Caracois??


Recommended Posts

Boas pessoal, apareceu me uns caracois pequenos no aquario, sao so 3 ou 4 pelo que consegui contar. Pensei ser os tais physas mas sao de um tom transparente a puxar para o rosa e dois deles estavam nas plantas. Alguem sabe dizer o que pudera ser? E dificil tirar lhes foto decente mas se necessario posso tentar

4dd769849fb9fd6cf8565411f02acce0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

Não dá para ver bem que caracol e,mas fica descansado que

os caracois não comem plantas,só come as folhas velhas e mortas,

e algumas algas,e resto de comer dos peixes,para não virar praga

não deves dar muito comer aos peixes,das mais vezes,mas em

pequenas contidades,de forma que sobre pouco,e a sim ao mesmo

tempo estas a controlar os caracois.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A foto não ajuda muito, mas por o que dá para ver e pela descrição, deve ser um Planorbis corneus em tons de rosa, possivelmente com falta de cálcio.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A foto não ajuda muito, mas por o que dá para ver e pela descrição, deve ser um Planorbis corneus em tons de rosa, possivelmente com falta de cálcio.

 

cumps,

David

Sim,Carlos Virgínia, são Planorbis Corneus, não há que te preocupares, isso vai-te comer as algas e limpar plantas e o aquário ;)

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive uns com 2cm de diâmetro de casca.

 

Eles vão criando e mantendo o aquário limpo conforme acharem, desde que não exageres na alimentação, não haverá de haver problemas de praga.

 

Só os botias e helenas é que os comem, a não ser que esmagues alguns contra os vidros do aquário... Há quem faça isso para os discus p.e..

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca viste nada assim nos vidros/plantas?

 

gallery_32732_1426_7117.jpg

(peço desculpa pelo empréstimo da fotografia de um membro aqui do fórum lol)

 

cumps

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora, li que sao precisos dois exemplares para haver reproducao mas alguem me explica como e que eles apareceram aqui?

 

Carlos Virginia

Olá, não, não é necessário 2 caracóis, por experiência própria, para que haja reprodução/criação.

Os Planorbis Corneus são moluscos hermafroditas, logo contêm os dois sexos não necessitando de macho ou fêmea. Eles são espectaculares no que toca na limpeza do aquário, se não queres que eles se reprodução muito não deites muita comida no aquário. Eles são delicados com as plantas e comem tudo indesejado que apareça no aquário, não helena`s claro :tongue:

 

Pois bem.. qualquer duvida contacta ;)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não saem fora de água está tranquilo ;)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Não saem fora de água está tranquilo ;)

Obrigado, assim fico tranquilo

Nunca viste nada assim nos vidros/plantas?

 

gallery_32732_1426_7117.jpg

(peço desculpa pelo empréstimo da fotografia de um membro aqui do fórum lol)

 

cumps

Agora ja . Parece me que vou ter novos membros da equipa de limpeza.

 

Obtei por nao me preocupar muito, gracas ao trabalho fenomenal que teem feito na maternidade pouparam me imenso trabalho a limpa-la e mereceram o lugar deles, e alem disso e na maternidade que vai nascer novo "pessoal da manutencao" .

Se a populacao aumentar drasticamente ou em demasia, posso sempre dar ou vender

 

Carlos Virginia

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não te preocupes com isso tambem tenho alguns nos aquarios sempre vão dando alguma ajuda na limpeza, nunca notei que nenhum "ataque" as plantas

 

Cumps.

Filipe

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Bem andava eu a limpar o filtro externo qd me deparei com estes,

9u501i.jpg

2cnjwy9.jpg

sopyrn.jpg

35d7tl2.jpg

Para já e como vim aqui e o feedback era que não eram bem uma praga voltei a colocar os mesmos no local onde os encontrei.

No fundo do filtro onde estão as ceramicas ficaram na mesma.

Na ultima vez que o limpei dei conta deles agora já eram um pouco mais como podem ver nas fotos.

Para já estão restritos ao filtro.

Coloco umas questões.

Acham que fiz bem em os colocar novamente no filtro?

Posso colocar os mesmos dentro do aquario ou è melhor deixar andar e seguirem o seu progresso normal,sem interferir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas podias colocalos no aquário,eles fora lá par,porque

foram sugados pelo filtro quando eram mais pequenos,

eu gosto muito de caracois,também tenho muitos desses

no meu aqua.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas podias colocalos no aquário,eles fora lá par,porque

foram sugados pelo filtro quando eram mais pequenos,

eu gosto muito de caracois,também tenho muitos desses

no meu aqua.

 

Cump: Álvaro Silva

Ola eu nunca tive caracóis no aquário.

Comprei o filtro usado e provavelmente o anterior dono deveria ter caracóis no seu.

Para já não me aparece no aquário,sendo assim na próxima limpeza vou introduzir os mesmos no aquário.Vamos ver é se eles não se tornam praga.

Esqueci-me de frisar que o meu aqua é de agua fria por isso o mais certo é acabarem nas barrigas dos peixes,no filtro sei que estão seguros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pithu

Sim e o mais certo e servirem de paparoca para os peixes,

a não ser que eles fossem maiores que a boca dos mesmos,

eu particularemente gosto muito dos caracois,sempre come

algumas algas,e folhas mortas,e resto de comida dos peixes,

fazem bem o seu trabalho.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pithu

Sim e o mais certo e servirem de paparoca para os peixes,

a não ser que eles fossem maiores que a boca dos mesmos,

eu particularemente gosto muito dos caracois,sempre come

algumas algas,e folhas mortas,e resto de comida dos peixes,

fazem bem o seu trabalho.

Cump: Álvaro Silva

na proxima limpeza vao directos para o aquario deixo alguns no filtro para se reproduzirem.

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais