Plantas de dia curto/ Plantas de dia longo


André Nóbrega

Recommended Posts

boas!

 

há uns tempos, por um motivo que não me lembro agora, a luz ficou desligada quase o dia todo, cheguei a casa, liguei a luz.....

para minha surpresa.....

as Glossostigma elatinoides......... Cresceram como nunca visto!!!!!

por outro lado, as Alternanthera reineckii não cresceram nada.....

ontem, conversando com o sergioveterano, que lhe aconteceu o mesmo (apagar as luzes) as Glossostigma cresceram também de forma surpreendentemente rápida!

 

isto leva-me a pensar que, não só para questões de floração, mas memso para questões de c rescimento se deve, de vez enquando, mudar o fotoperíodo ligeiramente, nunca ultrapassando um máximo de 12h diárias, e fazer um mínimo de 4h por dia.

 

o que acham?

alguem quer tentar a experiencia?

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá “roubaste-me” o tópico.:cry:

 

O meu tapete cresceu o dobro, com dois dias sem luz. O aquário tem 120 cm e o tapete cobre a parte frotal toda, reparei também que a glosso até tinha navegado para a parte trazeira do aqua.

 

Por acaso estava a ter um problema em levanta-la do areão, pode ser uma dica útil para quando já parte da planta está estabelecida, força-la a crescer.

 

Resta saber quais as plantas que tomam esta estratégia, as acaules? As que lançam estolhos? Por ex. verificar isso nas valisnerias.

 

As glosso tb como pensa o taslixado, puderão não ser plantas que lançam estolhos, mas agir assim conforme a luz.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessal!

 

Cá para mim existiam reservas (hidrocarbonetos e similares), e a planta, em vez de fazer fotossintese (mais destes produtos), pôs-se a respirar...e a consumir...

...OU SEJA...

A Crescer!

 

Isto aconteceu com vocês, mas outros com os mesmos procedimentos poderiam matar a glosso, imaginem que a reserva era diminuta, a planta deixava de fazer fotossintese e como não tinha comer, de respirar. O que seria terrivel para a planta!

 

É a minha opinião!

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yap pessoal...a mim acontece-me exactamente a mesma coisa...achei estranho a principio mas por exemplo as minhas cambombas, digam-se os novos "rebentos", cresciam imenso durante a noite, mas coisa fenomenal...enquanto que por exemplo a minha Luiwigia repens com luz durante mais de 14 h crescia que se fartava e eu era obrigado a poda-la a cada 4 dias.... enfim...sem mais nada a acrescentar

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas crescem mais de noite...isso é normal!!!

 

já que estão atarefadas a consumir e a converter os hidrocarbonetos produzidos na fotossintese em tecido vegetal...

 

mas isto já devem saber....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei... eu dou só 10 horas...

 

As plantas gostam muito de ter reservas, é para o que der e vier, quando falha alguma coisa, continuam como se nada fosse (Ainda crescem mais já que em vez de produzir consomem)...

 

já devem conhecer a famosa formula de acabar com as algas que eu chamo de "o apagão", funciona pelo exposto em cima...elas não sofrem enquanto huver reservas...e é por isso é que muita gente consegue obter bons resultados apagando as luzes por alguns dias...enquanto as houver tudo bem!

 

Mas prolongando a escuridão encontram dificuldades...ora bem as reservas foram-se...e depois quem fica a rir é as algas.

:oops:

 

plantas de latitudes mais afastadas dos trópicos (as glossostigmas são um exemplo), devem tolerar dias mais longos ou mais curtos, já que nos seus habitats estão habituadas a variações sazonais.

 

No equador, as plantas gostam mais das coisas certinhas, e com poucas sazonalidades...O que isso implica nas plantas...não sei...mas de certeza que plantas como a glossostigma se preparam para dificuldades com base nos indices exteriores...(de temperatura e e tempo solar)

 

Mas sinceramente não faço ideia...

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente o António tem razão, enquanto a glosso cresceu, as cryptos tiveram dificuldade em aguentar, algumas folhas morreram.

 

Hoje tb comecei a dar K2SO4 e KNO3, do que tenho lido as algas que tenho são resultado de excesso de Fe. Ainda é cedo para dizer o quer que seja, mas vou reduzir os traces, e ver se resulta.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal

 

Será que esse "aparente" crescimento não se deve à procura de luz por parte das plantas ?

 

Com, falta de luz os caules ficam muito mais compridos, tornam-se amarelados (e as plantas acabam por morrer).

 

PS1: a classificação das plantas em dia-curto e dia-longo está relacionada com a floração/fotoperíodo.

 

PS2: deixei de fumar há 270 minutos. :oops:

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ser Luis...sim, sim!

 

Tipo usar as reservas para tentar sair da sombra, crescendo horizntalmente ou verticalmente.

 

 

Sabendo que no equador o sol aparece durante 12 horas, sabendo ainda que existem declives e árvores etc...etc...

Cá para mim se as plantas apanharem com 10 horas de sol, já é muito bom!

Não esquecendo que o nascer e ocaso do sol são um pouco fraquitos para a fotossintese...

 

foi com base nisto que eu uso as 10 horas e não mais!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho mais nada a acrescentar, só que concordo por inteiro com o Vitor. As plantas crescem mais durante a noite, disso não há dúvidas, precisamente porque estão a consumir "nutrientes". Podemos dizer de uma forma simples, que de dia recolhem nutrientes e de noite consomem-nos.

 

Haverá plantas que conseguem ter reservas maiores e outras que conseguem ter reseras mais pequenas. Depende de planta para planta.

 

então e que problema é que se põe se fizermos isto de vez enquando?
Quanto a mim é contra natura, mas já sabes a minha opinião sobre apagar as luzes 8). Não vejo contudo que venha daí mal ao mundo, agora que é contra natura, lá isso é.

 

será que o certo é ter mias dia que noite?

Julgo que entre as 10 e as 12 horas está bom, como todos fazemos. Lá está 10-12 horas é natural :)

 

será que deveriamos reconsiderar e dar menos horas de luz ás plantas?

Quanto a mim não, não é natural é artificial. para mim isso é precisamente o mesmo que colocar lampadas de espectros muito azuis ou muito vermelhos porque as plantas crescem mais em altura e em largura e etc. É verdade, mas porque as plantas têm uma enorme capacidade de adaptação e não nem sempre crescer significa estarem numa situação de ausência de stress.

 

Lá está mais uma vez, no habiat natural não tem esses espectros em número tão elevado :D , assim como não têm apagões :D , assim como não têm 8 ou 6 ou 19 ou 18 horas de luz. Tem entre 10 e 12 +/- :wink:

 

É a minha opinião, pronto, podem bater-me! :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.Quanto a mim é contra natura, mas já sabes a minha opinião sobre apagar as luzes :D. Não vejo contudo que venha daí mal ao mundo, agora que é contra natura, lá isso é.

 

hugo, deixa-me discordar, mas a luz do dia não é constante durante todo o dia, muito menos constante é durante o ano inteiro, há dias que a luz é tão pouca que nem chega para realizsar fotossíntese.

manter parametros tão estáveis é que é contra natura, ou não te parece?

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é certo que a luz solar não tem a mesma intensidade durante todo o dia, também não é menos correcto que por muito pouca luz que o sol emita, será sempre muito forte e as plantas captam-na.

 

Concordo contigo quando dizes que é contra natura a iluminação que usamos nos aquários, mas aí só tendo o aquário na varanda ou no jardim :D Ou então arranjar um sistema de roldanas, que por acaso já vi, muito bom, onde as luzes vão andando ao longo do dia. Excelente, e nem tão complicado assim de colocar em prática.

 

Agora se querem simular pouca luz solar, não é de todo o mesmo que apagar as luzes do aquário.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal. Também partilho quase integralmente a opinião do António Vitor. É sabido que as plantas crescem mais à noite. No entanto isso não quer dizer que menos luz == mais crescimento a longo prazo, porque uma coisa é fazê-lo uma vez aqui e ali, outra coisa é reduzir o fotoperiodo e poder acabar numa situação em que a planta não consegue gerar de dia tanto quanto gasta à noite e torna-se uma questão de tempo até começarem a surgir os problemas.

Também não concordo com o maximo de 12h pelo mesmo motivo, por um lado porque na natureza isso é apenas verdade no equador, qualquer outra longitude tem dias maiores e menores conforme a estação. Por outro lado pelo motivo que apresentei acima, se não tivermos imensa luz como é o caso dos aquários de quase todos os intervenientes neste tópico cheers talvês a planta não aguente por carregar menos do que consome... nestes casos não vejo porquê não aumentar o fotoperiodo para compensar a baixa radiação luminosa.

Não esquecer que a Glosso é oriunda da Nova Zelândia, país muito pouco equatorial... devem ter dias de até 16h de luz no verão.

Para além do mais é um mito que mais de 12h de luz por dia dá origem a algas. Pode quanto muito acelerar um desiquilíbrio já existente, mas não é garantidamente a origem do problema.

assim como não têm 8 ou 6 ou 19 ou 18 horas de luz. Tem entre 10 e 12 +/-

Isto não é verdade, no equador tens sempre 12h de luz, nos trópicos tens 15h no verão e 9h no inverno, e se chegares aos polos então tens todos os 6 meses no verão. Portanto depende da longitude de onde as plantas são originárias e a única certeza é que todas levam anualmente com uma média de 12h/dia.

 

Gostava só de adicionar que não me parece provável que a planta vá à procura de luz. As plantas não procuram a luz, isso é uma visão antropomorfica da coisa, elas simplesmente têm o seu crescimento condicionado pela luz de forma a que por exemplo se acabam por inclinar para uma fonte luminosa. Ou em último caso apostar toda a energia em crescimento vertical no caso de falta de luz. Não foi este o caso, o crescimento reportado é de multiplicação por estolhos horizontais, não compatível com a teoria de "procura" de luz :)

 

Muito interessante, este tópico promete...

 

Abraços ppl,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais