Vodka7 - Reeftank 1


Vodka7

Recommended Posts

Boas a todos.

 

Já tinha o bixinho da água salgada, mas nunca o tinha realizado, após um verão a ver o fundo do mar e de mais de 10 anos de água doce, decidi então iniciar-me na água salgada.

 

A minha ideia é reutilizar algumas peças que tenho da água doce e começar a ganhar conhecimentos e preparar um recife para que quando mude para a minha própria casa já seja possivel montar um áquario já com recife desenvolvido, para ficar mais bonita a decoração. :grab:

 

Portanto peço o vosso apoio e paciência neste projecto de futuro.

 

Para ajudar nas opiniões, não pretendo gastar muito dinheiro, mas também não pretendo comprar o mais barato, pretendo portanto os minimos possiveis para que tudo funcione e consiga ter um recife como os dos users que vejo espalhados aqui pelo fórum.

 

O pouco material que tenho disponivel que acho que dá para usar é o seguinte:

 

-Aquário 80x50x30 com calhas, tampa e uma lâmpada.

-Filtro Fluval 404 práticamente novo.

 

Pretendo os vossos conselhos do que mais é necessário, quantidas, marcas, produtos, lojas, procedimentos,etc.

 

Obrigado.

 

Lista de material: (Em actualização)

 

-Aquário C100xA60xL50 com coluna seca com pente, furo ladrão, retorno, esgoto, vidro extra claro, fundo preto lacado, 10mm.

-Sump 3 dividórias C80XA45XL30

-Vortech Mp40w Gen2

-Osmoses AQUATISSOT 190l

-CRYSTAL SEA MARINEMIX 20,4 kg

-Miliput-Cola Epoxi 112g

-ATB - Nano Cone 2nd Line

-Aquecedor EHEIM JÄGER 250W

-Bomba EHEIM Compact+ 5000

-ATI Sunpower 6x39w

-ATI Actinic 39w

-ATI Blue Plus 39w X 2

-ATI AquaBlue Special 39w X 2

-Fiji Purple 39w

-Aragonite branca fina - 25kg

-Nature Ocean Bio-Active Live Aragonite - 9kg

-Rocha Viva 25kg

-Rocha Morte 7kg

-Testes Salifert PH,NO2,KH,CA,NO3,PO4,NH4

-ZEO Carvão 1000ml

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Já tinha o bixinho da água salgada, mas nunca o tinha realizado, após um verão a ver o fundo do mar e de mais de 10 anos de água doce, decidi então iniciar-me na água salgada.

 

A minha ideia é reutilizar algumas peças que tenho da água doce e começar a ganhar conhecimentos e preparar um recife para que quando mude para a minha própria casa já seja possivel montar um áquario já com recife desenvolvido, para ficar mais bonita a decoração. :grab:

 

Portanto peço o vosso apoio e paciência neste projecto de futuro.

 

Para ajudar nas opiniões, não pretendo gastar muito dinheiro, mas também não pretendo comprar o mais barato, pretendo portanto os minimos possiveis para que tudo funcione e consiga ter um recife como os dos users que vejo espalhados aqui pelo fórum.

 

O pouco material que tenho disponivel que acho que dá para usar é o seguinte:

 

-Aquário 80x50x30 com calhas, tampa e uma lâmpada.

-Filtro Fluval 404 práticamente novo.

 

Pretendo os vossos conselhos do que mais é necessário, quantidas, marcas, produtos, lojas, procedimentos,etc.

 

Obrigado.

 

olá

sugiro-te que comeces por ler este topico

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

sugiro-te que comeces por ler este topico

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568

abraços

Paulo Rocha

 

Boas, desde já pela tua ajuda, já fiz uma leitura sobre tudo, mas se tinha dúvidas, umas foram resolvidas mas outras apareceram.

 

Tomei a decisão de que vou comprar um aquário 100x60x50 e dispensar o que tenho.

 

Agora a dúvida permanece, é mesmo aconselhavel fazer uma coluna seca?

 

Sem coluna seca mas com Filtro exterior ou Sump a água não se puxa por baixo?

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Boas a todos.

 

Já tinha o bixinho da água salgada, mas nunca o tinha realizado, após um verão a ver o fundo do mar e de mais de 10 anos de água doce, decidi então iniciar-me na água salgada.

 

A minha ideia é reutilizar algumas peças que tenho da água doce e começar a ganhar conhecimentos com um nanoreef para que quando mude para a minha própria casa já seja possivel montar um áquario já com recife desenvolvido e de tamanhos superiores, para ficar mais bonita a decoração.

 

Portanto peço o vosso apoio e paciência neste projecto de futuro.

 

Para ajudar nas opiniões, não pretendo gastar muito dinheiro, mas também não pretendo comprar o mais barato, pretendo portanto os minimos possiveis para que tudo funcione e consiga ter um recife como os dos users que vejo espalhados aqui pelo fórum.

 

O pouco material que tenho disponivel que acho que dá para usar é o seguinte:

 

-Aquário 80x50x30 com calhas, tampa e uma lâmpada.

-Filtro Fluval 404 práticamente novo.

-Termostato

 

Além deste material, escumador, e bomba de correntes,luzes, rocha viva, osmose, areão(substrato), chega ou é necessário mais algo?

 

Pretendo os vossos conselhos do que mais é necessário, quantidas, marcas, produtos, lojas, procedimentos,etc.

 

Obrigado.

 

Bem vindo ao clube!

este link...primeiro que tudo.

 

Aquário com tampa... tira a tampa para facilitar as trocas gasosas.

Filtro da Fluval, apenas te pode interessar o espaço disponível no interior para colocar para colocar eventualmente carvão activado e/ou rocha, pois algodões, cerâmicas não interessam, pois esse trabalho é feito pela rocha viva e areia.

 

Já pensaste numa sump?

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por acaso já tinha lido esse link, mas se muita coisa ficou esclarecida, outras fiquei ainda com mais dúvidas.

 

Então no filtro só ponho carvão activo, e esponjas não?

 

Tenho visto sump´s com cerâmicas, não ponho cerâmicas no filtro?

 

E aquelas bolas tipo borracha, não se pôe no filtro?

 

Onde a que nivel de água ponho a estracção de água?

 

Posso usar a inserção de água atravês do filtro para fazer corrente superficial?

 

Obrigado.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Boas, por acaso já tinha lido esse link, mas se muita coisa ficou esclarecida, outras fiquei ainda com mais dúvidas.

 

Então no filtro só ponho carvão activo, e esponjas não?

 

Tenho visto sump´s com cerâmicas, não ponho cerâmicas no filtro?

 

E aquelas bolas tipo borracha, não se pôe no filtro?

 

Onde a que nivel de água ponho a estracção de água?

 

Posso usar a inserção de água atravês do filtro para fazer corrente superficial?

 

Obrigado.

 

Nada de esponjas, bolas, cerâmicas... a não ser queiras um FOWLR (Fish Only With Live Rock), que não me parece que seja o caso.

Porquê apenas num FOWLR? Porque são aquários com muita carga orgânica em que os nitratos têm que ser rapidamente anulados, pois são perigosos para os peixes. Ver ciclo do azoto.

Penso que possas usar o filtro para o que pretendes, mas não respondeste à minha questão, vais usar sump?

 

Mais dúvidas?

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tomei a decisão de que vou comprar um aquário 100x60x50 e dispensar o que tenho.

Excelente opção. No SF Vendas e Trocas de Água Salgada, está lá à venda um aquário com dimensões parecidas com essas que queres (100x60x60) e já tem estrutura e tudo. Passa por lá, pode ser que te agrade. :lol:

 

Agora a dúvida permanece, é mesmo aconselhavel fazer uma coluna seca?

 

Sem coluna seca mas com Filtro exterior ou Sump a água não se puxa por baixo?

Em água salgada, os filtros só atrapalham... o melhor mesmo é uma sump, que serve também para colocar os equipamentos (escumador, termóstatos, controladores,...) e assim deixar o aquário principal mais clean.

 

Porque estás com receio de fazer uma coluna seca? Já viste algum aquário que tenha uma a funcionar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, podes fazer ou comprar um overflow

 

 

overflow_box.jpg

 

overflow3.gif

 

 

 

Podes comprar aqui:

 

overflow

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Venho por este meio criticar a tua postura de abertura de tópicos iguais em áreas diferentes.

A sucessiva abertura de tópicos só te prejudica, pois:

- A informação está dispersa para quem te quer ajudar

- Quem te quer ajudar, não sabe o teu historial de equipamentos, soluções, etc...

 

Qual a minha surpresa que me apercebi agora que tinhas um tópico igual, aberto na área de "Os primeiros passos na aquariofilia de água salgada"

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Venho por este meio criticar a tua postura de abertura de tópicos iguais em áreas diferentes.

A sucessiva abertura de tópicos só te prejudica, pois:

- A informação está dispersa para quem te quer ajudar

- Quem te quer ajudar, não sabe o teu historial de equipamentos, soluções, etc...

 

Qual a minha surpresa que me apercebi agora que tinhas um tópico igual, aberto na área de "Os primeiros passos na aquariofilia de água salgada"

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

Boas, eu é que estive num momento de indecisão se iria fazer um nanoreef no aquário de 80cm ou um de 100cm.

 

Hoje após alguns contactos com excelentes pessoas aqui do fórum, decidi fazer um aquário de 100x60x50 e usar o de 80cm para fazer de sump e desfazer-me do filtro fluval.

 

Peço desculpa a criação de tópicos, mas foi para poder ajudarem-me na minha decisão.

 

Agradeço a vossa ajuda e para seguimento do projecto aqu fica o link: Meu projecto 300L

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

(Já vi a tua nota noutro tópico! boa!)

 

Eu tenho um aquário de 100x40x50cm...

Olhando para a medidas que tencionas comprar (100x60x50) eu hoje faria assim (olhando para o teu caso):

100x75x40cm...

 

Pensava mais num aquário tipo Japonês... mais baixo, mais amplo, com outras possibilidades.

Estamos a falar de aquários com a mesma litragem - 300L

 

- a nível de iluminação é melhor

- a nível de manutenção é melhor

- a nível de espaço para os peixes nadarem é melhor

- já reparaste, num ápice ganhas 15cm de profundidade para brincares com o layout

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual a minha surpresa que me apercebi agora que tinhas um tópico igual, aberto na área de "Os primeiros passos na aquariofilia de água salgada"

E eu só me apercebi que existia outro tópico depois de tu o referires... ;)

 

Como ambos os tópicos tinham informação útil, resolvi juntá-los, no entanto, como a ordenação dos posts é feita por ordem cronológica, podem aparecer algumas incongruências, mas nada de não se perceba. ;)

 

Nota: Pedro Ferrer e Vodka7, se quiserem que apague algum dos vossos posts de forma a ficar ainda mais perceptível o tópico, enviem-me MP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas depois não fica muito alto, não será pior para a iluminação, ou seja tenho de comprar mais forte? Depois também não me vai dar muito jeito para mexer.

 

A minha ideia é meter rocha viva até a surpeficie, mas só de um lado, ou seja um lado fica mais vazio e amplo.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Mas depois não fica muito alto, não será pior para a iluminação, ou seja tenho de comprar mais forte? Depois também não me vai dar muito jeito para mexer.

 

A minha ideia é meter rocha viva até a surpeficie, mas só de um lado, ou seja um lado fica mais vazio e amplo.

 

 

Muito alto? São 40cm de altura, 75cm de profundidade (largura)

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah então não mesmo, eu estava a ler CxAxP.

Obrigado pela tua sugestão, poderá ser melhor mas pessoalmente não gosto e também pelo espaço que tenho também não ia ficar bem.

 

Obrigado.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aqui fica o projecto da estrutura e da sump. O projecto da sump foi desenhado pelo nosso aquariofilista Diogo Lopes.

 

Agradeço as vossas opiniões/sugestões/comentários.

 

Estrutura:

 

projectoarmao.jpg

 

Sump:

 

projectosump.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

(Já vi a tua nota noutro tópico! boa!)

 

Eu tenho um aquário de 100x40x50cm...

Olhando para a medidas que tencionas comprar (100x60x50) eu hoje faria assim (olhando para o teu caso):

100x75x40cm...

 

Pensava mais num aquário tipo Japonês... mais baixo, mais amplo, com outras possibilidades.

Estamos a falar de aquários com a mesma litragem - 300L

 

- a nível de iluminação é melhor

- a nível de manutenção é melhor

- a nível de espaço para os peixes nadarem é melhor

- já reparaste, num ápice ganhas 15cm de profundidade para brincares com o layout

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

 

Não leves a mal Pedro ,mas 40cm acho pouca altura ,vamos por 4cm de pente mais 3 ou 4cm de areão e sobra 32 cm de coluna de agua utilizavel que a meu ver é pouco para corais que crescam em altura e que estejam em cima de rochas .Eu nunca fazia um aquario com menos de 40cm de coluna de agua utilizavel.Mas concordo que quanto mais largo melhor.Em relação á sump eu fazia sem divisões ,é mais facil de limpar e se quiseres meter lá alguma rocha não tens os vidros a esturvar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite, o aquário e a sump já se encontram em processo de montagem, enquanto não chegam, passei a escolher o resto do material.

 

Deixo aqui a lista para a vossa opinião, alteravam algo?

 

-Tunze new Multicontroller

-Osmoses AQUATISSOT 190l

-Tunze Turbelle® stream 6105

-NATURE'S OCEAN-NutriSea Water - 16.7 Lts – 3 Unidades

-SunAqua 6x39w T5

-Sunaqua-PÉS-apoios de calha 4 unidades

-CRYSTAL SEA MARINEMIX 20,4 kg

-Miliput-Cola Epoxi 112g

-ATB - Nano Cone 2nd Line

-Aquatic-Nature MP Heater 300W

-SCWD - Switching Current Water Director

-Bomba EHEIM Compact+ 5000

 

Obrigado.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

Tunze Turbelle® stream 6105-Se for só uma, ficavas mais bem servido com 2x6055 .se for 2 acho um pouco demais (26.000lth)

NATURE'S OCEAN-NutriSea Water - 16.7 Lts – 3 Unidades-Com mais algum compras um controlador de nivel para reposição de agua doce,bem mais util .

SunAqua 6x39w T5-Se for para ter corais duros 8x39w

CRYSTAL SEA MARINEMIX 20,4 kg-nesta fase o sal quanto mais barato melhor(não sei se é o caso)

ATB - Nano Cone 2nd Line bowdown

Aquatic-Nature MP Heater 300W-é preferivel 2x150w

-Bomba EHEIM Compact+ 5000 -eu não punha mais de 3000lt

 

Esta-te a faltar o reactor de kalk,se tiveres jeito com as mãos faz um igual ao calcium dispenser da tunze que chega perfeitamente e é menos uma bomba a gastar luz.

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

Tunze Turbelle® stream 6105-Se for só uma, ficavas mais bem servido com 2x6055 .se for 2 acho um pouco demais (26.000lth)

NATURE'S OCEAN-NutriSea Water - 16.7 Lts – 3 Unidades-Com mais algum compras um controlador de nivel para reposição de agua doce,bem mais util .

SunAqua 6x39w T5-Se for para ter corais duros 8x39w

CRYSTAL SEA MARINEMIX 20,4 kg-nesta fase o sal quanto mais barato melhor(não sei se é o caso)

ATB - Nano Cone 2nd Line bowdown

Aquatic-Nature MP Heater 300W-é preferivel 2x150w

-Bomba EHEIM Compact+ 5000 -eu não punha mais de 3000lt

 

Esta-te a faltar o reactor de kalk,se tiveres jeito com as mãos faz um igual ao calcium dispenser da tunze que chega perfeitamente e é menos uma bomba a gastar luz.

Fica bem

 

A tunze 6105 serão duas, mas a 6055 dará para regular com várias marés pelo controlador, segundo o site deles não dá.

 

O controlador de nivel nao conheço, como isso funciona?

 

Pretendo corais moles, por isso 6x39W, chega e ainda tenho a lunar.

 

Porque dois termostatos?

 

Quanto a bom pretendia com mais pressão porque vou fazer 2 ou 4 saidas para também criar mais movimento no aqua.

 

Fica bem e obrigado.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tunze 6105 serão duas, mas a 6055 dará para regular com várias marés pelo controlador, segundo o site deles não dá.

 

O controlador de nivel nao conheço, como isso funciona?

 

Pretendo corais moles, por isso 6x39W, chega e ainda tenho a lunar.

 

Porque dois termostatos?

 

Quanto a bom pretendia com mais pressão porque vou fazer 2 ou 4 saidas para também criar mais movimento no aqua.

 

Fica bem e obrigado.

 

 

Boas ,se vais por só corais moles não precisas de tanta circulação 2x6055 chega (são controlaveis ,eu tenho 2).

O controlador de nivel de agua serve para repores a agua evaporada ,ou seja tens um deposito com agua de osmose onde é posto uma bomba lá dentro e á medida que a agua na sump vai baixando, o sensor do controlador (que esta na sump) repoe a agua automaticamente para manter a salinidade .Podes(e deves ) acopolar a este sistema um reactor de calk para adicionares kalkwasser á agua a medida que ela vai sendo reposta,e assim evitas de andar todos os dias com um garrafão para adicionares kalkwasser.Deve -se ter 2 termostatos para no caso de um avariar não ficas com as calças na mão .

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,se vais por só corais moles não precisas de tanta circulação 2x6055 chega (são controlaveis ,eu tenho 2).

O controlador de nivel de agua serve para repores a agua evaporada ,ou seja tens um deposito com agua de osmose onde é posto uma bomba lá dentro e á medida que a agua na sump vai baixando, o sensor do controlador (que esta na sump) repoe a agua automaticamente para manter a salinidade .Podes(e deves ) acopolar a este sistema um reactor de calk para adicionares kalkwasser á agua a medida que ela vai sendo reposta,e assim evitas de andar todos os dias com um garrafão para adicionares kalkwasser.Deve -se ter 2 termostatos para no caso de um avariar não ficas com as calças na mão .

Espero ter ajudado.

 

Boas, isso já está a incluir custos que para já não estou a contar.

 

Como ainda não comprei material, fiz uma actualização ao que pretendo.

 

De momento está em montagem o aquário e a armação.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

 

Começou a chegar o material, aqui fica a bomba de retorno, o termostato e a cola.

 

1entrega.jpg

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, tudo bem?

 

Gostaria que vocês dessem o vosso conselho sobre que tipo de areão/base deva por.

 

Estou a pensar em aragonite branca fina, que acham?

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.