Urgente!!! Colisa com a doença do algodão (saprolegniose)


Recommended Posts

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

 

Dimensões do aquário:

Não sei de cabeça

 

Volume:

Aproximadamente 40/50L

 

Filtro(s):

Filtro Eheim de esponja

 

Iluminação:

1 lâmpada, de 11W

 

PARÂMETROS DA ÁGUA:

 

Temperatura da água (ºC):

Água é mantida a 25°C

 

pH:

 

Amônia:_

 

Nitrito:_

 

Nitrato:_

 

TPA's (Trocas Parciais de Água):

Habitualmente faço tpa's de cerca de 50% a cada duas semanas. A última foi na semana passada em que foi a 100% para fazer a limpeza geral.

 

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

 

Fauna: 2 colisa, 7 néon e 5 guppy adultos + vários (não sei quantos são) guppy jovens

 

Aspecto físico:

Estão praticamente todos com o seu aspecto normal e cores respectivos. A única excepção é uma colisa que está a doença do algodão

 

Alimentação:

Granulado (não me lembro da marca) e todos comem, inclusive a colisa que está doente.

 

Flora:

Não tenho flora no aqua

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

A minha colisa está com saprolegniose e, quase de certeza, deve ter sido de um erro de amador porque na semana passada lavei o filtro directamente com água da torneira. Na semana passada morreu um néon e não me lembrei de tentar perceber o porquê e agora tenho uma colisa com a doença do algodão. Não tenho aquário para a poder pôr de quarentena e tenho medo que possa contagiar os restantes habitantes. No último teste que fiz notei que os nitratos estavam um pouco elevados. Alguém me consegue ajudar? Não queria perder a colisa, mas também não quero contagiar os restantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAQ_Doenças: Prevenção, Sintomas, Causas e possíveis tratamentos!

 

Deixo aqui um link no qual acabei agora de acrescentar informação e actualizei, que acho interessante qualquer pessoa ler, :coffee: do qual destaco:

 

DOENÇA DO ALGODÃO; FUNGO BUCAL; MOFO DOS PEIXES; LIMO DOS PEIXES

 

Muito contagiosa (a mortalidade é de 100% para os peixes sem tratamento), causada pela bactéria Flexibacter columnaris; ataca peixes marinhos e de água doce.

Sintomas: formações, linhas ou manchas branco-azuladas em volta dos lábios dos peixes, os quais ficam inchados, as partes atacadas necrosadas e depois com as lesões com aspecto de maceradas; perda de apetite; os movimentos vão se tornando lentos, toda a parte frontal da cabeça é atacada e o peixe morre. O nome popular "mofo dos peixes" está errado, pois é uma doença por bactéria e não por fungo. O corpo do animal fica revestido por uma camada que parece limo.

 

Tratamento:

 

a) Terramicina (ou aureomicina) 500 mg /40-50 litros de água, em banho de 24 a 48 horas.

 

b)Tripaflavina 2 mg /25 L de água em banhos de 24 horas

 

c) mertiolato (tintura) pincelar o local afectado pode curar a doença com uma só aplicação.

 

d) 10.000 a 25.000 U.I. de penicilina por litro de água, repetindo a dose, se preciso, ou 50.000 U.I. curam em 4 a 5 dias.

 

e) verde-brilhante (VERDE MALAQUITA) dissolvido em álcool etílico.

 

Este produto é bastante eficaz no controle de muitos patógenos e parasitas, no entanto o seu uso é importante no controle de fungos como a Saprolegnia (e também no controle do Ictio).

 

f) Phenoxethol, sulfamidas, cloromicetina ou acromicina também curam.

 

g) eSHa exit e Esha 2000

 

h) Sera Omnipur e Sera Baktopur

 

O erro amador como tu lhe chamas foi:

 

"TPA's (Trocas Parciais de Água):
Habitualmente faço tpa's de cerca de 50% a cada duas semanas. A última foi na semana passada em que foi a 100% para fazer a limpeza geral."

 

E

 

"OBSERVAÇÕES:

A minha colisa está com saprolegniose e, quase de certeza, deve ter sido de um erro de amador porque na semana passada lavei o filtro directamente com água da torneira."

 

E estes erros são coisas que por vezes acontecem, estamos sempre a aprender e normalmente é com os erros que mais aprendemos...Não é verdade???? Levamos sempre dos nossos erros uma lição para a vida. :naughty:

 

100% de tpa para fazer a limpeza geral, mas o que é que te deu para fazer isso, foi algum conselho???? Nunca se faz assim, a não ser que vaz começar uma montagem completamente do zero, com o ciclo do azoto pela frente, cerca de 30 dias até estar concluído.

 

Ora também importante saberes porque é que que se diz TPA, significa TROCA PARCIAL DE ÁGUA. Pois claro que agora já percebeste que 100% de TPA não existe....foi o teu maior erro. Ainda por cima com a lavagem do filtro com água da torneira, ora se tinhas a água do aquário, tinhas que a ter utilizado, um filtro no activo deve de ser lavado com agua do aquário, ponto final.

 

Qualquer outra duvida estou á disposição. :wink: E não quero que fiques triste com as minhas palavras, bola para a frente :juggle: mede os parâmetros da agua com urgência,

Amônia:_

Nitrito:_

Nitrato:_

 

Se não tiveres testes convém comprar, se tiveres possibilidades os de gotas, são mais assertivos (fidedignos)

 

:sleep2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Vera.

Fi-lo porque tinha o areão muito sujo e achei que deveria tratar e limpar tudo. Enfim, sim aprendemos com os erros e agora de certeza não o vou voltar a fazer.

 

Tenho os testes mas é daqueles em fitas que se metem 1 segundo na água e não estava em casa quando fiz o post.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como é que isso vai, os parâmetros como estão? descreve aí. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais