Aq. de recife 720l (fotos 12-05-05)


Recommended Posts

Maravilha para os olhos :wink::cry: :D Muito bonito mesmo, quanto ao layout fazia diferente mas cmo nao e meu não faço nada :D , ja tenho problemas que cheguem com o meu layout pois so hoje e que acho que consegui fazer qualquer coisinha de jeito :shock: Se pudesse ser gostava de conhecer ao vivo hehehe pois comecei nisto ate a pouco tempo e sem ser lojas e 1 ou 2 reef's do Duarte e do Marco que sao maravilhas, nao vi nada "feito".

 

Mais uma vez esta lindo continua :D

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eh, eh, eh eu já vi ao vivo… LOL :lol:

Realmente está tão espectacular que DEVE ser visto ao vivo (lá vai o pessoal fazer uma excursão a casa do Ricardo…). As fotos estão muito boas mas ao vivo é ainda melhor!!! 8)

Nem imaginam o meu espanto quando (depois de ver o reef de 1m) subo ao sótão e vejo uma maravilha destas!

 

Agora as perguntas:

O setup é “ 720l (200 x 60 x 60cm)

Iluminação - HQI (2 x 250W + 1 x 150W, T5 actínicas);

Circulação - bomba principal - 3400 l/h, circulação de água - 2 x Tunze 6080 8500 l/h;

Escumador de injecção de ar de dimensões apropriadas;

Sistema de reposição de água automático com kalkwasser;

Reactor de Ca.

 

Aquário sobre a estrutura, sump (170l) com reactor de Cálcio e bomba de retorno, depósito de água de osmose para reposição automática (80l). “

 

Mas quais (marca, função, etc) são aqueles aparelhos electrónicos todos??? Só me lembro do medidor de pH e do ozonizador…

 

Eu vou montar um novo reef de cerca de 400L lá para Junho mas tenho de começar já a fazer o projecto e estes tópicos são excelentes para tirar dúvidas e ficar com novas ideias…

 

Tens um medidor de nível de água para controlar o repositor, certo? Onde é que arranjaste (se quiseres diz por MP)?? Isso deve poupar imenso trabalho…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aproveito mais uma vez para agradecer a todos as palavras simpáticas e responder às vossas questões:

 

Pedro Pacheco, fico extremamente contente por os "meus" peixes e corais se estarem a dar bem no teu aquário, se fosse possível gostava de ver fotos dos mesmos. Vou responder à questão da diferenciação sexual dos Cardinais no referido tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16982

 

p@ck, quando quiseres és bem vindo para conhecer os aquários ao vivo, envia-me mp para combinar.

 

Nuno Mendes, os aparelhos electrónicos que viste são apenas para monitorizar a água do aquário: Monitor de pH Pinpoint (American Marine), Controlador de Potencial Redox (Sander), Ozonizador Sander (100mg/h), Controlador de pH Aquamedic 2001 C para controlar o pH no interior do reactor de Cálcio (ainda não está em funcionamento) e termômetro digital com registo de temp. máxima e mínima. Para além da informação que estes aparelhos me dão costumo também fazer análises químicas à água: Nitratos, Cálcio e KH. O repositor automático é da marca Tunze (Osmolator Universal 3155) e futuramente vai estar ligado a um reactor de kalkwasser igual àquele excelente projecto DIY da revista Aquário Magazine (foi o Luis Simões do Templo Aquático que "inventou" aquele esquema). Vai mantendo-nos actualizados desse teu projecto de 400l.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá para dia 13 de Fev. (quando acabarem os exames…) coloco um tópico com o projecto do meu futuro reef. Por enquanto vou tirando umas ideias mas vai ser muito parecido com o do Diogo Lopes.

 

Desejo a melhor sorte para esse teu projecto fantástico e que continues a povoa-lo de muitas maravilhas!!!

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Pelas descrições de todos, parece que está tudo a andar muito bem...

 

Por enquanto vou tirando umas ideias mas vai ser muito parecido com o do Diogo Lopes.

 

Por este andar ainda o vais montar primeiro que o meu... vou seguir com atenção e se tiveres alguma dúvida é só dizeres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Apesar dos corais moles se estarem a dar muito bem os duros não estão a gostar e como tal tenho o recife de 200l atafulhado de corais duros. A alga coralina está-se a desenvolver muito bem. As análises que faço à água não revelam nada, o escumador tira pouco, a Caulerpa cresce pouco (indica ausência de nutrientes), as tridacnas e todos os corais moles que tenho desenvolvem-se a olhos vistos. Julgo que este problema está relacionado com o pouco tempo que o aquário tem (ainda não fez 3 meses). Há aqui factores que contribuem para a boa saúde dos corais duros que estão para além dos testes que fiz e também dos meus conhecimentos!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente está tão espectacular que DEVE ser visto ao vivo (lá vai o pessoal fazer uma excursão a casa do Ricardo…).

ehehehe também quero RICARDO organiza la ai uma escursão a tua casa.. :)

Quero ver o peixinho que tenho no meu AVATAR :D

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Há aqui factores que contribuem para a boa saúde dos corais duros que estão para além dos testes que fiz e também dos meus conhecimentos!

 

Eu diria que o principal factor é efectivamente a maturidade do aquário! Os corais duros gostam de alguns nutrientes na água que filtram e utilizam na sua alimentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por este andar ainda o vais montar primeiro que o meu... vou seguir com atenção e se tiveres alguma dúvida é só dizeres.

Era bom mas só para a semana é que vou encomendar os vidros, tubagens, etc.

E também tenho obras cá em casa que tão a andar à velocidade de caracol… :(

 

Vai ser mesmo parecido mas o refúgio em vez de ficar à esquerda vai ficar à direita…

 

André Filipe escreveu:

[ehehehe também quero RICARDO organiza la ai uma escursão a tua casa..

Quero ver o peixinho que tenho no meu AVATAR]

 

 

Levamos uns salgados… E depois fico eu a limpar a casa por ter falado na visita… :arrow::wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Faltam só umas colagens finais para começar a funcionar. Ontem estive a avaliar os níveis de água na coluna de reacção e a optimizar a válvula Venturi. Brevemente coloco aqui fotos e até um video do seu funcionamento.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Olá,

 

O meu "novo" aquário fez a semana passada 6 meses. Já comecei a introduzir alguns corais duros. No princípio do ano coloquei lâmpadas novas (hqi e actínicas). Após esta mudança notei que alguns dos corais perderam um pouco a cor voltando a ganhá-la meses mais tarde. Tenho feito todos os meses uma mudança de água correspondente a 10% o volume do aquário (75l). Adiciono frequentemente náuplios de artemia e rotíferos excedentes das culturas que mantenho para alimentar os Bangaiis e palhaços. Tenho alguns Turbo snails neste aquário que já produziram descendência.

 

Aqui fica uma sequência de fotos tiradas no início de fevereiro quando coloquei a cobertura do móvel - madeira de faia (ainda falta renovar a calha de iluminação):

 

159_5928.jpg

 

159_5940.jpg

 

159_5943.jpg

 

159_5948.jpg

 

159_5949.jpg

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Isto está muito bom!! Podias-me mandar uma mp com o investimento que tiveste na construção do aquário (vidros).

 

Parabens!

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá Ivo,

 

O esqueleto foi aparafusado e também levou os tais pinos e cola para madeira em todo o lado. Depois de pronto foi tudo envernizado com verniz para soalho. As madeiras foram cortadas ao mm, depois foi só encaixar as peças.

 

Já viste o vídeo? http://www.reefforum.net/anexos/videos/RRo...gal_reef_00.WMV

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá Carlos,

 

Aqui vai uma foto tirada a semana passada. Não tenho ainda muitos corais novos porque os que introduzi inicialmente vindos de outros aquários meus cresçeram e o espaço já não abunda. Estou a planear fazer uma alteração na população de corais que consiste em retirar a maior parte dos corais moles e introduzir mais corais duros.

 

E tu, já tens um aquário de recife?

 

IMG_1210_2.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ricardo

o aquario esta fixe quanto a restruturação dos corais :wink: se tiveres ai a mais a malta faz o favor de ficar com eles :?:P:P:P

nós fazemos um sacrificio em prole de um amigo :lol: :D :D

e obrigado pelo conselho em relaçao as algas vermelhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Isso está de facto muito povoado. Há tempos que quero ver isso novamente ao vivo mas infelizmente das últimas vezes não foi possível... o tempo não abunda!

Quando quiseres passar por aqui diz qualquer coisa!

Já agora, vê-se muita Xénia no aquário ou é impressão minha?

Esse sarco está impressionantemente grande!!!

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Quazar, se estiveres interessado tenho alguns fragmentos de corais moles e duros para venda.

 

João Cotter, quando quiseres aparecer já sabes que és bem-vindo, estou a planear fazer uma visita ao aquário do Pedro Costa, assim aproveito e vou ver o teu também. Na semana passada fiz uma poda valente à Xenia.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Buenas Ricardo,

 

Falta de espaço? :oops::oops::lol: Com a poda ás xénias deve ter ficado muito espaço livre :lol::lol::lol:

 

Tenho um 70x40x40 feito por mim desde Fevereiro mas que só á dez dias atrás levou finalmente rocha viva/morta e areia viva e posso dizer que arrancou. Isto de morar numa ilha não facilita nada a coisa e sem os conselhos do Duarte Conceição, Nuno Prazeres e até do Octopus (malta que muito melguei mas que tiveram paciência de me aturar), acho que ainda n teria arrancado :):oops:

Agora é esperar por Agosto, altura que penso voltar a esses lados, para começar a encher com alguns corais moles e quem sabe até mesmo uns peixes... vamos a ver o que os testes dizem da qualidade da água nessa altura. Se tudo correr bem meto depois umas fotos com algo mais que rocha a maturar, uns camarões da costa e uns caramujos :lol::lol::oops:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais