setup equilibrado


Recommended Posts

boa noite pessoal, gostaria de vos pedir ajuda relativamente ao setup que tenho, que está incompleto, de forma a comprar as coisas o mais adequadas possivel,

 

o objectivo é fazer um comunitário psedo-biotopo de águas quentes sul americanas. pseudo porque a minha lista de escolha de plantas não se fica apenas pelo continente sul americano mas também por outros locais do mundo (estive a escolher a lista pelo site da tropica) e também porque gostaria de juntar uns gouramis chocolate ao aquario mas mais à frente digo o que pretendo. se me pudessem ajudar agradecia

 

aquário: 120x65x65 (cm)= 507L brutos

iluminação: 2x150w hqi (será que chega ou faço um upgrade à calha com leds?)

filtração: 1x fluval 306 + 1x rena filstar xp4 (chega?)

aquecimento: 1x fluval 100w + 1x eheim jager 150w (pretendo adquirir mais um de 150w)

 

substrato: encomendei 50 kg de areia de silica branca, o que devo colocar por baixo? estava a pensar num substrato fertil por baixo, ou faço umas especies de ilhas desse substrato fertil e protejo-as com umas pedras a volta?

 

CO2: a minha maior dúvida, tenho aqui só uma garrafa de dois kg vazia e não sei onde a deva encher, em relação ao resto do equipamento do CO2 o que falta?

 

fertilização: flourisch + flourish excel (preciso de mais o que?)

 

hardscape: raizes e troncos, algumas pedras também e folhas de amendoeira das indias

flora: fiz esta lista das plantas que mais gostei, sei que não resultam todas juntas que fica uma misturada gigante, estive a escolhe-las consoante o grau de dificuldade, tendo apenas escolhido entre fácil e moderado, quais as vossas sugestões? elas aguentam na silica com subs. fertil por baixo ou terá de ser apenas nas ilhas de substrato fertil?

FRENTE:

Lilaeopsis brasiliensis

Micranthemum 'Monte Carlo'

Ammania sp. 'Bonsai'

Pogostemon helferi

 

TRONCOS E PEDRAS:

Anubias barteri var. angustifolia

Anubias barteri var. barteri

Anubias barteri var. coffeefolia

Microsorum pteropus

Vesicularia ferriei 'Weeping'

 

MEIO PLANO:

Cryptocoryne beckettii ''petchii''

Cryptocoryne crispatula

Cryptocoryne undulata ''broad leaves''

 

FUNDO:

Eleocharis sp.

Echinodorus 'Ozelot'

Nymphaea lotus

Crinum calamistratum

Vallisneria sp. 'Asiatica'

Vallisneria sp. 'Natans'

Vallisneria spiralis 'Tiger'

 

Fauna:

 

tenho neste momento no aquário 3 escalares, 1 discus, 8 caridina japonica e 4 lagostins azuis, a fauna que estava a pensar era a seguinte:

 

4 ou 5 escalares ou 4 ou 5 discus

10 a 20 corydoras panda

10 a 15 ottos

5 gourami chocolate

8 caridina japonica

4 lagostins

que mais aconselham? que peixe de cardume?

 

 

desculpem o tamanho do post, mas estou também a precisar de uma ajuda proporcional

 

 

obrigado malta,

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em 1º lugar , penso que essa iluminação é forte demais.

não necessitas de tanto, e se pensas colocar discus, eles não gostam de iluminação muito forte.

por outro lado, se queres plantar "bem" o aquario, acho que a areia de silica não é a melhor solução.

por experiencia propria, a areia de silica é muito fina , e compacta bastante , o que não irá deixar as raizes das plantas espalharem-se.

 

mas ouve outras opiniões, poderão ser diferentes.

 

ps:atenção aos ottos com discus, e esses lagostins tambem.

  • Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tenho aqui três raízes red moore (acho que se chamam assim, aquelas da ADA) e vou comprar mais umas duas, o meu objectivo é incorporar umas ventosas nas partes plantas do tronco (a área de corte) e colocar ao longo do fundo do aquário, com os fetos e as anubias pendurados, como se fossem mangais, para proporcionar áreas de sombra para os discus ou escalares.

 

em relação à areia de sílica, também tenho essa ideia de ser muito compacta, se calhar vou mesmo colocar uma ilha num dos cantos do aquário e depois o resto com areia de sílica sem substrato por baixo e o resto deixar sem plantas ou então com umas vallisnerias ou umas pedras com umas anubias espalhadas para quebrar um pouco a paisagem mais despida da silica, o que acha?

 

sim vou ponderar a colocação de ottos então, o que aconselha de substituição aos ottos?

 

 

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Areia de silica só mesmo para plantas muito pouco exigentes! Eu consigo manter as valisnérias e anúbias (mas estas nem estão enterradas) sem problemas. Mas com as plantas que tencionas colocar, não me parece o melhor substrato.

 

A luz chega e sobra...!

 

Quanto à fauna, não conheço os lagostins, mas assim à partida não me parece boa ideia!!! Em vez dos Ottos colocaria uns Tetra - Limão por exemplo.

 

Abraço,
Diogo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a ideia dos ottos é alguma limpeza a nivel de algas , podes tentar os ancistros, ou uns sae, mas no caso dos sae n aconselho muitos.

so 2 ou 3, pois são peixes muito rapidos e se forem muitos poderão incomodar os discus.

não sei se tens essa ideia, mas essa calha vai gastar bem...são 300w...

se não vais plantar muito o aquario, não vejo necessidade de tanta potencia.

as anubias não tens problema, até porque elas não devem ser enterradas.deves manter o rizoma sempre desenterrado.

  • Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, resolvi comprar ADA amazonia e um substrato secundário para colocar por baixo da tropica para fazer uma especie de ilhas entre as áreas com maior claridade (pelas sombras das raizes que irão ficar suspensas), alguém me consegue dizer se é boa ideia arranjar uns separadores de acrilico para separar a areia de silica com o substrato fértil?

 

outra dúvida que vos tenho a colocar, fui apanhar umas pedras pela ericeira que fazem uma ligeira reacção ao vinagre, quase nada, se as colocar, juntamente com o substrato da ADA + as raizes e troncos + folhas de amendoeira, será que conseguirei manter o pH ácido e pouca dureza ou é uma ideia a esquecer?

 

em relação aos lagostins acho que os vou colocar um cubo à parte, queria livrar-me deles mas não os queria vender nem soltar na natureza (tenho medo de os vender uma vez que o futuro dono possa ter a ideia de os soltar), acho que é a única solução válida.

 

obrigado a todos pelas ajudas que me têm vindo a dar

Editado por joaooneill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 


outra dúvida que vos tenho a colocar, fui apanhar umas pedras pela ericeira que fazem uma ligeira reacção ao vinagre, quase nada, se as colocar, juntamente com o substrato da ADA + as raizes e troncos + folhas de amendoeira, será que conseguirei manter o pH ácido e pouca dureza ou é uma ideia a esquecer?

 

Se as pedras são da zona da Ericeira o mais provavel é serem basaltos e por isso não têm qualquer influência no pH. As raizes, troncos e folhas vão acidificar a água sem dúvida. Mais importante que baixar o pH é mantê-lo estável.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as pedras são sedimentares, da parte da encosta para o mar, são de base castanha, com apontamentos mais claros e outros mais escuros, alguns desses apontamentos claros é que reagem ao teste do vinagre, mas são apenas apontamentos, tenho é medo que estes "apenas apontamentos" irão influenciar demasiado na quimica da água e que façam subir o pH mais do que aquilo que os troncos, raizes e folhas o vão fazer baixar, queria encontrar um ponto de equilibrio numa água macia e ácida, será que deva arriscar? vou tentar postar uma foto das pedras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se reagem ao vinagre, é porque pelo menos sessa zona são calcareas.

pode ser que seja pouca quantidade , e em conjunto com os restantes agentes acidos, não tenha expressão.

é uma questão de experiementares e logo vês.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, não sabia que também eras dado aos peixes ! Eu apanhei uns basaltos porreiros na ericeira, creio que encontres alguns porreiros por carcavelos, pelo menos ha malta que apanha por la. Não te esqueces sempre de fazer o teste com limão ou outro ácido para saberes se é ou nao calcária. Vi ja umas fotos que meteste do aqua no face, e acho que ganhava muito em trocar aqueles calhaus por basaltos. Vou actualizar o meu topico, ja agora da-lhe uma vista de olhos ;).

Abraço, João Mateus

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que relativamente a fertelizacao basta por flourish e flourish iron, o flourich excel é para ajudar com o co2 e como tencionas injectar co2 nao necessitas.

 

Relativamente ao sistema de co2, precisas da botija com o manómetros ou redutor não sem bem o nome, valvula soleinoide, conta gotas, difusor umas valvulas anti retorno e tubo.

 

Abc

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, depois de alguma pesquisa e alguma ajuda, o aquário já está montado e aproveitei a água e os filtros da montagem anterior pelo que coloquei logo a fauna que já tinha

 

montei um sistema de CO2 pressurizado com botija e em vez de difusor coloquei outra coisa que agora nao me lembro o nome (reactor? soa a nuclear radioactivo esse nome), mas tem o rendimento de 100% do CO2 (está ligado à saida de água do filtro e as bolhas ficam lá dentro até desaparecer)

 

o setup mantem-se, tendo acrescentado areia silica, xistos apanhados na terra do meu avô, aquasoil amazonia e substrato da tropica (coloquei cerca de dois litros), agora é a flora desenvolver-se, comprar mais alguma também e ver como evolui,

 

 

as fotos estão aqui:

10155318_784091294936150_717162757180242

 

10329211_784415858237027_725284536501648

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tenho o discu ainda sozinho, ando a ver se o vendo ou se compro mais companhia, em relação aos escalares, ele come mais rápido e bem mais que eles e ainda lhes dá uns "chega para lá", sei que não é comum, mas este tem bastante personalidade.
em relação ao setup e à evolução, mudei a hqi que está em cima da parte plantada para uma com melhor cor, acrescentei uns vasos de pogostemon helferi, pogostemon erectus, lilaeopsis brasiliensis, eleocharis parvula e outra que não veio identificada, é um bolbo com as folhas compridas, finas e enrugadas e mudei as valisnerias de sitio, para a areia de silica,
seguem umas fotos:
uma lateral
10297813_787792064566073_426420061347411
uma vista por cima
10337746_787792471232699_407808647008951
e uma panoramica
10353121_787792767899336_662742474595727
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa areia esta msm limpinha :) um conselho vai adicionando os peixes aos poucos para dar tempo às bactérias desenvolverem a um ritmo equilibrado!!!

 

Como já foi dito, discus e escalares não seria uma boa mistura, mas eu tenho piranhas e tetras e ate agr vão se dando!!! mas noto que os tetras ocupam uma área do aquário e respeitam as nattereri.

 

Os escalares são peixei mais fáceis de manter mas acho os discus mais bonitos, é uma questão de gosto, mas há tantos peixe diferente que podes por nesse biótipo de uma forma equilibrada, acho que basta pesquisar um bocado.

 

Só acho o aquário um bocado vazio, talvez um tronco a vir de cima ficaria bem para preencher um bocado e dar sombra e esconderijos aos peixes, mas de forma a nao roubar mt litragem ao aqua.

 

Abc

Editado por Piraya
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas,

 

a areia tem dias em que está limpinha lool outros que nem tanto, mas vou aspirando de forma a que fique apresentavel,

 

relativamente aos peixes, sei que escalares e discus juntos não são a melhor opção, ainda não tive coragem de vender o discu, gosto tanto dele e o gajo tem um feitio genial, no entanto já comecei a tratar de arranjar companhia aos escalares, encomendei recentemente uns altuns f1, para a semana devo ir busca-los

 

o aquário agora está mais cheio graças a flora, amadureceu um pouco e já nao parece tão despido, quando puder coloco uma foto

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está aqui uma foto actualizada, acho que o aquário se tem vindo a compor, mas ainda faltam uns ajustes, nomeadamente poupar uns trocos para arranjar companhia para o discu e resolver o problema das algas que têm vindo a aparecer

 

recentemente mudei o reactor de CO2 para pedra difusora, tenho vindo a reparar no crescimento mais rápido das plantas, o reactor chegava a uma altura que tinha tanto CO2 acumulado lá dentro que as pás internas não rodavam, o filtro tá com muito pouco caudal e não sei do que poderá ser, mas hoje vou abri-lo e averiguar, estava a pensar colocar apenas massas de proliferação bacteriológicas e deixas as esponjas e isso apenas no outro mais potente, acham boa ideia?

 

tenho vindo a ter filamentosas e BBAs, nada de muito exagerado mas gostava de cortar o mal pela raiz, neste momento tenho o CO2 a 3 bolhas por segundo durante o fotoperiodo, as luzes ligadas 8 horas e tenho feito fertilização com flourish, excel e potassio, tudo da seachem, uma tampa de cada por semana, o que acham mais aconselhavel? (não fiz testes ainda, vou tentar faze-los hoje)

segue então a foto

10500545_815059525172660_564731414072828

 

outra de outro ângulo

10509742_815058408506105_823727560353854

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

LINDOS *-*

 

São casal? manacapuru, certo?

 

Esperamos mais fotos (:

 

Abraço,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais