Ramirezis German Blue


F.Ribeiro

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Há uns 3 meses comprei um casal de rams, que até de início não achava grande piada, mas para ajudar a compor mas o "quadro" não poderia comprar demasiados peixes (cardume) e fui por esta opção.

Logo ao fim de 15 dias, começaram as posturas regulares, a guarda aos ovos, e sempre ao 2º dia... a comesaina...

 

Actualmente, gosto bastante dos peixes! Até me vêm comer à mão.

 

Decidi tentar reproduzir, ao menos uma vez, pela graça e para aprender visto que se fartam de pôr.

Mas claro que dentro de um comunitário... a coisa é sempre a mesma.

Já na terceira postura, tinha um aquário pequeno (40x20x25) a ciclar com intenção de apanhar os alevins, caso vingassem ou para ter um hospital, ou para camarões... era para o que fosse.

 

Decidi há cerca de 1 semana (estava pronto) meter lá os rams, para eles fazerem a postura sozinhos.

 

Mas desde o primeiro dia, que os dois estão sempre muito quietos...

No comunitário, andavam sempre de corrida com outros (apistogramas e comedores siameses) e a fazer uma bruta festarola, mesmo entre eles os dois!

Agora... ficam sossegados, barbatanas arrebitadas, e nem fazem os sprints que dava graça ver (mesmo um com o outro).

Continuam a comer bem, mesmo a bicar nos meus dedos, tem as cores lindas e bem vivas, não há manchas, parâmetros 200%...

Não percebo.

 

É de me preocupar?

Este comportamento até parece "depressão"... ficam parados, a olhar...

Será que não gostam de estar sozinhos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os rams estão sozinhos nesse aquario?

 

Se estiverem sozinhos tenta ler um pouco sobre 'Deither fish' no google, ajuda bastante a comportamentos mais normais!

 

 

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os rams estão sozinhos nesse aquario?

 

Se estiverem sozinhos tenta ler um pouco sobre 'Deither fish' no google, ajuda bastante a comportamentos mais normais!

 

 

Abraço

Estão sozinhos sim, para tentar reproduzir...

Apenas tem lá uns 4 planorbis.

Vou ler!

Obrigado pela dica,

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Realmente...

Ontem comprei 3 ancistrus gold, bebés ainda, e meti um deles hoje de manhã no aquário dos rams.

Não demorou 10 segundos que não fossem ambos correr atrás do pequenito!

E agora andam todos contentes, um atrás do outro (já nem ligam ao ancistrus!!!).

 

Vamos ver... Pode ser que desta haja ramzinhos :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres reprodução, não coloques ai o ancistrus. Aposta numa cardume de N. Beckfordi ou H. Amandae. Eu uso ambos com sucesso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario de 20l é pequeno e ponto... nem o casal devias ter ai... mas se n tens alternativa pq não meter o casal novamente no comunitario até conseguires um aqua maior?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario de 20l é pequeno e ponto... nem o casal devias ter ai... mas se n tens alternativa pq não meter o casal novamente no comunitario até conseguires um aqua maior?

Tens razão... estou a "abusar" destes pobres...

Vou arranjar um aquário de 60L pelo menos, para tentar isto.

 

Obrigado pelos esclarecimentos companheiro!

Aprendi... Grato!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite F Ribeiro,

Tenho um casal de ramirezi german blue num comunitário e tenho tido sucesso postura e alevins os quais transferi para um aqua mais pequeno (mangueira/gravidade)

Tpa´s regulares com agua do comunitário (???) mas tem os parametros todos bem equilibrados e estam bem de saude com +- 40 dias

 

boa sorte

 

Pedro

Editado por Pedropetra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa noite F Ribeiro,

Tenho um casal de ramirezi german blue num comunitário e tenho tido sucesso postura e alevins os quais transferi para um aqua mais pequeno (mangueira/gravidade)

Tpa´s regulares com agua do comunitário (???) mas tem os parametros todos bem equilibrados e estam bem de saude com +- 40 dias

 

boa sorte

 

Pedro

 

 

Ola Pedro!

A coisa é que no comunitário nunca vingaram as posturas...

Acabam sempre por comer os ovos ao 2º dia.

Mas já estou a preparar um aquário de 60L, para fazerem a postura e retirar os pais!

Não vai a bem, vai a mal... hehe

 

Agora ando com outro stress...

Não sei o que fazer, e ando de "guarda" a ver se a fêmea Apistoramma não come os alevins:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250604

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ola Pedro!

A coisa é que no comunitário nunca vingaram as posturas...

Acabam sempre por comer os ovos ao 2º dia.

Mas já estou a preparar um aquário de 60L, para fazerem a postura e retirar os pais!

Não vai a bem, vai a mal... hehe

 

Agora ando com outro stress...

Não sei o que fazer, e ando de "guarda" a ver se a fêmea Apistoramma não come os alevins:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250604

 

Abraço

Por curiosidade qual é o valor do Ph?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por curiosidade qual é o valor do Ph?

 

Abraço

 

PH 7.2

 

Segundo li, até devia ser mais baixo para isto acontecer...

Mas aconteceu e lá continuam todos felizes da vida!

Uma vez que ninguém ajudou, coisa que já começo a achar normal, optei por deixar junto à mãe e estou a alimenta-los com uma seringa.

Artémia congelada (raspo a superfície para desfazer bem) misturada com um pó especifico para alevins da JBL (Novo Baby), um pouco de agua do aquário, dentro de uma seringa e injecto perto dos alevins.

A mamã apistogramma parece não se importar muito...

Continua a correr com outros da área, fica atenta a mim a dar-lhes de comer e parece correr tudo bem!

Vamos ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais