A ideia é imitar a Elos


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Como o titulo diz, a ideia é imitar a elos. Não deve ser assim tão dificil!

 

Então é assim, queria fazr um móvel com o aspecto clean dos moveis da Elos. Queria dar aquele aspecto de que o movel é uma so parte, com duas portas. Em vez do aspecto geral dos móveis (várias tabuas, ligadas entre si, com portas). Percebem o que digo? Refiro-me a isto:

 

elos-booth2-iz-2008.jpg

 

Se repararem nos promenores, lateralmente, não se vê a tábua superior, que fica por baixo do aquario. As portas ficam para "dentro", e desta forma alinhadas com o aquário. Desta forma, estava a pensar fazer um móvel assim:

 

movel100.jpg

 

Tambem leva uma placa na parte de trás.

 

Acham que dá?

 

O aquário em uso vai ser um 100x45x50 (CxLxA)

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Esse tipo de móvel é "fácil" de fazer. Fazes como normalmente farias, com as tais tábuas ligadas entre si. O "truque" está no acabamento! Todas as emendas bem tapadas com betume próprio para madeira, várias vezes se possível, de modo a parecer uma peça única. Depois tens de lacar. Essa parte talvez seja melhor fazer numa carpintaria mesmo, eles sabem os truques disso.

De qualquer modo, amanhã ou depois, já pergunto a um amigo de infância, que é carpinteiro/marceneiro, o tipo ideal de madeira e a maneira correcta de a preparar.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se percebo pouco de aquariofilia, muito menos de madeira ! Mas aquelas placas a "meio" dos moveis para aquários não servem de suporte para dividir melhor o peso dos mesmos ?

 

Sim, por isso é que até a placa do meio é mais larga

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Posso desde já adiantar que o melhor tipo de "madeira" é MDF hidrófugo. Neste site podem consultar as Fihas Técnicas desses produtos.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O David já disse o essencial... :character0050:

 

Só queria dizer que na minha opinião, o reforço por dentro é essencial... Uns barrotes de 5x5 ou 6x6 dá perfeitamente, a cada canto... Na frente por causa das dobradiças é que é pior. Mas podes complementar a frente com a tal travessa ao meio que exemplificaste, reforçando o tampo por baixo também.

 

És tu que vais fazer o móvel?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O David já disse o essencial... :character0050:

 

Só queria dizer que na minha opinião, o reforço por dentro é essencial... Uns barrotes de 5x5 ou 6x6 dá perfeitamente, a cada canto... Na frente por causa das dobradiças é que é pior. Mas podes complementar a frente com a tal travessa ao meio que exemplificaste, reforçando o tampo por baixo também.

 

És tu que vais fazer o móvel?

 

Abraço

 

Sim vou ser e tambem estava a pensar nisso dos barrotes! mas a parte das dobradiças é que não entendo

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

.../... Na frente por causa das dobradiças é que é pior. .../...

 

Essa parte também é fácil de resolver. Basta colocar os barrotes de reforço mais dentro! Assim arranja-se espaço para as dobradiças. Há tabém dobardiças que ficam totalmente embutidas dentro da madeira.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É fácil de resolver, mas não sei porquê, não me agrada muito a ideia de meter as travessas mais dentro... Mas em princípio não altera nada em termos de resistência.

 

As dobradiças que falas de embutir na madeira, não são as dobradiças em que se abre uma "caixa" para as embutir?! Estas?

 

Se for, fica a ver-se por fora e não deve ser o que ele pretende...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Achei por fim o raio das dobradiças! É mais deste tipo. É um catálogo de uma empresa portuguesa.

Fica imagem abaixo, embora não seja do mesmo site.

 

7099.jpg

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às dobradiças...... não é melhor usar dobradiças do tipo "porta de cozinha"?

fgvtn_dobradica_serie_M_Slide_On_110.jpg

com a porta fechada ficam totalmente escondidas!

 

Exemplo de aplicação:

blumotion-for-kitchen-cabinet-hinges.jpg

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se o reforço for colocado "dentro" do móvel, dá perfeitamente. Agora se for à face da estrutura de fora, não dá para aplicar. Tudo depende da posição dos ditos reforços.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou optar por usar um sistema assim:

 

dsc0001aj1.jpg

 

Desta forma tenho a certeza que o aquário não cai, e tenho mais espaço no móvel.

 

"Forro" a volta desta estrutura com as placas MDF lacadas (o movel vai ser preto) e tá a andar!

 

As dobradiças mais tarde vejo.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:yb668:

Se quiseres usar a tua estrutura, com as dobradiças que eu sugeri...... segue o conselho David Cabete! :chair:

 

Eu explico:

Fazes uma estrutura idêntica à da tua foto.... mas o "barrote" vertical da direita e o da esquerda colocas recuado uns 10cm,

assim já podes aparafusar as dobradiças nas madeiras que usares para forrar as laterais! :character0050:

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

David, não me lembrava dessas... :character0050:

 

Não é preciso recuar tanto... Se ele usar das de "copo" ou "caneca", salvo erro basta uns 5 ou 6 cm... Mas amanhã confirmo...

 

Outra coisa, faz uma estrutura dessa género mas sem nenhumas dessas travessas horizontais que estão junto ao chão, estarem mesmo a assentar no chão. Digo isto porque assim é mais difícil nivelares o aquário, e não são essas travessas que suportam a maior parte do peso do aquário, mas sim as verticais. Essas servem mais para o móvel não abanar em baixo, e as "pernas" estarem bem fixas.

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aqui ficam os meus 5 cts.

Acho que tens ai uma falha grave no desenho inicial.

O tampo(1) deve ficar sempre por cima das laterais(2) para que estas suportem o peso do aquario.

Podes é depois forrar a lateral de forma a nao se ver as duas peças com um painel(3) mais fino com altura igual à altura total da mesa.

 

mesa.JPG

 

O meu jeito para o desenho nao é muito e ainda menos com um rato na mao:)

 

Podes ainda fazer a lagura da lateral igual a largura do tampo menos a espessura da porta. Assim ficas com a porta debaixo do tampo.

 

Fica o meu contributo.

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É uma excelente ideia,

 

Acho que o mais simples seria fazer a estrutura normalmente e depois forrar com o material desejado, deixando o forro com mais altura em cima (passando um bocadinho de nada os vidros dos aquários, e nas laterais serem mais curtas que a da frente (quase da mesma forma que se colam os vidros quando se faz um aquário...

 

Vi tb algures aqui no fórum um tópico que usavam ímanes para segurar esse material de forrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi tb algures aqui no fórum um tópico que usavam ímanes para segurar esse material de forrar.

 

E verdade sim senhor, e o tópico e este:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=109559

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

AKI

 

MAXMAT

 

Têm barrotes em pinho cru, mais baratos, mas têm que ser aparelhados.

e

 

Têm barrotes já aparelhados. Já comprei destes e recomendo.

 

Atenção ao escolher os barrotes, costumam estar mal acondicionados, e estão todos empenados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparelhado é um termo usado em carpintaria em relação a peças de madeira que tenham sido desbastadas através de uma máquina que se chama Garlopa...

 

É como tu teres uma tábua ainda rugosa e um pouco incerta, porque apenas foi serrada, e depois passa na Garlopa e fica mais lisa e sem desníveis!

 

Isto é um barrote já aparelhado. Não é o acabamento final, porque a lâmina desbasta a madeira num movimento circular, e deixa pequenas ondas na madeira. O passo seguinte e quase final é afagar a madeira com uma lixadeira!

 

Só a título de curiosidade, isto é uma garlopa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existia por ai um topico com um link com um DIY dos moveis da ADA, tentei procurar mas não encontrei.

 

Mas nesse tutorial, eles falavam num produto tipo tela riga que era colado.. e ficava identico aos ADA.

 

Acho que os da ELOS é o mesmo processo... é forrado com o dito material que nao me lembro do nome... e existe varios tons!!

 

Se alguém encontrar o topico que meta aqui P.F.F

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais