Ajuda! Plantas a serem "devoradas"


CFlor.at

Recommended Posts

Olá.

Ando a ficar um bocadinho desanimada com isto das plantas. Tenho humus de minhoca por baixo de areia de silica, dou sera florena semanalmente e tenho um LED de 20W para a iluminação.

De há uns tempos para cá, uma alga tipo "pêlos" tem vindo a aparecer. A principio era só nas sagittarias, mas agora é em todo o lado, até nas pedras. Já tentei fazer uma limpeza a fundo, um blackout... E até agora nada resultou. Será que a única solução é CO2?

Deixo umas fotos para verem...

 

Musgo de java

gallery_72734_4247_2061580.jpg

 

Foxtail

gallery_72734_4247_1764989.jpg

 

Vallisneria

gallery_72734_4247_3474161.jpg

 

Até as pedras

gallery_72734_4247_3378279.jpg

 

E as sagittarias...

gallery_72734_4247_3109667.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E testes? Como andam os nitratos, fosfatos e afins?

 

Tens que dar ferramentas para te poderem ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os SAE não comem BBA's... apenas filamentosas verdes.

 

CFlor.at, o que não falta aqui no Sub-Fórum de Algas, são tópicos sobre como eliminar essas algas:

 

Tens aqui um: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80788

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Olá.

 

Os SAE não comem BBA's... apenas filamentosas verdes.

 

CFlor.at, o que não falta aqui no Sub-Fórum de Algas, são tópicos sobre como eliminar essas algas:

 

Tens aqui um: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80788

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Desculpa discordar, mas os meus SAEs paparam disto q foi uma maravilha... e não foi só num aqua, foi em 2...

 

e diga-se de passagem q elimiar essas algas, é uma verdadeira chatice... nem com aumentos de co2, nem redução de luzes... nada. como digo, os saes resolveram-me o assunto...

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas. O que são SAE?

Siamese Algae Eater, de nome científico Crossocheilus siamensis

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá, Peço desculpa de só estar a responder agora.

Fiz os testes e realmente tinha os nitratos um pouco elevados porque me desleixei nas tpa's. Por isso, durante umas semanitas fiz tpa's com mais frequência. Em relação às bba's, como elas são muito difíceis de remover , introduzi um jordanella floridae e ele tratou do assunto numa semana! E a situação estava já muito pior que nas fotos, até as foxtail já estavam todas pretas e o raio do peixe não descansou enquanto não deixasse tudo limpinho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Essas algas sao dificeis mas não impossíveis de eliminar. Normalmente elas aparecem quando há desiquilibrios, neste caso de CO2. Adicionar flourish excel da seachem ajuda e muito. Como tratamento, desligas o filtro, adicionas o produto com uma seringa por cima delas, esperas uns minutos e ligas novamente o filtro. Depois podes usar sempre o produto, como componente da fertilização

Link to comment
Partilhar nas redes sociais