cryptocoryne wendtii 'brown' a morrer?


jNuNeS-_-

Recommended Posts

Viva.

 

Nos últimos tempos fiz um upgrade ao aquário e melhorei a luz e adicionando co2 pressurizado. Por consequente, aumentei também as quantidades de fertilização.

 

Todas as plantas estão a desenvolver bem com boas cores e sem manchas nem nada do género, inclusive uma echinodorus que apenas tinha umas 3 folhas e já tinha perdido a esperança de vingar, está melhor do que nunca a desenvolver folhas novas.

 

Apenas a cryptocoryne é que está a apresentar sinais menos positivos. As folhas baixaram todas, estando encostadas quase ao fundo e parecem bastante frágeis. Não parecem estar a sofrer ataques de algas e as cores pouco mudaram.

 

É algum sinal de adaptação às novas condições?

 

P.S. A iluminação é composta por uma calha de led de 3000 lumens e o aquário tem 45 litros. A fertilização é feita através de npk intercalado com sera florena.

A restante flora que tenho são rotalas, echinodorus, musgo de java e sagittarias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cryptos quando mudam de casa ressentem-se um bocado. Em principio deve ser isso já que o resto da flora está bem. Com paciência isso vai ao sitio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Essa planta é algo lenta a crescer mas não requer grandes necessidades.

 

A posição dessas folhas é normal se a (re)plantas-te à pouco tempo. Até poderão cair mesmo algumas folhas.

 

Agarra a planta pelo pé e com cuidado pucha para cima (a ideia não é arrancar a planta) para veres se está bem enraizada. Faz um pequeno toque para cima.

Se ao tentares puchar ela vier atrás é porque não enraizou. Assim sendo replanta. Ela desenvolve uma raiz grande para fixação.

Retira, vê a côr da raiz tem que estar branca, e replanta profundo.

 

Outra coisa é que ela precisa mais micro nutrientes que macros. Não sei como estás a fertilizar mas tens que ter Fe Q.B. (>0.05) pelo menos.

 

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Eu já tenho esta planta há bastante tempo, só agora que mudei a luz e começou a fraquejar.

Tentei puxar por elas e estão mesmo bem agarradas ao substrato. Não consegui ver a raiz de nenhum pé pois na altura já as plantei bem fundo.

 

Vou continuar a seguir a evolução a ver se vingam.

Em relação aos micro, vou ter mais atenção a isso.

 

P.S. Já agora ninguém me consegue dizer um sitio fiável no Porto onde possa comprar fertilizantes em pó para misturar em casa. Algum fornecedor com venda online também serve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

sugiro a écoárium, que os tem já misturados ou a soláqua que tem os pós.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais