Aquário 20L de camarões- Dúvidas


Brunomcc2000

Recommended Posts

Boas pessoal decidi experimentar outra vez comprar camarões e desta vez comprei a um senhor que faz criação perto de minha casa estão todos vivos já á 1 mês e tenho 4 reds grávidas e 1 palmata(única do aqua grávida tmb)

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

 

Já agora acham melhor pôr a palmata noutro aquário de forma a deixar só red cherry's no principal?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não NGE mas posso colocar de momento não posso mas vou tentar mal possa

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Costumo fazer uma aclimatização de 30, 45m vou injetando água com a seringa aos poucos

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje encontrei 2 camarões já "desovados" mas não encontro camarões bebés é possível estarem todos dentro do musgo de Java? Não me parece tenho uma meia de vidro no filtro e também n vejo camarões colados á meia caso tivesse muito forte ovos n encontro no chão nem colados no filtro....O que pode ter acontecido?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões recém eclodidos são mesmo muuuito pequenos e também tenho dificuldade em encontrá-los, mas eles andam por lá! Vais ver que com calma consegues encontrar nem que seja dois ou três!

9393739dae76f8c794776cd36bd22675.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso também foram duas fêmeas a desovar num curto espaço de tempo e não vejo assim dezenas de criaturas minúsculas...acho que o máximo que contei foram umas dez! Se não vês mesmo nenhuma então podes estar novamente com problemas de ph ou um pico de amónia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver tenho uma fêmea na maternidade e a maternidade está revestida com uma meia de vidro os camarões n conseguem fugir logo vejo se há algum problema acha que alevins de guppy são uma ameaça aos camarões bebés?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou ver tenho uma fêmea na maternidade e a maternidade está revestida com uma meia de vidro os camarões n conseguem fugir logo vejo se há algum problema acha que alevins de guppy são uma ameaça aos camarões bebés?


Sim, alevins de guppy são uma ameça para as crias de camarão. Não é à toa que o pessoal usa alevins de guppy para eliminar algumas pragas como as planárias por exemplo.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois está explicado o pk de não ver camarões eu via os alevins a mordiscar o musgo mas nunca associei uma coisa a outra mas acho que eles já teem tamanho suficiente para comer 1 camarão minúsculo...

Já meti as outras grávidas na maternidade agr é só ver se o problema é mm os alevins ou n

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apareceu uma miniatura de camarão no vidro parece que eles devem andar escondidos nos musgo embora n descarte a hipótese de alguns terem morrido pelo ataque dos alevins

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que te diga, a não ser é pior a emenda que o soneto. Se tivesses investigado bem tinhas percebido que os camarões são presas fáceis, mesmo nos nossos aquários, se não lhes dermos as condições necessárias. Qualquer peixe pode tentar comê-los mesmo que apenas os ponha na boca e os cuspa pode matá-los. Além disso o teu aquário é muito pequeno, ainda para mais para teres guppies. Mesmo sendo crias produzem muitos dejectos.

Se já conseguiste estabilizar os parâmetros excelente. Apesar de o pessoal ter dado dicas muito boas, quiseste sempre seguir as tuas ideias, ainda por cima erradas.

Deixo a minha opinião em relação ao aquário. Espaço pequeno para criação de camarões, apesar de muita gente utilizar aquários muito pequenos nunca será o recomendado, nem estará perto do ideal. Retira a areia. Nem que uses apenas areão. A areia fica compactada e não absorve nada. O areão sempre ajuda a reter as porcarias dos camarões e guppies.....(mesmo assim podes sempre aspirar, seja areia ou areão, mas sempre ao de leve a aspiração, sem agitar muito a água), por falar em guppies retira os guppies...., não utilizes folhas só porque "alguém" disse, aliás não faças nada só porque "alguém" disse, se forem muitos "alguéns" aí já vale a pena ponderar. Em relação ao PH, se quiseres manter ou mesmo descer um pouco mais, a água engarrafada é excelente, mas tens de ver o rótulo e comprar uma água que seja mais ácida que a que tens no aquário. Qualquer coisa perto dos 6,5 ou um pouco abaixo será o ideal para ti. Num aquário de 20 litros basta uma TPA entre os 5 e os 7 litros.

Esse tronco com o musgo é excelente para os alevins se esconderem, e até podes por mais musgo. Se retirares os guppies escusas de estar a por camarões em maternidades. O espaço reduzido também stressa as fêmeas e podem perder as ninhadas.

Espero que seja desta que tenhas "sorte"... se seguires os conselhos que o pessoal te deu, de certeza que o factor sorte nem vai ter nada a ver com o teu sucesso.

 

PS: Podes acrescentar mais umas plantas, tipo fetos ou anubias. Sempre ajuda a limpar a água.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno vou começar por esclarecer aqui algumas coisas eu sou menor e não trabalho para os meus gastos(os meus pais n gastam dinheiro nos meus aquários ou seja eu vou tentando aos poucos) ultimamente tenho tentado falar com um vendedor local para saber que tipos de substratos me podia arranjar estava disposto a gastar algo entre os 15, 20€ e estava a pensar no Aqua gro da Ocean free e no Manado da JBL mas o que obtive de resposta foi que JBL os fornecedores não arranjam e aqua gro ainda n disse nda apenas disse que conseguia arranjar uns muito bons da fluval porém maior a qualidade maior tmb o preço e não posso estar a gastar muito daí eu ainda não ter trocado o substrato se fosse só querer o meu quarto era um aquário com tudo do melhor, plantas estava a pensar numa microsorum windelov ou numa hygrophila corymbosa mas visto que ando á procura de substrato e o substrato aqui é prioridade estou a tentar arranjar primeiro um bom substrato para depois conseguir mais umas plantas eu troquei e pus os alevins na maternidade hoje(eu sei que é mau mas por agora não pode ser melhor), quero dar prioridade aos camarões e os guppy's logo se vê talvez até os entregue ao dono da loja(pode ser que na entrega dos alevins e dos pais que estão noutro aquário haja um descontozinho no substrato)

Entretanto já vi 4 camarões pequenos penso que não está a correr assim tão mal para as condições que tenho.

Em termos de espaço é pouco mas é o que há e se acha que 20L é pouco o que diz a quem mantém red cherry's em 3L e 5L?

Cada um tem o seu dinheiro, as suas despesas para mim o aquário não está bom e sinceramente com camarões n gosto do substrato de areia mas n posso mais por enquanto por isso prefiro ir aguentando do que desistir

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Já agora acha que para um aquário de base 40,5*21 2kg de substrato chegam? (Fluval shrimp) se chegarem e os preços estiverem minimamente parecidos ao da loja Shrimp Dream acho que seria uma boa opção o que acham?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo o help Shrimp Soil, nas criações que tenho agora. Mesmo assim a melhor criação que tive até hoje foi de Crystal Red num aquário de 60 litros muito plantado com substrato fértil e areão a servir de inerte. Posso dizer que a mim o solo próprio para eles não me convenceu. Acredito que haja muitos beneficios, mas a saber o que sei hoje não tinha utilizado nestas novas criações, nem tinha gasto 50 euros em solos. Tens muitas maneiras de os poder manter e mesmo num aquário de 20 litros. Se passares aqui por Lisboa ou Amadora posso te oferecer uns bons kg´s de areão. É só trazeres o balde e lavares bem o areão. Até te ofereço umas plantas fáceis que podes manter com eles sem problema algum.

Para os camarões chega 3 cm de altura por isso nesse aquário uns 2,5 kg são suficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho andado com uma dúvida mesmo sem ter ainda o substrato que é como é que mudo o substrato do aquário? Tenho de retirar os camarões mas eu tenho uns 25 ou 30 camarões sendo que apenas 8 são adultos e o resto são todos pequenos ainda como é que sei que não mato os pequenos(podem ficar lá por n os ter visto)?

Posso mete-los num aquário não ciclado enquanto estou a fazer a troca de substrato? Fazer uma tpa do aquário principal encher o outro aquário que n tem filtro e deixa los lá 10, 20min que não tenho baixas certo?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

 

Retiras água do aquário,para uma caixa de plástico,

apanhas todos os camarões,colocas na caixa,e o resto

da água do aquário,sem ir lixo,colocas o filtro,e o termo,

na caixa,que e para não perderes as bactérias do filtro,

e a sim não teres que fazer novamente o ciclo,depois

de tudo renovado no aquário,e só colocares novamente

uma parte da água da caixa,no aquário,camarões,e resto

da água toda,e se faltar,metes água nova,como se um

TPA se tratasse.

 

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Álvaro. Podes utilizar um outro aquário ou mesmo uma caixa de plástico que se compram nos chineses e que servem muito bem para esse efeito.

Montas tudo como tens no aquário. Filtro, termostato, luz, apenas não vais passar o solo, mesmo os troncos passas para o aquário/caixa provisório/a.

Entretanto apanhas os camarões e pões nesse provisório. Os pequenos vais ter de ter paciência para conseguires apanhar o máximo possível, e é muito provável que fique lá algum. Não há muito a fazer quanto a isso.

Aproveita toda a água. O provisório mesmo que seja mais pequeno, põe a água num recipiente, um garrafão de água é o que costumo utilizar.

Entretanto tiras o solo e aproveita para lavar o aquário.

Não te esqueças de primeiro comprar o solo. Os solos próprios para camarões convêm deixá-los ciclar, mas como não tens outra alternativa, tem mesmo de ser.

Quando colocares a água evita levantar muitos detritos. Deixa pelo menos o filtro estar a trabalhar dentro do aquário sem mais nada para limpar ao máximo os detritos que se possam levantar. Podes deixar umas 6 horas que deve ser suficiente, mas assim que vires que a água está limpa podes começar a colocar tudo de volta no aquário. Eu aproveitava alguma água que tivesse sobrado para entretanto limpar o filtro que deve ter ficado mais sujo depois dessa mudança.

Acho que não me esqueci de nada.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois o dono da loja disse que na loja não tinha o substrato mas que iria ver se o conseguia arranjar​ já passou uma semana e nem aí nem ui n me disse nda e estou a ponderar comprar apenas areão para resolver logo o problema, e ser mais barato óbvio

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais