Cacatuóides amazónicos


Recommended Posts

Esqueci-me de referir que já descobri o porquê de as folhas das Limnobium Laevigatum estarem a apodrecer. A água evaporada que depois acumula na tampa e pinga para cima das L. Laevigatum tem esse efeito de apodrecer as folhas. Foi algo que me escapou quando li sobre a espécie. Antes de sair de casa deixei duas ou três no aqua e passei o resto para um tupperware (é assim que se escreve?) com água do aquário e algum fertilizante líquido. Esse tupperware está por cima da tampa do aquário e também recebe a sua iluminação, logo o foto-período de 8hé realizado na mesma. Espero que resulte...

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde. Peço desculpa mas não consegui vir mais cedo dar novidades, que infelizmente, não são as melhores.

Ao chegar a casa, na terça-feira, vi que a água estava bastante turva e suja (muito mais do que seria "de esperar") e verifiquei que tinha um cheiro bastante desagradável. Não havia sinal dos neons e os apistos não pareciam muito saudáveis e as cores estavam bastante desvanecidas. Na altura não pude fazer nada pois já era bastante tarde e não tinha água engarrafada (a da torneira é muito má). A única coisa que fiz foi medir os parâmetros da água, tanto o pH como o kH tinham subido, este último de 2 para 5. O pH subiu 0.5. No dia seguinte, quarta-feira, fiz uma TPA de quase 50% e limpei todo o aquário e material (como sempre) e retirei algumas folhas de nespereira, estavam demasiadas lá dentro. As corydoras estavam de boa saúde, os apistos continuavam na mesma e suponho que os neons tenham morrido todos pois não há sinal deles e retirei tudo do aquário. Mudei a carga de carvão ativado. Passado umas horas dei um pouco de bloodworm congelada (em que quase não tocaram) e esperei para ver o que sucedia. Nessa noite, os apistos pareciam ainda pior, quase sempre parados à tona da água. Davam a impressão de estar a comer mas não tocaram na comida qu

ando nesse momento lhes dei alguma. Vi que a água estava com um tom esbranquiçado e quando olhei com atenção vi aquilo que me parece ser aquilo que o Nuno Prazeres descreve no seu tópico "Projecto Outono" como "o tal pó é constiuído principalmente por pequeníssimos seres alongados que nadam lentamente. Só se percebe com uma lupa mas na prática o meu tanque é uma densíssima cultura gigante desta bicharada que admito viva nas folhas de dia e vá para a coluna de água à noite.

O aspeto geral é semelhante a uma cultura de rotíferos ou enguias do vinagre considerando a forma da bicharada.". À tona da água estavam também a formar-se bolhas que pareciam emergir do areão até à superfície, admito que talvez devido à matéria orgânica em decomposição. Ao observar isso, subi a flauta do filtro e nunca mais aconteceu. No dia seguinta, quinta-feira, estavam com um ar bastante mais saudável e a água parecia muito melhor. Já comiam, inclusive. Sexta-feira, já nem se notava que tinha havido algum problema, água cristalina ainda com aqueles serem minúsculos a nadar durante a noite e peixes saudáveis. Notei que houve uma diminuição brutal no número de seres semelhantes a larvas desde então. O pH e o kH estão a baixar de novo, muito lentamente. Aquele tronco eventualmente será trocado por outros que tenho agora a tratar, estão submersos desde ontem e deverão ficar assim cerca de três semanas. Infelizmente não poderei fervê-los...

Ricardo Gomes, o tal experiência com a Limnobium teve o efeito contrário ao esperado. Ficaram ainda piores, talvez por falta de nutrientes. O fertilizante que utilizo é só de micros e talvez a carga de macros existente na água do tupperware para aquele espaço de tempo não fosse suficiente. Sinceramente, não sei se o que está a dizer faz sequer sentido pois disto não percebo nada. Algo não foi bem preparado.


Amanhã vou colocar no aquário um pequeno filtro interno só com esponja de 200l/h para ajudar na filtragem mecânica e biológico pois penso que este atual não é suficiente.


Cumprimentos, Hugo

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Hugo,

 

Desculpa a resposta tardia... como é que a situação evoluiu? Qual é o ponto de situação neste momento?

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, Ricardo

 

Não há problema!

O ponto de situação neste momento não é definitivamente o melhor. Infelizmente, a fêmea apisto morreu. Não sei o que aconteceu. Ela estava bem num dia, no segundo parecia sem forças e decidi separá-la. Ao terceiro dia, morreu. Não faço ideia do que aconteceu. Isto é realmente mau mas não vou desanimar...

 

E essa bateria, como vai?

 

Abraço

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Seria conveniente tentar saber o que se passou... quando um determinado peixe está debilitado essas mudanças de sistema podem não ser muito benéficas e prejudicar!

 

A bateria está bem e recomenda-se! Nada de novidades

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tirei fotos quando a encontrei morta... mas não estou a conseguir publicar, não sei porquê. Mais tarde volto a tentar. Separei-a para uma maternidade, dentro do aquário.

 

Isso é que se quer, hahah ai se eu pudesse...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, faz sentido. Não sabia disso, nem coloquei a possibilidade.

Mas nem tudo são más notícias! Eu já andava desconfiado mas sinceramente não estava à espera disto. Esta noite chego a casa e deparo-me com IMENSOS ovos de corydoras num dos vidros do aqua. E agora pergunto... o que faço para ter hipóteses de vingar a postura? Deixo ou separo?

 

Obrigado e cumprimentos,

Hugo

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vou fazer isso. Acredito que alguns se consigam safar... nunca li relatos de corydoras comerem os alevins, portanto para além de mortes por "seleção natural" a única possível ameaça é o apisto.

Ficam aqui as fotos da fêmea quando a encontrei morta.

http://postimg.org/image/k0prc8l4t/

http://postimg.org/image/bgxlijznf/

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já fiz a criação de uma postura de Cory, retirei os adultos do aqua. Consegui 21 corys, nasceram no dia de natal de 2014 e ainda as tenho em 2 aquas. No comunitário já fizeram 4 posturas e não se safou nenhum. Cumps

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Infelizmente perdi todos os ovos, tal como disseram que provavelmente aconteceria. Para além disso, não há novidades. Vou adiar o projeto dos dicrossus (o Ricardo sabe a que me refiro, está o post na secção "equipamentos, técnicas e manutenção"). Comprei agora um aquário de 200 litros, móvel e substrato e assim que tiver disponibilidade financeira compro o filtro (um Eheim 2217), termóstato (Jager 250w) e iluminação para o montar. Estou a apontar lá para o Natal...

Agora, logo que possa, compro duas fêmeas, parece-me que é melhor que uma, tendo em conta até que os apistogrammas são espécies que vivem em harém, tipicamente. Não me parece que haja muitos problemas em manter o trio durante uns meses neste aquário mais pequeno porque segundo o Dr. Uwe Romer (espero não me ter enganado na escrita) estas espécies até habitam zonas extremamente populadas, mas espero que me corrijam se não for boa ideia.

Acho que é tudo.

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde,
Este tópico tem andado bastante parado. Principalmente porque não houve novidades... até agora. Infelizmente, o macho apisto também morreu, a semana passada. Exatamente com os mesmos sintomas que a fêmea. Não faço ideia do que terá acontecido, mas estou desconfiado de que terão sido as bloodworms... É uma pena, gostava bastante dele. E estava a ficar cada vez mais bonito.
Mas não vou parar, tenho mais novidades para breve. Mais uns dias e iniciarei outro tópico... eheheheh

Muito obrigado a todos os que me ajudaram e ensinaram e aconselharam

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi mesmo, Yuni. Estava mesmo a afeiçoar-me a ele... e estava a ficar cada vez mais bonito. Já não tinha comparação com as fotos que aqui tinha. Só tenho pena de não ter tirado nenhuma para vos mostrar.

Obrigado pela força. E sim, daqui só irá melhorar, espero.

Abraço

  • Votar + 1

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais