coisa que cresca muito... não é saudável nem para o pleco nem para ti ter um animal que cresce até aos 30cm dentro de um aquário de 50L

 

10 guppies, 2 corydoras e 2 ancistrus parece-me bem... talvez mais 1 ou 2 corydoras era melhor pois eles gostam de andar em cardumes pequenos. Se tiveres problemas pela litragem, escolhe corydoras um pouco mais pequenas em adultas (não é preciso ser 8 nem 80... ou seja nem pigmeus nem Pandas) :)

 

Não te esqueças do ciclo do azoto! Nada de peixes durante 1 mês (bem... podes meter 1 corydora para te fazer ciclo... mas ela vai sofrer um bocado ao passar pelos picos de amónia e nitritos... tens que ir vigiando e trocas de água quando os parâmetros começarem a ficar fora de controlo... epa, há muitas opiniões)

 

Abraços e boa sorte

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, estou montando ainda aos poucos!

 

Vou comprar o filtro externo semana que vem pq só vai chegar na sexta.

Posso usar areia de praia como substrato?? ou isso vai mudar o meu pH??

Vou plantar umas mudinhas de musgo de java será que dá pra plantar nessa areia de praia??

 

Vlw pelas dicas! Vou pensar primeiro na montagem depois vejo os habitantes! :smile2:

AbraçoO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso usar areia de praia como substrato

 

Não não podes!

 

Mesmo fervendo, lavando, rezando à volta, não dá para usar. A areia da praia tem conchas moídas e outras estruturas de cálcio... a areia vai largar esse cálcio para dentro do aquário e o PH da água vai subir em flecha. Além disso, mesmo que quisesses ciclídeos africanos (de PH muito alto) a areia da praia não costuma ser adequada para esse fim.

 

Compra um substrato inerte (areão, areia fina). Se vais ter corydoras, não podes (deves) usar um substrato de granulometria muito grande nem com arrestas e/ou pontas afiadas que vão danificar os "barbilhos" das corydoras. Elas depois têm mais dificuldade em encontrar comida, apanham infeções na boca e podem morrer... não queremos isso pois não? Lava bem o areão/areia e, se possível, ferve-o antes. Alias, também deves fazer isso com qualquer rocha antes de a introduzires no aquário.

 

E já agora faz o teste do limão (ou vinagre) tanto no areão como nas rochas que vais usar. Se fizer espuma, é calcária e não serve para o aquário.

 

 

Quanto ao musgo de java, costumamos prender isso a um tronco (muito bem fervido antes... várias vezes! e de molho uns quantos dias/semanas) ou então a uma rocha (usando nylon de pesca fino ou então fio de algodão fino que se desfaz com o tempo). Não é costume enterar o musgo no substrato mas não sei, nunca vi.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é boa ideia colocar areia de piscina, apesar de ser areia costuma ser mais grossa que a areia convencional, compacta-se e torna-se difícil de remexer pelos cory´s e consequentemente pode começa a ganhar verdete... A usar areia eu aconselhava areia mesmo, retirada de um rio por exemplo.

Musgo no chão?? não me parece quer seja viável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é boa ideia colocar areia de piscina, apesar de ser areia costuma ser mais grossa que a areia convencional, compacta-se e torna-se difícil de remexer pelos cory´s e consequentemente pode começa a ganhar verdete... A usar areia eu aconselhava areia mesmo, retirada de um rio por exemplo.

Musgo no chão?? não me parece quer seja viável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei areia fina de ciclídeos (Aquela quase pó) e nunca tive problemas de compactação ou verdete. As corydoras chafurdam lá à vontade. A estética é discutível mas funciona.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, com areia fina não há esse problema, e pessoalmente acho bonito, já montei um aquário com areia fina e ficou bonito...

Com areia de piscina já não seria assim de certeza. ah, e para tirar areia do rio convém passar pela peneira....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.