peixes escalar ofegantes a morrer


WILDWOLF

Recommended Posts

Peixes escalar ofegantes a morrer nascidos em casa, mas já adultos. Fiz testes de nitratos 10 MG/lt, nitritos e amonia 0 MG/LT e pH 7,1 temperatura 27 graus. Setup: aquário 250 LT, filtro externo 700 LT/hora - limpo de 2 em 2 meses, TPA semanal de 50 LT, peixes - 10 escalar, 2 botias, 5 corydoras, 8 néons, 4 Ramirez, tubarão bicolor, 1 casal gupys, 3 mollys 1 apistograma. Substrato areia sílica e JBL manado.

Em oito dias baixas 1 botia, 1 molly e 4 escalares, parece que esta alastrar....o que sugerem!!!! Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A única coisa errada que vejo nisso tudo é teres um filtro muito muito curto.

Para essa litragem e esses peixes pelo menos entre 1500 a 2000 l/h.

Tenta colocar uma bomba de ar pode ser falta de oxigénio na agua

 

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu tenha conhecimento o flagyl é para parasitas e não bactérias.

Para bactérias tens o bactopur mas tens de usar com cuidado pois mata as bactérias do filtro.

 

Eu no teu lugar tentava primeiro a bombar de ar.

Não me parece que seja doença

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claramente filtro extremamente curto para o aquário.... Em alguma altura os peixes iriam ressentir-se.

 

Em 300L eu tenho 2700l/h (brutos), reais rondará em 1600l/h.

 

Quando limpaste o filtro pela ultima vez?

 

Eu apostaria em TPA's diárias ou 4x por semana de 10 a 20% até aumentares a capacidade de filtragem. Não que os teu valores de testes estejam maus, bem pelo contrário... mas há qualquer coisa aí no teu equilibrio biológico que está a falhar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já aumentei o arejamento e desliguei o co2. Limpo o filtro de 2 em 2 meses, retirando os 2 cestos de cerâmicas, lavo com água do aquário e as esponjas com agua da torneira. faço tpa semanalmente de 50 lt, tenho o aqua montado desde 2014, adicionei 3 ramirezis à quinze dias e recentemente estive ausente 5 dias, estando com alimentador automático. 1º pensei que fosse um pico de amónia, os testes estavam bons, tenho feito tpa dia sim dia não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após pesquisa no fórum e na net os sintomas levam me a concluir um boom de bacterias, ou uma doença tipo "malawi bloat".

Passo a descrever os sintomas:

-peixes a isolar-se

-falta de apetite

-respiração ofegante, primeiro à superfície

-respiração muito acelerada, diminuição de movimentos, peixes junto ao areão

-zona abdominal inchada

-por fim morrem.

noto também as guelras pálidas,

 

vi noutro tópico um tratamento com flagyl e sera baktopur

"Para tratamento aumentar a temperatura a 29/30 graus e usar Sera Baktopur Direct com Metronidazol ‘’ Flagyl ‘’400mg, Tratar por 5 dias com trocas d ´agua parcial de 20 %.Após 5 dias fazer trocas d´agua por mais 7 dias e aplicar novamente só o ‘’ Metronidazol ‘’, Flagyl por 21 dias com trocas d´agua de 20 % todos os dias."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...