1º Áqua (54L) e ciclídeos - ajuda!


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho andado a estudar, à cerca de 2 meses, a montagem do meu primeiro aqua mais a sério (ainda que tenha apenas 60x30x30!) e inicialmente estava previsto ser um plantado, estilo iwagumi, mas hoje fui finalmente fazer um levantamento dos valores que estariam envolvidos para começar a montagem no fim de semana e, para os próximos tempos, não vai ser viável.

 

Assim, parti já para outros layouts e peixes, sendo que os ciclídeos da américa do sul foram os que mais me despertaram o interesse. Ainda não estudei muito este novo tema mas, para "acelerar" um pouco as coisas. gostaria de saber a vossa opinião: será que o tamanho e condições do meu aqua são adequadas a um biotipo/temático deste tipo?

 

Aqua: 60x30x30

Iluminação: T5-15w com possível upgrade para 25w

Filtro: Aquapor Q-300 (para alterar assim que possível)

Termostato Aquapor

 

Gostaria de montar um layout sem ter que usar substrato fértil, embora possa, se necessário, proceder a alguma fertilização líquida e eventualmente algum CO2. Pensei Simplesmente em areia, troncos ramificados/raízes (se o ph o permitir), alguns seixos e poucas plantas... será viável? o que me sugerem?

 

Obrigada

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à fauna, e uma vez que pretendo um temático sul americano, pensei em:

 

- Apistogramma agassizii (casal) (se conseguir encontrar)

- Corydora habrosus (cardume)

- Paracheirodon axelrodi (tetra cardinali) (cardume)

- Otocinclus affinis (para ajudar na limpeza das algas macias pretas e castanhas)

 

Gostaria ainda de acrescentar alguns elementos para auxiliar na limpeza mas não sei bem o quê (camarões? quais? caracóis? quais?). Também não sei quantos elementos de cada espécie devo comprar... sei que um cardume deve ter no mínimo 6 e que os octos, embora possam estar sozinhos, também devem ter "companhia". O que me aconselham, tendo em conta o tamanho do áqua, para cada espécie?

 

Em relação à flora também estou com imensas dúvidas porque não tenho muita luz (T5 de 15w) e não conheço muito bem as plantas, sendo que tenho lido informaçõs contraditórias relativamente à maioria... Uma vez que vou optar principalmente por areia - embora possa usar em zonas delimitadas um substrato fértil - com troncos e apontamentos de rochas, pensei em anúbias e fetos/musgo de java mas também gostava de umas que são do género da párvula mas que são altas e ficam com as "pontas" a flutuar (perdoem-me mas não consegui descobrir o nome). Também pensei nas valisneria... O que me dizem, tendo em conta o tema e as condições que tenho?

 

Desde já, obrigada pelas ajudas!

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais