A excitação da aquariofilia tem agora 100 litros


Nuno Cecílio

Recommended Posts

Bons dias

 

Sou um apaixonado por aquariofilia desde à; muitos anos, ainda assim tive uns bons anos com o "bichinho a hibernar", mas agora estou de volta e com mais vontade que nunca.

 

Apresento de seguida o setup de um aquário que me foi dado com movél, filtro, aquecedor e bomba de ar.

 

Setup:

 

Aquário de 120l brutos, ou 100cX30pX40a (100l reais),

Iluminação feita por uma calha (Juwel) com duas lâmpadas T5 45W (High-Lite nature e day) e respectivos refletores.

Filtragem feita por um filtro externo Fluval 104 (480l/h).

Oxigenação feita através de uma bomba de ar de duas saídas da Tetra,

Termóstato de 200W com regulação manual,

Sistema pressurizado de CO2 com extintor de 2kg com redutor de pressão com duplo manómetro e associado a válvula solenoide e válvula, com difusor grande em espiral com conta bolhas incorporado,

Substrato fértil - JBL Aqua Basic Plus (5l) e JBL Manado (7l),

Substrato adicional - Areia totalmente branca e muito fininha (5l),

Tronco de um antigo aquário,

Pedras no nosso Portugal,

 

Flora:

 

Anubia Nana,

Cabomba Caroliniana,

Myriophyllum Scabratum,

Lagarosiphon Major,

Lilaeopsis Brasiliensis,

Lentilha-de-água (Lemna sp.),

Alternanthera Reineckii "Roseafolia",

 

 

Fauna:

 

Corydora Paleatus - 5

Platy Showa Tricolor - 20 alevins

Siamesis Algae Eater - 2

Guppys - 2 fêmeas adultas, uma juvenil e cerca de 50 alevins

Tetra Neons - 10

Ancistrus Cirrhosus - 4

Red Cherry Shrimp- 4 fêmeas e 7 machos

Neritina Zebra Snail - 2

Red Ramshorn - 1

 

Está montado desde novembro de 2011

 

Hoje à tarde tenciono apresentar fotos

 

Também tenho um projecto de um nano de 18l que acabei de montar ontem, depois apresento noutro tópico...

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 83
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Acho pela discrição que está tudo excelente!! Bem planeado, bom relação w/l, Filtragem, compatibilidade de peixes e número, respeitado os cardumes.

 

Fotos! :pompomgirl: :pompomgirl: :pompomgirl:

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens aí tudo para que resulte num bom aquário, no entanto vou só deixar uns "bitaites". A bomba de ar, a meu ver, a não ser para fazer bolhas que esteticamente podem resultar, não serve para mais nada... Quanto ao sbustrato, acho que o jbl manado e o aquabasis, fazem muito bem o seu trabalho, já a areia fina branca que falas, a longo prazo, penso que não irá resultar muito bem misturada com o manado, eu deixaria apenas o manado por cima... (tá a correr bem essa mistura de substratos?)

Mas umas fotos é que era ;)

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo =D

 

Fotooooooooooos! A malta gosta e de fooootoooos xD

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens aí tudo para que resulte num bom aquário, no entanto vou só deixar uns "bitaites". A bomba de ar, a meu ver, a não ser para fazer bolhas que esteticamente podem resultar, não serve para mais nada... Quanto ao sbustrato, acho que o jbl manado e o aquabasis, fazem muito bem o seu trabalho, já a areia fina branca que falas, a longo prazo, penso que não irá resultar muito bem misturada com o manado, eu deixaria apenas o manado por cima... (tá a correr bem essa mistura de substratos?)

Mas umas fotos é que era ;)

 

grande abraço

 

Muito bons esses bitaites... a bomba de ar tem um função acessória muito importante uma vez que já tive 2 surtos de ictio,o primeiro mais forte, o segundo está a ser combatido agora para já sem qualquer baixa, daí ter a oxigenação extra.

 

Quanto à areia branca e fina tens toda a razão. O meu objectivo era nobre e bonito, mas como o manado é leve demais para manter a areia branca imaculada, agora está muito "castanha" por assim dizer, podia desfazer-me da areia branca mas neste momento, após ter tido imensos problemas com algas filamentosas não quero mexer na areia,pois posso perturbar equilíbrios de nutrientes provocando uma vez mais a proliferação de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Muito bons esses bitaites... a bomba de ar tem um função acessória muito importante uma vez que já tive 2 surtos de ictio,o primeiro mais forte, o segundo está a ser combatido agora para já sem qualquer baixa, daí ter a oxigenação extra.

 

 

O que tem a oxigenação a ver com o íctio?

 

Para combateres o íctio basta-te subir a temperatura acima dos 30ºc durante um mínimo de 18 dias para garantir que o parasita (não sei é parasita, bactéria ou "derivado" mas dá para perceber a ideia...) não se reproduza os os iniciais morram...

 

Eles reproduzem através de uma solução gelatinosa no fundo do aquário que acima da temperatura falada não consegue solidificar e assim impedir a sua proliferação...

 

Alguém que me corrija se estiver enganado porque agora até fiquei baralhado...

 

Além do mais os difusores normalmente colocados fazem bolhas tão grandes e saem do aquário de uma forma tão rápida que basicamente não oxigenam nada... Consegues melhor oxigenação através de trocas gasosas se aumentares a agitação superficial da água...

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tem a oxigenação a ver com o íctio?

 

Para combateres o íctio basta-te subir a temperatura acima dos 30ºc durante um mínimo de 18 dias para garantir que o parasita (não sei é parasita, bactéria ou "derivado" mas dá para perceber a ideia...) não se reproduza os os iniciais morram...

 

Eles reproduzem através de uma solução gelatinosa no fundo do aquário que acima da temperatura falada não consegue solidificar e assim impedir a sua proliferação...

 

Alguém que me corrija se estiver enganado porque agora até fiquei baralhado...

 

Além do mais os difusores normalmente colocados fazem bolhas tão grandes e saem do aquário de uma forma tão rápida que basicamente não oxigenam nada... Consegues melhor oxigenação através de trocas gasosas se aumentares a agitação superficial da água...

 

Abraço

 

Certo!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo!

 

Vou-me explicar melhor, o ictio não é mortal por si só. Então o que fez com que 3 corydoras, 4 neons, 2 guppys machos e cerca de 15 alevins morressem? Começando pelo fim, os alevins são frágeis sendo assim é fácil perceber porque não sobreviveram, o problema maior do ictio é quando os "parasitas" se alojam nas brânquias dos peixes dificultando a sua respiração e levando a morte por asfixia, daí não ser estranho o maior nº de mortes de peixes que habitam o meio e fundo do aquário, não só estão mais expostos a novos "parasitas" como habitam zonas menos oxigenadas.

 

Eu sei que podia apenas aumentar a circulação da água à superfície mas tive outro grande problema ao mesmo tempo que este plantas a morrerem por estarem a perder a batalha para as filamentosas, como eu na altura não tinha instalado o CO2 quanto mais movimentação da água à superfície menos CO2 dissolvido para as plantas utilizarem...

 

Daí a expressão "um problema nunca vem só"

 

Apesar de perceber tudo o que disseram, não pude agir como me estão a dizer porque quando vejo um peixinho como respiração ofegante ao pé de uma planta a morrer tenho de agir de modo bivalente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-me explicar melhor, o ictio não é mortal por si só. Então o que fez com que 3 corydoras, 4 neons, 2 guppys machos e cerca de 15 alevins morressem? Começando pelo fim, os alevins são frágeis sendo assim é fácil perceber porque não sobreviveram, o problema maior do ictio é quando os "parasitas" se alojam nas brânquias dos peixes dificultando a sua respiração e levando a morte por asfixia, daí não ser estranho o maior nº de mortes de peixes que habitam o meio e fundo do aquário, não só estão mais expostos a novos "parasitas" como habitam zonas menos oxigenadas.

 

Eu sei que podia apenas aumentar a circulação da água à superfície mas tive outro grande problema ao mesmo tempo que este plantas a morrerem por estarem a perder a batalha para as filamentosas, como eu na altura não tinha instalado o CO2 quanto mais movimentação da água à superfície menos CO2 dissolvido para as plantas utilizarem...

 

Daí a expressão "um problema nunca vem só"

 

Apesar de perceber tudo o que disseram, não pude agir como me estão a dizer porque quando vejo um peixinho como respiração ofegante ao pé de uma planta a morrer tenho de agir de modo bivalente

 

Continuo sem perceber em que é que a oxigenação adicional vai ajudar no tratamento do íctio...

 

E continuo a achar que agitação da superfície é mais eficiente que as "bolhinhas"!

 

Quanto ao teu problema de CO2 podias ter facilmente colmatado isso com um produto líquido (tipo Excel...).

 

Tinhas uma acção bivalente e eficiente...

 

Na minha opinião tiveste uma acção bivalente completamente ineficaz e que te levou à morte desnecessária de peixes!...

 

Abraço!

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-me explicar melhor, o ictio não é mortal por si só. Então o que fez com que 3 corydoras, 4 neons, 2 guppys machos e cerca de 15 alevins morressem? Começando pelo fim, os alevins são frágeis sendo assim é fácil perceber porque não sobreviveram, o problema maior do ictio é quando os "parasitas" se alojam nas brânquias dos peixes dificultando a sua respiração e levando a morte por asfixia, daí não ser estranho o maior nº de mortes de peixes que habitam o meio e fundo do aquário, não só estão mais expostos a novos "parasitas" como habitam zonas menos oxigenadas

 

 

O problema da respiração não é derivado da pouca dissolução de O2 na água, é um problema derivado de uma doença dos peixes, por mais que oxigenes a água os peixes doentes não vão conseguir respirar melhor, até pq como já foi dito, as pedras difusoras ligadas ás bombas de ar libertam bolhas demasiado grandes para que este se consiga dissolver de uma forma eficaz, e mesmo que isso aconteça, o "ar" injectado através das bombas de "ar" não contém apenas O2, contém vários outros constituintes, para realizares o que pretendes, terias de ter uma garrafa de O2 pressurizado ligado a um difusor de porcelana que produza bolhas pequenas o suficiente para que haja uma dissolução correcta, de outra forma, não faz o propósito. A não ser acalmar-te por estares a vivenciar uma situação ilusória.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo sem perceber em que é que a oxigenação adicional vai ajudar no tratamento do íctio...

 

E continuo a achar que agitação da superfície é mais eficiente que as "bolhinhas"!

 

Quanto ao teu problema de CO2 podias ter facilmente colmatado isso com um produto líquido (tipo Excel...).

 

Tinhas uma acção bivalente e eficiente...

 

Na minha opinião tiveste uma acção bivalente completamente ineficaz e que te levou à morte desnecessária de peixes!...

 

Abraço!

 

Olá outra vez, agradeço a dica do excel, mas como não conhecia, passei a conhecer, obrigado.

 

Mas acredita que não foi por ai que me morreram peixes, foi antes porque demorei demasiado tempo a perceber o que se passava...actuei tarde de mais...pelo menos para os que não morreram... Também é compreensível alguns erros da minha parte pois tive afastado do hobby cerca de 7 anos, não haviam camarões sequer à venda, pelo menos nos meios que eu frequentava. Tenho receio de fazer algumas coisas por causa deles (li que eram frágeis) e por isso não pus a temperatura a 30º subi só até 29º, e li muito para que não fosse aplicar algum medicamento que lhes fizesse mal...certo é que eles estão de boa saúde e sem baixas, isto apesar das fêmeas ovadas irem perdendo todos os ovos...

 

Agora montei um aquário para os red cherrys prosperarem...agora vai ser diferente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema da respiração não é derivado da pouca dissolução de O2 na água, é um problema derivado de uma doença dos peixes, por mais que oxigenes a água os peixes doentes não vão conseguir respirar melhor, até pq como já foi dito, as pedras difusoras ligadas ás bombas de ar libertam bolhas demasiado grandes para que este se consiga dissolver de uma forma eficaz, e mesmo que isso aconteça, o "ar" injectado através das bombas de "ar" não contém apenas O2, contém vários outros constituintes, para realizares o que pretendes, terias de ter uma garrafa de O2 pressurizado ligado a um difusor de porcelana que produza bolhas pequenas o suficiente para que haja uma dissolução correcta, de outra forma, não faz o propósito. A não ser acalmar-te por estares a vivenciar uma situação ilusória.

 

Tens razão quanto ao O2 pressurizado, mas estás em contradição. O problema da doença é afectar as trocas gasosas efectuadas pelas brânquias, pensa comigo, imagina que por cada respiração o peixe consegue utilizar 100% do O2, um peixe doente apenas consegue utilizar 50% O2, assim ele terá de tornar a sua respiração forçada (ofegante) para atingir um valor de (imagina) 70% do O2, resultado ele não respira tão bem e gasta mais energia, enfraquecendo...

 

Eu trabalho no ramo do exercício e saúde podemos comparar este problema nos peixes, com uma escalada a grandes altitudes (neste caso por falta de O2 disponível e não por falência dos pulmões), ou com um problema de insuficiência respiratória, por exemplo infecção pulmonar, não se trata com administração de O2, trata-se "atacando" o agente causador da infecção, mas administra-se O2 pressurizado pois é mais puro, facilitando assim o aproveitamento no mesmo na respiração pulmonar...

 

Ps: desculpa a conversa mais técnica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas soluções que hoje todos sabem, como o aumento da temperatura, é porque houve algures um palerma, como eu, que não quis saber dos peixes e tentou antes por em prática alguns conhecimentos que tinha sobre ciclos de vida das bactérias. Pois aumentar a temperatura como cura, pode ser a morte de toda a fauna.

 

Foi um desabafo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas soluções que hoje todos sabem, como o aumento da temperatura, é porque houve algures um palerma, como eu, que não quis saber dos peixes e tentou antes por em prática alguns conhecimentos que tinha sobre ciclos de vida das bactérias. Pois aumentar a temperatura como cura, pode ser a morte de toda a fauna.

 

Foi um desabafo...

 

Ninguém falou em aumentar a temperatura para valores fatais...

 

Eu limitei-me a comentar sobre algo que disseste e por tudo o que tenho lido não tinha qualquer justificação.

 

Quanto ao aumentares o O2 na água pode "ajudar" o peixe no momento, mas não o cura! Na prática apenas estás a adiar o problema!

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho pela discrição que está tudo excelente!! Bem planeado, bom relação w/l, Filtragem, compatibilidade de peixes e número, respeitado os cardumes.

 

Fotos! :pompomgirl: :pompomgirl: :pompomgirl:

 

 

João Pedro és tu que andas a postar na tua conta?

 

Tudo excelente?

 

Então o homem tem um aquário de 120 litros, com um filtro de 480 L/H que deve rondar os 250 reais com massas filtrantes...o filtro dele é insuficiente meu amigo.

Para além disso os ancistrus e os Cae vão fcar enormes e bye bye alevins.

 

Vocês estão bem? Ou serei eu que já bebi em demasia e estou a alucinar? LOL

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fiz as contas,mas 100cX30pX40a= 120L menos areão e decoração dá 100L reais, 100Lx5=500L, com um filtro a debitar 480l/h parece-me mais que suficiente

 

O relação de volume x 5 já é a contar com o decréscimo que ele vai ter com matérias filtrantes, mangueiras e detritos acumulados, se fosse sem isso, a filtração teria de ter em conta no mínimo 10x o volume de um aqua e isso seria sempre impossível

 

Acho que quem se baralhou agora foste tu, desculpa

 

Os Cae ficam com 12cm eu pessoalmente não gosto muito desse tipo de peixes, mas para já não vejo qualquer problema em os ter, quando atingirem o tamanho adulto se o Nuno os quiser trocar poderá fazer, de qualquer forma, esses peixes não comem alevins, são peixes com a boca em forma de ventosa.

 

Os ancistrus desta especifica espécie que o Jorge indicou atingem os 9cm, não me parece exagerado para a litragem em questão, no máximo poderão fazer alguns estragos na flora, mas nada como optar, tb não comem alevins pelas características da boca e pelo tipo de alimentação, geralmente são animais até mais noturnos e pacíficos apenas demonstrando alguma agressividade entre machos da mesma espécie

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Os Cae ficam com 12cm

 

 

Onde viste isto?

 

http://www.aquahobby.com/gallery/e_Gyrinocheilus_aymonieri.php

 

http://animal-world.com/encyclo/fresh/cyprinids/chinesealgae.php

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Gyrinocheilus

 

http://badmanstropicalfish.com/profiles/profile47.html

 

Todos os sítios que encontro falam em cerca de 28cm (11").

 

E em vários afirmam que é um peixe que não deve ser utilizado em aquários tropicias.

São bons comedores de algas enquanto pequenos, mas à medida que crescem tornam-se mais violentos e territoriais...

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fiz as contas,mas 100cX30pX40a= 120L menos areão e decoração dá 100L reais, 100Lx5=500L, com um filtro a debitar 480l/h parece-me mais que suficiente

 

O relação de volume x 5 já é a contar com o decréscimo que ele vai ter com matérias filtrantes, mangueiras e detritos acumulados, se fosse sem isso, a filtração teria de ter em conta no mínimo 10x o volume de um aqua e isso seria sempre impossível

 

Acho que quem se baralhou agora foste tu, desculpa

 

Nop, tu é que não estas a fazer as contas correctas.

O filtro em questão faz 480 l/H sem massas e totalmente limpo. Sabes perfeitamente que assim que começar a funcionar irá descer bastante, o que dará 300 L/H se calhar 250.

As contas que estas a fazer não são correctas.

100 x 5 = 500 o filtro só tem 480 no seu máximo o que já por ai é abaixo da linha vermelha, mas estas conta é feita para o calculo da litragem que ele vai ter real.

Ou seja, neste caso teria que fazer como eu fiz com o meu:

 

100 X 7 = 700

 

Com diminuição do caudal, um filtro de 700 L/H irá diminuir para 500

 

Logo

 

500 : 5 = 100

 

Caudal suficiente para um aquário de 100 litros.

 

 

Aquele filtro é insuficiente para a filtragem do aquário.

 

Repara que eu no meu meti um JBL 701 = 700 L/H

Ele tem 480 L/H.

 

Achas que é igual? Não entendi essas tuas contas my friend.

 

 

Os Cae ficam com 12cm eu pessoalmente não gosto muito desse tipo de peixes, mas para já não vejo qualquer problema em os ter, quando atingirem o tamanho adulto se o Nuno os quiser trocar poderá fazer, de qualquer forma, esses peixes não comem alevins, são peixes com a boca em forma de ventosa.

 

Os ancistrus desta especifica espécie que o Jorge indicou atingem os 9cm, não me parece exagerado para a litragem em questão, no máximo poderão fazer alguns estragos na flora, mas nada como optar, tb não comem alevins pelas características da boca e pelo tipo de alimentação, geralmente são animais até mais noturnos e pacíficos apenas demonstrando alguma agressividade entre machos da mesma espécie

 

Penso que o incognitus já te responde a questão, de qualquer forma, um animal de 9 cm dificilmente para além de não andar a dar cabo da flora com o corpo, tendo em conta as suas prefrencias de espaço, dificilmente lhe invertes o instinto de comer o que é bem pequenino.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

 

1º lugar - tanto o Incognitus como o Julius estão enganados quanto ao tamanho dos meus comedores de algas, isto porque como descrevi no setup tratam-se de 2 SAE e não CAE, estes crescem (apenas) até creca dos 12cm como disse o João Pedro.

 

2º lugar - concordo que os SAE são territoriais, apesar de não serem tanto como os CAE, os meus ainda são pequenos (relactivamente), apesas foram adquiridos com o intuito de ajudar na erradicação de uma praga de alga filamentosa, também são bons a "acabar" com peixes moribundos, eles não param de comer, sejam algas, flocos, pastilhas, artémia, etc. Quanto não forem mais uteis entrego-os numa loja de animais.

 

3º lugar - O filtro externo não chega para o meu aquário?? Que ideia é esta?? claro que é apropriado...não é caso para dizer que chega e sobra, mas que chega, isso chega, apenas tenho de limpar as esponjas do mesmo com mais regulariedade para que não tenha uma diminuição significativa do caudal. Além do mais eu escrevi 100l reais mas nunca levou 100l, leva 90 e poucos...

 

4º lugar - Ancistrus?? estou a conhecer a espécie, mas para já são pequenos cerca de 4 cm, e apenas comprei 4 porque queria ter mais hipoteses de ter um casal, eu sou fan de reprodução Todas a espécies que possuo dão para reproduzir em cativeiro, excepto (SAE, que apenas servem para controlar as algas, e as neritinas zebra, que necessitam de condições muito exclusivas).

 

5º lugar - A morte de alguns alevins não me preocupa, não utilizei nenhuma maternidade para os fazer sobreviver, procurei antes condições favoráveis para a sua sobrevivência, não só na flora, mas na fauna, os neons não costumam de interessar por alevins, os SAE só lhes tocam se estes estiverem para morrer (considero-os quase necrofagos), os ancistrus e red cherrys são utra pacificos e não comem nada disso, já os pais e mães, por sorte ou talvez não tenho fêmeas com pouca tendência para o canibalismo, o que ajuda imenso é haver já um grande numero de alevins uns maiores outros bem pequenos, assisti a um recém nascido de guppy que estava a meio do aquário sem qualquer proteção e com as guppys a 2 cm e mesmo assim ninguém lhe ligava, a selecção natural é muito produtiva.

 

6º lugar - A unica espécie que no meio disto tudo não tem as condições ideais são os red cherrys, sendo esse o principal facto que me levou a arranjar um nano, que dentro de pouco tempo vou irei apresentar, para já posso garantir que está muito giro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desejo-te toda a sorte do mundo...

 

Este vai ser o meu último comentário a este tópico...

 

Não sei quanto tempo tens de aquariofilia, mas experiência e conhecimento já vi que não tens grande coisa!

Calma e vontade de aprender menos ainda...

 

 

 

1º lugar - tanto o Incognitus como o Julius estão enganados quanto ao tamanho dos meus comedores de algas, isto porque como descrevi no setup tratam-se de 2 SAE e não CAE, estes crescem (apenas) até creca dos 12cm como disse o João Pedro.

 

 

Não respondi ao teu setup...

 

Respondi a isto:

 

 

 

Os Cae ficam com 12cm eu pessoalmente não gosto muito desse tipo de peixes, mas para já não vejo qualquer problema em os ter, quando atingirem o tamanho adulto se o Nuno os quiser trocar poderá fazer, de qualquer forma, esses peixes não comem alevins, são peixes com a boca em forma de ventosa.

 

 

Quanto ao ponto 3:

 

 

3º lugar - O filtro externo não chega para o meu aquário?? Que ideia é esta?? claro que é apropriado...não é caso para dizer que chega e sobra, mas que chega, isso chega, apenas tenho de limpar as esponjas do mesmo com mais regulariedade para que não tenha uma diminuição significativa do caudal. Além do mais eu escrevi 100l reais mas nunca levou 100l, leva 90 e poucos...

 

 

Pelo teu raciocínio um de 100l/h também chegava se limpasses as esponjas todos os dias...

 

E o caudal que é necessário para fazer circular correctamente os nutrientes pelo aquário, promover o levantar de detritos por forma a serem puxados pelo filtro, etc? Também limpas tu?...

 

Se tens de fazer manutenções mais periódicas do que o que seria esperado é porque O TEU FILTRO ESTÁ SUB-DIMENSIONADO!...

 

 

Boa sorte...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3º lugar - O filtro externo não chega para o meu aquário?? Que ideia é esta?? claro que é apropriado...não é caso para dizer que chega e sobra, mas que chega, isso chega, apenas tenho de limpar as esponjas do mesmo com mais regulariedade para que não tenha uma diminuição significativa do caudal. Além do mais eu escrevi 100l reais mas nunca levou 100l, leva 90 e poucos...

 

Que ideia é essa? É a ideia certa de quem te está a dizer a realidade sobre a qual tu não entendes nada e teimas contra tudo e todos. Se tens que limpar mais vezes as esponjas porque será? Do guaraná não é de certeza.

Pergunta a qualquer biologo deste forum se a tua folra com esse caudal consegue receber os nutrientes. Tu tens quase água estagnada.

Além do mais não por teres escrito 100 L reais ou não, é pela questão que tu não tens 5 vezes mais caudal do que água.

 

Chegaste aqui a 24 horas, teimas com quem anda aqui a imenos tempo, falas do que não sabes, alegas sobre assuntos de filtragens sobre os quais já se entendu que não entendes nada de nada, alegas noutro tópico que se pode e deve meter logo uma montanha de peixes no primeiro dia do ciclo do azoto e ainda misturas TPAs com ictio.

 

Pah afinal o que queres tu? Viste a este fórum fazer o que? Pegar te com toda a gente e teimar contra todos?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes...

 

Estou a ver eu não percebo nada, nem tenho esperiençia, porquê? porque estou no forúm à 1 dia... peço desculpa se não escrevi antes, mas li bantante nestes ultimos meses.

 

Algo que tanto o Incognitus e Julius deverias fazer, e bem quanto ao que escrevi...

 

Quanto a dificuldades de aprendizagem, não tenho, daí hoje ter retirado de funcionamento a bomba de ar.

 

Quanto ao filtro, se lerem o tópico desde o inicio, começa por diz que o filtro já vinha com o aquário, trata-se de um fluval 104 que segundo a própria fluval é adequado até 100l... Poderia ser melhor, sem duvida que sim, mas não vou comprar um filtro por isso...

 

Quanto aos SAE, começaram a chatear o JP pois ele achou tudo bem, e falaram dai para a frente sem sequer ter atenção sobre o que estavam a escrever. Quanto ao que o inconitus disse que não estava a responder ao meu setup estava antes a tentar corrigir os erros do JP, que no meu entender pensou muito bem, mas escreveu um pouco mal, na medida em que trocou um S por um C.

 

Quanto ao que escrevi noutros tópicos responderei lá, mas uma vez mais fui mal interpretado...

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.