Musgos - Verdadeira identidade das espécies


André Silvestre

Recommended Posts

Olá Tiago.

 

Para dar este efeito apenas tens de escolher o musgo apropriado. A temperatura de cor das lâmpadas afecta sempre um pouco a maneira como as plantas crescem mas, se escolheres musgos com crescimentos laterais e inferiores, nunca terás crescimentos superiores. Quem diz temperatura de cor, diz potência da luz.

 

As podas podem ser feitas sempre que achares que ele faz muito volume nalgumas zonas, nomeadamente na zona das pedras. É uma boa maneira de " aplanares" o tapete que se vai formando.

Não, já não tenho o musgo Christmas mas há muita gente aqui no fórum que tem. Fartei-me de o distribuir à coisa de 1 ano atrás.

Abraço

 

 

musgo ja arranjeuei....obrigado pelo esclarecimento das duvidas...vou então avançar com o projecto....um abraço

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas...

 

Venho aqui mostrar dois musgos distintos que tenho visto por estas zonas:

 

starmoss.jpg

 

Nome:Star Moss ou Tortula Ruralis

Origem: China

Manutenção: Fácil

Luz: Baixa-Alta

Parâmetros: 23-30ºC, ph 6.0-7.5, kh 1-8

 

 

 

 

fissidenssplachnobryoides.jpg

 

Nome: Fissidens Splachnobryoides

Origem: Ásia

Manutenção: Fácil

Luz: Média-Alta

Parãmetros: 23-28ºC, ph 6.0-7.5, kh 3-8

 

Nenhuma destas plantas são aquaticas! :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro todos os tipos de musgos ! é pena que a maior parte nao seja lá muito acessivel. Perto da minha freguesia há uma loja expecializada em aquariofilia que tem muitos tipos de musgos "a preços assombrosos" já encomendei Weeping Moss para o meu aquario. Á algum cuidado especial a ter com este musgo?

 

cumps ::D::angel:help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, gostaria que me tirassem esta duvida, será que consigo manter este tipo de musgo com uma T8 ? " Fissidens Splachnobryoides " o objectivo deria fazer uma especie de tapete...visto que as cubas n se aguentam...

 

 

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Olá!

 

Venho criar este tópico para falar um pouco da verdadeira identidade de alguns musgos que já circulam no nosso mercado e outros que ainda não são conhecidos em Portugal.

 

Desde já é importante salientar que a identificação de musgos sofreu uma enorme transformação desde que se conhecia apenas uma espécie de musgo - Musgo de Java ( em nome comum). Botanistas a nível mundial têm vindo a descobrir novas espécies de musgo com bastante frequência, estando ainda muitos por identificar correctamente. E quando se diz identificar não é somente atribuir um nome científico; é estudar a estrutura da planta, quer macroscópica quer microscopicamente, imerso ou emerso.

 

Comecemos pelo tão conhecido Musgo de Java. Este musgo desde sempre que é conhecido como pertencente ao género Vesicularia e como tal deu-se-lhe o nome científico Vesicularia dubyana. No entanto, à muito que o Professor Botanista Zen Iwatsuki estudou e identificou este musgo como Taxiphyllum barbieri. Apesar disto, lojas de aquariofilia em todo o mundo e aquariófilos continuam a vender e a identificar o Musgo de Java como sendo Vesicularia dubyana. Portanto, muitos de vós que têm Musgo de Java nos aquários têm sim Taxiphyllum barbieri. De todos os musgos, este é o mais fácil de manter, suportando até temperaturas de 30ºC.

 

Outro musgo recentemente introduzido no nosso mercado é o Christmas Moss de nome científico Vesicularia montagnei. Este sim, pertence ao género Vesicularia e ganhou o nome comum de Christmas devido à forma como as suas ramas crescem, abatidas e sobrepostas, com a forma de uma árvore de Natal. É uma planta muito usada para paredes de musgo.

 

Mais um musgo que ganhou popularidade entre os aquariófilos é o Erect Moss ou Vesicularia reticulata. Tem um padrão de crescimento muito peculiar pois contraria a gravidade e cresce verticalmente para cima. É mais um musgo do género Vesicularia.

 

O Singapore Moss, outra espécie de musgo, é na realidade o verdadeiro Vesicularia dubyana e tem sido vendido como Mini Moss erradamente pelas lojas e fornecedores. É muito parecido com o Christmas Moss, tendo o primeiro ramas mais pequenas e mais salientes. Tem também um padrão de crescimente diferente do Christmas Moss, crescendo em camadas e fazendo muito volume.

 

Mini Moss é um musgo fantasma. Simplesmente não existe! Ao lhe atribuírem a identificação comum de Mini, estão apenas a chamar-lhe um nome diferente e bonito ( tudo o que é mini em plantas de aquário tem uma conotação agradável) para ser comercializado. É uma questão de marketing.

 

Taiwan Moss é outra espécie de musgo de nome científico Taxiphyllum alternans. Tem uma forma muito parecida com o Christmas mas as suas ramas são mais equiláteras e é mais suave ao toque. A coloração também é ligeiramente diferente.

 

Weeping Moss ou Vesicularia ferriei é para mim um dos musgos mais bonitos. A sua cor clara e a textura macia, combinados com o típico crescimento para baixo dão uma aparência que se encontra em forma terrestre e apenas molhado. Dá um efeito espectacular em troncos altos, de modo a poder-se apreciar a sua forma de crescimento peculiar e a massa densa que forma com o tempo.

 

Outros musgos mais recentes que se têm vindo a comercializar são o Fissidens spp. em que spp. quer dizer espécies, tal como o FIssidens fontanus, Fissidens nobilis , etc. Mais musgos do género Taxiplhyllum como o Spiky Moss e o Peacock Moss têm vindo a aparecer nos aquários plantados.

 

Todos estes musgos podem ser vistos neste site:

http://www.aquamoss.net/

 

http://www.killies.com/MossesFerns.htm

 

http://www.hiddenforest.co.nz/index.htm

 

Tem fotos bem como a descrição dos musgos.

 

Aqui fica um artigo muito interessante que desvenda a errada identificação do Musgo de Java e que permite esclarecer melhor o que escrevi acima.

 

http://www.aquamoss.net/Java-Moss/Java%20M...a%20dubyana.htm

 

 

Sou um aficcionado por musgos e a vontade de descobrir um pouco mais sobre eles levou-me a esta informação, bem como muito mais. Se tiverem alguma dúvida coloquem-na aqui e tentarei responder.

 

André

 

 

Boas ,

desde já os meus parabéns ! belo tópico , tudo explicadinho ;)

Tenho pois uma questão ...

Também estou a pensar pôr musgo no meu aqua (40L) q tem Guppys e uma corydora Trilineatus apenas...

Só que sempre que vejo musgo esta fixo a um pau/tronco ,

a minha duvida é se , por exemplo , não posso fixar o musgo ao areão e ele dali crescer ?! é que o a minha experiencia com troncos e pH's nao dá muito bom resultado :lol: de maneira que prefiro nao colocar um no aqua !

AH ! ja me ia esquecendo ... estou a pensar por o musgo pois estou a pensar mesmo seriamente em ir buscar alguns camarões para o aqua ... camarões vs Guppy = tranquilo ?

 

Abraço . B.a

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...

boas, apesar de não ser o "André" a quem te diriges, decidi dar uma ajuda.

Podes colocar um anuncio aqui no forum, nos classificados, que arranjas com facilidade, à sempre pessoal a vender disso

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas André!

 

O tópico está interessantissimo e muito claro... Tenho porém algumas duvidas quanto à forma de criar o dito tapete. Tenho 3 pedras com musgo de Java preso, as quais estão dispostas pelo areão. Já as tenho há mais ou menos 1 mês e foram herdadas do meu primo que também anda nisto da aquariofilia e já nao queria o musgo para nada.

 

Neste momento os filamentos (ramas?) do musgo de Java têm 3 a 4 cm para cima, mas noto que até hoje, apesar do crescimento, o musgo ainda não se expandiu para fora das pedras. Como devo fazer para conseguir a "alcatifagem" do fundo do aquário? Enterrar as pedras?

 

Cumprimentos!

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Adoro todos os tipos de musgos ! é pena que a maior parte nao seja lá muito acessivel. Perto da minha freguesia há uma loja expecializada em aquariofilia que tem muitos tipos de musgos "a preços assombrosos" já encomendei Weeping Moss para o meu aquario. Á algum cuidado especial a ter com este musgo?

 

cumps ::D::angel:help

 

 

:offtopic: Já agora qual é a loja, para ir fazer uma visita.

 

Marco Alves

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas !

 

Fiz no aquario uma cascata com várias pedras de xisto, passado algum tempo comecaram a ganhar alguma sujidade e algum "verdete".

Gostaria de saber se era possivel cobrir as pedras com musgo, isto é, colocava várias pedras com musgo fixado e o musgo iria alastrar-se e fixar nas pedras em redor ?

 

Com os melhores cumprimentos

 

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boas gostei do artigo tenho musgo no meu aquario e espalha-se com co2 que é uma praga esta a invadir os troncos quem tiver plantas deve ter cuidado porque se apodera das palntas como se fosse um parazita há uns dias comprei num supermercado actual um vaso com musgo que me parece ser de natal mas apos por lhe agua ficou todo murcho e o mais estranho é que vem agarrado num vaso de terra embora seja bonito estou reticente em lava-lo e colocar no aquario temo pela saude dos peixes embora a maioria dos musgos são assim introduzidos no aquario

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas andre.

 

eu sou novo ca no forum e estava a ler o que escreves t pois queria saber qual o melhor musgo para decorar as pedras do meu aquario, depois de ler achei que podia pedir te uma ajuda nisso. sera que podes me dar umas dicas? nao queria um musgo se elevasse muito das pedras mas queria um que crecesse por elas todas.

cumprimentos e grande trabalho parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Tiago.

 

Para dar este efeito apenas tens de escolher o musgo apropriado. A temperatura de cor das lâmpadas afecta sempre um pouco a maneira como as plantas crescem mas, se escolheres musgos com crescimentos laterais e inferiores, nunca terás crescimentos superiores. Quem diz temperatura de cor, diz potência da luz.

 

As podas podem ser feitas sempre que achares que ele faz muito volume nalgumas zonas, nomeadamente na zona das pedras. É uma boa maneira de " aplanares" o tapete que se vai formando.

 

 

Não, já não tenho o musgo Christmas mas há muita gente aqui no fórum que tem. Fartei-me de o distribuir à coisa de 1 ano atrás.

 

 

Abraço

 

boas André...

ser que este post já foi feito algum tempo mas sei que ainda andas aqui pelo site.

pelo que vi ja tens experiência com musgos. e eu tenho ca uma duvida.

eu usei vesicularia ferriei para cobrir uma pedras que tinha no aquario mas nao fiz da mesma maneira que descreves em cima onde usas so a linha para segurar, eu usei uma rede só depois e que apertei com fio (de pesca) achas que vai resultar com esse musgo?

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola provavelmente sim se as pedras forem rugosas o musgo adere bem ao troncos porque teem rugosidades e cavidades onde o musgo se podera fixar mas só com a tentativa ao fim de talvez um mes e algumas podas senão há sempre o metodo de rede :)

acho que os outros tambem concordam abraço

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola provavelmente sim se as pedras forem rugosas o musgo adere bem ao troncos porque teem rugosidades e cavidades onde o musgo se podera fixar mas só com a tentativa ao fim de talvez um mes e algumas podas senão há sempre o metodo de rede :)

acho que os outros tambem concordam abraço

obrigada ramparts.

eu usei a rede para segurar (isto na sexta feira passada agora como é um musgo com crescimento lento vou esperar para ver como fica e se aguenta) eu tenho e uma duvida.

o musgo gosta de aguas paradas ou o movimento provocado pela bomba da agua pode prejudicar o crescimento?

abraço

ramparts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela minha experiencia pessoal todas as plantas não gostam de muita movimentação de agua se vires videos do takashi amano reparas que ate parece nem ter movimento de agua primero porque as algas propagam-se ,mais rapidamente no aquario e porque as algas pretas adoram turbulência,o ideal é estar afastada do filtro ou arriscas-te a ter mugo verde e preto,se vires nas minhas fotos o meu está verde e saudavel abraço

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... então tenho que ver um jeito pois o meu aquário e daqueles com uma biobox incorporada e nao da para mudar a bomba da agua, e ela tb nao tem aquele regulador de potencia (e sempre a mesma potencia que neste caso ne sei qual e tenho que ver) ou compro uma mais fraca ou tento arranjar uma maneira de mudar a direcção da agua (contra a caixa da biobox por exemplo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes optar por um sistema tipo chuveiro aquecer um tubo de plastico na ponta de maneira a entrar na saida da bomba, tipo aqueles de electricidade , :character0050: uns furinhos umas ventosas e já tá,menos caudal .

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

agora de momento tenho riccia e musgos de java só na proxima poda tenho um pouco de taiwan moss mas ainda está em fase de reprodução os musgos depois de "ancorados" a troncos ou pedras e com Co2 desenvolvem rapidamente no meu caso perciso da decoração certa para aplicar o taiwan moss e por isso é que ele anda meio perdido,ando a procura dum tronco com forma de bonsai.

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais