Algas GSA


Joana M

Recommended Posts

Ok, vou experimentar, então. Fiz o calculo e (para 200L), numa solução de 250ml, ao meter 12g dos olioligamentos e fertilizando 5ml obtenho os 0.2ppm. Os restantes valores que o James fala (0.25g E300 Ascorbic Acid, 0.1g E202 Potassium Sorbate) mantêm ou também aumentam? Suponho que mantenham.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se vais usar esses dois conservantes podes fazer os fertilizantes todos juntos (micros + macros) pois o ácido ascórbico (vitamina C) irá baixar o pH da solução impedindo que haja uma reação entre o fosfato dos macros e o ferro dos micros degradando a solução. O Sorbato de potássio é para evitar a formação de bolor na solução. Eu punha 0,5 do E300 e 0,25 do E202, para jogar pelo seguro.

 

Usa água destilada na solução.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é bom saber. Menos trabalho e menos frascos. biggrin.gif' alt=':biggrin:'>

No site dele, ele diz que a fertilização de macros são 2ml diários e a de micros é de 1ml diário. Posso mesmo meter tudo junto com estes valores ou tenho que ajustar?

rQsr1So.png

 

P.S: Onde é que eu arranjo uma balança que meça as miligramas? Tenho uma de cozinha digital mas o mínimo que mede é 1g lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu usaria apenas 6 gr de micros e doseava o dobro, 20 ml por semana. Usava ainda Cloreto de potássio (KCl) em vez do fosfato de potássio (K2SO4), pois este último precisa de muita quantidade de água para se conseguir dissolver.

 

de resto parece-me bem.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manter tudo mas reduzir micros a metade e dobrar a dose diária para 20ml. Ok.

Quanto ao cloreto de potássio é que já é mais difícil pois já fiz a encomenda. E não quero estar a pagar novos portes para mandar vir mais uma coisa lol.

 

Este vai ter que servir, por agora. :P

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se notares que a solução fica saturada, isto é, com pó ainda por dissolver apesar de a agitares bem, pode ser por causa disso, se isso acontecer acrescenta mais 250 ml de água destilada e depois refazes as contas relativamente ao doseamento.

 

Até que por uma questão de contas como o doseamento convém ser diário, devias dosear 3 ml por dia, o que iria dar 21 ml por semana (3 x 7 = 21).

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, entrei em contacto com eles para ver se me podem fazer a troca desses dois compostos e pagar a diferença, já que a encomenda ainda não saiu de lá. Vamos ver o que dizem. Se conseguir trocar, melhor. Se não, vou ter que fazer mais contas lool.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se notares que a solução fica saturada, isto é, com pó ainda por dissolver apesar de a agitares bem, pode ser por causa disso, se isso acontecer acrescenta mais 250 ml de água destilada e depois refazes as contas relativamente ao doseamento.

 

Até que por uma questão de contas como o doseamento convém ser diário, devias dosear 3 ml por dia, o que iria dar 21 ml por semana (3 x 7 = 21).

 

Abraço,

Boas, Ferreira, responderam-me da SolAqua e disseram que podem trocar mas que "o KH2PO4 é uma excelente e única fonte de fosfatos enquanto que o KCL apenas é uma fonte de potássio". E realmente é verdade. Acho que mais nenhum dos compostos tem fosfatos. Os fosfatos não são necessários?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu usaria apenas 6 gr de micros e doseava o dobro, 20 ml por semana. Usava ainda Cloreto de potássio (KCl) em vez do fosfato de potássio (K2SO4), pois este último precisa de muita quantidade de água para se conseguir dissolver.

 

de resto parece-me bem.

 

abraço,

boas,

 

fui eu que me enganei, escrevi fosfato de potássio quando devia ter escrito sulfato de potássio, a fórmula química está certa K2SO4.

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente o símbolo químico é o mesmo. Nem reparei nisso lol. Obrigado. Vou então pedir a troca. ;)

 

Meti novamente os dados na calculadora mas com o kcl e deve ter uma percentagem maior de potássio. Em vez de 3 adiciona 3.2 de potássio.

e9YSb82.png

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

sim, tem maior percentagem de potássio e dissolve-se muito melhor.

 

podes ver a percentagem em "fertilizantes caseiros": http://aquariofilia.do.sapo.pt/

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola malta!

 

Mais uma duvida com o raio das algas..a minha Cryptocoryne undulata broad leaves tem umas algas pretas nas folhas,parece os pelos dos braços todos la espetados..alguem me pode ajudar?

Obrigada

 

Cumps

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será a BBA (black bursh/beard algae)? Se for, segundo esta página, as caridinas e os SAE alimentam-se dela. Mas suponho que não esteja muito correcto, visto que tens caridinas no aquário e torcem o nariz lol.

Tu alimentas as caridinas? Se sim, tens que parar porque senão elas não vão tocar nas algas...

 

-2286/'>isto a ver se está tudo ok no teu aquário ou se é algum desequilibro que está a causar as algas.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz agora aquele tratamento com agua oxigenada e depois fiz uma tpa....vamos lá ver se nao vou matar a bicharada toda,lol

 

Depois conta-me novidades se resultou, ainda não fui capaz de o fazer :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Depois conta-me novidades se resultou, ainda não fui capaz de o fazer :)

 

Cumps,

eu estou tao farta de ver o raio da anubia a ficar casa vez mais ranhosa que já estou por tudo....se me disserem que se barrar um bocadinho de caca de galinha nas folhas da anubia tambem mata as algas...ainda sou capaz de ir à capoeira buscar um bocadinho,lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estou tao farta de ver o raio da anubia a ficar casa vez mais ranhosa que já estou por tudo....se me disserem que se barrar um bocadinho de caca de galinha nas folhas da anubia tambem mata as algas...ainda sou capaz de ir à capoeira buscar um bocadinho,lol

 

...uffff fico mais descansado! pensei que ias a uma vacaria buscar um balde!!! :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

...uffff fico mais descansado! pensei que ias a uma vacaria buscar um balde!!! :)

 

Cumps,

lol a anubia é pequena,nao ha necessidade em usar baldes e a caca de galinha é mais rala,espalha-se melhor,lol.

 

mas agora a serio...sim Lusky,eu depois digo se deu resultado,espero bem que sim..nao sei é se tenho que fazer mais vezes o tratamento ou se só uma vez chega,mas acho que nao chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim fico à espera do resultado, mas tem cuidado com os intervalos desse tratamento, tens crias e pode ser perigoso ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Janekinho

Já vi esses produtos serem recomendados aqui no fórum por um moderador. Também estou a pensar em mandar vir para mim.

Fala com eles por mail.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho essas algas, ha mt tempo, e sobretudo qd comecei a fertilizar com o tropica premium, e como aumentei a iluminação, elas aumentaram.

 

Agora ando a fazer uma experiência, a ver se acabo com elas, pq li algures num forum americano q essas algas são causadas por excesso de CA + FE. E como a agua da torneira aqui tem entre 20 e 40 ppm de CA, e pouco magnésio ( o q torna dificil a absorção de CA e K por parte das plantas), estou então a espera de MG e tb reduzi o ferro q adiciono ( passei a dar seachem trace, q nao tem ferro, e adiciono seachem Iron, em metade da dose )

 

Mas assim q tiver resultados, vou abrir um Tópico. Até pq ando em tentativas de acabar com GDA's e tb li nesse mesmo forum q essas são causadas sobretudo por desequilíbrio de CA:MG que deveria estar em propoção no max 4:1 ( ideal falam em 3:1 ou ate 2:1 ) e no meu caso está ( á saída da torneira, q ainda não fiz testes ) 6:1. Mas tb muito CA e P, ou seja além do desequilibro, o excesso de Fosfatos com excesso de CA, tb nao ajuda.

 

e como isto não é uma ciencia mt exacta :P é por tentativa e erro...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais